4/30/21

MEMÓRIA - Conheça um pouco da história do caldeireiro baiano que fez de São Luis seu porto seguro

Everaldo Bonfim dos Santos faleceu  neste domingo (25), vítima de Covid-19



Na minha trajetória de vida conheci todo tipo de gente. Não fora eu, um contador de histórias, enquanto jornalista, talvez  esse convívio com pessoas diversas não  fora importante.

Mas, quis o destino que eu  voltasse meu olhar  para o mundo e para as criaturas que nele habitam, em especial, os humanos.

Um desses urbanoides é o saudoso amigo Everaldo Bonfim dos Santos,  conhecido carinhosamente como Sapato. Negro. Grande no tamanho (1,90m) e de coração. 

Encanador Industrial e depois caldeireiro, trabalhou, por décadas, nas plataformas da Petrobras pais à fora. 

Em uma dessas jornadas, saiu da Bahia para São Luís e na Ilha do Amor conheceu Cleonice, fez morada e com ela viveu por 17 anos.

Lembro-me das tardes nas quais, em meio a sua tradicional pescaria na Beira Mar, Sapato contava-me sobre suas peripécias na sua pacata cidade natal, Candeias-BA.

Lá, em sua narrativa, fez três filhos,  história e o que nos tornou próximos: AMIZADE. 

Um desses filhos, faleceu um dias antes da sua partida, sem que Sapato soubesse da perca.

Sua fala mansa, mas grave, envolvia e impunha respeito. Seu carinho com os netos e com a família era cativante. 

Não há como esquecer os churrascos  no quintal da sua casa aos domingos e o  suculentofeijão feito por ele, sua marca registrada.

Da sua companheira, Cléo, registrei a incansável busca pela recuperação do marido. Nessa via crucis pelo Sistema Unico  de Saúde, a sua amada, esqueceu de si.  

A dor do joelho, que a atormentava,  parecia não existir, frente ao desafio de encarar a dor do cancer que consumia seu marido.


Ela, a Dama de Ferro. Ele, o Homem de Ferro que venceu um câncer no intestino,  mas, por orgulho, perdeu para o câncer de próstata.

Não bastasse isso. Um golpe final tirou o ar do seu pulmão: pegou Covid-19. Sem ar, sem mar, sem enterro, sem chão. Sem um último olhar, sem um adeus, foi-se então.

Vai sapatear no céu amigo, pois aqui o sapato tá apertado e o calo tá doendo sem você!!

Everaldo Bonfim dos Santos
* 13.04.1949 + 25.04.2021

Servico:




Por Uerbet Santos 
Foto: Arquivo pessoal de Cleonice 


4/28/21

Com grande atuação, FlaBasquete vence o Mogi por 109 a 79 e larga na frente nos playoffs do NBB

Yago, com 19 pontos e 11 assistências, foi o destaque do primeiro jogo das quartas de final da competição



No primeiro jogo das quartas de finais do NBB, o FlaBasquete teve uma excelente exibição e venceu o Mogi por 109 a 79 na tarde desta quarta-feira (28), no ginásio do Maracanãzinho, largando na frente nas quartas de final da competição. 

O destaque da partida foi Yago, com 19 pontos e onze assistências.

 Raio X do jogo
Os primeiros pontos do Flamengo no primeiro quarto foram marcados por Yago, numa jogada de infiltração. 

A equipe de Mogi, com um bom início de período, convertia os pontos no ataque e assumia a liderança no placar. 

Devido a um problema técnico no cronômetro, o jogo ficou paralisado por alguns minutos. 

Na volta, Yago e Lucas Martinez acertaram duas bolas de três para o Mengão, que passou à frente no marcador. 

Jhonatan Luz também mostrou que estava com as mãos calibradas e converteu mais duas pra três pontos. O Orgulho da Nação terminou o quarto na frente: 32 a 23.

No início do segundo período, Marquinhos fez bela jogada individual e cravou mais dois pontos. Logo em seguida, o camisa 11 do Mengão arremessou pra três e converteu.

Hettsheimeir também tentou de bem antes da linha de três e a bola entrou. O time rubro-negro trabalhava bem as jogadas de transição para o ataque e era preciso nas bolas de três, aumentando ainda mais a vantagem no marcador: 56 a 39.

No retorno do intervalo, Mogi voltou mais ligado e reagiu no placar. Mas o Orgulho da Nação continuava se impondo em quadra e não permitia que o time paulista encostasse. 

Muito bem na partida, Marquinhos se destacava no ataque rubro-negro, convertendo pontos importantes. 

No momento onde o Mogi esboçava uma nova reação no jogo, Hettsheimeir e Yago acertaram uma sequência de bolas de três, que fizeram o Rubro-Negro deslanchar no marcador e abrir uma vantagem de 30 pontos: 88 a 58.

No último quarto, o técnico Gustavinho rodou a equipe rubro-negra e colocou a garotada, que mantiveram a alta intensidade e deram um show em quadra.

Competente no ataque e na defesa, além do ótimo aproveitamento nas bolas de três, o Orgulho da Nação teve mais uma grande atuação coletiva e venceu a partida com tranquilidade por 109 a 79.  

Destaques
Yago – 19 pontos e 11 assistências;
Marquinhos – 18 pontos;
Hettsheimeir – 17 pontos;
Leo Demetrio – 10 pontos.   

Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (30) para encarar novamente o Mogi, às 20h, no Maracanãzinho, pelo segundo jogo das quartas de final do NBB.

Por Uerbet Santos com informações de Rômulo Paranhos/FlaBasquete.
Foto: Paulo Reis/CRF

Flamengo encara o Mogi em busca de uma vaga na semifinal do NBB a partir desta quarta (28)

Invicto em 2021, Orgulho da Nação busca o heptacampeonato jogando em casa, no Maracanãzinho



A partir desta quarta-feira (28), o FlaBasquete inicia a caminhada nos playoffs do NBB. Contra o Mogi, o Rubro-Negro busca a classificação para as semifinais da competição na série melhor de três.

O primeiro confronto acontece às 17h, no ginásio do Maracanãzinho, com transmissão ao vivo da ESPN.

Na sexta-feira (30), as duas equipes se reencontram às 20h, novamente no Rio de Janeiro, e na tela do Dazn.

Líder na fase de classificação do campeonato, o Mais Querido garantiu a participação direta nas quartas de final.

O adversário saiu do confronto de oitavas contra a Unifacisa, decidido no terceiro jogo  no último domingo.

O treinador bicampeão do NBB, Gustavo De Conti, falou sobre a expectativa de uma série equilibrada.

“Mogi tem uma equipe muito tradicional, com ótimos resultados em NBB sempre, vai muito bem na pós-temporada, tem jogadores muito experientes, vitoriosos... além disso, é uma equipe fisicamente muito boa também. São atletas grandes, fortes, versáteis, capazes de fazer várias posições, é um time muito bem organizado. Acho que vamos ter uma grande série”, analisou o técnico, citando a boa fase do Rubro-Negro.

“É claro que o Flamengo vem de um momento muito bom de vitórias, do título da Champions, mas o que passou não quer dizer nada. Precisamos construir tudo de novo para podermos ter bons resultados para frente e estamos muito cientes disso, treinando e nos preparando da melhor forma para passarmos dessa fase e tentarmos chegar na semifinal”, garantiu.

O FlaBasquete está invicto em 2021, com 26 vitórias no ano. No NBB, foram 17 consecutivas na temporada regular e a melhor campanha da história da competição.

Em 30 partidas, o Mais Querido conseguiu 28 triunfos, alcançando o aproveitamento de 93,3%. Tendo conquistado o Estadual, a Copa Super 8 e a Champions League das Américas, a equipe busca o heptacampeonato brasileiro como última missão da temporada.


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).


Por Uerbet Santos com informações de Helena Petry/FlaBasquete
Foto: Divulgação/FlaBasquete 

4/26/21

Tubarão, nada, nada e morre na praia; Ituano canta de galo no duelo

Palmira, com 22 pontos, foi o principal destaque da partida. 



Em mais um jogo disputado até o fim, o Ituano Basquete derrotou o Sampaio Basquete por 74 a 68, nesta manhã de domingo (25), no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP).

Palmira foi a melhor anotadora ituana, com 22 pontos em 33 minutos. Com 18 de eficiência, a veterana levou o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. 




Palmira destacou a coletividade do grupo. "Elas têm me deixado sempre em boa posição. Sempre que ganho uma premiação individual, temos que falar do grupo, porque é um grupo que está crescendo coletivamente e está melhorando gradativamente".


No entanto,  a cestinha do duelo foi a pivô tricolor Gil, que marcou 26 pontos, 7 rebotes e teve 25 de eficiência.

A pivô da Bolivia Querida falou que do primeiro jogo para o atual a equipe  evoluíu muito. "Tivemos alguns ajustes e funcionou em partes. Nossa equipe peca um pouco nos apagões no decorrer dos jogos; passamos um tempo sem pontuar".

Gil também alertou sobre o hiato de pontos do Sampaio na partida.

"Hoje, [Domingo]  passamos quase 4 minutos sem pontuar e isso não pode acontecer, porque pode nos custar o resultado positivo".

A cestinha do confronto falou também sobre a o equilíbrio entre as equipes nessa temporada.
 
"Esse campeonato está equilibrado demais, acredito que a LBF mais equilibrada nesses 10 anos. Então, os pequenos detalhes fazem toda a diferença".

Sobre a evolução da equipe, Gil  disse que 
 Ficou  com fiquei feliz pelos bons  momentos bons que tiveram no jogo e ratificou sua confiança no grupo. "Estou, feliz também pela nossa luta. Acredito demais nesse grupo e tenho certeza que iremos colher bons frutos lá na frente", concluiu a experiente pivô boliviana.

Outros nomes do jogo foram Leticia Josefino, que veio bem do banco para somar 14 pontos para o Ituano em 18 minutos e as bolivianas Débora e Jeanne, que anotaram outros 14 pontos cada.



O galo segue firme na briga pela primeira posição da temporada. Divide a ponta com o Vera Cruz Campinas, com quatro vitórias em cinco jogos, mas fica atrás pelo saldo (39 a 26). 

As duas equipes paulistas se enfrentam na quinta-feira (29/4, 19h30, LBF LIVE).

Mas, fiquei feliz pela nossa evolução e pelos momentos bons que tivemos, feliz também pela nossa luta. Acredito demais nesse grupo e tenho certeza que iremos colher bons frutos lá na frente.”


Próximos jogos

O Ituano Basquete enfrenta na quinta-feira (29, 19h30, LBF LIVE) o Vera Cruz Campinas, em casa, no tira-teima dos líderes.
O Sampaio Basquete volta para São Luís, onde encara o Santo André/Apaba no sábado (1/5, LBF LIVE), às 17h30 (horário de Brasília).

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.



Por Uerbet Santos
Fonte: LBF
Fotos: Juca Ferreira/Ituano Basquete