2/01/15

A HISTÓRIA DO MUCURIPE LEVA ESSE NOME:


AÍDA SANTOS E SILVA.
Um balaio de dedicação e amor ao próximo.


Aída Balaio nasceu em 1889 e faleceu a 19 de janeiro de 1970. Carinhosamente chamada de Aída Balaio, foi uma mulher simples que se dedicou ao ensino durante mais de 50 anos. Morando no Mucuripe, no tempo em que o Bairro era apenas um vilarejo de pescadores. Conseguiu alfabetizar e despertar o interesse pelo aprendizado em várias gerações de alunos. Ensinou no grupo Clovis Beviláqua  de 1922 a 1948. 
Quando se mudou definitivamente para o Mucuripe, Bairro que tinha mais de 350 afilhados.

Ao lado das atividades didáticas, seu interesse por filmes levou-a a participar da produção de Orson Welles no Ceará, intermediando o diálogo entre a equipe e a população local graças ao domínio da língua francesa que aprendera quando estudante do Colégio Imaculada Conceição. Profundamente religiosa, dirigia e orientava as festividades da Igreja do Mucuripe. O Padre José Nilson, então diretor espiritual da confraria Nossa Senhora de Fátima, uma das associações a que Aída fizera parte traduziu em palavras a grandiosa mulher que foi Aída Balaio: “Uma mulher, uma mãe, uma educadora, uma cristã autêntica”.

Ao conferir o nome de  Aida Santos e Silva ao CIES - Centro Integrado de Educação  e Saúde,  hoje,  Unidade Básica de Saúde – Aída Santos e Silva a Prefeitura  de Fortaleza  resgata a memória daquela  que  se constituiu  em  uma das mais notáveis personalidades do  Mucuripe.



    Uerbet Santos