6/22/17

V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde


Gestores do Direito e da Saúde debatem sobre Sociedade, Direito e Controle Social


A secretária de Saúde da PMF, Joana Maciel é uma das palestrantes

“Sociedade, Direito e Controle Social”. Esse é o tema da mesa redonda desta quinta- feira (26), de uma das atividades do V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde realizado pela Comissão de Saúde da OAB Ceará, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado com o patrocínio do Hapvida e do Grupo M. Dias Branco.

Preside a mesa, a 2ª Promotora de Justiça da Defesa da Saúde Pública – MP/CE, Lucy Antoneli Rocha. Os palestrantes são: a secretaria de Saúde do município de Fortaleza, Joana Maciel e o Desembargador do TER da 9ª região, Ricardo Tadeu.  A mediação dos debate fica à cargo da conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, Laciana Lacerda.

Serviço:
O Congresso, realizado no Hotel Marina Park,  encerra nesta sexta-feira (27).  Acompanhe a programação completa do evento no link :  http://www.congressodireitoesaude.com.br

Uerbet Santos (Da redação)

Foto: Divulgação OAB

6/21/17

Agora é oficial: O basquete Brasil já pode participar de competições internacionais


O Acordo foi assinado agora à tarde entre a FIBA e a CBB


Na reunião de hoje, na Suíça, a sinalização positiva da Federação Internacional de Basketball (FIBA) sobre sua intenção de retirar a sanção imposta à Confederação Brasileira de Basketball (CBB) se concretizou.  

Segundo apuramos com o vice-presidente da CBB, Manoel Castro, o acordo foi assinando, agora à tarde, dando fim as especulações. “O que era dúvida agora é fato.  Está sacramentado. As equipes masculina e feminina do basquete Brasil voltam a participar de competições promovidas pela FIBA no exterior a partir de agosto”.

Entre os eventos importantes, destaque para a Copa América deste ano, porta de acesso ao Mundial em 2019. O mesmo acontece com os clubes do pais que   retomam suas participações na Liga das Américas e no Mundial de Clubes.

Um exemplo negativo da suspensão do basquete imposta pela FIBA (em face de descaso administrativo da gestão anterior da CBB), apontado por Manoel Cid é que “o Sub-16 não participou este ano da Copa América, o Sub-17 ficou de fora do Mundial da categoria e na temporada que acabou os clubes brasileiros não jogaram a Liga das Américas”.

Ao homologar o acordo, a FIBA se convenceu que a atual administração de Guy Peixoto está fazendo o dever de casa e as ações propostas pela atual gestão, devem recolocar o basquete Brasil nos trilhos. O enxugamento das contas da Confederação, o pagamento de dívidas que existiam com a própria FIBA e o apoio maciço de atletas e ex-atletas, foram, os pontos que pesaram na balança para a FIBA reverter sua decisão anterior.

“Agora, sim, podemos afirmar que a nossa gestão, comandada por Guy Peixoto, fez uma bola de três pontos, sofreu falta, bateu um lance livre, converteu e ganhou a partida. Mas, o campeonato é logo e muitos desafios ainda estão por vir”, comemorou o vice na CBB.

Para saber mais sobre o assunto: 

Uerbet Santos (Da redação)

Foto: Divulgação CBB

Dia D do Basquete Brasil

                              

Após a assinatura do acordo, o Basquete Brasil voltará a competir no exterior.


Aconteceu hoje, pela manhã, a tão esperada reunião entre a Confederação Brasileira de BasketBall (CBB) e a Federação Internacional de Basketball (FIBA). Na pauta a liberação, ou não, da participação do Brasil em competições internacionais sobe a chancela da FIBA.
Segundo informação do blog Bala na Cesta, de Fábio Balassiano, a FIBA retirou a suspensão liberando o Basquete Brasil para disputar competições internacionais à partir de agosto.

“O enxugamento das contas da Confederação, o pagamento de dívidas que existiam com a própria FIBA e o apoio maciço de atletas e ex-atletas”, foram, de acordo com o blog, os pontos que pesaram na balança para a FIBA reverter sua decisão.

Checamos a procedência da informação com nossa fonte na CBB. De fato, na reunião de hoje, a FIBA se convenceu que a atual administração de Guy Peixoto está fazendo o dever de casa e as ações propostas pela atual gestão, tendem a colocar o basquete Brasil nos trilhos. Mas, essa impressão, apesar de boa, ainda não se concretizou, está no campo das intenções, pois o acordo entre as partes ainda não foi homologado.

Após a assinatura do acordo, as seleções brasileiras masculina e feminina de basquete, poderão participar da Copa América deste ano, ponte para mundial em 2019. Os clubes também voltarão à integrar as competições internacionais como a Liga das Américas e o Mundial de Clubes.

Nossa apuração, indica que a assinatura do acordo é aguardada com expectativa pelos dirigente da CBB e por todos que integram o basquete Brasil. Mas, só a sinalização positiva da FIBA em rever sua sanção à Confederação, é um indicativo que a gestão de Guy Peixoto fez uma bola de três pontos, sofreu falta, vai bater lance livre e só falta converter mais esse ponto para ganhar a partida.

Para saber mais sobre o assunto: 

Uerbet Santos (Da redação)

Foto: Divulgação CBB

6/20/17

Camilo Santana abre hoje o V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde


O governador participa da conferência de abertura do evento da OAB-CE


“Saúde, financiamento e gestão como garantia dos direitos fundamentais”. Esse é o tema da conferência de abertura do V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde que contará com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana, nesta terça-feira (20), às 20h no Marina Park Hotel.

O evento, com o tema, ‘Saúde, Financiamento e Gestão’ é realizado pela Comissão de Saúde da OAB Ceará, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado com om patrocínio do Hapvida e do Grupo M. Dias Branco. Nesse período, também acontecerá, o XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará.


Em quatro dias de atividades estarão em pauta: a saúde pública, a saúde suplementar na relação de consumo e a responsabilidade civil, criminal e ética dos profissionais de saúde e dos gestores públicos e privados na saúde.

Constam na programação, a realização do Pré-Congresso, ‘Saúde Mental Perspectivas e Desafios’ além da promoção de painéis, mesas redondas e palestras relacionadas ao tema central, com a participação de diversas autoridades das áreas específicas da saúde e do Direito.

Serviço:
V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde
Data: de 20 a 23 de junho
Local: Hotel Marina Park
As inscrições continuam abertas. Clique aqui e inscreva-se.

Outras  informações em:   http://www.congressodireitoesaude.com.br

Uerbet Santos (Da redação)
Fotos Divulgação

6/19/17

PMF realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Dois dias de debates e propostas para as política públicas 

de atenção à saúde da mulher



“Propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”. Esse é o objetivo da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que começou nesta segunda-feira (19) e se estende até terça-feira (20). 

O evento é promovido pela Prefeitura de fortaleza, via Secretaria Municipal da Saúde em parceria com Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza e tem como  tema, ‘Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade’.

Participam da conferência, que é realizada na Universidade do Parlamento (Unipace), usuários, gestores e profissionais de saúde, convidados da sociedade civil e representantes de entidades ligadas ao movimento de mulheres. 

O prefeito Roberto Cláudio, abriu oficialmente o evento, ocasião na qual, homenageou algumas mulheres, com buques de flores e certificados, por se destacarem nas atividades exercidas em prol do fortalecimento e execução do Controle Social da Saúde em Fortaleza.

Entre elas, a Professora aposentada. Maria Margarida Pereira de Sousa (falecida) e a gestora em saúde pública e presidente do Conselho de Saúde da Regional II, Sayonara Mourão Balaio Rocha Santos.

Sayonara Santos, uma das homenageadas na Conferência da Mulher

No primeiro dia de atividade, os grupos começaram a debater e detalhar as propostas (já definidas desde a realização da Pré-Conferência) em seus respectivos polos temáticos: Políticas públicas para as mulheres e a participação social; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres e O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

A secretaria de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, falou da importância do evento para a versão estadual do evento, “Hoje iremos nos aprofundar nos debates, amanhã, os trabalhos avançam para a aprovação das propostas e a eleição dos 152 delegados [76 usuários, 38 profissionais e 38 gestores] que participarão da etapa estadual, que acontecerá nos dias 27 e 28 de junho”, concluiu.

Serviço:
Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Fortaleza
Data: 19 e 20 de junho
Horário: 8 às 17 horas
Local: Auditório da Unipace (6º andar) - Rua Barbosa de Freitas, s/n em frente à Assembleia Legislativa do Ceará

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Divulgação 

Livraria itinerante leva editoras cearenses para perto da população


A ideia é  incentivar clube de leitores no Ceará 


Viajar por outros cenários, viver outras experiências, outras histórias, inspirar-se a ir além. Quem tem o hábito de embarcar no universo da leitura conhece bem as vantagens de dedicar algumas horas para imergir em tantas histórias fascinantes. Para facilitar a adesão de novos leitores e incentivar a formação de clubes de leitura em todo o Ceará, uma parceria entre o Instituto Viva Brasil, a Câmara Cearense do Livro (CCL), o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura e com o apoio do Sebrae resultou no projeto Ceará Leitor.

A iniciativa leva um micro-ônibus colorido com gravuras que remetem à literatura de cordel, o Booktruck, para locais de grande movimentação nas cidades. Dentro, prateleiras contendo obras de 20 editoras cearenses filiadas à CCL. A proposta do “Booktruck” é ser uma livraria itinerante que vende os livros a preços diferenciados e mais acessíveis, além de promover ações de engajamento da comunidade.


“Inicialmente é feito um contato com a Prefeitura, Secretaria de Cultura ou de Educação para a definição do local onde o Booktruck ficará”, explica Rosângela Primo, pedagoga responsável pela comunicação do projeto. A livraria itinerante passa três dias em cada cidade e leva uma programação diversificada para praças e escolas públicas municipais e estaduais. “Normalmente temos contação de histórias, música, declamação de cordel, oficina de poesia, conversa com autor, entre outros”, detalha. “Além disso, ministramos uma palestra que ensina como criar um clube de leitura e doamos uma cesta de livros para o município iniciar o projeto”, completa a pedagoga.


O Booktruck já passou por dois dos cinco municípios contemplados para a primeira fase do Ceará Leitor. Aquiraz, Maracanaú e Horizonte serão os próximos a viver dias de muita cultura e arte. Segundo Primo, em Guaramiranga e Baturité, cidades que já receberam as ações, “a receptividade foi muito boa e, inclusive, alguns artistas deram entrevistas nas rádios locais”.

Diversos gêneros  para leitura


Na livraria do “Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos até autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.
Para saber em primeira mão as datas e locais onde o “Booktruck” vai estacionar, basta seguir a página do Ceará Leitor no Facebook.

Mais sobre o projeto
O CEARÁ LEITOR é um projeto de incentivo à leitura que percorrerá o estado com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Em cada município por onde passar haverá uma programação composta por atrações culturais e formação, com foco nas obras expostas, direcionada ao público de alunos e professores da rede pública municipal e estadual e demais interessados.


Imagens: divulgação
Por Cristiana Viana

6/18/17

Turma é campeã do I Open de Basquete Barreirinhas 2017


O time 35+ máster venceu todos os jogos da competição


(Da  esq. p/ dir.: Sampaio, Alan, Leda, Dudu, Marção, Erick, João e Léo)

A Turma 35+, de São Luís, conquistou um título inédito. Foi campeã invicta do I Open de Basquete Barreirinhas 2017 realizado neste fim de semana naquela cidade turística. Participaram do evento quatro equipes masculinas másters que jogaram entre si, em três dias de competição. A classificação final ficou assim: Turma (1º lugar), Associação Atlética Banco do Brasil (2º lugar), Escola Técnica Federal do Maranhão (3º lugar), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (4º lugar).

Foram três jogos vencidos pela agremiação: Turma 87 x 45 ETFM, Turma 86 X 47 AABB e Turma 83 X 51 APCEF. A equipe sobrou em quadra, comandada pelo pivô Alan Hass, ganhou dos adversários com  media superior a 37 pontos de diferença. Já a AABB-MA além de levar o troféu de  vice-campeã para a galeria de troféus do Clube, ganhou também em destaque individual. Seu atleta Claudio Rosa, foi o cestinha geral do Open com 57 pontos. Joedilson  Sousa da ETMF foi o destaque nas bolas de três pontos com cinco cestas convertidas.

Sobe o comando do Pivô Alan Hass,  a Turma foi campeã invicta

O Open foi realizado pela Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão (AVAB-MA) em parceria com a prefeitura de Barreirinhas, via o Secretária de Esportes e Juventude e apoio técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) através da Federação Maranhense de Basquete (FMB)

Cláudio Rosa, cestinha do Open com 57 pontos
O presidente da AVAB, Eduardo Macieira, em consenso com os parceiros, através de redes sociais, avaliou como positiva a realização do evento. “Foi uma realização histórica da AVAB-MA, que só foi possível graças a participação dos parceiros, o envolvimento da torcida que compareceu no ginásio e a cidade como um todo, que acolheu com hospitalidade as estrelas do basquete maranhense”, comemorou Dudu.

Momento de confraternização entre organizadores, atletas e dirigentes
Para o diretor técnico da AVAB-MA, Hermílio Nina, o sucesso do I Open de Basquete tem reflexo direto no crescimento do esporte e do turismo de Barreirinhas com a inclusão da competição no Calendário Oficial de Eventos da cidade. “Agora, além de ser a porta de entrada para os Lençóis, Barreirinhas também é a casa do basquete. Ganha o turista, ganha a cidade e os amantes da bola ao cesto”, concluiu Hermílio.

Serviço: Veja as fotos e outras informações do I Open Barreirinhas de Basquete em:  
https://www.facebook.com/avabma.maranhao

Uerbet Santos ( Da redação)