5/11/18

No dia mundial - Vá de Bike ao Trabalho - conheça projetos que incentivam o uso da bicicleta como instrumento de sustentabilidade

Um desse projetos é de autoria do jornalista Uerbet Santos. Trsta-se do BicicleTV. A via sustentável da notícia. Uma iniciativa de jornalismo sustentável  que utiliza a bicicleta como fonte da redução de gases poluentes na atmosfera das cidades
Confira  o projeto no canal BicicleTV no YouTube

Vá De Bike ao Trabalho! Campanha é nacional e tem o objetivo de mobilizar organizações e pessoas para o uso da bicicleta como meio de transporte urbano


De Fortaleza a Curitiba, de Cuiabá a Vitória, cidadãos e empresas de vários cantos do país realizam nesta sexta-feira (11), diversas ações  para mostrar que andar de bicicleta pode ser mais do que uma opção de esporte e lazer.

Este é o objetivo da Bike Anjo que, com sua rede de voluntários, vem ajudando as pessoas a andar de bicicleta ou traçar rotas e itinerários mais seguros.

E por que não começar pelo trajeto até o trabalho? Desde 2013, a rede Bike Anjo incentiva organizações e indivíduos a participarem do Dia de Bike ao Trabalho, na segunda sexta-feira do mês de maio.

Cafés da manhã nas empresas, oficinas de bicicleta nas ruas, pit stops informativos e palestras no local de trabalho são algumas das ações de apoio ao uso da  bicicleta organizados anualmente.

Cafés da manhã para ciclistas
Este ano, a Bike Anjo  oferece um café da manhã para os funcionários do aeroporto internacional de Vitória (ES), que acaba de ser reformado, com direito à oficina de pequenos reparos em bicicletas e dicas de segurança.

Em São Paulo, o prédio Victor Malzoni, onde funciona a sede da Google, vai promover um café para 200 ciclistas, com distribuição de kits para bicicleta.

A administração pública também se mobiliza. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fará uma mobilização para incitar os servidores a irem de bicicleta até a esplanada e participarem do evento Café sobre Rodas, com café e palestra para os ciclistas e interessados a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Servidores  que já utilizam a bike para ir ao Ministério vão responder às perguntas dos futuros usuários.

A prefeitura de Fortaleza, conhecida por suas políticas de apoio à mobilidade por bicicleta, espalhou tendas com café da manhã e oficinas de reparo de bicicletas por toda a capital, a partir das 5h30h da manhã desta sexta-feira.

Empresas como a Tembici, que opera o sistema de compartilhamento de bicicleta em várias cidades do país, também participam da campanha, com a distribuição de códigos de desconto de uso diário através das suas redes sociais (Facebook e Instagram).

O Carrefour em São Paulo organiza palestra para funcionários, orientando sobre como se locomover de forma segura na cidade, e café da manhã para quem for de bike.

A partir das 9h às 13h, a Bike Anjo organiza no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o evento  “De Bike ao Trabalho 2018 - A Bicicleta pela Saúde em SP”, em que representantes de empresas privadas, do governo municipal (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo) e as principais organizações do movimento de mobilidade urbana sustentável vão discutir sobre como integrar a bicicleta às políticas de mobilidade urbana e saúde.

No evento, ocorre a premiação das empresas vencedoras do “Prêmio SP De Bike ao Trabalho”, promovido pela Bike Anjo e o Instituto Ethos.

Aproveite também esse dia para conhecer projetos que incentivem o uso da bicicleta como instrumento de sustentabilidade.

Como é o caso do projeto de jornalismo sustentável BICICLETV, do jornalista Uerbet Santos, em Fortaleza- Ceará. 

Confira  o projeto no canal BicicleTV no YouTube 


Por Uerbet Santos 

(Com informações de Mobilize Brasil)

Foto: Divulgação/norrau.com

Mais informações:

Evento “De Bike ao Trabalho, a bicicleta pela Saúde em SP” 

Prêmio De Bike ao Trabalho 2018


5/09/18

ELEIÇÕES 2018 - Encerra hoje o prazo para o eleitor transferir, atualizar ou emitir o titulo eleitoral

Pela Lei eleitoral, esses servicos só poderão ser realizados até 151 dias do pleito ou seja nesta quarta-feira (9).

Encerra hoje (9), o prazo para o eleitor regularizar sua situação eleitoral e ficar apto à votar nas eleições 2018.

No Fórum Eleitoral da Cohama, em São Luís do Maranhão, por exemplo, a fila é extensa e se formou desde a 1h da madrugada.

Caso o eleitor não consiga regularizar sua situação até as 19h de hoje, só podera fazê-lo após as eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) orienta o eleitor que antes de ele se dirigir a uma unidade de atendimento e enfrente filas desnecessárias, acesse o site do TRE do seu estado e verifique sua situação eleitoral. (www.tre-ma.jus.br).

Para isso, basta entrar na plataforma e fazer uma consulta (menu serviços ao eleitor, situação do eleitor) e após inserir seu nome completo, data de nascimento e seus dados, tem acesso a todas as informações sobre sua vida eleitoral.

Caso o eleitor não consiga regularizar sua situação até as 19h de Hoje, só poderá fazê-la  após as eleições.

Outras informações no fone: 0800 098 500

Uerbet Santos (Da redação)
Foto: Divulgação/Internet

5/08/18

SAMPA É DEZ


Sampaio Basquete vence Uninassau por 10 pontos de diferença (73 a 83) e decide vaga na final em casa.


Com um duplo-duplo a chilena Ziomara fez a diferença  contra as pernambucanas


Quando a pivô Ziomara acertou a primeira bola de três pontos do Sampaio, e do jogo, aos 30 segundos do primeiro quarto, não sabia, mas estava iniciando ali, uma de suas melhores atuações defendendo o tricolor maranhense na edição 2018 da NBF CAIXA.


Contratada logo após a virada do ano, a chilena, Ziomara Morrison, pegou o bonde andando, mas sua experiência internacional, com passagens pelo basquete europeu e WNBA, logo se fez presente em quadra.

A chilena se adaptou facilmente ao estilão de jogo da equipe boliviana, melhorando jogo a jogo e decisiva nos playoffs. 

Na partida desta terça-feira (8) frente a Uninassau-PEl foi destaque com um duplo-duplo (23 pontos e 10 rebotes). 

Do lado das pernambucanas a pivô Gil também alcançou uma marca expressiva (20 pontos e 8 rebotes).

Com uma média de 4/5 pontos de diferença por quarto, o Sampaio Basquete se manteve sempre à frente e venceu os dois primeiros quatros (15 a 19) e (13 a 18).

No terceiro período o Uninassau reagiu e venceu por quatro pontos (20 a 16). 

Pouco, para quem jogava com apoio da torcida e já amargava duas derrotas para o mesmo Sampaio na fase classificatória da LBF.

No último quarto, o Sampaio manteve o ritmo, ganhou por 25 a 30 e venceu a partida por dez pontos de diferença (73 a 93).

O Próximo clássico nordestino entre maranhenses e pernambucanas será ás 15h do próximo domingo (13), no ginásio Castelinho, em São Luís do Maranhão. 

Caso vença, o Sampaio faz a final com a equipe vencedora da outra semifinal, disputada entre Blumenau-SC e Vera Cruz Campinas. Este vence a série por 1 a 0.

Por Uerbet Santos 
Foto: Captura de Imagem SporTV



AGENDA CIDADÃ - Deputado Edivaldo Holanda fala com o Dino sobre Projeto de Lei de sua autoria que corrige os desvios de conduta dos distribuidores de combustíveis


Com a sansão, o PL prevê punição com multas e perda do registro de ICMS dos proprietário de distribuidoras de combustíveis nos órgãos públicos estaduais.




O deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) será recebido nesta manhã de terça-feira (8) no Palácio dos Leões pelo Governador Flávio Dino (PCdoB).

Na pauta, entre outros assuntos, a sanção do seu Projeto de Lei nº 246/2017, (publicado no Diário da Assembleia Legislativa, edição de 20 de setembro de 2017).

O PL prevê punição aos postos de combustíveis que fraudarem a medição da bomba, aumentando o valor cobrado do consumidor.

Segundo o parlamentar, “Essa prática [de fraude metrológica], é fruto de denúncias já divulgadas na impressa nacional e não só acontece na capital e nos munícios maranhense, é comum em todo território brasileiro”. 

De acordo com diligências realizadas em postos de combustíveis que adotam essa prática fraudulenta, foi comprovado pelo o Instituto de Pesos e Medidas, que o crime consiste, na maioria dos casos, na troca de componentes das placas eletrônicas das bombas de combustíveis, que mostram um volume maior do produto do que a realmente colocada no tanque do veículo.

“Além de multas, a Lei prevê a cassação da eficácia do registro do ICMS dos órgãos públicos estaduais dos donos das empresas de combustíveis e demais sócios, caso os tenha”, explicou o parlamentar. 

AGENDA 2


No final da tarde desta terça-feira (8) , o governador Flávio Dino  sansiona Projeto de Lei,  também de autoria do parlamentar, que instituiu  o Dia Estadual do Jovem Cristão Assembleiano 

Por Uerbet Santos (Da redação) 
Foto/Divulgação/internet