7/25/23

MEMÓRIA - Pioneiros do basquete maranhense prestigiam o Sampaio na vitória sobre Mesquita

Entre eles, Mauro Fecury, Jaime Santana e Zé Reinaldo Tavares.


Mauro Fecury e amigos pioneiros do basquete  maranhense


Enquanto o Sampaio Basquete dava show nas bolas de 3 pontos, na noite desta segunda-feira (24), no ginásio Costa Rodrigues, lotado, na tribuna de honra improvisada, à beira da quadra, um grupo de torcedores especiais, assistia a partida e promovia uma volta aos primórdios do basquete maranhenses.

Pois foram eles, que iniciaram e incentivaram a prática  do basquete no  Maranhão. 

Entre eles, o ex-governador e atual  titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e  Programas Estratégicos do Estado do Maranhão, (SEDEPE), Zé Reinaldo Tavares, o ex-deputado federal, Jaime Santana e o ex-senador e presidente da Universidade CEUMA, Mauro Fecury.

O trio Integrou a melhor fase do basquetebol no Maranhão em meados dos anos 1960.

Alem deles, tornaram-se populares no Estado pelo domínio da bola laranja, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho.


Integravam a comitiva de pioneiros e veteranos do basquete maranhenses que prestigiaram o Sampaio a se manter vivo nos playoffs,  ao vencer o Sodiê Mesquita-RJ, por 78 a 57, o ex-presidente da Federação Maranhense de Basquete - FMB, Rubem Goulart Filho, o ex-presidente da Empresa Maranhense de Administração  Portuária - EMAP, Ricardo Zenni, o médico e ex-secretário da Sedel, Phill Camarão, o jornalista e ex-presidente  da Academia Maranhense de Letras  - AML, Benedito  Buzar, o professor da disciplina Basquete  do UniCeuma,  Eduardo Macieira, o treinador da Beto Basquete, Herberth Lima, (Betinho), o publicitário Salomão Santos, o prefeito  do Ceuma, Neemias Muniz, o engenheiro  Leônidas Araújo e o atleta master Albino Gerson.



O secretário de Estado do Esporte e Lazer - SEDEL, Naldir Lopes, entregou à jogadora argentina, Melli Gretter o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora  da Partida.

A armadora do Sampaio fez seis pontos, pegou seis rebotes, deu sete assistências e terminou com uma eficiência de 23.

(Veja o Raio-X  completo da partida  no link  ao final da materia)

O professor Eduardo Macieira,  articulador da presença de Mauro Fecury  e amigos no jogo do Sampaio Basquete, destacou a valorização da memória do basquete.

"A presença desses pioneiros  do basquete  incentiva os jovens a darem valor para o basquete e também conhecerem quem foram os idolos desse esporte no Maranhão.  O Doutor Mauro e amigos também serão homenageadas na abertura do Campeonato Brasileiro de Basquete Master que realizaremos aqui em São Luis do Maranhão, em novembro", declarou  Eduardo.

Após o jogo, as atletas do Sampaio  Basquete tiraram foto com Mauro Fecury e seus amigos, em retribuição à homenagem que o presidente do Ceuma, prestou no final de semana passado, ao elenco do Tubarão. Ele ofereceu a infraestrutura da Universidade para a equipe treinar, além de um almoço no restaurante Cabana do Sol.


O presidente do Sampaio Basquete Murilo Dias, reafirmou o convite para que Fecury, assista também os jogos da semifinal contra o Unimed Campinas, pois foi "pé quente" na vitória contra  Mesquita.

Mauro agradeceu o carinho das atletas da Bolivia Querida e quando perguntado sobre a sua atuação no basquete,  deixou a modéstia de lado. "O jornalista Sílvio Carlos, lá de Fortaleza, [que também jogou basquete], escreveu em seu livro sobre a história do basquete cearense, que eu [Mauro Fecury], fui o melhor pivô que ele [Silvio Carlos], viu jogar", pontuou.

Veja também:



Por Uerbet Santos
Fotos: Norrau Express 

Sampaio dá show nas bolas de três, elimina Mesquita e vai à semi da LBF

Por uma vaga na final, Tubarão vai encarar o Unimed Campinas. Sesi Araraquara e Santo André fazem a outra semi.



Com a pontaria afiada, o Sampaio, jogando em casa, venceu o Sodiê Mesquita pelo placar de 74 a 50, fez 2 a 0 na série e segue vivo nos playoffs da LBF (Liga de Basquete Feminino).

Por uma vaga na final, o Sampaio vai encarar o Unimed Campinas na série melhor de três jogos das semifinais da LBF, enquanto o Sodiê Mesquita está eliminado. Na outra semifinal, o Sesi Araraquara vai enfrentar o Santo André.

A melhor jogadora da partida foi a argentina Meli Gretter, eleita a MVP do jogo. A armadora do Sampaio fez seis pontos, pegou seis rebotes, deu sete assistências e terminou com uma eficiência de 23.



Tainá Paixão e Mariana Dias foram as principais pontuadoras da equipe, com 12 pontos cada.

Por outro lado, a cestinha da partida foi Thayná Silva, do Sodiê Mesquita, com 15 pontos.

Pontaria em dia

O Sampaio abriu a partida com duas bolas de três pontos e já mostrou para o Mesquita que a noite seria difícil para as visitantes. A equipe maranhense acertou nove bolas de três pontos em 24 tentativas. Já o Mesquita fez apenas duas cestas em 11 arremessos para três pontos.

Elenco estrelado

Atual campeão, o Sampaio tem cinco atletas que atuam na seleção brasileira. Tainá Paixão, Manu, Rapha, Érika e Alana foram campeãs da Copa América e voltaram com tudo para os playoffs da LBF. Fora Meli e Agostina, que são da seleção argentina.

Sem zebras

Nenhum time azarão conseguiu passar das quartas de final, sendo que apenas o Ituano venceu uma partida do Sesi Araraquara. Nos demais confrontos, só varridas. Sendo assim, os quatro melhores times da fase de classificação vão disputar duas vagas na final. 

Os jogos das semifinais começam 3 de agosto. Assim como nas quartas de final, os confrontos serão no sistema melhor de três, com a equipe que vencer duas partidas primeiro avançando para a final.

Escalação 

Sampaio: Patty Teixeira, Manu, Meli Gretter, Mariana, Gabi Guimarães, Jenyff, Rapha, Tainá Paixão, Brenda, Érika, Alana e Agostina. Técnico: Cristian Santander.

Sodiê Mesquita: Milena, Mayara, Rayane, Brenda, Thayná, Bia, Maria Eduarda, Thamara, Lua, Amanda e Thailane. Técnico: Rapahel Zaremba.


Fonte: UOL
Foto: Divulgação

7/24/23

ARTIGO - Mariano Rangel escreve sobre o duplo triunfo do Batista diante da Turma na Copa SESI de Basquetebol Master

O administrador de empresas destaca a 'superação' como um dos  elementos fundamentais da conquista. 



Confira o artigo na íntegra!

"Hoje é um dia de celebração para a equipe do Batista! Com garra, determinação e talento indiscutível, nos consagramos campeões da Copa SESI de Basquetebol Master nas categorias 50+ e 55+.

Destacamos que é com grande alegria e respeito que rendemos homenagens a esse time brilhante, que provou superar as adversidades e projeções contrárias.

Ao longo do torneio, a equipe campeã nos presenteou com partidas emocionantes, demonstrando um jogo coletivo impecável, habilidades excepcionais e uma sede insaciável de vitória. 

A cada lance, foram mostrados o verdadeiro significado do trabalho em equipe e da dedicação a este esporte que nos move, impulsiona e inspira.

Destaque-se que não podemos desmerecer o time da Turma, a tão preparada, de elevado nível técnico e equipe a ser superada. 

A Turma mostrou-se como um oponente temido, capaz de colocar qualquer time à prova. Suas habilidades individuais e a estratégia tática impressionante, foram um verdadeiro desafio para todas as equipes do campeonato.

A rivalidade saudável entre a equipe do Batista e a Turma proporcionou partidas épicas e momentos de pura emoção. 
Foi a busca incansável da Turma pela vitória que impulsionou ainda mais o Batista a se superar em cada confronto.

É digno de admiração o respeito e a amizade entre as equipes, mesmo em meio à competição acirrada. 

Essa é a essência do esporte: competir com determinação, mas também com respeito e fair play.


Mariano Rangel e sua esposa, Glenda Belo.


Hoje, a equipe do Batista sobe ao pódio como os grandes vitoriosos, mas reconhecendo a grandeza dos adversários que enfrentaram. 

Afinal, é a força do oponente que nos motiva a nos superarmos e a atingirmos níveis cada vez mais elevados de excelência.

Portanto, parabéns à equipe do Batista pela conquista merecida e pelo exemplo inspirador de trabalho em equipe e dedicação ao basquetebol. 

E aos bravos atletas da Turma, nosso respeito e reconhecimento por terem nos proporcionado um torneio emocionante e por serem o padrão a ser vencido. 

O esporte é engrandecido por equipes como a de vocês, que nos ensinam que a busca pela excelência nunca deve cessar.

Mas, hoje temos um novo melhor, e ele chama-se Batista, campeão nas categorias 50+ e 55+.

Parabéns, campeões! Comemorem, registrem e divulguem, pois vocês conseguiram o triunfo e ele merece todo o reconhecimento!".🤝👏🏼🥂🏀

(Mariano Rangel)

Fotos: Divulgação/SESI