2/10/20

Em jogo dramático, envolvendo polêmica com arbitragem, o Batista ganha da APCEF, no minuto final por 52 a 49 e leva a I Copa Mauro Fecury de Basquete Master 50+



No Jogo das Estrelas 60+, a AVAB-MA venceu a UniCeuma (71 a 56)



Batista 50+ Campeão da Copa Mauro Fecury
(Foto: divulgação AVAB-MA)


A rodada final da I Copa Mauro Fecury aconteceu na noite da última sexta-feira (7),no ginásio Professor Marcio Ribeiro, da Universidade Ceuma, com todos os ingredientes que envolvem as grandes decisões.


Na final da categoria 50+, os veteranos do Batista ganharam da APCEF (52 a 49), em um jogo dramático, decido nos segundos finais. Uma bola de 3 pontos do pivô Jorge Espirro colocou o time João Paulino no jogo e uma bola de 2 pontos de tabela do ala/pivô Betohevem, sacramentou a vitória do Batista.

A APCEF teve a possibilidade de passar à frente, por uma infelicidade do ala China, que perdeu uma bandeja a 40 segundos do final. 




APCEF  50 misto. Vice-Campeão da Copa Mauro Fecury
(Foto: divulgação AVAB-MA)


Mesmo perdendo, a bandeja  que poderia mudar o curso da partida pró APCEF, o lateral  China (nº8) foi o cestinha com 14 pontos, seguido por Bethovem Lima do Batista com 13 pontos.



O Jogo


Contrariando, o que todos imaginavam, a equipe da APCEF, superou a perda de seis atletas do seu elenco (cinco deles migraram para a Turma 50+) e jogou de igual pra igual com a bem treinada máquina do Batista. A associação da Caixa chegou a abrir 10 pontos à frente, mas o Batista virou o jogo.

Prova disso, é que venceu os dois primeiros quartos, com parciais de 15 a 13; 12 a 8 e perdeu o terceiro quarto por apenas um ponto (16 a 15) e o último quarto por 15 a 7.


Marcação polêmica da arbitragem



“Essa medalha de prata, para nós, tem gostinho de ouro, mesmo com o Cláudio Aguiar [árbitro], me tirando do jogo e prejudicando a APCEF”, declarou o armador Pimentel, se referindo ao fato de ser desqualificado pelo árbitro Cláudio Aguiar, em uma jogada polêmica, no quarto final.

No lance polêmico, Pimentel deu um toco, aparentemente normal, no ala adversário Lelé. Cláudio interpretou como falta antidesportiva e na sequência sem um motivo aparente, presume-se que por reclamação, marcou uma falta técnica de Pimentel, o desqualificando do jogo.

Segundo Pimentel, “o Batista que não tinha nada a ver com isso, se prevaleceu desse ato falho da arbitragem e com uma equipe mais preparada fisicamente venceu a partida por 52 a 49”.


“Não há vitória sem luta. Nossa equipe está a três anos jogando juntos. Fomos melhores no preparo físico e na paciência”, afirmou o armador Arnaldo Murad.


Na visão do ala Martinho a “APCEF cansou nos minutos finais”. Destacou ainda a “superação”, como a palavra que definiu sua equipe em quadra.

Confira a integra da final entre APCEF e Batista, transmitido ao vivo pelo YouTube pela equipe do Planeta Esporte com narração de Galvão e comentários de Aírton Vale

Jogo das Estrelas


Equipes da UniCeuma e AVAB-MA 60+
Foto: Norrau.com



No Jogo das Estrelas 60+ que fizeram história no basquete maranhense nos anos 1970 e também comemorativo aos 24 anos de Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão, a UniCeuma não foi páreo para a AVAB-MA, que ganhou por 71 a 56.

Escola Técnica e Turma decidiram o 3º lugar. A Turma não tomou conhecimento da Escola Técnica, com um time mais rápido nas transições venceu com facilidade seu adversário por 97 a 61.

Turma 50+ terceiro da Copa Mauro Fecury

O ala Adelman Carneiro (nº32), foi o cestinha com 31 pontos, seguido do Pivô Allan Hass (nº7) e do armador Paulo Façanha (nº23), com 29 e 22 pontos, respectivamente. O trio de ex-atletas da APCEF fez 82 pontos, 21 a mais que o total de pontos da Escola.



Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ Norrau.com e AVAB-MA