4/09/19

FEITO HISTÓRICO: Carcará pega, mata e come o Paulistano, atual campeão do NBB e avança para as quartas de final contra o Mogi



Foto/montagem: Divulgação/Ceará Basquete

O Basquete Cearense está nas quartas de final do NBB CAIXA. Na noite desta terça-feira, o Carcará venceu o Jogo 2 da série de oitavas de final contra o atual campeão Paulistano/Corpore, em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 84 a 74, e selou sua classificação às quartas para enfrentar o Mogi das Cruzes/Helbor.



“Era um playoff ‘impossível’. Muitos acharam que só tínhamos ido bem no Jogo 1 por estar em casa e tinha certeza que essa série teria Jogo 3. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Até chorei, é uma sensação indescritível. Por tudo que passamos, merecemos essa classificação. Estou muito feliz”, disse o técnico do Basquete Cearense, Dannyel Russo.

O triunfo do Carcará veio através de um jogo coletivo para lá de eficiente. Foram cinco atletas pontuando em dígitos duplos: Felipe Ribeiro (17 pontos), Paulo Lourenço (15), Paulinho Boracini (12), Bruno Fiorotto (11) e Rashaun (10).



Último quarto arrasador


Mas o destaque ficou por conta da atuação no último quarto, em que venceu a parcial por incríveis 38 a 21. Depois de fechar o terceiro com sete pontos atrás (53 a 46), o time do técnico Dannyel Russo cresceu na hora certa e foi amplamente superior nos dez minutos finais.

Com tamanha aplicação na defesa, o Carcará conseguiu a virada na metade da parcial final, através de duas bolas de 3 praticamente seguidas de Felipe Ribeiro (58 a 57), que por sua vez entrou zerado no último quarto e registrou todos os seus 17 pontos na parcial.

Depois que tomou a ponta do placar, o Basquete Cearense soube se segurar muito bem na ponta do placar e, novamente, Felipe Ribeiro apareceu novamente e acertou mais um arremesso de 3 pontos, este para colocar uma diferença decisiva de sete pontos no placar restando menos de três minutos para acabar a partida (68 a 61).

“Conseguimos brecar o ritmo de jogo do Paulistano. Viemos aqui respeitando eles. A gente sabia que se ‘abrisse fogo’ contra eles seria muito pior para nós. Fizemos um jogo muito psicológico, seguramos a bola, atacamos com responsabilidade e por isso merecemos a vitória”, analisou Felipe Ribeiro.


Felipe, por sua vez, é um dos personagens mais emblemáticos desse feito do Carcará. O jogador, de 39 anos, está no Basquete Cearense desde o início do projeto e está em sua sétima temporada pela equipe – jogou um ano no Pinheiros no meio dessa trajetória. Nesse período, se firmou como ídolo local.

Curiosamente, antes de ir para o Carcará, Felipe atuou por três temporadas justamente no Paulistano. Mas, durante sua trajetória no time nordestino, o experiente ala/pivô sofreu três eliminações para o ex-clube nos playoffs do NBB CAIXA.

Agora, a história ganhou um outro desfecho, e o ídolo do Basquete Cearense venceu o playoff contra o CAP, que é nada menos que o atual campeão nacional.

“É um momento mais do que especial na minha carreira e na minha vida. O Paulistano é o meu ex-clube, que eu adoro e tenho muito respeito. Mas, por outro lado, eu passei por aquelas três eliminações para eles nos playoffs. Lembro bem daquela bola do Elinho (Jogo 5 das oitavas do NBB CAIXA 2012/2013), lembro do chute errado do Duda (Jogo 5 das oitavas do NBB CAIXA 2016/2017).

Poder dar a volta por cima nessa fase da minha carreira, como um dos líderes da equipe, em uma temporada que o time quase não disputou o NBB, é muito bom. Me faltam palavras para descrever meu orgulho por fazer parte disso”, declarou Felipe.


Entrou para a história


A classificação sobre o Paulistano colocou o Basquete Cearense na história do NBB CAIXA. A equipe se tornou a primeira em todos os tempos do campeonato a eliminar um atual campeão nas oitavas de final – sem perder nenhum jogo.


Próximo Jogo: 

Agora, o adversário do Basquete Cearense nas quartas de final será o Mogi das Cruzes/Helbor, quarto colocado na fase de classificação do NBB CAIXA. A série terá início na próxima segunda-feira (15/04), em Fortaleza (CE).

(Da redação)
Fonte: Site oficial do NBB CAIXA 2019 - www.lnb.com.br
Foto:  Divulgação/Ceará Basquete