6/24/21

PRÉ-OLÍMPICO: Conheca os 14 do Brasil que viajam para Split

O jovem armador Caio Pacheco, 22 anos, do Bahía Basket-ARG, deixa o grupo.



O técnico Aleksandar Petrovic e sua comissão técnica definiram nesta quinta-feira, 24 de junho, os 14 nomes que viajam com a Seleção Brasileira para Split, na Croácia, onde o Brasil estreia no dia 29 de junho no Pré-Olímpico, em busca de uma vaga em Tóquio 2020. 

Após duas semanas de treino, em Walbrzych e Gliwice, e dois amistosos contra a Polônia - ambos vencidos pelo Brasil - o jovem armador Caio Pacheco, 22 anos, do Bahía Basket-ARG, deixa o grupo. 

Os 14 jogadores embarcam nesta sexta-feira pela manhã (horário local), para a cidade croata.

Lá, todos passarão pelos protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos pela FIBA.

 Após isso, outros dois atletas deixam a equipe, fechando o grupo de 12 que defenderão a Seleção Brasileira 



"Caio é um grande menino, um jogador muito talentoso. E que cresceu a cada treino conosco aqui na Polônia. Fizemos um investimento para o futuro. Tenho certeza que Caio frequentará a Seleção Brasileira no mínimo pelos próximos dez anos", disse o técnico Aleksandar Petrovic.

O Brasil estreia no torneio no dia 29 diante da Tunísia, às 15h, de Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV Ráio X da partida com o editor do Blog, o jornalista Uetbet  Santos.

No dia 30, no mesmo horário, pega a Croácia, dona da casa. Os dois primeiros times desse mini-grupo avançam para as semifinais, pegando os dois melhores entre Alemanha, México e Rússia. 

A final será no dia 4 de julho e apenas o campeão se garante em Tóquio 2020.

CONVOCADOS

Armadores
Georginho - São Paulo
Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP
Rafa Luz - BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago - Flamengo

Alas/Armadores
Vitor Benite - Burgos-ESP

Alas
Alex Garcia - Bauru
Léo Meindl - Fuenlabrada-ESP

Alas/pivôs
Bruno Caboclo - Limoges-FRA
Lucas Dias - SESI Franca
Léo Demétrio - Flamengo

Pivôs
Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers-EUA
Cristiano Felício - Chicago Bulls-EUA
Lucas Mariano - São Paulo
Rafael Hettsheimeir - Flamengo

Da redação 
Fonre: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBB

6/23/21

AMISTOSOS DA SELEÇÃO: Brasil vence a Polônia no primeiro amistoso de preparação visando o Pré-Olímpico

Os armadores Iago e Huertas não  jogaram; Brasil e Polônia voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (23), novamente às 15h

O Brasil começou com vitória a caminhada para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia. Em amistoso diante da Polônia, o primeiro na fase de preparação, a Seleção Brasileira bateu os poloneses por 68 a 65, fazendo um primeiro tempo dominante, principalmente na defesa.

 O técnico Aleksandar Petrovic aproveitou o duelo para rodar 13 jogadores e esclarecer dúvidas para os cortes, já que dos 15 atletas, 12 irão participar da competição que vale uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020.

Raio X
Jogando coletivamente, o Brasil deixou a Polônia fazer apenas cinco pontos nos primeiros dez minutos, abrindo 18 a 5. 

Depois, seguiu bem na defesa no segundo quarto. Os poloneses foram melhores nos dois últimos períodos, mas a vantagem aberta pelo Brasil foi suficiente para manter o triunfo na cidade de Gliwice, que recebe o Brasil na segunda etapa de treinamentos.

"Jogamos com uma Seleção que ficou em oitava no último Mundial, que vem crescendo muito e que já tinha cinco amistosos no caminho. 

Fizemos um bom jogo defensivo. Pude observar algumas situações de jogo, e pela primeira vez na carreira, que me lembre, rodei 13 jogadores em uma equipe. Então, para começo, foi muito bom. Gostei mesmo", disse Aleksandar Petrovic, técnico do Brasil.

Bruno Caboclo terminou o jogo com nove pontos e dez rebotes. Benite fez dez pontos. Georginho terminou com dez pontos e seis rebotes. E Léo Meindl fez dez pontos, com sete rebotes. 

Do lado da Polônia, Garbacz fez 21 pontos. E Sokolowski anotou outros 13. A Arena Gliwice contou com público, já que a situação da Covid-19 está controlada na Polônia, e 50% dos 14 mil lugares foram colocados à venda.

Se o Brasil fazia o seu primeiro amistoso após 12 dias de trabalho, a Polônia jogava o seu quinto. A equipe foi oitava colocada no último Mundial, na China, em 2019. 

Brasil e Polônia voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (23),  novamente às 15h, com transmissão ao vivo da ESPN e Raio X no blog com o jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.

Após o segundo jogo contra a Polônia, o técnico Aleksandar Petrovic fará um corte na equipe, ficando com 14 atletas para a viagem para Split, na Croácia. 

Lá, após os protocolos da COVID-19, mais dois jogadores serão cortados, chegando ao grupo de 12 que estreia na competição no dia 29. Todos os jogos do Pré-Olímpico terão transmissão ao vivo no SporTV e Raio X no Blog com.o jornalusta Uerbet Santos, especialista em basquete.

Fonte: CBB
Foto: Divulgação

6/22/21

PRÉ--OLÍMPICO: O basquete do Brasil fara dois jogos contra a Polônia antes da estreia em Spilt

O capitão Marcelinho Huertas, último atleta a se apresentar, não joga a primeira partida

A Seleção adulta masculina de basquete chega na reta final de preparação para o Pré-Olímpico de Basquete, que acontece de 29 de junho a 4 de julho, na cidade croata de Split.

Antes, da estreia na competição,  o Bradil realizará dois jogos preparatórios contra a Polônia, nesta terça-feira (22) e na quarta- feira (23), na Arena Gliwice, na cidade do mesmo nome, ambos as 15h, com transmissão ao vivo da ESPN e Raio X da partida na ótica do editor do Blog,  o jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.

De acordo com o coach Aleksandar Petrovic, o armador Marcelimho Huertas, o último atleta a se juntar a equipe, não deve jogar a primeira partida contra os poloneses. Ele vai priorizar atletas que jogaram pouco, como  Anderson Varejao e Cristiano Felicio.

De volta ao time, Marcelinho, considerado o melhor jogador sul-americano da temporada na Liga Endesa, na Espanha, espera contribuir para ajudar o Brasil a se classificar para a Olimpíada de Tóquio 2020.



"Espero fazer o trabalho que estou acostumado a fazer, ser líder dentro da quadra, um bom diretor de jogo, a voz do técnico dentro da quadra e estar inspirado. 

A temporada foi muito boa e espero poder trazer isso para a Seleção, contribuindo com tudo que eu puder para trazer essa vaga olímpica para o Brasil", garantiu o capitão.

Na visão de Petrovic, mais do que o resultado em si, os amistosos contra a Polônia servirão para criar a identidade da equipe  e definir os cortes.

"Quero tirar algumas dúvidas. E esse primeiro jogo me servirá para isso.  A Polônia já fez quatro amistosos, e claro que isso fará a diferença, mas quero demonstrar nossa cara e característica. 

É um jogo importante, por várias razões, principalmente, para começar a colocar nosso ritmo. Penso que estamos preparados", pontuou Petrovic.

Após os jogos, Petrovic  vai cortar  um atleta, mas ressaltou que "a disputa está  em aberto e que todos os atletas estão em pé de igualdade".

Split
A viagem para Split será na sexta-feira (25). Pelos protocolos da FIBA, a Seleção desembarca na cidade com 14 atletas, que farão os testes PCR de Covid-19. 

Desses, 12 jogam a competição que vale uma vaga em Tóquio 2020.

O Brasil estreia no Pré-Olímpico no dia 29 de junho, diante da Tunísia.

E no dia 30 de junho encara a Croácia, encerrando a primeira fase. 

Do outro lado da chave estão Rússia, Alemanha e México. 

Os dois primeiros de cada mini-grupo avançam para as semifinais. 

A decisão acontece no dia 4 de julho, em Split. 

Todos os jogos do Pré-Olímpico, serão transmitidos ao vivo pelo SporTV. 



Pelas redes sociais, o presidente da CBB, Guy Peixoto  falou da confiança do grupo na conquista da vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

"Tenho total convicção no trabalho do meu amigo Petrovic e da comissão! E nos nossos jogadores! Vamos brigar em pé de igualdade", afirmou.

Confira a tabela completa!


CONVOCADOS

Armadores
Georginho - São Paulo
Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP
Rafa Luz - BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago - Flamengo

Alas/Armadores
Caio Pacheco - Bahía Basket-ARG
Vitor Benite - Burgos-ESP

Alas
Alex Garcia - Bauru
Léo Meindl - Fuenlabrada-ESP

Alas/pivôs
Bruno Caboclo - Limoges-FRA
Lucas Dias - SESI Franca
Léo Demétrio - Flamengo

Pivôs
Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers-EUA
Cristiano Felício - Chicago Bulls-EUA
Lucas Mariano - São Paulo
Rafael Hettsheimeir - Flamengo

Comissão técnica
Diretor de Seleções Masculinas - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Técnico - Aleksandar Petrovic
Assistente técnico - César Guidetti - Unifacisa Basquete
Assistente técnico - Bruno Savignani - Basket Ravenna-ITA
Assistente técnico - Léo Figueiró - Bauru Basket
Preparador Físico - Bruno Nicolaci - Flamengo
Médico - Dr. Carlos Andreoli
Fisioterapeuta - Bruno Secco - Esporte Clube Pinheiros
Fisioterapeuta - Gabriel Peixoto
Massoterapeuta - Paulo Henrique Silva
Nutricionista - Denise Silva
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer

Por Uerbet Santos
Fonte: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBB
Infográfico: FIBA

A Associação Brasileira de Imprensa - ABI, publica nota oficial sobre o comportamento de Bolsonaro insultando jornalistas da Globo e da CNN

Confira!

Nota oficial da ABI

Renuncie, presidente!




Descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado. Qualquer uma destas expressões poderia ser usada para classificar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, insultando jornalistas da TV Globo e da CNN.


Com seu destempero, Bolsonaro mostrou ter sentido profundamente o golpe representado pelas manifestações do último sábado. Elas desnudaram o crescente isolamento de seu governo.


Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista.


Seu comportamento chega a enfraquecer o movimento antimanicomial – movimento progressista e com conteúdo profundamente humanitário. Já há quem se pergunte como um cidadão com tamanho desequilíbrio pode andar por aí pelas ruas.


Mas a situação é ainda mais grave: esse cidadão é presidente de um país com a importância do Brasil.


Diante da rejeição crescente a seu governo, Bolsonaro prepara uma saída autoritária e, mesmo a um ano e meio da eleição, tenta desacreditar o sistema eleitoral. Seu objetivo é acumular forças para a não aceitação de um revés em outubro de 2022.
É preciso que os democratas estejam alertas e mobilizados.
Diante desse quadro, com a autoridade de seus 113 anos de luta pela democracia, a ABI reitera sua posição a favor do impeachment do presidente. E reafirma que, decididamente, ele não tem condições de governar o Brasil.
Outra solução – até melhor, porque mais rápida – seria que ele se retirasse voluntariamente.
Então, renuncie, presidente!
Paulo Jeronimo
Presidente da ABI


Pir Uerbet Santos

Foto: Divulgação/ABI

6/21/21

SEGURANÇA ALIMENTAR - Prefeitura segue com a entrega de alimentos arrecadados pela campanha “Vacina Solidária” a famílias carentes

Famílias da Rua São José, no bairro Divineia/Santa Cruz, que vivem em palafitas são beneficiadas 



Prefeitura segue trabalhando para combater os efeitos da pandemia em São Luís. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), doou, na tarde deste sábado (19), um total de 60 cestas básicas arrecadadas pela campanha “Vacina Solidária” às famílias da Rua São José, no bairro Divineia/Santa Cruz, que vivem em palafitas construídas sobre o mangue nos arredores do Rio Anil.

A ação foi acompanhada pela primeira-dama Graziela Braide, que segue incentivando a doação de alimentos não perecíveis durante a vacinação nos nove pontos distribuídos pela cidade. 

De acordo com Graziela Braide, o objetivo com esta iniciativa é evitar que famílias mais vulneráveis fiquem sem ter o que comer, já que a pandemia tem impactado diretamente na alimentação delas.

“A Prefeitura de São Luís tem trabalhado para que não falte comida na mesa de nenhuma família, e uma das estratégias de contribuição é a campanha ‘Vacina Solidária’, por meio da qual a gente arrecada alimentos de quem se dirige a um dos pontos de vacinação para receber o imunizante e, na oportunidade, doa um quilo de alimento não perecível".  



Os alimentos arrecadados pela campanha “Vacina Solidária” estão sendo coletados nos pontos de vacinação pela Semsa, que já tem pronto um mapeamento das áreas da cidade com famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, a partir do cadastro da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

“Nesta ação, 60 famílias foram beneficiadas. Já temos um mapeamento sobre as áreas em que vivem essas famílias mais vulneráveis e, por meio dele, temos chegado a cada uma delas com as cestas básicas que montamos a partir do que é doado nos pontos de vacinação”, afirmou o secretário Júnior Vieira, titular da Semsa.



Beneficiados
A dona de casa Jaci Cardoso, de 60 anos, disse que o alimento doado pela Prefeitura de São Luís vai suprir, por alguns dias, as necessidades de casa. 

“Esses alimentos vieram em boa hora, aqui em casa a gente estava sem nada. Moramos eu e mais cinco pessoas, uma delas criança que precisa muito mais que nós adultos. Eu só tenho a agradecer por essa doação, pois vai nos ajudar bastante”, disse. 

A Campanha 'Vacina Solidária' segue nos nove pontos de vacinação da Prefeitura de São Luís. 

Quem puder, ao ir se vacinar, pode fazer a doação de um quilo de alimento não perecível, que será recolhido e destinado pelas equipes da Prefeitura às famílias em situação de vulnerabilidade.



Fonte: Agência São Luís de Notícias 
Fotos: Divulgação

6/20/21

BASQUETE - Após duas prorrogações, Brasil dá o troco no Canadá e ganha bronze na AmeriCup

Os Estados Unidos vencem Porto Rico e ficam com o ouro.



Emoção do começo ao fim. Assim foi a disputa pelo 3⁰ lugar na Americup entre Brasil e Canadá.

As  Brasileiras  venceram as Canadenses  por 87 a 82, após duas prorrogações, na noite deste sábado (19), no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan - Porto Rico.

Com a vitória, as comandadas do técnico José Neto se reabilitaram do revés sofrido das canadenses na fase de classificação da competição e garantiram a medalha de bronze.

O técnico José Neto destacou o poder de reação da equipe. 

"Eu acho que fica um aprendizado importante que mesmo nas condições adversas nossa equipe tem a capacidade de dar a volta por cima.

Isso mostra, depois de duas prorrogações,  que esse time tem brio próprio e a capacidade de reagir. Isso é que faz do basquetebol um esporte apaixonante", pontou.



Destaques 

A experiente pivô Erica de Sousa foi o destaque da partida, com um duplo duplo  (10 pontos, 10 rebotes e 3 assistências), registrou 21 de eficiência.

Já a pivô Clarrisa dos Santos e a armadora Tainá Paixão  foram  as que mais pontuaram para Seleção Brasileira, 19 pontos cada.

A pivô canadense Laeticia Amihere, apesar da derrota, foi a melhor em quadra em pontos (22), rebotes (11) e a mais eficiente de sua equipe (16).



Raio X
As equipes começaram praticamente iguais na partida. Se alternando no placar e terminaram o 1⁰ quarto empatadas em 16 pontos.

No 2⁰ quarto, o eficiência das equipes  caiu, principalmente do Brasil, que desperdiçou muitas finalizações de contraataque, de dentro do garrafão e erros de passe.

A equipe de Lisa Thomaidis do Canadá aproveitou melhor as oportunidades e abriu 7 pontos de vantagens, mas o técnico José Neto parou o jogo no momento certo e fez os ajustes necessários para as canadenses não se distanciarem no placar. 

O Canadá foi para  o intervalo vencendo por 5 pontos ( 34 a 29)



Reação

Diferente do fatídico 3⁰ quarto contra os EUA, diante das canadenses, o Brasil impôs seu volume de jogo.

Com uma sequência de 3  bolas certeiras do perímetro, de Tainá Paixão, Larissa e Paty, as nossas meninas viram o jogo (41 A 42),  e com o trabalho coletivo abriram 15 pontos de vantagem (58 a 43).

No quarto final, as canadenses, mais confiantes, com uma atuação  primorosa da pivô Laeticia Amihere, encostou no placar, e em meio a erros e precipitações das atleta de José Neto, venceram o último quarto por 25 a 10 , igualaram o placar (68 a 68) e levaram o jogo para a prorrogação.


Prorrogação
Nos 5 minutos de prorrogação, as equipes se revesaram no placar. O Brasil teve a oportunidade  de definir a partida, mas deixou escapar a chance e no contraataque, quase perde o jogo.

No segundo tempo extra de 5min ,a entradade Paty, a determinação de Tainá Paixão, ao chamar a responsabilidade do jogo para si, os bloqueios da jovem pivô kamila, além do trabalho coletivo, foram determinantes para o Brasil ganhar o jogo e (87 a 82) e levar o Bronze.

Tainá  Paixão falou sobre o momento difícil que passou na partida no primeiro tempo,  quando ficou zerada, mais, segundo ela, soube encontrar o momentos certo de contribuir com a equipe.



"O José Neto sempre fala, a Clarissa também, que devemos ficar focadas, juntas e vibrando a cada bola. 

E assim eu estava, centrada no jogo,  esperando meu momento chegar. Nos temos uma time, num momento a  Paty vai ter melhor, noutro a Camila, que é mais nova, vai estar bem, e eu encontrei meu momento no jogo e fico feliz por ter colaborado nessa conquista", declarou a armadora.

Para José Neto, a  atenção, agora, se volta para a disputa do Pré-Mundial, em Janeiro de 2022, na Austrália.

"A pretensão do Brasil não  é apenas participar, mas ser competitivo. Conquistamos essa vaga no Pré-mundial e vamos trabalhar, fazer um planejamento para chegarmos forte no Mundial e disputarmos de igual pra igual com as outras seleções", conclui o coach da Seleção feminina de basquete.



Confira a íntegra da coletiva de imprensa

Parcias de Brasil x Canadá

1⁰ quarto : 16 x 16
2⁰ quarto: 13 x 18
3⁰ quarto 29 x 9
4⁰ quarto 10 x 25

Brasil 68 x 68 Canadá

1⁰  período extra:  9 x 9  

Brasil 77 x  77 Canadá 

2⁰  período extra: 10 x 5 

Brasil 87 x 82 Canadá 

No outro jogo da noite, na disputa  pelo 1⁰lugar no podium, os Estados Unidos levaram a melhor sobre as donas da casa, e venceram as porturiquenhas por 74 a 59.

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/Fiba