5/19/23

ÚLTIMA DO DIA - Definida a lista sêxtupla de advogados que disputarão vaga de desembargador do TJMA

Flávio Costa e Lorena Saboia tiveram mais votos

A seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) definiu, nesta quinta-feira (18), a Lista Sêxtupla de advogados que disputarão uma vaga de desembargador aberta no Tribunal de Justiça do Estado.

A OAB/MA fez história e, pela primeira vez, a advocacia foi ouvida diretamente e a paridade e as cotas raciais foram respeitadas. 

O dia começou com a sabatina aos 12 candidatos ao Quinto Constitucional votados pela advocacia maranhense. Cada qual teve dez minutos para se apresentar e depois respondiam uma pergunta sorteada pela Comissão de Direito Eleitoral. 

Presentes na plateia: conselheiros federais, seccionais, presidentes de subseções e membros vitalícios.

A votação foi dividida em etapas: na primeira, o Conselho escolheu dentre os três representante negros (2 homens e uma mulher). O mais votado foi o advogado Hugo Passos, que foi o primeiro nome escolhido para compor a lista sêxtupla, a ser enviada ao TJMA.

Na segunda e última etapa, respeitando a paridade, os conselheiros e presidentes vitalícios votaram em 03 mulheres e 02 homens. Os mais votados foram: Lorena Saboya Vieira Soares (53 votos), Josineile de Sousa Pedroza (51 votos), Ana Cristina Brandão Feitosa (44 votos), Flávio Costa (50 votos), Gabriel Costa (35 votos), e mais Hugo de Assis Passos (40 votos) atendo quesito cota racial. O processo foi encerrado com a homologação do Conselho Seccional.

Agora, os desembargadores do TJ-MA analisarão a lista sêxtupla e escolherão três para envio ao governador Carlos Brandão (PSB), que decidirá por um nome.

Lista Sêxtupla 

Lorena Saboya 53

Josineille Pedroza 51

Flávio Vinicius Costa 50

Hugo Assis Passos 40 

Ana Cristina Brandão 44

Flávio Vinicius Costa 50

Gabriel Ahid 35

Por Uerbet Santos / com informações da Assecom OAB-MA

Foto: Reprodução/Internet 

5/18/23

OAB-MA realiza sabatina com candidatos ao Quinto nesta quinta-feira (18)

12 profissionais da advocacia concorrem à vaga de desembargador do TJ-MA.



O Conselho Seccional da OAB-MA realiza nesta quinta-feira, dia 27 de abril, a partir das 9h, no auditório da casa com transmissão também pelo canal da OAB-MA no Youtube, a sabatina com os 12 profissionais da advocacia mais votados de maneira direta pelos quase oito mil advogadas e advogadas, no última terça-feira (16).

Eles formarão a lista sêxtupla dos candidatos ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça.

O trabalho será coordenado pelo presidente da instituição, Kaio Saraiva, que conduziu todo o processo eleitoral juntamente com o Conselho Seccional e com a Comissão Eleitoral trazendo inovação e transparência ao pleito.

Cada advogada e advogado, escolhido pela advocacia, terá dez minutos para fazer a sua apresentação e posteriormente responder aos questionamento dos Conselheiros Estaduais ou pela Comissão Eleitoral.

“Após essa etapa e finalizado o processo com os 12 candidatos, os conselheiros votarão para composição da Lista Sêxtupla, respeitando a paridade e as cotas raciais”, explicou o presidente Kaio Saraiva.

Uma vez formada a Lista Sêxtupla, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Maranhão, que estabelecerá um cronograma próprio para definição da lista tríplice e encaminhar ao governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, para a escolha do desembargador oriundo da advocacia maranhense.

Para Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA, a instituição fez história de forma democrática e responsável. “Garantimos a participação direta da advocacia, concretizamos a paridade e as cotas raciais. O que reflete em um processo democrático e transparente”, concluiu.

Da redação 
Foto: Reprodução/Internet 

5/17/23

ELEIÇÃO DO QUINTO - Após ficarem fora da lista duodécima no pleito anulado, Flávio Costa e Anna Graziela ressurgem das cinzas e entram no jogo

Ana Brandão foi a mais votada. Gustavo Sauaia foi o sexto entre os homens 



Em uma eleição marcada  por muitos relatos de advogados que não estavam conseguindo acessar o sistema de votação. O que gerou  muita desconfiança em grupos de advogados com a transparência do processo comandado pela OAB-MA, foram eleitos nesta terça-feira (16), os candidatos  (seis mulheres e seis homens), que irão compor a lista  duodécima para a sabatina do TJMA ao cargo de desembargador representante da advocacia do Quinto Constitucional. 

Ao ganharem uma sobrevida com a anulação da primeira eleição, os candidatos preferidos de grupos próximos ao governador Brandão, não desperdiçaram a chance e voltaram com força total para a disputa. 

Flávio Costa, por exemplo foi o mais votado entre os homens, com 3.165 votos. Anna Graziela, por sua vez, foi a terceira mais votada entre as mulheres, com 2.681 votos.

Por outro lado, Ana Brandão, confirmou ser a preferida da classe para o cargo, ao receber pela segunda vez, o maior número de votos (3.183). Com chances de ser a primeira  mulher eleita para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça  do Maranhão representando a advocacia em eleição direta e paritária no Quinto Constitucional.

Mesmo feito  que também  pode ser obtido por Lorena Saboya, 2ª melhor posicionada entre as mulheres em ambas as eleições. Nesta com 2.820 votos.

Já o candidato, Gustavo Sauâia,, mais votado entre os homens na primeira eleição anulada e 2° colocado no cômputo geral com  2.791 votos, desta vez foi o 6°entre os homens (1.628 votos), 12°da lista atual e por pouco não fica de fora da lista

O que demonstra uma clara inversão de papéis com a migração de boa parte dos seus votos obtidos no 1° pleito para Ana Graziella e Flávio Costa 

Este, apontado, por intrerlicutores do governo, como o próximo  desembargador do TJMA, escolhido pelo governador Carlos Brandão em uma lista tríplice a ele apresentada pelo TJMA.

Sabatina

Na próxima quinta-feira, 18, o Conselho Seccional da OAB/MA se reúne para sabatinar os mais votados e, então, votarem em seis candidatos, respeitando os critérios de paridade e de cotas raciais.


Confira a lista completa com os 12  candidatos mais votados  (seis mulheres e seis  homens)

1. Ana Brandão - 3.183 votos 
2. Flávio Costa - 3.165 votos 
3. Lorena Saboya- 2.820 votos 
4. Ana Graziela - 2.681 votos
5. Gustavo Vilas Boas - 2.588 votos
6. Gabriel Costa - 2.354 votos
7. Valéria Lauande - 2.101 votos 
8. Josilene Pedroza - 1.942 votos
9. Diego Menezes - 1.940 votos
10. Hugo Passos - 1.779 votos
11. Alessandra Belfort - 1.746 votos
12. Gustavo Sauaia - 1.628 votos

Por Uerbet Santos
Fotos: Reprodução/Web

POLÊMICA-Eleição do Quinto Constitucional pode ser novamente anulada?

Advogados denunciam falhas na plataforma de votação para desembargador.

Na contramão do que foi divulgado pela OAB-MA, em seu site,  sobre a consulta aos advogadas para escolha do representante da Ordem ao cargo de desembargador do Estado, onde garantiu que o pleito foi realizado com "rapidez, segurança e transparência", um grupo de advogados denunciou via WhatsApp, falhas na plataforma eleitoral, impedindo-os de votar.

Uma das mensagens  revela que "alguns advogados em Coroata foram cadastrados erroneamente em Codó e outros colegas de Caxias também foram cadastrados erroneamente em Buriticupu". Por isso, não conseguiram votar.


Em um outro trecho da mensagem o advogado relata que "outros colegas mesmo aptos a votar, não foram cadastradas, pois seus CPFs não constam na base de dados".

"Da eleição passada para cá, São Luís ganhou 2 mil votantes. Tudo isso é preocupante", alerta o reclamante.

Outo eleitor disse que digitou seu e-mail  várias vezes e a mensagem  que sai é  "Ao votar, declaro que estou de acordo  com os termos apresentados. Não foi encontrado nenhum nome correspondente ao CPF."

A OAB- MA disponibilizou durante a votação um suporte on line, via WhatsApp, para o orientar os eleitores  com problemas de incompatibilidade da plataforma com os seus respectivos navegadores  como o Edge, Safari e Mozila . 

"O acesso via o Google Crome funcional para a maioria dos votante", informou um dos integrantes do grupo.

Diante de tantas denúncias, causidicos estudam a possibilidade de fazer uma impugnação administrativa para o Conselho da OAB ou entrar na Justiça por meio de liminar e  pedir a anulação do pleito.

Sabatina

Tal ação, se concretizada,  pode impedir que na  próxima quinta-feira, 18, o Conselho Seccional da OAB/MA se reúna  para sabatinar os mais votados e, então,  não votarem em seis candidatos, mesmo respeitando os critérios de paridade e de cotas raciais.


Da redação 
Foto: Reprodução/Internet

5/16/23

OAB-MA - Decano da advocacia maranhense prestigia eleição do Quinto Constitucional

O advogado Valeriano Américo tem 100 anos e esta há quase 70 em atividade



PRESIDENTE DUTRA - Por todo o dia desta terça-feira (16), trancorre a consulta à advocacia maranhense para a composição da lista duodécima que sera sabatinada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJMA),  para escolha do desembargador do Quinto Constitucional.

Em meio à onda de denúncias que envolvem o suposto favorecimento por parte da direção da OAB-MA à canditura de Flávio Costa, preterido pelo governo e a distribuição de cargos na Assembléia Legislativa e no Governo do Estado para  alguns membros da diretoria e do  conselho da Ordem e a seus familiares,  um momento de exercício pleno de civilidade e democracia foi registrado na subseção da OAB em Presidente Dutra.  

O fato foi protagonizado pelo advogado Valeriano Americo, de 100 anos de idade e inscrito como membro (N° 163-P), há quase 70 anos (14/05/1954)

O decano fez questão de ir pessoalmente à subseção de Presidente Dutra registrar seu voto, à caráter (palitó e gravata), mesmo com a opção do voto online.

De acordo com o presidente da subseção  da OAB de Presidente Dutra, Eder Lima, "a presença do Dr. Valério nos eventos da OAB e uma constante. Principalmentente naqueles maiores como palestras, posses e eleições".

Atuante, chegou cedo na subseção para votar e evitar o ocorrido na eleição anterior do Quinto Constitucional anulada.

Por esquecimento de sua filha, chegou no local de votação, cinco minutos antes do horário final (17h) e no momento do seu voto, o sistema travou impedindo-o de exercer seu direito democrático ao voto.


"Estou muito chateado por não  encontrar meus colegas aqui na subseção prestigiando a eleição do Quinto Constitucional", disse o Dr. Valeriano, que  dos anos 1970 a 2000 era uma espécie de faz tudo da advogacia, característica dos profissionais da região e depois passou a atuar com mais ênfase no Direito Familiar, realizando divórcios, inventários  entre outros serviços desse segmento.

Por Uerbet Santos
Foto: Subseção OAB-Presidente Dutra

5/15/23

Quinto Constitucional movimenta bastidores pela vaga de desembargador

Ana Brandão  e Gustavo Sauáia foram os mais votados na eleição anulada.



Observado por muitos como uma das campanhas mais eficazes da eleição do Quinto Constitucional, o advogado Gustavo Sauáia adotou a estratégia da discrição nessa campanha.

Discrição que foi fundamental para conseguir ser, na primeira fase que foi cancelada, o coadjuvante neste processo.

Ana Brandão, também, teve uma campanha exitosa, construída em longo tempo através de visitas a escritórios de advocacia pelo estado.

Ambos foram os mais votados e tiveram destaque não somente no meio jurídico e da magistratura, como no meio político.

Com a nova consulta aos advogados que vão escolher o próximo desembargador pelo Quinto Constitucional, Sauáia e Ana Brandão intensificaram visitas a escritórios de advogados em São Luís, além de viagens intensas ao interior, principalmente onde há as Subseções da OAB (sedes regionais).

Relembre

A última eleição para escolha de 12 nomes entre os advogados para ocupar a Vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão pela advocacia foi realizada em 24 de abril.

Nela, a advogada Ana Brandão foi a mais votada entre as mulheres, com 3.099 votos. Em segundo lugar na lista geral e em primeiro entre os homens, Gustavo Sauáia, com 2.791 votos.

A eleição foi cancelada depois e de a OAB constatar, após denúncia de um advogado, que alguns que estavam impedidos de votar puderam exercer o direito a voto. A nova eleição está marcada para o terça-feira (16).

Fonte: Blog do Neto Ferreira 
Foto: Reprodução/Internet