8/19/23

Tubarão nada de braçadas, devora o Araraquara e empata série na final da LBF

Equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (23), às 21h, no Costa Rodrigues.

Meli Gretter comanda Sampaio é eleita a MVP da partida; Imagem: Sérgio Paulino/SESI Araraquara

Atual campeão, o Sampaio liderou do começo ao fim, derrotou o Sesi Araraquara, fora de casa, e empatou a série final da LBF (Liga de Basquete Feminino) por 1 a 1. O placar final foi de 59 a 51, e agora a série vai para dois jogos em São Luís, no Maranhão.

Após ser dominado na primeira partida, o Sampaio veio à quadra disposto a empatar a série final da LBF. De cara, o time maranhense abriu a partida com duas bolas de três pontos  (Tainá e Manu) e deslanchou no placar.

A vantagem chegou a ser de 16 pontos. Araraquara foi melhorando ao longo da partida, mas sem chegar de fato a encostar no placar. O time do Sampaio sempre manteve uma vantagem confortável e venceu sem sufoco.

A argentina Meli Gretter comandou a vitória e foi eleita a MVP da partida. Dez pontos, sete rebotes e três assistências para a armadora do Sampaio. Além dela, Tainá Paixão fez grande jogo com 13 pontos (cestinha do jogo), e Rapha Monteiro, vinda do banco, contribuiu com mais nove pontos.

Pelo Sesi Araraquara, Aline moura marcou 11 pontos e pegou seis rebotes e Izabela, 10 pontos.

A terceira partida da final da LBF está marcada para o próximo dia 23, às 21h (de Brasília), em São Luís, no Maranhão. Quem vencer ficará a um triunfo do título nacional.


Ficha Técnica
SESI Araraquara 51 x 59 Sampaio Basquete

Liga de Basquete Feminino - Final - Jogo 2
Data: 17/08/2023 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Gigantão, em Araraquara

Sesi Araraquara: Sossô, Aline Moura, Jaqueline, Débora Costa, Vitória, Leticia, Bianca, Beatriz, Maila, Izabela, Tatiana e Jeanne. Técnico: João Camargo.

Sampaio Basquete: Tainá Paixão, Emanuely, Meli Gretter, Mariana, Gabi Guimarães, Jenyff, Rapha Monteiro, Patty Teixeira, Brenda, Érika, Alana e Eduarda. Técnico: Cristian Santander.

Da redação 
Fonte: UOL
Foto: Sérgio Paulino/SESI Araraquara

8/16/23

PREPARAÇÃO - Brasil vence a Austrália no Boomers x World, em Melbourne

O último  confronto do torneio  é  contra a  Venezuela, nesta quinta-feira, 17 de agosto, às 4h30, com transmissão da ESPN e raio X deste canal de comunicação.


Bruno Caboclo com 20pts e 11rebotes foi um dos destaques do jogo.

O Brasil encarou nesta quarta,  às 4h30, 16 de agosto, seu segundo teste para a Copa do Mundo masculina de base. Em Melbourne, na Austrália, na Rod Laver Arena, a equipe comandada por Gustavo de Conti pegou o fortíssimo time da casa, os australianos, vencendo por 90 a 86. A Austrália foi semifinalista do último Mundial e bronze na Olimpíada de Tóquio 2024.

- Grande vitória, em um amistoso de altíssimo nível. Parabéns ao grupo, fizemos uma grande partida. Mas precisamos entender que é apenas um amistoso e temos muito pela frente - disse Vitor Benite.

Didi, Gui Santos e Raul Neto, em programação da comissão técnica, preparação física e departamento médico, foram poupados da partida. Fechando o Boomers x World, torneio amistoso, o Brasil encara a Venezuela, nesta quinta-feira, 17 de agosto, às 4h30, com transmissão da ESPN.

Estatísticas

Caboclo - 20pts e 11reb
Benite - 17pts
Lucas Dias - 14pts
Léo Meindl - 10pts, 5reb e 4ast
Yago - 9pts e 8ast

Depois do torneio em Melbourne, o Brasil vai para Shenzhen, na China, onde joga nos dias 20 e 21 a Solidarity Cup, contra Itália e Sérvia. Aí então ruma para Jakarta para a Copa do Mundo.

Copa do Mundo 2023

A Seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.

A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Convocados

ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Cleveland Cavaliers-EUA

ALAS/ARMADORES
George de Paula - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP

ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN
Didi Louzada - Flamengo

ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP

Nossos jogos

Boomers x World

14 de agosto
Brasil 85 x 75 Sudão do Sul

16 de agosto
Brasil 90 x 86 Austrália

17 de agosto
4h30 - Brasil x Venezuela

Solidarity Cup 

20 de agosto 
4h - Brasil x Itália 

21 de agosto 
9h - Brasil x Sérvia
 
COPA DO MUNDO

26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã

28 de agosto 
10h30 - Brasil x Espanha

30 de agosto 
6h45 - Brasil x Costa do Marfim

Fonte: Assessoria CBB
Foto: Divulgação/ CBB

Sampaio demora para engrenar virada e Sesi faz 1 a 0 na final da LBF

Ex-atleta do Sampaio, Vitória Marcelino,  foi a melhor da partida; jogo 2 é nesta quinta (17), às 21h, em Araraquara.



Pela primeira vez em sua história, o Sesi Araraquara jogou em uma final da LBF (Liga de Basquete Feminino) e passou um sufoco nos minutos finas, mas conquistou uma vitória diante do Sampaio, placar de 62 a 57 e abriu 1 a 0 na série final melhor de cinco jogos.

A equipe de Araraquara mandou no jogo por três períodos, abriu larga vantagem, mas parou de jogar. Tomou um sufoco do Sampaio, que cortou para três pontos no minuto final, mas ficou no quase.


Sossô comanda vitória do Sesi Araquara sobre o Sampaio na final da LBF - Imagem: Sérgio Paulino/SESI Araraquara

Pela primeira vez em sua história, o Sesi Araraquara jogou em uma final da LBF (Liga de Basquete Feminino) e passou um sufoco nos minutos finas, mas conquistou uma vitória diante do Sampaio, placar de 62 a 57 e abriu 1 a 0 na série final melhor de cinco jogos.


A equipe de Araraquara mandou no jogo por três períodos, abriu larga vantagem, mas parou de jogar. Tomou um sufoco do Sampaio, que cortou para três pontos no minuto final, mas ficou no quase.

MVP


Vitória Marcelino foi eleita a MVP e comandou o triunfo na abertura das finais da LBF. A ala fez 15 pontos e pegou sete rebotes, fechando a partida com eficiência de 20. Além dela, Sossô foi a cestinha com 17 pontos e Aline Moura contribuiu com mais 11 pontos.

A segunda partida das finais está marcada para a próxima quinta-feira (17), às 21h (de Brasília), também no ginásio Gigantão, em Araraquara.

Sufoco!

A vantagem de Araraquara chegou a ser de 16 pontos. Contudo, a equipe foi muito mal nos 10 minutos finais e viu sua vantagem ser reduzida a três pontos. O Sampaio teve a chance do empate, mas cometeu mais um erro e perdeu a posse da bola.

Erros de iniciantes 

O Sampaio somou 26 erros na partida contra 16 de Araraquara. Por quase 30 minutos, o time do Maranhão até fez um bom trabalho defensivo, mas sofreu atacando. Quando melhorou no ataque, já não tinha mais tempo no cronômetro.

A cavalaria veio do banco 

O que salvou a equipe maranhense foram os 37 pontos vindos do banco de reservas, contra apenas 10 de Araraquara. Tem muita série final ainda para o Sampaio, que possui um elenco forte.


Ficha Técnica
Psrciais
SESI Araraquara 62 a  57 Sampaio Basquete
1° quarto: 19 a 9
2ª quarto: 13 a 18
3° quarto: 22 a 13
4° quarto: 8 a 17

Elencos

Sesi Araraquara: Sossô, Aline Moura, Jaqueline, Débora Costa, Vitória, Leticia, Bianca, Beatriz, Maila, Izabela, Tatiana e Jeanne. Técnico: João Camargo.

Sampaio Basquete: Patty Teixeira, Emanuely, Meli Gretter, Mariana, Gabi Guimarães, Jenyff, Rapha Monteiro, Tainá Paixão, Brenda, Érika, Alana e Eduarda. Técnico: Cristian Santander.

Próximos jogos 

Jogo 2: 17/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP

Jogo 3: 23/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 4 (se necessário): 25/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 5 (se necessário): 31/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP



Fontes: UOL/ Liga de Basquete Feminino
Fotos:Sérgio Paulino/SESI Araraquara

8/15/23

Em busca do tetra da LBF CAIXA 2023, Sampaio Basquete enfrenta o SESI Araraquara, na 1ª partida decisiva.

O playoff começa a partir desta terça, 15; confira datas e raio X das equipes para o confronto.


Agora é decisão! Melhores equipes da primeira fase, SESI Araraquara e Sampaio Basquete confirmaram as campanhas e decidem o título da LBF CAIXA 2023 na série melhor de cinco jogos, que começa na terça-feira, 15.

Líder da fase classificatória, o clube paulista recebe as primeiras duas partidas em um novo local. O ginásio Gigantão em Araraquara (SP), será o palco dos jogos 1, na terça, 15 (21h), e 2, na quinta-feira, 17 (21h).

Casa da equipe em sua temporada de estreia na LBF CAIXA, em 2019, o ginásio tem capacidade para cerca de 4 mil torcedores. 3.500 a mais que o ginásio do SESI, que não pode receber a decisão da competição – o regulamento da competição preconiza arenas com capacidade mínima de 1.500 pessoas para a fase final.

A série viaja ao Maranhão para o jogo 3 na quarta, 23 (21h), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), onde o tricolor conquistou o título em 2019. Se necessário, o jogo 4 também será na capital maranhense, no dia 25, às 21 horas. O também hipotético jogo 5 está marcado para o dia 31, às 21 horas, em Araraquara.

Todos os jogos terão entrada gratuita ao público – em São Luís, será necessário levar um quilo de alimento não-perecível. As Finais da LBF CAIXA também terão ampla cobertura ao vivo, com as transmissões dos canais sportv na TV fechado e UOLimirante.comtudoep e Nsports no YouTube e Raio X deste canal.

Decisão terá confronto inédito nos playoffs e tabu

Em 2023, duas vitórias do SESI até o momento (imagem:  LBF)


Líder da primeira fase com 13 vitórias em 14 jogos, o SESI Araraquara garantiu a classificação inédita para as Finais ao derrotar Santo André nesta quinta, 10, por 73 a 64, com 21 pontos de Vitória, fechando a série semifinal por 2 triunfos a 1.

Antes, havia passado pelo Ituano Basquete nas quartas, também por 2 a 1, com Sossô sendo a MVP GOL nas duas vitórias.

Atual campeão, o Sampaio Basquete busca o tetracampeonato na quinta decisão de sua história, após as aparições em 2016, 2018 (vice), 2019 e 2022.

O tubarão passou pelo Unimed Campinas nas semifinais por 2 a 1, com a vitória na quarta, 9, por 72 a 56, que teve 17 pontos de Tainá Paixão e Érika (16 rebotes) como MVP. Nas quartas, bateu a Sodiê Mesquita por 2 a 0.

Na primeira fase, o clube paulista levou a melhor nos dois encontros: 58 a 55 em pleno Costa Rodrigues, em 30 de março, com Sossô e Vitória marcando 17 pontos, cada; e 67 a 54 em Araraquara a 10 de junho, com 30 pontos de Aline e seu recorde pessoal em cinco temporadas.

Esta será a primeira vez que ambos se encontram nos playoffs. O histórico entre os times na história da Liga também é amplamente favorável ao SESI Araraquara, que venceu em 6 das 8 oportunidades.

A última vitória do Sampaio sobre o adversário da decisão foi em 2019, ano do bi. Se o retrospecto direto não é dos melhores, o tricolor tem a seu favor a experiência de 11 vitórias em 15 jogos nas Finais.

Meli Gretter tem crescido em jogos decisivos (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)


Dono da melhor campanha da primeira fase, SESI tem oscilado nos playoffs, mas carimbou vaga à sua primeira decisão (📸 André Morelli/SESI Araraquara)


FINAIS LBF CAIXA 2023

*Horários de Brasília

(1º) SESI Araraquara Basquete X Sampaio Basquete (2º)

Jogo 1: 15/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP

Jogo 2: 17/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP

Jogo 3: 23/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 4: (se necessário): 25/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 5: (se necessário): 31/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP

Da redação 

Fonte: Liga de Basquete Feminino

Fotos: João Camargo/Sampaio Basquete e André Morelli/Sesi Araraquara