7/08/23

AmeriCupW - Brasil vence o México e está a um passo da decisão

As brasileiras encaram Porto Rico neste  sábado, às 20h40, com transmissão ao vivo da ESPN e Star Plus e Raio-X deste canal. A outra semifinal terá EUA versos Canadá.



O Brasil está nas semifinais da AmeriCupW, em León, no México. Nesta sexta, 7 de julho, a Seleção Brasileira derrotou as donas da casa por 83 a 61, no Domo De La Feria, e agora pega Porto Rico por um lugar na decisão. 

As porto-riquenhas chegaram à semifina ao vencer nesta sexta-feira (7), às Venezuelas por apenas 3 pontos (89 a 86).

Para chegarem às semis, Canadá e EUA, venceram Argentina (68 a 60) e Colômbia  (68 a 49), respectivamente.

O confronto acontece já neste sábado(8), às 20h40, com transmissão ao vivo da ESPN e Star Plus. A outra semifinal terá EUA versos Canadá.

- Pelo terceiro torneio seguido desde que começamos o trabalho chegamos na semifinal da AmeriCupW, o que é muito bom, mas das outras vezes acabamos ficando, e agora queremos dar mais um passo, indo para a decisão. É sempre difícil jogar contra o time da casa, que veio com um espírito muito forte, mas conseguimos controlar e avançar à semifinal - disse o técnico José Neto. 

Com a campanha até aqui, o Brasil já se classificou para o Pré-Olímpico das Américas, e ainda busca pular essa etapa para ir direto ao Pré-Olímpico Mundial. Também já se classificou para o Pan de Santiago 2023, em outubro.

- Orgulhosa do trabalho das minhas companheiras, e prontas para a semifinal, que sabemos que será uma guerra contra Porto Rico - citou Rapha Monteiro.

Raio-X 

Tainá Paixão foi a melhor brasileira em quadra, com 19 de eficiência. Com um excelente trabalho na defesa, ela teve 13 rebotes (sendo 11 defensivos), além de oito pontos e quatro assistências. Rapha Monteiro foi a cestinha da partida com 14 pontos, enquanto Isabela Rmaona, com 11 pontos, Damiris Dantas e Alana, com 10, também alcançaram os dois dígitos.

Ramona - 11pts, 2reb e 2ast
Damiris - 10pts, 2reb e 2ast
Rapha - 14pts
Alana - 10pts
Emanuely - 9pts, 6reb

SEMIFINAL

8 de julho
20h40 - Brasil x Porto Rico

FINAL 
Domingo, 9/7


Da redação 
Fonte: CBB
Foto; Divulgação/Fiba

7/07/23

Decisão do CNJ declara a nulidade de resolução para escolha de indicados ao quinto constitucional no TJMA

Com a decisão, votação será aberta e não haverá mais sabatina dos candidatos.



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anulou a Resolução n. 43/2023 do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que alterava procedimentos para o preenchimento das vagas ao quinto constitucional. 

Relator do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) 0004190-30.2023.2.00.0000, o Conselheiro Sidney Madruga também declarou nulo o artigo 44 do Regimento Interno do TJMA, que estabelece que a votação para escolha da lista tríplice seja feita de forma sigilosa.

No PCA, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão (OAB/MA) questiona a validade da resolução n. 43/2023 do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. 

Em seu voto, o relator lembrou que o artigo 94, da Constituição Federal prevê que um quinto das vagas destinadas aos desembargadores dos tribunais será composto de membros do Ministério Público e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com pelo menos 10 anos de prática forense, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

De acordo com a destinação da vaga, o Ministério Público ou a OAB apresentam lista com seis candidatos ao Tribunal que, na sequência, escolhe três deles e encaminha ao chefe do Poder Executivo estadual para a escolha do representante da classe que ocupará o cargo de desembargador. 

A Resolução TJMA n. 43/2023, porém, estabeleceu formação de comissão, composta por apenas sete desembargadores, dos 33 que integram o Pleno. 

A comissão seria formada pelo Presidente, Vice-Presidente, Corregedor-Geral da Justiça e mais quatro desembargadores escolhidos discricionariamente pela Presidência, para análise da admissibilidade dos integrantes da lista sêxtupla.

A resolução previu também realização de sabatina para aferição dos requisitos necessários ao exercício do cargo; elaboração de parecer prévio pela própria comissão para submisso posterior ao Órgão Especial; a supressão da competência do Plenário do TJMA para apreciação da admissibilidade dos inscritos, que passou a ser do mencionado Órgão Especial, bem como a votação secreta da escolha da lista.

O relator entendeu que as alterações promovidas pela Resolução são contrárias aos precedentes do CNJ. 

“Não há previsão constitucional de análise de admissibilidade dos candidatos da lista sêxtupla por comissão formada por apenas sete membros – ainda que não seja vinculativo o seu parecer, tampouco de realização de audiência pública/sabatina como fase procedimental no trâmite de escolha e deliberação do Plenário”, justificou.

“Diante do acervo probatório e dos documentos juntados aos autos, verifica-se que a análise exauriente é perfeitamente possível, podendo o procedimento ser decidido de plano”, destacou. 

O conselheiro deferiu ainda o ingresso como terceiros interessados no processo da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e o Instituto Valor e Ordem.

Da redação 
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Foto: Divulgação/TJ-MA

Governador vistoria obras no Castelinho e assina ordem de serviço para urbanização do entorno do ginásio

De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, a reinauguração do equipamento está prevista para setembro



estacionamento, projeto paisagístico e de acessibilidade. O espaço também vai ganhar em capacidade, passando a receber cerca de 5000 pessoas. 

Com as adequações, o local ficará mais atrativo e seguro para o uso da comunidade, o que estimula a prática esportiva e contribui para a saúde e qualidade de vida da população.

“Esta obra vai fortalecer o esporte no nosso estado, garantir um local adequado para os nossos atletas e temos certeza que vamos descobrir vários novos talentos do esporte maranhense nesse espaço”, destacou o governador Carlos Brandão.

De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, a reinauguração do Castelinho está prevista para setembro. “Estamos trabalhando com toda a celeridade possível para entregar o estádio dentro da programação comemorativa do aniversário de São Luís. Por isso, já estamos planejando eventos esportivos para o período”, afirmou.

Urbanização

A ordem de serviço para urbanização do entorno do Ginásio Castelinho tem investimento no valor de R$ 4.170.793,29. São serviços arquitetônicos de acessibilidade e paisagismo. 

O projeto de acessibilidade contempla pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual por meio da construção de rampas, piso táctil, direcional e faixa de pedestre elevada. 

Já o projeto paisagístico inclui o plantio de uma variedade de plantas regionais, além de iluminação planejada e lixeiras para coleta seletiva.

O novo estacionamento do estádio vai contar com 100 vagas, incluindo as exclusivas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes.


Reestruturação do Castelinho

O projeto de reestruturação e modernização do interior do Ginásio Georgina Pflueger tem investimento de R$ 30.650.803,61 e as obras já estão em fase de conclusão. Os serviços incluem recuperação dos pilares, instalação de nova cobertura, assentos e piso de alto desempenho padrão NBA, entre outros.

As obras também contemplam a revitalização da entrada principal, equipada com bar e banheiros masculino e feminino adaptados para pessoas com deficiência, além das quatro entradas auxiliares, que possuem a mesma estrutura.

O Castelinho tem ainda um setor administrativo, vestiários, dependência de árbitros, sala médica, academia, alojamento e camarotes. Todos esses espaços serão equipados e climatizados.

Da redação 
Fonte: Agencia Maranhão de Notícias 
Foto: Rodrigo Ribeiro 

Brasil encara o México nesta sexta pelas quartas da AmeriCupW, na casa das rivais

O jogo será às 23h10, de Brasília, ao vivo na ESPN e Raio-X deste canal, com o jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.



O Brasil conheceu o seu rival nas quartas de final da AmeriCupW, em León, no México. Nesta sexta, 7, às 23h10, de Brasília, ao vivo na ESPN e Raio-X deste canal, a Seleção encara as donas da casa em busca de um local nas semifinais da disputa. 

Invicto até aqui e com o primeiro lugar do Grupo A, o Brasil chega como favorito, mas precisa fazer valer a sua qualidade em um ginásio que promete estar tomado de mexicanos.

- Fizemos uma grande primeira fase, sólida na defesa, com um jogo coletivo no ataque. E conseguimos a primeira vaga do grupo A. Mas isso agora não quer dizer nada. E México virá empolgado, joga em casa, e precisamos jogar com inteligência e muito focadas para seguirmos firmes no nosso objetivo que é o título - disse a ala Tainá Paixão. 

Comunicado FIBA 

Em novo comunicado enviado às confederações, a FIBA confirmou que o torneio no México irá distribuir duas vagas para o Pré-Olímpico Mundial, o último estágio por uma vaga em Paris 2024, porém, independentemente da posição na competição em León, uma dessas vagas é dos Estados Unidos, pelo título mundial conquistado na Austrália - o time americano também já está garantido em Paris 2024 pelos critérios da FIBA. 

Sendo assim, caso as americanas sejam campeãs da AmeriCupW, o vice-campeão vai ao Pré-Olimpico das Américas. Do contrário, apenas o campeão da AmeriCupW avança ao Pré-Olímpico Mundial, com a outra vaga sendo americana.

A AmeriCupW também dá quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas, que será disputado ainda em 2023, por esses quatro times. 

Desta disputa sairão dois classificados que complementam os times do continente americano no Pré-Olímpico Mundial - que é um total de quatro pelo critério FIBA.

No naipe feminino, a Olimpíada de Paris terá 12 equipes. A França, como anfitriã, já está classificada, assim como os Estados Unidos por conta do título mundial,  mesmo com ambos jogando todo o processo qualificatório. 

Restam assim, 10 postos que serão distribuídos nos Pré-Olímpicos Mundiais no primeiro semestre de 2024, em quatro torneios com quatro times em cada (4 times das Américas, 2 da África, 4 da Ásia e 6 da Europa). 

Os três melhores de cada vão à Paris 2024. Os grupos que tiverem França e EUA darão 2 vagas, já que os dois estão garantidos, chegando assim ao número mágico de 12 seleções nas Olimpíadas.

O Brasil esteve no pódio nas duas últimas AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Estados Unidos, encarou na primeira fase em León as equipes de Cuba, Venezuela e Argentina (confira a tabela completa e horários abaixo).

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

PRIMEIRA FASE

1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho
Brasil 56 x 55 Argentina

4 de julho
Brasil 67 x 54 EUA

QUARTAS DE FINAL

7 de julho
23h10 - Brasil x México

SEMIFINAL
Sábado, 8/7

FINAL
Domingo, 9/7

Da redação 
Fonte: CBB
Foto: Divulgação/CBB

7/04/23

PRESENTE DE GREGO - Com jogo coletivo na defesa e atuação ofensiva impecável de Tainá Paixão, Brasil supera os EUA e avança invicto às quartas da AmeriCupW

A atleta do Sampaio Basquete foi a cestinha com 23 pontos e 100% de acerto nos lances livres (11em11).



No feriado da Independência americana (4 de julho), deu Brasil diante dos Estados Unidos, por 67 a 54, fechando a primeira fase da AmeriCupW com 100% de aproveitamento e o primeiro lugar do Grupo A para o mata-mata.

O destaque da partida foi a ala/armadora do Sampaio Basquete, Tainá Paixão com 23 pontos, 3 assistências, 4 rebotes, 1 roubada de bola e 23 de eficiência, além de um aproveitamento de 100% nos lances livres (11em11).

A pivô Kamilla fez 10 pontos e pegou 6 rebotes, enquanto a experiência pivô Érika obteve 7 pontos e 7 rebotes.

Do lado das norte-americanas, o destaque foi a pivô Lauren Betts com 27 de eficiência  Com um duplo-duplo ( 11 pontos e 15 rebotes), 1 assistência, 1 roubo de bola e 3 bloqueios.

- Um jogo coletivo impressionante, que não enche de satisfação para a próxima fase. Um time que conseguiu controlar o jogo, teve uma boa defesa e que fez os Estados Unidos ter uma baixa eficiência no jogo. Muito feliz pela vitória, mas ainda temos muito pela frente na AmeriCupW - disse José Neto.

A próxima partida será eliminatória, no dia 7, sexta-feira, ainda com horário a definir, e também o rival, que depende da última rodada de grupos nesta quarta, 5 de julho. E mata-mata terá transmissão da ESPN e Star Plus e Raio-X deste canal.

- Nossa defesa funcionou muito bem. Estávamos muito focadas. Parar os EUA nunca é fácil e tivemos uma vitória de muito caráter da nossa equipe - contou Kamilla. 

Raio-X 
Apesar de dominaram o quesito rebotes, principalmente os ofensivos, de 2ª chance (46 contra 35 do Brasil), as norte-americanas não estavam com a mão calibrada, principalmente devido a boa ação defensiva das brasileiras, que além de marcarem bem, foram melhores ofensivamente nas finalizações de 2 pontos (72% contra 64%), nos arremessos de 3 pontos (24% contra 13%) e nas assistências (16 contra 4). 

Parciais Brasil versos EUA

1° período: 15 a 12 
2° período: 20 a 13
3° período: 14 a 14
4° período: 18 a 15
Placar final: 67 a 54

1° quarto: No primeiro quarto as brasileiras fizeram uma marcação por zona diminuindo os espaços das norte-americanas, levando-as a cometerem muitos erros. Sasa veio do  Banco e anotou 5 pontos.Mesmo assim, a primeira parcial terminou 15 a 12 para o Brasil.

2° Quarto: No quarto seguinte, o Brasil com ações ofensivas de Taina  Paixão e companhia abre uma larga vantagem que chega a 14 pontos com bandeja de Erika, Mas os EUA, reagem no final do período e o primeiro tempo termina 35 a 25 com parcial de 20 a 13 para as brazucas.Tainá (com 9 pontos) e Kamila (com 8 pontos) foram as melhores pontuadoras do Brasill no primeiro tempo.

3° quarto: Na volta do intervalo, as norte-americanas ajustaram a defesa,  dificultando as ações ofensivas das brasileiras. Mas de nada adiantou.Tainá reconduziu o time ao ataque e manteve a constância no placar 49 a 39, dez pontos de diferença e  iguais na parcial (14 a 14).

4°quarto: Com bola de 3 de Tainá. o Brasil abre 13 pontos 41 a 34. As norte-americanas tentam a reação, mas as comandadas do técnico José Neto, souberam administrar a vantagem, vencerm quarto por 18 a 15 e a partida por 67 a 54.

Por Uerbet Santos
Fonte: CBB
Fotos/Video: Divulgação/ Fiba

100% - Brasil vence a Argentina em clássico pela AmeriCupW de Basquete Feminino, em León, no México

A próxima partida será nesta terça (4), às 17h40, diante dos Estados Unidos, com transmissão da ESPN, Star Plus e Raio-X deste Canal, com o jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete



O Brasil segue invicto na AmeriCupW, em León, no México. E a vítima da vez foi a Argentina, no clássico do continente. 

Assim como no Sul-Americano do ano passado, a Seleção levou a melhor e derrotou as rivais por 56 a 55, em duelo nervoso e cheio de rivalidade.

Assim, o time segue com 100% de aproveitamento, tendo vencido Cuba e Venezuela também.

- Existem jogos que você vai bem e jogos que você vence. Apesar de todas as dificuldades, em todos os momentos tivemos a busca pela vitória e a atitude de vitória. Isso fez a diferença.

São três vitórias, muito importante. E agora temos que comemorar, mas já virar a página para pensar nos Estados Unidos, onde queremos a vitória para fechar com o primeiro lugar do grupo - disse o técnico José Neto.

A próxima partida será nesta terça, às 17h40, diante dos Estados Unidos, fechando a primeira fase, com transmissão da ESPN e Star Plus.

O torneio classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para Pré-Olímpico das Américas, que é um passo antes do Pré-Olímpico Mundial.



Raio-X

1° quarto: O primeiro quarto iniciou com as argentinas assumindo o controle da partida e logo abrindo vantagem no placar. Assim, a seleção fechou a parcial inicial vencendo o Brasil por 14 a 9.

2° quarto: No entanto, na sequência, as brasileiras voltaram mais ligadas na partida e foram encurtando a diferença no marcador, até conseguirem a virada com uma bola de três pontos da ala-pivô Aline Moura.

Dessa forma, o Brasil superou o adversário por 20 a 12 e levou o duelo para o intervalo com os números finais de 29 a 26.

3° quarto: Na volta para a segunda etapa, o time brasileiro permaneceu crescendo no confronto, graças a um bom ataque e uma defesa bastante eficiente. A seleção triunfou no terceiro quarto pelo placar de 21 a 15.

4° Quarto: Já na última parcial, a Argentina retomou um certo domínio no jogo e trabalhou ponto a ponto para diminuir a vantagem estabelecida pelo Brasil. Assim, as hermanas viraram a partida quando restava menos de um minuto no relógio, graças a dois lances livres convertidos pela ala-armadora Florencia Chagas.

Porém, no ataque seguinte, a ala Emanuely De Oliveira pegou um rebote ofensivo e sofreu a falta da defesa adversária. Na cobrança dos lances livres, a brasileira converteu ambos e sacramentou a vitória do Brasil no placar final de 56 a 55.



Destaque

Damires com 13 pontos, 5 rebotes e 9 de eficiência, mais uma vez, foi o destaque da partida, seguida por Tainá Paixão, com 11 pontos, 5 assistências e 4 rebotes e Érika Sousa que liderou o Brasil nas tabelas com 10 rebotes.

No lado das hermanas, Andréa Boquete marcou 14 pontos com 50%  dos arremessos da Argentina.  Chagas  somou 12 pontos e Gretter fez 7 rebotes na tabela defensiva.

Estatistica

Damiris - 13pts e 5reb
Tainá Paixão - 11pts, 5ast e 4ast
Érika - 10reb e 5pts
Aline Moura - 7pts e 4reb

O Brasil esteve no pódio nas duas última AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Cuba, o time ainda encara os Estados Unidos na primeira fase (confira a tabela completa e horários abaixo).

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

TABELA DE JOGOS

1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho
Brasil 56 x 55 Argentina

4 de julho
17h40 - Brasil x EUA

Por UerbetvSantos /com informações da assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBB

7/03/23

Depois de passar pela Venezuela, o Brasil encara a Argentina

O clássico das Américas será nesta segunda (3) às 17h40,  com transmissão da ESPN, Star Plus e Raio-X deste Canal, com o jornalista Uerbet Santos



O Brasil venceu a segunda (3), na AmeriCupW, mantendo a ponta do Grupo A da competição disputada em León, Guanajuato, no México. No segundo duelo do torneio que inicia a corrida para Paris 2024, a Seleção Brasileira foi bem novamente e venceu a Venezuela por 90 a 76.

Com um duplo-duplo (15 pontos e 15 rebotes), a pivô Kamilla Cardoso foi um dos destaques da partida. A cestinha, por sua vez, foi Damiris com 17 pontos. 

 A próxima partida será nesta segunda, às 17h40, diante da Argentina, com transmissão da ESPN e Star Plus.



 - A Venezuela fez um grande jogo coletivo, mostrou isso contra os EUA. Treinaram praticamente um mês. Mas conseguimos ter atitude, apesar dos erros, nunca perdemos a atitude positiva e conseguimos contornar dos desafios da partida. Agora é pensar na Argentina, estudar o jogo com elas, um clássico das Américas, e buscar mais uma vitória - disse o técnico José Neto. 

O torneio classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para Pré-Olímpico das Américas, que é um passo antes do Pré-Olímpico Mundial.

- Importante vitória, é só o início do campeonato ainda, mas conseguimos reverter os erros e buscar mais uma vitória. Agora é seguir trabalhando e já pensar na Argentina - contou Sassá. 

Raio x

Damiris - 17pts e 2reb 
Kamilla - 15pts e 15reb
Tainá - 14pts, 4reb e 5ast
Sassá - 16pts e 3reb

O Brasil esteve no pódio nas duas última AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Cuba, o time ainda encara Argentina e Estados Unidos na primeira fase (confira a tabela completa e horários abaixo).

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. 

Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

TABELA DE JOGOS

1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho
17h40 - Brasil x Argentina

4 de julho
17h40 - Brasil x EUA

ELENCO

ARMADORAS
Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Samara-RUS
Gabriella Soares - SESI Araraquara

ALAS
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete
Emanuely de Oliveira - Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas - Fuerza Regia-MEX
Vanessa Sassá - Santo André
Aline Moura - SESI Araraquara

PIVÔS
Erika de Souza - Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso - South Carolina-EUA

TÉCNICO
José Neto

Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/ CBB.