4/28/23

JUBs Praia mobiliza Justiça Desportiva Universitária

A Comissão Disciplinar julgou atos de infração disciplinar cometidos por atletas e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária julgou um recurso.




A edição 2023 dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, realizada em São Luis do Maranhão, até este domingo (30), movimenta cerca  de 1.600 atores. 


São atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.

Dentre eles um grupo tem papel fundamental na bom andamento  disciplinar da competição. 


Trata-se da Comissão Disciplinar, órgão  da Justiça Desportiva Universitária.


Entre outras atribuições os advogados  que integram a comissão,  esta composta por um procurador, um defensor e cinco auditores, são responsáveis pela denúncia,  processo e julgamento dos conflitos desportivos  durante o evento, assim como julgam os fatos denunciados na competição, o que fazem em primeira instância. Quando ocorre recurso,  o STJDU (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julga em última instância.


Na noite desta quinta-feira (27) e na manhã desta sexta-feira (28), no Blue Tree Hotel, a Comissão Disciplinar  se reuniu para julgamento das demandas existentes.

Na composição da Comissão Disciplinar, presente nos julgamentos, o presidente Marcel Campos, o procurador Lucas Pecegueiro, o defensor Marcelo Furtado e os auditores Clemes Lima, Andre Gonçalves , Cayro Alencar e Francisco Tavares.


Na pauta, o julgamento de atos de infração disciplinar cometidos por atletas e técnicos.


Umas dessas ações, em face das decisões proferidas pela Comissão Disciplinar, gerou recurso ao STJDU, a última instância do Justiça Desportiva Universitária, o qual, em tempo hábil, julgou tal recurso, possibilitando a continuidade e o bom andamento dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia



"Em campeonatos de tiro curto, como JUBs Praia, havendo necessidade de manifestação da Justiça Desportiva, esta tem que se posicionar rapidamente, para que os jogos não fiquem parados por muito tempo, sem prejuízo da competição, vez que existem casos de classificação de equipes/atletas, além de situações de natureza emergencial” pontuou o presidente  do STJDU e especialista em Direito Desportivo Empresarial, Haroldo Soares.


Haroldo Soares falou ainda sobre a pluralidade e a qualidade dos membros do Superior Tribunal. "O STJDU é composto por advogadas e advogados de todas as regiões do país, órgão plural, possibilitando a apreciação das demandas por diversos auditores, todos com larga experiência no Direito Desportivo",  destacou


O Procurador Geral da Justiça Desportiva Universitária, Eduardo Dualibe informou  que o termo que rege a Justiça Desportiva está  previsto no artigo 217 da Constituição Federal o qual prevê que "qualquer matéria que  envolva disciplina e regulamento de competição, deve ser exaurida pela Justiça  Desportiva, antes de chegar ao Poder Judiciário".

Sobre o papel  da Justiça Desportiva, enquanto ferramenta de transformação  social, o procurador  foi enfático  em afirmar  que "a atuação dos auditores  na Justiça Desportiva  faz  com que atletas, dirigentes e demais participantes das competições  tenham uma forma de conduta adequada.


Com isso, o desporto alcança seu objetivo maior, que não é só formar atletas, mas  cidadãos. Pois é dentro do esporte  que você absorve valores e forma o caráter. 


Como por exemplo,  aprender a ganhar ou perder, superar obstáculos, enfim, toda sorte de situações que vão moldar  sua personalidade na convivência com outros atores da sociedade", concluiu.


Saiba os membros que compõem o Pleno do STJDU


Confira os membros da Comissão Disciplinar dos JUBs Praia 2023




Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/STJDU

AGORA - OAB/MA decide realizar nova consulta à advocacia para o Quinto Constitucional

A eleição será no próximo 15 de maio.


    
O presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, com apoio do Conselho Seccional, anunciou a realização da nova eleição para a vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça, que ocorrerá no próximo dia 15 de maio 

“Meu compromisso não é com o erro, mas sim com a advocacia, com a instituição e com os processos conduzidos por essa Casa”, afirmou Kaio Saraiva aos conselheiros estaduais.  

A Comissão Eleitoral, que está responsável pela condução do processo, informou às candidatas e candidatos ao Quinto Constitucional sobre a decisão do Conselho Seccional da OAB/MA. 

O erro foi detectado a partir de uma ação de autoria do advogado e candidato ao Quinto Constitucional, Márcio Almeida, que ficou em 23º lugar no pleito.

O argumento inicial tinha como fundamento a participação da Jovem Advocacia, cujas inscrições foram deferidas pela OAB/MA,  após o dia sete de fevereiro de 2023, o que gerou a suspensão da sabatina dos 12 candidatos (as) eleitos (as) de forma direta, inédita e histórica pela advocacia. 

Ocorre que, no mesmo processo, o causídico alegou que advogados inadimplentes e que quitaram suas dívidas após a publicação do edital, teriam conseguido votar. Na ocasião, juntou comprovante de quitação de débitos de uma advogada.

Com essa informação, o presidente Kaio Saraiva, comprometido com a transparência e lisura do processo, determinou a realização de uma auditoria interna da Seccional Maranhense. 

A equipe constatou que a empresa prestadora de serviços de Tecnologia da Informação da instituição encaminhou  uma lista com os nomes dos advogados e advogadas que regularizaram pendências financeiras após o dia sete de fevereiro, data limite para regularização, de acordo com a Resolução e o Edital 0001/23. A mesma lista foi utilizada pela empresa responsável por realizar as  eleições. 

Advogadas e advogados inadimplentes em sete de fevereiro, que quitaram suas anuidades antes da eleição, acabaram votando na disputa realizada no último dia 24 de abril, ato vedado pelo edital das eleições.

Com esta atitude, a OAB/MA demonstra mais uma vez que, independentemente de eventuais erros que possam ter ocorrido na listagem de votação, o compromisso da Ordem é com a transparência, lisura e credibilidade das eleições, bem como com a defesa da advocacia e da sociedade.

Eleitos no primeiro pleito 

Ao todo, 12 profissionais da classe foram escolhidos por votação direta pelos quase oito mil advogados e advogadas, no último dia 24/04.

Destes 12 nomes, o Conselho decidirá quem formará a lista sêxtupla para preenchimento do cargo. O processo será coordenado pelo presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

O mais votado entre os homens, com 2.791 votos, foi o canditato Gustavo Sauáia. Entre as mulheres a mais votada foi a candidata Ana Brandão com 3.099 votos.

Leia também



Por Uerbet Santos/ Com informações  da Assecom OAB-MA
Foto: Divulgação/OAB-MA

POLÊMICA - Em nota, a advocacia recebe com surpresa a decisão da Justiça Federal em suspender a 2ª fase do certame de eleição do Quinto Constitucional

A sabatina  dos eleitos e eleitas, seria realizada nesta quinta-feira (27); Ana Brandão ( 3.099) e Gustavo Sauáia  (2.791) receberam mais votos.



A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão - OAB'MA, publicou nota nesta quinta-feira (27),  na qual se diz "surpresa e perplexa" com a decisão proferida pela Justiça Federal, em um plantão na madrugada, de quinta-feira, que suspendeu a sabatina  que seria realizada na manhã de quinta-feira com  as seis canditas e seis candidatos eleitos no Quinto Constitucional,  "de forma direta, inédita e histórica pela advocacia".

Em um trecho da nota,  a OAB-MA argumenta que "a decisão, equivocadamente, considerou a data limite para a adimplência dos advogados como a data limite para que os novos inscritos pudessem participar do pleito.

Ocorre que o artigo 15, I, do Provimento 146 do CFOAB prevê: 'compõem o corpo eleitoral todos os advogados inscritos,
recadastrados ou não, adimplentes com o pagamento das atividades, vedados
novos parcelamentos nos trinta dias antes das eleições'

Por isso, não se poderia impedir a participação dos novos advogados no
referido pleito, sob pena de cercear o direito ao voto",
esclarece a nota.

Em outro trecho,  "a Ordem reafirma que pautou todo o processo do Quinto Constitucional com transparência, credibilidade e cumprindo sua função de garantir os direitos da classe, da sociedade e a participação de todos os interessados de maneira responsável".

A decisão é do juiz federal André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes.O magistrado acolheu argumentos apresentados na ação ingressada por Marcio Almeida - que estava na disputa do Quinto Constitucional -. O advogado autor da ação apontou irregularidades no pleito, uma vez que, segundo ele, profissionais que estavam inadimplentes participaram do processo de votação. 

De acordo com o presidente da OAB-MA, kaio Saraiva,  a  Ordem vai recorrer  da decisão.

Eleitos



Ao todo, 12 profissionais da classe foram escolhidos por votação direta pelos quase oito mil advogados e advogadas, no último dia 24/04.

Destes 12 nomes, o Conselho decidirá quem formará a lista sêxtupla para preenchimento do cargo. O processo será coordenado pelo presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

O mais votado entre os homens, com 2.791 votos, foi o canditato Gustavo Sauáia. Entre as mulheres a mais votada foi a candidata Ana Brandão com 3.099 votos.

Conheça as advogadas e advogados mais votados:

1. Ana Brandão 3.099 Votos
2. Gustavo Sauaia 2.791 votos
3. Lorena Saboya- 2.721 votos
4. Alessandra Belfort 2.602 votos
5. Gabriel Costa 2.521 votos
6. Diego Menezes 2.271 votos
7. Valéria Lauande 2.163 votos
8. Josineile Pedrosa 2.076 votos
9. Ana Letícia Figueiredo 2.065 votos
10. Hugo Passos 2.048 votos
11. Gilson Ramalho 1.820 votos
12. Ítalo Gustavo 1.609 votos

Confira a nota da OAB-MA na Íntegra!

QUINTO CONSTITUCIONAL: ADVOCACIA
RECEBE COM PERPLEXIDADE A DECISÃO DA
JUSTIÇA FEDERAL

A OAB Maranhão recebeu, com surpresa e perplexidade, a decisão proferida pela Justiça Federal, em um plantão nesta madrugada.

A decisão suspendeu a segunda etapa do certame de Eleição do Quinto Constitucional: a sabatina,que seria realizada hoje, 27/04, dos 12 candidatos (as) eleitos (as) de formadireta, inédita e histórica pela advocacia.


A decisão, equivocadamente, considerou a data limite para a adimplênciados advogados como a data limite para que os novos inscritos pudessemparticipar do pleito.

Ocorre que o artigo 15, I, do Provimento 146 do CFOABprevê: "compõem o corpo eleitoral todos os advogados inscritos, recadastrados ou não, adimplentes com o pagamento das atividades, vedados novos parcelamentos nos 30 (trinta) dias antes das eleições”. 

Por isso, não se poderia impedir a participação dos novos advogados no referido pleito, sob pena de cercear o direito ao voto.

A Ordem reafirma que pautou todo o processo do Quinto Constitucional com transparência, credibilidade e cumprindo sua função de garantir os direitos da classe, da sociedade e a participação de todos os interessados de maneira responsável.

Nesse sentido, a Seccional reafirma a legalidade da eleição e destaca o trabalho da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional.

A OAB/MA está certa de que realizou um pleito pautado na legislação vigente e que, diante dos dispositivos legais, em breve, dará continuidade ao processo, fazendo valer a vontade da advocacia do estado.

SÃO LUÍS - MA, 27 de abril de 2023
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão

_______________________________________________

Veja também 

OAB-MA - 36 advogados concorrem a uma vaga para o cargo de desembargador no Estado do Maranhão

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação OAB

4/26/23

ESPORTE - Basquete 3X3 estreia no JUBs Praia; 32 universidades participam da competição


UFMA, feminino, e UEMA, masculino, representam o Maranhão nos Jogos Universitários de Praia 



Confira o local e a programação  dos jogos!

Veja  a programação completa  dos Jogos do JUBs Praia aqui 


Leia também 


Da redação 
Foto: Foto:CBDU / Japa - Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê


4/25/23

Confira os locais de competição do JUBs Praia

Jogos Universitários de Praia, de 23 a 29 de abril, em São Luís do Maranhão 

Saiba os locais de competição 

Leia também 


Da redação 
Foto:CBDU / Japa - Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê