1/07/20

Aqui não jacaré! - Batista Master renova com Jorge Espirro para a temporada 2020


Depois do anúncio feito pela diretoria da Turma, na sua confraternização realizada domingo (5) e publicada nesta editoria, nesta segunda-feira (6), sobre suas pretensões em formar um time 50+ masculino para a temporada 2020, o mercado da bola laranja local se agitou.


Espirro renova com o Batista  para 2020
( Foto: Divulgação/Batista Master)


Principalmente, pelo fato da matéria cogitar a possibilidade da maior referência do basquete master do Maranhão em atividade, Jorge Espirro, ser um dos possíveis nomes para compor o elenco da Turma.

Especulação essa, que ganhou força, pela presença de Espirro na confraternização da Turma. Coisa que ele tratou de desconversar. 

O pivô justificou sua presença no evento, por ter jogado pela Turma (que representou a seleção master do Maranhão no Brasileiro da categoria no final do ano passado), onde conseguiram um o honroso terceiro lugar.

A diretoria do Batista Master  foi rápida no contra-ataque e hoje, através do coordenador Arnaldo Murad, anunciou oficialmente a renovação com Espirro para esta temporada. 

"Espirro é tranquilo. Está com a gente desde 2017. Criou um vínculo com o Batista. Sabemos do valor dele e o que ele representa para o basquete master do Maranhão. E por isso, não medimos esforços para que ele não ficasse ausente do nosso grupo nessa temporada", declarou Arnaldo, sem contudo, revelar as bases da negociação.  

Veja também!

Turma anuncia a intenção em formar de uma equipe master 50+ para a temporada 2020 

Da redação 
Foto: divulgação/Batista Master 

1/06/20

Turma Basquete, maior recordista de títulos master do Maranhão, anuncia sua estreia na categoria 50+ masculino para a temporada 2020



#Basquetebolmasterma



A notícia abre a janela para possíveis transferências de atletas para a Turma



A galera master da Turma tem muito que comemorar.
 (Foto: norrau express)

O Clima era de confraternização. Momento ideal para a diretoria da Turma Basquete anunciar oficialmente a sua intenção de formar mais um elenco. Desta vez, na categoria 50+ masculino. 




O cobiçado  atleta 50+, Espirro, entre o pivô Alan Hass e este colunista.
 (Foto: norrau express)




Noticia essa, que agitou os bastidores do basquete master maranhense, com a possível transferência de atletas de outros clubes Masters locais para Turma. Detalhe: o veterano Jorge Espirro, uma das estrelas do master 50+, atualmente defendendo o Batista Master, estava presente no evento.
Sobre sua possível transferência para Turma, Espirro desconversou, “Somos amigos, joguei pela Turma no Campeonato Brasileiro de 2019. Representamos bem o Maranhão. Isso merece ser comemorado (risos)”

Especulações a parte, meados de Janeiro/fevereiro, talvez se tenha a resposta sobre a possível transferência de Espirro para Turma e se conheça também os demais atletas que comporão o elenco da Turma 50+ para a temporada 2020.

Pois, segundo o presidente da Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete-AVAB-MA, Hermílio Nina, é nesse período, de férias universitárias que deve ser realizado o primeiro evento master da temporada 2020, trata-se da Copa Mauro Fecury, nas categorias 45+ e 50+ 

Evento esse, que se encaixa como uma luva, enquanto primeiro torneio do calendário oficial de basquete master, em face da Copa APCEF, normalmente realizada nos meses de janeiro e fevereiro, ser adiada, devido a reforma no ginásio da Associação da Caixa.

“As atividades esportivas no ginásio da Associação da Caixa estão previstas para retornar a partir de março. Já a Copa APCEF, a previsão é que a realizemos no inicio do 2º semestre”, informou o diretor da APCEF, Martinho Ribeiro,

Outra possibilidade ventilada pelo presidente da Liga Maranhense de Basquete - LBM, Tito Lívio,  para dar  início a temporada master, logo em janeiro/fevereiro, é a antecipação, para tal período da Copa J. Alves, programada normalmente para março.  

Confira, com exclusividade. o calendário oficial de eventos do basquete master do Maranhão programado pela AVAB-MA


Fonte: AVAB-MA



De 2015 pra cá, só deu Turma Basquete no master.


Desde sua criação, em 2015, a Turma Basquete é a maior recordista de títulos master do Maranhão. Logo no primeiro ano de fundação, foi campeão da Copa Tainha na categoria 40+. 

Uma das primeiras formações da Turma em 2015.
 (Foto: Divulgação/Turma)


No ano seguinte, levou a Copa AABB 45+. Na qual seria tetracampeão invicto em 2019.



Turma 45+: Tetracampeão da Copa AABB
 (Foto: divulgação/Turma)


A escalada de títulos da Turma foi reconhecida nacionalmente em 2017, ao ganhar o Campeonato Brasileiro Master, em Maceió, na categoria 40+.



Turma 40+: Campeão  do Brasileiro Master, em Maceió.
 (Foto: divulgação/Turma)


Em 2018 a turma de  quarentões triunfou nas Copas Antônio Macieira, Jorge Barbosa  e Sidalina.



Turma 40+: Campeão da Copa Jorge Barbosa
 (Foto: norrau express)


Em 2019 não foi diferente, tornou-se tetracampeão da Copa AABB 45+, Campeão da Copa APCEF nas categorias 35+ e 45+. 
Conquistou ainda, um honroso 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Basquete Master realizado no Rio de Janeiro, no final do ano passado. 


Colocação essa, que na visão do pivô Marcio Pereira, da Turma, “teve um gostinho, no mínimo, de segundo lugar”.

De acordo com Marcio, a Turma do Maranhão tinha todas as condições de vencer a forte equipe do Paraná na semifinal do Brasileiro e chegar à final contra o Combinado Copacabana, mas perdeu por 5 pontos de diferença (82 a 87). 

Derrota essa que  que levou a equipe maranhense a jogar e vencer o Ceará (74 a 59), na disputa pelo terceiro lugar. "As bolas de 3 dos paranaenses fizerem a diferença no final. Sem falar que erramos muitos passes. Isso contribuiu demais para nossa derrota", lamentou o pivô maranhense.

De fato, a Turma tem motivos de sobra para comemorar! A temporada 2019 foi vitoriosa e a campanha da equipe no Brasileiro Master 2019, em especial, invejável. 


Concluiu a fase de classificação em primeiro do grupo, invicto3 jogos e 3 vitórias. Venceu o Rio de Janeiro (106 a 50), o Rio Grande do Sul (76 a 64) e o Ceará (75 a 55). Encerrou sua participação no evento com um saldo de 6 jogos e 5 vitórias.


Turma 45+: Terceiro lugar do Brasileiro Master no Rio de Janeiro.
 (Foto: divulgação/Turma)


Para o técnico da Turma Paulo Façanha a força do grupo reside no “comprometimento com os treinamentos e a forma séria na qual encara as competições”. 


Já para o pivô Alan Hass, o que faz a Turma tão vitoriosa está no próprio nome do time. “A Turma surgiu da união de amigos dentro e fora das quadras, que antes de tudo, amam o basquete, respeitam o técnico e fazem disso a nossa força”, pontuou Alan.


Confira a linha do tempo com a trajetória das principais conquistas da Turma Basquete de 2015 a 2019.




Infográfico : norrau.com 
 (Fonte: Turma)


Reportagem: Uerbet Santos

Fotos: Divulgação/Turma

Infográfico: norrau.com

Fonte de dados: Patrimônio/Turma