3/11/23

Prefeitura de São Luís e Confederação Brasileira do Desporto Universitário definem estratégias para realização da 12ª edição do JUBs Praia

O evento acontecerá entre os dias 23 e 30 de abril nas praias de São Marcos e Ponta d'Areia



Representantes da Prefeitura de São Luís e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) se reuniram, na quinta-feira (9), no auditório do Palácio La Ravardière (Centro), para tratar dos preparativos da edição 2023 do 12° Jogos Universitários de Praia - JUBs Praia, que será realizado, pela primeira vez em São Luís, entre os dias 23 a 30 de abril.

A capital maranhense sedia o evento após concorrer com cidades como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (Ceará) - Praia de Canoa Quebrada em Aracati, onde a edição 2022 foi realizada – e acontecerá nas praias de São Marcos e Ponta d'Areia.

A reunião teve como objetivo expor todas as demandas necessárias para a realização do evento, que vai receber mais de 2,5 mil atletas do Brasil inteiro em 12 modalidades esportivas, e vai contar com a montagem de uma grande estrutura.

O secretário da Semdel, Romário Barros, se mostrou empolgado com todos os ganhos que São Luís terá sediando um evento desta magnitude.

“O evento vai movimentar toda a cadeia do esporte, recebendo pessoas do Brasil inteiro. São Luís vai ganhar também no aspecto econômico, cultural e turístico, e estamos muito orgulhosos em ser sede de uma competição e um evento tão magnífico”, enfatizou.

“Nós da CBDU estamos muito felizes em receber esse carinho e essa atenção por parte de todas as secretarias do Município e vamos servir muito bem todos que virão a São Luís”, garantiu o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto.

O próximo passo agora é “realizar as reuniões setoriais para alinharmos as nossas ações e executar todo o planejamento, conforme já anunciado pelo prefeito Eduardo Braide, que não mediu esforços para garantir a realização do evento em nossa capital”, explicou o secretário adjunto da Semdel, Arnaldo Murad. 

Da redação 
Com informações  da Secom/PMSL
Foto; Divulgação/Semdel

O CAMPEÃO VOLTOU! - Sampaio Basquete estreia com vitória; A Sodiê Mesquita vendeu caro a derrota.

Patty Teixeira foi eleita a melhor em quadra com 22 pontos, sendo cinco bolas de três pontos.


Mesmo sem quatro atletas, em final de temporada  na Liga de Basquete  da Europa (A armadora Melisa Gretter, a ala Raphaella Monteiro, a ala-pivô Emanuely De Oliveira e a pivô Érika de Souza) e o desfalque de atleta  da seleção Tainá Paixão, que sofreu um corte na mão, o Sampaio Basquete  estrelou  com vitória  diante da Sodiê Mesquita por 81 a 61.

A trinca Patty Teixeira, Mariana Dias e Gabi Guimarães, fizeram 55 dos 82 pontos da equipe.  Gabi garantiu  um duplo-duplo com 15 pontos e 15 rebotes e Patty Teixeira foi eleita  melhor jogadora da partida com  22 pontos (cinco bolas de três pontos),  4 rebotes e 3 assistências, registrando 21 de eficiência.



Pela Sodiê Mesquita Mayara Leoncio  com 28 pontos, 5 rebotes e 2 assistências foi o destaque.

Raio-X 

1°Quarto - Sampaio começou  a partida perdendo por  2 a 0, mas virou e impôs sua qualidade técnica. A pivô Mari Dias dominou o garrafão adversário, o que refletiu no placar  da primeira parcial: 22 a 12.

2° quarto - No segundo período, o Sampaio abriu 4 a 0, abrindo a maior vantagem da partida (14 pontos). Com a luz vermelha acessa, o técnico Raphael Zaremba, pediu tempo, as fluminenses acordaram e  marcaram individual quadra toda, forcando o erro das bolivianas. Com esse  jogo de recuperação  venceram o quarto por 20 a 14, baixando a diferença negativa no placar para 4 pontos (36 a 32)

3° Quarto -  Na volta do vestuário, às equipes realizaram o período mais equilibrado da partida  com a Sodiê encostando no placar (46 a 43), em meio a um apagão da Bolívia Querida.

Destaque também para  as atletas que vieram do banco das fluminenses,  responsáveis por 16 pontos. O Sampaio venceu a parcial por 5 pontos de frente (19 a 14)

4° quarto - No período  final o Sampaio  impôs o seu jogo e com uma marcação  por pressão conseguiu abrir uma larga vantagem que chegou a 22 pontos.

Os rebotes também  foram decisivos  para a conquista das tricolores. Foram 55 contra 37. Mas, apesar de perder a última parcial por 26 a 15 e a partida por 20 pontos de diferença, a Sodiê Mesquita caiu de pé. Placar final 81 a 61

Próximo jogo

Na sequência da LBF, o Sampaio viaja para encarar a Unimed Campinas, em partida marcada para o dia 18. Por sua vez, o Sodiê Mesquita faz outro jogo fora de casa, no dia 17, agora diante do Santo André.

Ficha Técnica

Sampaio Basquete 81 x 61 Sodiê Mesquita
Liga de Basquete Feminino - 1ª rodada
Data: 10/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís

Sampaio Basquete: Jenyff, Patty, Mari Dias, Gabriela Guimarães, Alana Gonçalo, Maria Claudia, Brenda, Michele, Karina, Eduarda e Raissa. Técnico: Cristian Santander

Sodiê Mesquita: Tayná, Mayara, Thamara, Brenda, Thayná Silva, Bia Gabriele, Bruna de Paula, Rayane, Lua, Ana Luiza e Thailane. Técnico: Raphael Zaremba

Por Uerbet Santos 
Fontes estatísticas: LBF
Fotos: João Marcos/Sampaio Basquete

3/10/23

#LBF2023 - Sampaio Basquete estreia nesta sexta, sem quatro atletas, em final de temporada na Europa

A armadora Melisa Gretter, a ala Raphaella Monteiro, a ala-pivô Emanuely De Oliveira e a pivô Érika de Souza se integram ao grupo no decorrer da competição



Nesta sexta-feira (10), o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA), às 19h30 ( horário de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, a Sodiê Mesquita. A partida terá transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte, do imirante.com.e Raio-X do Blog com o  jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete

Apesar dos quatro desfalques e do pouco tempo de preparação (três semanas), o técnico  argentino, campeão pelo Sampaio em 2021, Cristian  Santander, retorna à equipe e acredita no entrosamento das demais jogadoras que já atuaram juntas, para superar as fluminenses.

"Acredito que vai faltar um pouco de tempo, porque a gente sempre precisa de mais, de cinco a seis semanas de pré-temporada. Para esse jogo inicial vamos chegar com uma massa de jogadores que jogaram juntas, e isso é muito bom", pontuou o treinador.

Mesmo com os desfalques, a Bolívia  Querida promove as estreias  das alas/pivôs Mari Dias (ex-Ituano) e Brenda Bleidão (19),  com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, e campeã do Campeonato Brasileiro Sub-23 com o Foz Basquete em 2022.

A Sodiê Mesquita .não fez diferente. Segurou Thayná, MVP das últimas duas temporadas, Mayara, Rayane e Nazinha, e já apresentou vários jovens reforços, como Bia (ex-Sport), Milena (ex-Santo André), Bruna (campeã sub-23 pelo Foz Basquete) e Thamara (irmã de Thayná e bronze no mundial sub-19 em 2011, que retorna as quadras após hiato).

A prancheta segue sendo a de Raphael Zaremba, que levou a equipe às quartas de final em 2021 e 2022

Para ter acesso ao ginásio Costa Rodrigues basta  doar 1 quilo  de alimento não perecível.


Por Uerbet Santos
Foto/montagem: norrau.com sobe fotos da LBF

3/09/23

BASQUETE - SESI Araraquara aplica contagem centenaria na BAX Catanduva em jogo de abertura da LBF2023

O atual campeão, Sampaio Basquete  estreia em casa, nesta sexta-feira (10),  contra a Sodiê Mesquita.


A temporada 2023 da Liga de Basquete Feminino-LBF  começou na noite desta  quarta-feira, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, com o jogo de abertura entre SESI Araraquara e BAX Catanduva.

As araraquarenses aplicaram uma contagem centenária nas catanduvenses (104 a 64). A atleta Aline Moura foi a melhor jogadora da partida com 26 de eficiência obtidos com um duplo-duplo (22 pontos e 11 rebotes).A  equipe do SESI também  teve destaque coletivo,  pois todas as suas titulares pontuaram em dígitos duplos.

Pelo lado da BAX Catanduva  o destaque  foi Tati Pacheco  (ex-Sampaio Basquete) com 15 de eficiência (18 pontos, 2 rebotes e 1 assistenciais).

O segundo jogo da LBF2023 será nesta quinta-feira (9), às 19h30, horário de Brasília entre o Unisociesc/Blumenau (que estreia em casa) e a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do canal do Live Basketball BR e Raio-X da partida no Blog com o jornalista Uerbet  Santos, especialista em basquete.

Na sexta-feira (10), o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA), às 19h30 ( horário de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, a Sodiê Mesquita, partida com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte, do imirante.com.e Raio-X do Blog com o  jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete

Destaques do Sampaio Basquete

O Sampaio levantou o troféu na última temporada e é forte candidato em 2023.Tricampeão em 2022, o Sampaio Basquete foi o primeiro a anunciar novidades, como as alas/pivôs Mari Dias (ex-Ituano Basquete) e Manu de Oliveira (ex-Vera Cruz Campinas), a argentina Melisa Gretter e a ala/pivô Brenda Bleidão, além dos retornos de Érika, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Patty, Alana, Jenyff Moura e do treinador Cristian Santander, que levou o tricolor ao título em 2019.

Fechando a rodada de estreia, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado (11), às 18h, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.

Todos os jogos do Sampaio  terão um Raio-X do jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete e editor do Blog.

Por Uerbet Santos
Fontes estatísticas: LBF
Foto/montagem: Norrau.com sobe  fotos de.Ellen Costa/SESI Araraquara e 3PW Studio/LBF

3/08/23

Rede de farmácias lança campanha de utilidade pública nas redes sociais para denunciar agressões contra a mulher.

Videos enfatizam que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no Brasil em 2022, de acordo com  pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Data Folha.




A rede de Farmácia DrogaNova sediada em Fortaleza-CE, do farmacêutico e empresário Antônio José Corrêa, lançou uma campanha de utilidade pública  contra as agressões  sofridas pela mulher.

Os vídeos, criados e produzidos pela agência Norrau.Com Conexão Corporativa, com duração de 1m e de 30s e veiculados nas redes  sociais  das Farmácias Droganova, alertam a sociedade para a luta da mulher contra um inimigo oculto  mas que está muito presente  no seu dia a dia: o próprio parceiro.  A ideia é estimular  s mulheres  a denúnciar o agressor por meio do disque-denúncia 180 .

De acordo  com o diretor de criação da Agência, o jornalista Uerbet Santos, a campanha foi  baseada  nos números da violência contra a mulher divulgados  na pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Data Folha.

Confira o vídeo geral da campanha aqui

.https://youtube.com/watch?v=04HDSArdkLo&si=EnSIkaIECMiOmarE

A pesquisa 

Nos últimos 12 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica do levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha.

O ano de 2022 foi especialmente difícil para as mulheres no Brasil: todos os indicadores de violência contra a mulher subiram no ano passado, de acordo com a quarta pesquisa "Visível e Invisível - a Vitimização de Mulheres no Brasil" - do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2).

Nos últimos 12 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão, o maior percentual da série histórica;

Isso significa que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no país.

Entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023, 1.042 mulheres com 16 anos ou mais foram entrevistadas em 126 municípios de pequeno, médio e grande porte. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos na amostra nacional e de três pontos para mais ou para menos na amostra do módulo de autopreenchimento.

Brasileiras sofrem mais violência física e sexual do parceiro ao longo da vida do que a média mundial

Em relação à última pesquisa, que foi feita entre abril de 2020 e março de 2021, o crescimento foi de 4,5 pontos percentuais, o que revela um agravamento das violências sofridas por mulheres no Brasil

Da Redação 

Com informações  Datafolha 

Foto: norrau expres 

3/07/23

ALEMA MULHER - Atendimentos na área da saúde marcam abertura da Semana da Mulher na Assembleia

Atendimentos  são  realizados  na Carreta da Mulher Maranhense.



Atendimentos na área da saúde realizados na Carreta da Mulher Maranhense abriram, na manhã desta segunda-feira (6), a programação alusiva à Semana da Mulher na Assembleia Legislativa. 

O evento mobilizou equipes da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) por determinação da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB). A programação se estenderá até sábado (11).  

“Desde o início de minha gestão à frente da Assembleia determinei que se pensasse, com muito carinho, em atividades diversificadas e marcantes alusivas ao Dia Internacional da Mulher. E que se trabalhasse uma programação festiva e reflexiva ao mesmo tempo, já que a data é um marco histórico no que diz respeito à luta das mulheres pela conquista de seus direitos”, disse Iracema Vale.

Instalada na principal área de acesso à Assembleia, a Carreta da Mulher Maranhense recebe servidoras, dependentes e familiares. Até esta terça-feira (7), das 8h às 17h, serão disponibilizados diversos serviços, como consultas com mastologista, exames de mamografia, preventivos, ultrassom e testes rápidos para DSTs.



“Parabenizo o Gedema e toda a Assembleia Legislativa por esta importante iniciativa. Estão de parabéns também as mulheres que trabalham nesta Casa, porque saúde é essencial”, frisou Katje Paz, uma das representantes do Gedema, esposa do deputado Guilherme Paz (Patriotas).

Além dos serviços ofertados, estão sendo prestadas informações sobre direitos e prevenção à violência contra a mulher. 



Nesta terça-feira (7),  São  disponibilizados consultas e exames de mamografia, preventivos, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão. Além disso, haverá palestras e debates.

 A Carreta da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

Da redação 
Fonte: Agencia Assembleia 
Foto: Divulgação/Alema

ECONOMIA - Desenrola vai dar descontos em dívidas de 37 mi de pessoas, diz Haddad

Ministro não deu previsão para lançamento do programa, que foi autorizado por Lula



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (6) que o Desenrola, programa do governo federal para negociação de dívidas, atenderá cerca de 37 milhões de pessoas negativadas, com o objetivo de quitar R$ 50 bilhões em dívidas.

Haddad apresentou o programa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião na manhã desta segunda-feira, e disse que a ideia foi validada. "Ele autorizou a contratação do desenvolvimento do sistema", disse o ministro, em entrevista a jornalistas.

Haddad explicou que o desenvolvimento do sistema é bastante complexo, já que os credores, que são empresas privadas, entrarão no Desenrola a partir do tamanho do desconto que decidirem dar aos devedores. "Nós vamos lançar o programa quando o sistema estiver pronto", disse o ministro, sem dar previsão de datas.

Para quitar R$ 50 bilhões em dívidas, o Desenrola terá aporte do Tesouro Nacional na casa dos R$ 10 bilhões. Esse dinheiro será usado para ampliar o desconto em dívidas de pessoas que têm renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Já os demais devedores dependerão exclusivamente dos descontos oferecidos pelas empresas.

"O Desenrola não tem linha de corte, vai envolver todas as pessoas negativadas. Todas as empresas que aderirem ao Desenrola terão que dar algum desconto para os devedores", afirmou Haddad, acrescentando que o programa será instituído a partir de Medida Provisória assinada pelo presidente Lula.

Da redação 
Fonte: IG
Foto:Washington Costa/MF