1/03/13

EUNÍCIO OLIVEIRA ELEITO O SENADOR Nº1 DO BRASIL



Pela primeira vez um senador cearense é considerado
o melhor do Brasil  no Congresso Nacional
Eunício Oliveira o melhor senador do Brasil 


”Estou na vida pública para trabalhar pelo povo pobre do meu Estado, e por nenhum outro motivo. Esse  foi o compromisso que fiz comigo mesmo e com Deus”.  Essas foram as palavras do Senador Eunício Oliveira  em entrevista  concedida  hoje na bancada do Programa Direto da Redação ( TV Cidade de Fortaleza) , quando perguntado  sobre quais pontos que fizeram a diferença para ele ser  considerado o Senador mais atuante no Congresso Nacional pela Revista Veja  com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon).

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ficou em 1º lugar no ranking, o único com nota 10 entre os senadores avaliados nos nove eixos de atuação, disse que sempre se  doou totalmente naquilo que faz. “Depois que me realizei no campo pessoal, financeiro e social, resolvi me afastar do meu Grupo de 17 empresas, para me dedicar integralmente  a causa pública”.  Destacou  ainda foram determinantes  para  sua escolha, o fato de nunca ter faltado a uma sessão no Senado, a sua participação pró-ativa  na aprovação do  Novo Código Florestal e o apoio a emenda que determinou o voto aberto para perda de mandato de deputados e senadores.

CAMPANHA CONTRA O VETO DA PRESIDENTA DILMA

Sobe o assunto da  igual distribuição  dos  royalties do petróleo para todos os Estados do Brasil,  disse que vai fazer campanha contra o veto da Presidenta Dilma e comparou esse plus que todos os Estados terão como a “ janela da esperança”  para resolver de uma vez por todas o problema da educação no Brasil.  Já  que  essa verba quando compartilhada  será, segundo a Presidenta Dilma, destinada em toda sua totalidade para a área da educação.

SUCESSÃO GOVERNAMENTAL EM 2014

O homem que  entra na vida pública e não tem o sonho de ser governador do seu Estado não merece  o voto da sua gente”, citando as palavras do presidente  Tancredo Neves,  Eunício  disse que sim, tem o sonho de governar seu Estado,mas que esse assunto ainda é muito prematuro para ser tratado. “ a prioridade agora para 2013 é  focar na tentativa de derrubar o veto parcial da presidente Dilma Rousseff  ao projeto dos royalties do petróleo em fevereiro  e continuar trabalhando no Congresso  para diminuir as desigualdades  sociais no Ceará”, concluiu.

1/02/13

POSSE DO NOVO PREFEITO DE FORTALEZA


No apagar das luzes  a prefeita dá  a volta por cima

e passa o cargo para Roberto Claúdio


Ladeada por Roberto  Cláudio (prefeito) e Gaudencio Lucena (vice-prefeito),
 Luizianne Lins fez a transmissão do cargo para ambos.


Contrariando a tudo e a todos, a então prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, passou ontem no Passo Municipal, o cargo ao novo prefeito eleito, Roberto Cláudio e para o vice-prefeito, Gaudencio Lucena.   A expectativa da presença ou não de Luizianne na solenidade aumentou nos últimos dias, principalmente depois de a prefeita, no último dia 19, ter reunido a imprensa em uma coletiva onde anunciou que " por falta de garantias não faria o  Réveillon de Fortaleza". Evento esse, considerado um dos marcos da administração da petista.  Tal postura causou um clamor popular de insatisfação, mas numa resposta imediata, o Governador Cid Gomes, tomou as " rédeas"  do evento e fez o Réveillon da Solidariedade com a participação de vários artistas locais, regionais, nacionais e internacionais. que arrecadou 69 toneladas de alimentos e água para 21 municípios cearenses vítimas da seca.

Outras ações de final de mandato de Luizinne Lins que também contribuíram para aumentar o clima de incerteza sobre sua presença para "passagem do bastão" à Roberto  Cláudio. A principal delas foi a tentativa de impugnação da chapa vencedora de Roberto Cláudio sobe a alegação de compra de votos, o que caraterizaria o crime eleitoral.  Os últimos atos da prefeita,como a licitação do transporte coletivo e a concessão de prédios e espaços públicos (a exemplo do  Estoril)  para os grupos mais próximos a prefeita, também aumentaram os rumores sobre a participação de Luizianne da transmissão do cargo à Roberto Cláudio. 

Mas, o estopim da discórdia considerado  pelos especialistas de plantão como um presente de grego, foi o aumento no preço dos transportes coletivos de Fortaleza , que agora vai custar R$ 2,20  o que prejudica sobre maneira a implementação do bilhete único, promessa de campanha de Roberto Cláudio.
Mesmo assim, diante de tantos fatos e atos que indicavam o descontentamento da prefeita diante da derrota nas urnas, Luizianne compareceu à solenidade e conduziu, de forma exemplar e democrática, a transmissão do cargo ao novo prefeito. Era o mínimo que se esperava daquela que por oito anos comandou o destino de Fortaleza.


Por Uerbet Santos