6/09/18

Warriors massacram Cavaliers, vencem a NBA e Kevin Durant é o MVP das finais

O titulo, ao contrário dos anos anteriores, veio com extrema facilidade. O palco foi em Cleveland, diante dos Cavaliers, após a vitória por 108 a 85 no jogo 4 da final da NBA.

Com isso, o Golden State Warriors fecha a série e conquista seu terceiro título nos últimos quatro anos (2015, 2017 e 2018), o sexto na história da franquia na NBA.

O time da Califórnia ainda abre vantagem no duelo pessoal da rivalidade contra o Cavaliers em finais: 3 a 1.

Essa foi a primeira final da NBA desde 2007 que terminou em um massacre  por 4 a 0.

Kevin Durant, que anunciou antes de ir para os Warriors que estava cansado de ser vice, agora é eleito MVP das finais, pela segunda vez consecutiva.

(Da redação)

Com informações da ESPN



6/08/18

Morre a lenda do tênis brasileiro Maria Esther Bueno

Uma das tenistas mais vitoriosas do mundo, a brasileira Maria Esther Bueno morreu nesta sexta-feira, aos 78 anos, em São Paulo, vítima de câncer, informou o Hospital 9 de Julho, onde ela estava internada.

“Informamos o falecimento da paciente Maria Esther Bueno nesta noite no Hospital 9 de Julho, onde esteve internada para tratamento oncológico. Em respeito à privacidade da família e à memória desta importante esportista, o Hospital 9 de Julho se reserva a não fornecer mais nenhum tipo de informação”, informou o hospital em nota.

Maria Esther, famosa por sua forma elegante de atuar, é um ícone do esporte, tendo conquistado 19 títulos de Grand Slam e sendo considerada a campeã mundial em 1959, 1960, 1964 e 1966. 

A brasileira conquistou quatro títulos de simples do Aberto dos EUA e três de Wimbledon entre 1959 e 1966.

Nas duplas, Maria Esther ganhou 11 títulos de Grand Slam com duplas femininas e um com duplas mistas, sendo que em 1960 venceu todos os quatro principais torneios do tênis ao lado de Christine Truman na Austrália e com Darlene Hard na França, na Inglaterra e nos EUA.

Ela acumulou um total de 589 títulos, de acordo com seu site, durante uma carreira que durou cerca de 10 anos, mas foi interrompida por uma lesão no cotovelo em 1967.

Em 1978, Maria Esther foi homenageada com o nome no Hall da Fama do Tênis.

Com informações de Tatiana Ramil e Eduardo Simões (Reuters)

Foto: Divulgação/Reuters.


Semana de turbulência na relação entre a Confederação Brasileira e a Federação Maranhense de Basquetebol

Nota de repúdio contra a CBB e o comunicado do afastamento do diretor arbitragem da FMB, veiculadas nas redes sociais esta semana demostram o clima de instabilidade passageira, que marca o basquete maranhense, fora das quadras.




Nesta quinta-feira (7), a diretoria da Federação Maranhense de Basquetebol - FMB, publicou em seu perfil oficial no Face Book, uma nota de repúdio contra a Confederação Brasileira de Basketboll – CBB.  

A principal alegação ao repúdio, foi a visita que o presidente da CBB, Guy Peixoto à São Luís, sem comunicar previamente à entidade federada.

O Blog apurou, via o site oficial da CBB, que Guy esteve em São Luís, nesta terça-feira (5), acompanhado do seu vice-presidente, Manoel Castro (maranhense e ex-presidente da federação local) e do representante da patrocinadora, Sérgio Trindade, na quadra Poliesportiva da Liberdade, para viabilizar um novo patrocínio ao Instituto Iziane Castro, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão – LIE. Notícia essa inclusive publicada no blog.

Um trecho da nota destaca que essa atitude da Confederação, “mostra o total desrespeito e desprestígio que a atual gestão da CBB tem para com a Federação”.

A produção do Blog entrou em contato com o vice-presidente da CBB, Manoel Castor, que preferiu não comentar em detalhes a nota.

Se limitou a dizer que “não vai entrar nessa guerrinha interna”. Mas ressaltou que “ter um vice-presidente do Maranhão, é a primeira vez que isso acontece e a FMB deve aproveitar essa oportunidade”.   

O blog também tentou falar com o presidente da FMB, Rubem Teixeira Goulart Filho e com o vice-presidente João de Sousa Santos para que eles repercutissem sobre outro ponto da nota, que critica a atuação da CBB ao afirmar que: “a ausência de apoio da CBB as federações filiadas tem sido fundamental para o insucesso e descrédito da modalidade no Brasil”, mas até a publicação desta matéria não recebemos retorno dos gestores.

Quem falou sobre a nota, em um tom mais diplomático, foi o diretor de eventos da FMB, Hermilio Nina. Ele acredita que "o presidente da CBB não comunicou sua vinda à São Luís, pelo fato de sua agenda está cheia". Mesmo assim, não achou de bom tom, o presidente não comunicar a sua breve visita à São Luís.

Diretor de arbitragem afastado

Outro assunto que pautou os bastidores do basquete local, foi o comunicado da diretoria da FMB, também via Face Book, informando o afastamento do diretor de arbitragem, Tito Lívio Itapari.  O motivo alegado foi a “incompatibilidade de ideias com a atual gestão”

A nota diz ainda que “a diretoria da FMB já iniciou as tratativas para a escolha do novo diretor de arbitragem”.

Procurando pelo Blog para dar sua versão dos fatos, o diretor afastado, Tito, optou por não falar sobre o assunto.

Serviço: Confira a nota de repúdio emitida pela FMB na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO
A Federação
São Luís 07 de junho de 2018.

A Federação Maranhense de Basquetebol (FMB) através de sua Diretoria vem por meio desta, REPUDIAR a recente visita do Presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol, Guy Peixoto, a capital Maranhense sem prévia comunicação a FMB. A atitude mostra o total desrespeito e desprestígio que a atual gestão da CBB tem para com esta federação.

A ausência de apoio da CBB as federações filiadas tem sido fundamental para o insucesso e descrédito da modalidade no Brasil. 

O basquete brasileiro clama por respeito e compromisso.

Atenciosamente
A Diretoria

Esclarecimento FMB

Após a publicação desta matéria, a diretoria da FMB fez um comentário direto no perfil pessoal do Face Book do editor deste canal de comunicação (em uma postagem que não  tratava no tema em questão) e também no perfil da Federação no Instagram, informando que "quaisquer esclarecimentos à imprensa e a sociedade em geral, sobre a nota de repúdio a CBB, deveriam ser solicitadas via o e-mail oficial da entidade

Esclarecimento Blog

O Blog Informa que as tentativas de contatos  com o vice e o presidente da FMB foram feitos através do Whatsapp pessoal dos mesmos. 

Mas, que a partir desta orientação à imprensa,  o contato será feito através do endereço eletrônico indicado:

e-mail oficial da FMB para informações: fmbmaranhao@gmail.com

Uerbet Santos (da redação)
Foto montagem: Norrau.com


6/07/18

O saudoso Jorge Barbosa recebe homenagem dos amigos do basquete maranhense categoria máster

Começou na noite desta terça-feira (5), no ginásio do Instituto Federal do Maranhão –IFMA, a I Copa Jorge Barbosa Master 40+, organizado pela Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete - AVAB-MA, em deferência ao saudoso atleta de basquete maranhense, Jorge Antonio Gonçalves Barbosa (*10.02.1966 + 20.04.2016).



Breno, filho de Barbosa, fez o “bola ao alto” simbólico.


"Guerreiro. Gente boa. Amigão. Humilde. Fantástico. Sorriso fácil".
Esses são alguns dos adjetivos que amigos de basquete usaram pra definir o saudoso Barbosa dentro e fora das quadras.


O ‘Barbozão’, como era carinhosamente conhecido por todos, foi aluno e atleta do colégio Maristas e defendeu também as Associações Desportistas Pinguim e Alumar e as seleções maranhenses universitária, adulta e máster.

“Tenho um carinho e uma amizade muito grande por Barbosa. A gente se conhece desde moleque. Ele morava no bairro do Turu e eu perto dele. Em quadra, era um guerreiro, jogava, brigava. Era um cara espetacular. Nos momentos mais críticos da sua doença, acompanhei toda a batalha dele, que foi pesada”, comentou Alan Hass, idealizador e patrocinador do tributo esportivo ao amigo de infância.

Antes do início do jogo, de abertura da Copa, entre as equipes da Escola Técnica Federal do Maranhão - ETFM e a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, vencido pelos visitantes por 37 a 39, foi realizado pelo filho de Barbosa (Breno-23), um “bola ao alto” simbólico, com as presenças na arquibancada da esposa e neta (Márcia-49 e Beatriz-12) do homenageado.



Breno Barbosa torce pelo time do coração do pai: o Flamengo.

Segundo Marcia Barbosa, a filha, Bruna (26), que estuda medicina em Ponta Porã, na fronteira entre Brasil e Paraguai, se espelhou na situação de enfermidade do pai, na escolha da sua profissão.


“A Bruna tomou conta do pai dela, na época da doença. Ela é enfermeira oncológica. Depois da morte dele, ela terminou a especialização no Albert Einstein e quis fazer medicina para ser médica oncologista”, revelou Marcia. 


Esposa (Márcia),  filho (Breno)  e neta (Beatriz) de Barbosa assistem aos jogos

Após a morte de Barbosa (2016), Alan prestou uma homenagem ao ex-atleta através de um evento esportivo: “Fiz a primeira edição da Copa Jorge Barbosa de Basquete, na categoria adulto. Teve tudo que tinha direito, premiação para os atletas e até a participação de jogador da NBB (Novo Basquete Brasil) ”, relembra Alan. 


Equipe do Maranhão Master no Norte Nordeste 2015 contra Niterói (Barbosa: camisa 6).

“Participei de várias Norte-Nordeste, campeonatos brasileiros e jogos universitários. Foram muitos campeonatos que jogamos juntos. Fomos campeão dos Jogos Escolares Maranhense (JEM´s) pelo colégio Objetivo, ele era o meu assistente técnico, sem falar na grande contribuição de Barbosa para a Federação Maranhense de basquetebol (FMB)”
, detalhou Eduardo Macieira, vice-presidente da AVAB-MA.

O presidente da AVAB-MA, Hermilio Nina foi enfático ao afirmar que “Barbosa foi um dos melhores jogadores de basquete do Maranhão”. 

Disse ainda que sempre foi destaque, nos diversos campeonatos que participou, citando o ultimo Norte Nordeste Máster em Natal (2015), que ele jogou e foi vice-campeão.

Para o educador físico e técnico de Basquete da Turma, Paulo Façanha, o amigo Barbosa reunia muitas qualidades: “Excelente atleta, técnico, inteligente, boa leitura de jogo e o principal: guerreiro dentro de quadra”.

Sobre a garra de Barbosa, o atleta máster Claudio Fontinhas, citou os duelos entre Maristas e Dom Bosco. 

“No jogo, ele era aguerrido e jogava limpo. Encarou várias vezes rebotes contra Geraldo Magela (pivô do Dom Bosco), sempre com lealdade esportiva, depois na Seleção maranhense, eles estavam sempre juntos”.

Na visão do assessor do Ministério Público do Maranhão – MP-MA , Mariano Gurgel, o fator determinante para o bom desempenho de Barbosa nas quadras, principalmente no “garafão” era seu condicionamento físico. 

“Como jogador de basquete era brigador, dono de uma grande impulsão e muito eficiente no ataque”. 

Cláudio, lembrou ainda dos parceiros mais próximos do saudoso Barbosa. “Amigos, ele tinha dois inseparáveis: Alberto Fontoura e Júlio Noronha. O Eurico Pacífico também era ‘parceirão’ dele. Depois se aproximou de Alan, Gilson, Mariano. Enfim, um cara bastante querido por todos”.

Na vida profissional, Barbosa formou-se em administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e se afirmou como empresário ramo de imóveis. No esporte, além do basquete e a família, tinha outra paixão. “Era fanático pelo Flamengo”, revelou a viúva, Márcia. 



Barbosa com os filhos Bruna e Breno


O engenheiro elétrico, Adelmam Carneiro, revelou que Barbosa foi quem o motivou a continuar jogando basquete. "Ele cobrava muito para eu ir aos treinos. Jogamos juntos por diversas vezes, onde construímos uma grande amizade".

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketboll-CBB, Manoel Castro, também expressou sua opinião sobre o pivô Barbosa.

“Barbosa era meu amigo. Excelente atleta. Bom pai. Bom Esposo. Bom avô. Um cara fantástico. Um coração gigantesco. Nunca fez mal para ninguém. Só saudades”. 


Pinguim 1992 - Em pé:  Gilson, Salomão, Mariano, Manoel Cid, Barbosa, Henrique e
Espirro (técnico). Agachados: Paulinho, Antônio, Ricardo, Alegria, Zezinho e Rogério.


Relatos de alguns amigos, demostraram também, o quanto Barbosa era uma pessoa especial para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo:

“Ele gostava muito de festa. Era feliz”. (Alan Hass)

“Barbosa era uma pessoa simples e admirado por todos”. (Hermilio Nina)

“Uma boa lembrança que ficou na minha memória foi no ultimo Norte Nordeste (2015), onde ele demonstrava que gostava de todos e estava muito bem”. (Eduardo Macieira)

“Respeitava todo mundo. Era super comunicativo. Quando chegava em qualquer lugar cumprimentava todo mundo, a humildade em pessoa”. (Cláudio Fontinhas)

“Uma lembrança dele que guardo na memória foi o Norte Nordeste de 2015 que participamos juntos. Dividimos o quarto do hotel. Um parceiro e tanto”. (Paulo Façanha)

“Ele (Barbosa) e Antônio Macieira (falecido) são dois caras que vão morar no meu coração para sempre”. (Manoel Castro)

“Um ser especial e de luz, amigo de todos e conhecido pelo sorriso fácil, por ser prestativo e seu alto astral. Um camarada autentico e sempre muito ligado a família e amigos”. (Mariano Rangel) 

"Ele tinha um chavão que era 'nunca na galáxia'. Eu diria a ele hoje: Barbosa,tu estarais para sempre nas galáxias". (Gilson Lisboa)

"Nisso ele era craque, em agregar pessoas. Pena que ele foi muito breve participar de outras competições no céu". (Adelmam Carneiro)

Serviço/Copa Jorge Barbosa de Basquete Master 2018


40+ AABB

Na primeira rodada a ETFM perdeu para a AABB por 37 a 79.  No segundo jogo, a Turma venceu o CDB por 79 a 50. 


40+ ETFM

A segunda rodada da Copa Barbosa de Basquete 40+ prosseguiu nesta noite de quinta-feira (7) no Ginásio do IFMA com dois jogos: As 19h30 se enfrentaram AABB e CBD (63 a 62) e em seguida (21h), jogam Turma e ETFM (75 a 50).


Turma 40+
Reportagem: Uerbet Santos
Foto/montagem: norrau.com
Fotos: Divulgação/AVAB-MA
Foto/relíquia sobre recorte de jornal: Autor desconhecido
(Arquivo de Ricardo Azevedo)





6/06/18

Projeto do Instituto Iziane Castro para crianças e adolescentes em áreas carentes de São Luís recebe patrocínio via Guy Peixoto


O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, esteve em São Luís (MA), nesta terça-feira (05 de junho), na quadra Poliesportiva da Liberdade, para viabilizar um novo patrocínio ao Instituto Iziane Castro, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão.


Da esquerda para direita: Vice-Presidente da CBB, Manoel Castro, Presidente da CBB, Guy Peixoto Jr., a ex-jogadora da Seleção Iziane Castro, o assistente-técnico do Sampaio, Paulo César Ribeiro, e o representante da patrocinadora, Sérgio Trindade

“Parabenizo a Iziane pelo projeto que mantém, pois realiza um trabalho fantástico com crianças e adolescentes de áreas carentes de São Luís, por isso, me sinto gratificado em ter conseguido este patrocinador para auxiliar na sequência dos trabalhos do Instituto. Esse tipo de ação é muito importante para, primeiro, tirar os jovens da situação de vulnerabilidade e dos riscos, depois, para encaminhar para a prática de esporte, que auxilia bastante na formação e no desenvolvimento físico e mental”, comentou Guy.

Já Iziane agradeceu ao presidente pelo apoio e enalteceu a importância da chegada deste novo patrocinador. “Ficamos muito felizes em receber esta nova parceria, que dará a condição financeira necessária para continuarmos fazendo este trabalho, pois queremos realizar cada vez mais, ou seja, dar às crianças e adolescentes a oportunidade de construir um futuro melhor. O Instituto Iziane Castro contribui e trabalha incansavelmente para melhorar, através do esporte, as condições da garotada em vulnerabilidade, ajudando a construir um mundo melhor”, comentou a ex-jogadora da Seleção Brasileira.

Além de Guy Peixoto Jr e Iziane Castro, o encontro contou com as ilustres presenças de Manoel Castro (vice-presidente da CBB), Paulo César Ribeiro (assistente técnico do Sampaio Basquete e técnico do projeto) e Sérgio Trindade (representante da empresa patrocinadora).

(Da redação)
Com informações da CBB
Foto: Divulgação/CBB


Liga Nacional de Basquete divulga nota para esclarecer os fatos sobre o flagrante do atleta de Mogi das Cruzes/Helbor, Shammel Stallworth em exame antidoping pelo NBB

NOTA DE ESCLARECIMENTO - A LNB vem através deste esclarecer os fatos envolvendo o atleta Shamell Stallworth e ABCD

A Liga Nacional de Basquete (LNB) vem através desta nota oficial esclarecer os fatos envolvendo o atleta norte-americano Shamell Stallworth, do Mogi das Cruzes/Helbor, e a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) do Ministério do Esporte, que tomaram conta dos noticiários nos últimos dias.

No dia 18 de fevereiro de 2018, através da equipe de profissionais da Liga Nacional de Basquete, cumprindo normas impostas pela ABCD/WADA e de acordo com os conceitos de jogo limpo sempre prezados pela entidade desde sua criação, foi realizada a coleta de material para exames antidoping na partida entre o Mogi das Cruzes e o Joinville, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Um dos atletas sorteados para coleta foi Shamell.

Colhido o material na forma da legislação vigente, os profissionais contratados pela Liga Nacional de Basquete encaminharam o mesmo para o laboratório LADETC, informando à ABCD dos protocolos realizados.

Com o processo de entrega finalizado, encerrou-se a atuação dos profissionais e também da própria LNB, já que a partir da chegada do material no laboratório LADETEC, toda comunicação e procedimentos, pelo sigilo imposto, estão vinculados à ABCD do Ministério do Esporte.

O LADETEC concluiu o exame e apresentou à ABCD o laudo positivo em 07 de maio de 2018.

A Liga Nacional de Basquete somente voltou a tomar conhecimento do processo em 10 de maio de 2018, quando por ato oficial, a ABCD deu conhecimento à FIBA, ao atleta e à LNB da positividade do primeiro exame, notificando o atleta para apresentar sua defesa ou esclarecimentos pela ocorrência de resultado analítico adverso (positivo).

Em 25 de maio de 2018, a LNB recebeu um Oficio da ABCD solicitando novas informações sobre o atleta, que foi respondido em 29 de maio de 2018. Já no dia de hoje (05 de junho de 2018), a LNB recebeu da ABCD novo pedido de informações sobre o atleta, cuja resposta seguiu no mesmo dia.

Vale ressaltar que a ABCD é a única autoridade brasileira credenciada pela WADA para gerir o processo de análise da amostra, da apuração do resultado, da divulgação pública e do ato punitivo.

Desta forma, a Liga Nacional de Basquete reafirma que recebeu da ABCD, somente no dia 10 de maio de 2018, o comunicado informando que a amostra A do teste antidoping realizado no atleta Shamell apresentava a presença de substância proibida.

No prazo estabelecido e na forma da legislação vigente, a ABCD procedeu ao período de ampla defesa do atleta, inclusive com oportunidade de exame da prova B, o que dilata o prazo de conhecimento do resultado ao público. 

Isso porque neste período a divulgação não oficial de notícia a respeito do fato está impedida pela norma de proteção ao indivíduo, acarretando penalização ao infrator.

Desta forma, a Liga Nacional de Basquete tomou conhecimento da informação e seguiu os procedimentos impostos pela norma vigente e pela ABCD/WADA.

Ressalta-se, que, quem toma a decisão de penalização antecipada ou da exteriorização ao publico é a ABCD, o que impede a Liga Nacional de Basquete de tal ato.

Mais importante, com a criação do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem TJD-AD junto ao Ministério do Esporte, sequer o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ligado à Confederação Brasileira de Basketball (CBB), reúne competência para apreciar o processo disciplinar de antidoping.

Desta forma, pelas normas e atos da ABCD (Ministério do Esporte), tanto a Liga Nacional de Basquete (gestora do campeonato) como a Confederação Brasileira de Basketball (encarregada do registro do vínculo desportivo do atleta) cumpriram rigorosamente as determinações codificadas.

Por isso, o atleta pôde participar de todas as competições até que a ABCD efetuasse a publicação oficial, e que, por parte do TJD-AD, ainda não há qualquer decisão impeditiva.

Não cabe à Liga Nacional de Basquete punir por antecipação atletas que participem de seus campeonatos.

A legislação vigente remete o ato punitivo ou impeditivo a quem de direito, que neste caso é o TJD-AD da ABCD do Ministério do Esporte.

A presente nota visa restabelecer a verdade dos fatos em relação aos atos praticados pela Liga Nacional de Basquete, que nestes últimos 10 anos sempre prezou pela competência profissional administrativa e pelo exato cumprimento da legislação vigente.

A LNB reforça o apoio incondicional ao atleta Shamell Stallworth e sua equipe Mogi das Cruzes/Helbor, que sempre trabalharam de forma incessante para o crescimento do NBB e do basquete brasileiro.

Além disso, ambos sempre cumpriram com todas as normas visando uma competição justa e limpa.

Da redação 

Foto/divulgação 

6/04/18

Academia de Basquetebol da Ilha homenageia o professor Reinaldo Cruz pelos 43 anos dedicados ao esporte


Começaram neste fim de semana, sábado (2) e domingo (3), as rodadas iniciais dos Jogos Abertos da Academy Basketball da Ilha - ABI  2018. Em disputa, o Troféu Professor Reinaldo Cruz (63), conhecido como Beleleu. Uma homenagem da ABI aos 43 anos de atividade do atleta e treinador em prol do esporte amador maranhense.



Prof. Reinaldo Cruz participa dos Jogos em sua homenagem pela ETFMA 50+
 (Em pé, o terceiro da esquerda para a direita)

Durante a competição, quatro equipes jogam entre si, por cinco rodadas, na categoria 50+ masculino (ABI, AABB, Batista e ETFM) e outras quatro se enfrentam na faixa de 43+ masculino (ABI, Adepol ,AABB, ETFMA e AMPEM - Associação Atlética dos Servidores do Ministério Público).


ABI 50+

Sobre a homenagem, ao Professor Reinaldo, o diretor presidente da ABI, Flavio Barroso, disse que a iniciativa “é uma retribuição da ABI ao grande profissional que o professor Reinaldo Cruz é, por sempre tratar os atletas e a mim, com respeito e de forma honrosa”.


AABB 50+


Na avaliação de Flávio, que também é professor de educação física, “Beleleu foi o mentor das equipes de basquete da Escola Técnica Federal do Maranhão (ETFM) e um dos grandes nomes do basquete escolar maranhense nas décadas de 1980 e 1990”, além de ser, “um eterno apaixonado por basquete”.


Batista 50+


Trajetória esportiva e profissional


O Professor Reinaldo informou que iniciou sua trajetória esportiva na Escola Técnica, quando fez o ginásio industrial e o curso técnico. 

Lá, aprendeu a jogar basquete e foi capitão da equipe até 1975. No ano seguinte (1976), iniciou sua carreira de treinador, inaugurada em grande estilo, com a conquista do título dos Jogos Escolares Maranhenses - JEM´s.

Em 1980, fez Licenciatura em Educação Física e Técnicas Desportivas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Entre os diversos colégios que trabalhou, destacam-se o Maristas, na rede de ensino estadual, o Gonçalves Dias e o SESI Lara Ribas. 

“Como todos me achavam um bom treinador, a Escola Técnica me contratou em definitivo e me ofereceu dedicação exclusiva, onde desempenho minha função até hoje como técnico de atletismo na mesma escola que iniciei, que agora se chama IFMA [Instituto Federal do Maranhão]”, detalha o educador físico.

“Um professor é um eterno estudante”


Mas a trajetória vitoriosa de Beleleu não para por aí.  Ele continuou estudando, pois para ele, “um professor é um eterno estudante”

Reinaldo fez especialização e mestrado. Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, além de ministrar aulas de Educação Física e ser o treinador da equipe de atletismo do IFMA, onde tem alcançados marcas expressivas, tal qual o fez no basquete, décadas passadas.

Sobre os títulos conquistados em sua carreira de técnico, o doutorando revela que para ele o mais importante é a aprendizagem. 

“Se você treinar o basquete e aprender os fundamentos básicos da modalidade, você vai jogar em qualquer lugar do mundo. Isso é que é valioso para mim”, declarou.

Sobre a homenagem da ABI, o professor Reinaldo foi categórico em afirmar que, “deve-se aos bons serviços prestados por mim ao basquetebol e o respeito que sempre tive com seus alunos e os profissionais da área”, concluiu.

Serviço:
Confira a tabela completa dos Jogos Abertos de Basquete da ABI 2018. Troféu Prof. Reinaldo Cruz.



Reportagem: Uerbet Santos
Produção de conteúdo: Flávio Barroso
Fotos: Divulgação/ABI



Vera Cruz Campinas é campeão da LBF CAIXA 2018

Confira na íntegra o vídeo do jogo 5 que decidiu a equipe campeã da LBF CAIXA




6/03/18

O gigante vergou, mas não caiu

O Vera Cruz Campinas venceu o Sampaio Basquete por  66 a 59 e sagrou-se campeão da LBF CAIXA 2018.

O troféu passou na mão do Sampaio Basquete por inúmeras vezes. Mas, ao final, prevaleceu, aquele que foi o time mais efetivo na fase de  classificação, frio e objetivo na decisão: Vera Cruz Campinas.

No campo individual os donos da casa contaram novamente com o talento da armadora Meli Gretter, que fez 25 pontos e desequilibrou a partida no Ginásio das Paineiras, lotado por mais 1400 torcedores. A argentina foi eleita a MVP das finais.