5/24/19

Sampaio Basquete estreia com derrota na Liga Sul-Americana Feminina de Clubes


Tubarão enfrenta hoje as Leonas equatorianas





Com apenas oito atletas, Sampaio representa o Brasil na Liga Sul-Americana no Equador


O Sampaio Basquete perde a primeira de uma série de três partidas que disputa na Liga Sul-Americana Feminina de Clubes no Coliseo Teodoro Gallegos Borja em Riobamba, no Equador. As equatorianas do Club Lums venceram por 23 pontos de diferença (86 a 63).


Mas, esse placar elástico, não traduz o que foi a partida. Os dois primeiros quartos, por exemplo as equipes estavam se revesaram da pontuação. As anfitriãs vencera o inicial (16 a 14)  e o Sampaio passou 1 ponto no segundo (19 a 18).

Essa  alternância  mínima de pontos entre as equipes se manteve até os cinco primeiros minutos do terceiro período, quando o placar apontava uma vantagem de apenas 4 pontos pró-Lumes (44 a 40).

Com pouca rotatividade de jogadoras a disposição, pois apenas oito atletas viajaram para a competição, o técnico Cristian Santander viu sua equipe perdendo terreno para as adversárias que fecharam o terceiro quarto com 8 pontos à frente (23 a 15).

No último quarto, o trabalho coletivo das comandadas do técnico argentino Lucas Russo, prevaleceu com todas as jogadoras pontuando e marcando bem, vencendo  a parcial final por 29 a 15, resultando no placar de 86 a 63.

O destaque da partida foi Lyndra Weaver, cestinha com 28 pontos. Do lado da Bolívia Querida, a armadora Tyler Scafe e a lateral Rafa Monteiro foram as maiores pontuadoras, 12 e 10 pontos respectivamente.

Próximos Jogos


A Bolívia Querida, que integra o grupo B da competição, joga nesta sexta-feira (24) contra outra equipe equatoriana, Leones, às 22h, (horário de Brasília). No sábado (25), enfrenta novamente o Lums no mesmo horário.



Para entender a competição



De acordo com o regulamento, as duas melhores equipes do Grupo B se qualificam para o Final Four, que já tem os representantes do Grupo A definidos: Quimsa (Argentina) e Club Copacabana de Antioquia (Colômbia). Pelo regulamento, nesta fase inicial as equipes jogam entre si, dentro da sua respectiva chave, em turno único.

Já o Final Four será realizado nos dias 30 de maio (quinta-feira) e 1º de junho (sábado), em local a ser definido pelo departamento técnico da Confederação Sul-Americana de Basketball (Consubasquet).



Uerbet Santos da Redação

Foto: Divulgação/Consubasquet

5/22/19

Turma e Batista fazem a final da Copa que leva o nome do saudoso jornalista J. Alves


Escola Técnica e Associação Atlética Banco do Brasil disputam o terceiro lugar

J. Alves é homenageado com Copa de Basquete Master (Foto:Jornal Pequeno)




Nesta quinta-feira (23), o ginásio costa Rodrigues, será o palco de mais emoções no basquete. Desta vez na categoria master masculino, com a final da Copa J. Alves.


Turma 43+ ( Foto - Divulgação LBM)



A rodada dupla começa às 19h, entre as equipes 43+ da ETFM e AABB, em disputa do terceiro lugar na competição. Em seguida, às 20h30, Turma 43+ e Batista 50+ decidem o torneio.




Batista 50+ ( Foto - Divulgação LBM)


Quem foi J. Alves?


Segundo o presidente da Liga de Basquete Maranhense – LBM, Tito Lívio, a Copa é em homenagem ao histórico jornalista e radialista José Faustino dos Santos Alves, o J. Alves, que por mais de 40 anos foi uma das vozes mais conhecidas das transmissões maranhenses.

J. Alves nasceu em Nasceu em 15 de fevereiro de 1944, em Guimarães, que ele chamava de “Pérola da Baixada” e faleceu em 19 dezembro de 2016, aos 72 anos, vitimado por complicações decorrentes de um câncer de pulmão.

De acordo com apuração no blog do jornalista Manoel Santos, Jota Alves ficou conhecido como o “repórter correspondente da Guerra dos Mundos”, cuja voz causava, espanto, medo e aflição do ouvintes maranhenses daquele programa de ficção, exibido pela rádio difusora em 31 de outubro de 1972, em uma época que o rádio era, como a tv e depois a internet, a principal fonte de informação.

A ficção radiofônica maranhense foi inspirada em um programa do mesmo nome (“Guerra dos Mundos”), baseado em obra do escritor Herbert George Wells e difundido pelo cineasta Orson Welles, em 30 de outubro de 1938, na rádio norte-americana CBS, no qual relatava a chegada à Terra de centenas de marcianos a bordo de naves extraterrestres, o que, tanto nos EUA como no Maranhão desencadeou uma onda de pânico nos ouvintes.

Se nos “States”, os marcianos aterrissavam na cidade de Grover’s Mill, no estado de Nova Jersey, na “Guerra dos Mundos” maranhense, os “homenzinhos verdes” pousavam em Cururupu e no Campo de Perizes.

Ainda de acordo com o Blog de Manoel Santos, “O sucesso – apesar do temor dos ouvintes – da ‘Guerra dos Mundos’ maranhense foi total, graças à competência de J. Alves, além da equipe formada pelos radialistas Sérgio Brito, José Branco, Rayol Filho, Bernardo Almeida, Reynaldo Faray, Leonor Filho e o sonoplasta Elvas Ribeiro [Parafuso]”.


O jornalista relata ainda em seu blog que foi público e notório que durante o programa, dois oficiais militares chegaram a telefonar para a Difusora, solicitando mais informações e dispostos a colocar suas tropas nas ruas. A direção da Difusora esclareceu que se tratava apenas de uma obra de ficção.

Além da Difusora, J. Alves trabalhou nas rádios Timbira, Gurupi (extinta) e Educadora e na TV Educativa, onde se aposentou, tornando-se editor de Esporte Amador do jornal O Estado do Maranhão e assessor de Imprensa nas secretarias de Estado da Educação e de Esportes e hoje, três anos após seu falecimento, é homenageado pela Liga de Basquete Maranhense-LBM pelos seus préstimos ao desporto local.



Uerbet Santos (da redação)

Fotos: Divulgação LBM

Fonte: Jornal Pequeno (Blog do Manoel Santos)



5/21/19

Sampaio Basquete é o Brasil na Liga Sul-Americana Feminina de Clubes


Após vitória sobre o LSB/RJ Dossiê, com destaque para Briahanna Jackson (BJ), Sampaio Basquete encara a Liga Sul-Americana 


BJ recebeu o troféu de MVP do treinador José Neto,
cotado para assumir a Seleção Brasileira (Foto: Diego Maranhão)

O Sampaio Basquete é o representante brasileiro na fase inicial da Liga Sul-Americana Feminina de Clubes 2019. A equipe maranhense,antes de embarcar para essa nova competição, foi até o Rio de Janeiro (RJ) e neste sábado (18) derrotou a LSB RJ/Sodiê Doces na Arena Olímpica da Juventude por 90 a 56, com 22 pontos da norte-americana Briahanna Jackson, MVP do jogo.


Foi a nona vitória da equipe maranhense, que segue na segunda posição, com 81,8% de aproveitamento. A equipe carioca é a última colocada, com apenas uma vitória em onze jogos.

A Bolívia Querida, que está no Grupo B, irá jogar no Coliseo Teodoro Gallegos Borja, em Riobamba, no Equador, de 23 a 25 de maio. As demais agremiações da chave são: Club Lums e Leonas, ambos do país sede – a outra equipe seria o Vera Cruz Campinas, que desistiu da disputa. 

Em face da comunicação tardia da não participação do Vera Cruz Campinas no evento, 
A Confederação Sul-Americana de Basketball (Consubasquet) anunciou, na última sexta-feira (17), punição ao Vera Cruz Campinas (ASSEO – Associação de Esportes Olímpicos).


A entidade continental, amparada pelo Código Disciplinar da competição (Artigo 05, inciso a), puniu o Vera Cruz Campinas com uma multa de US$ 10.000 (dez mil dólares americanos) e também suspendeu a referida agremiação das competições que organiza por dois anos.
A lateral Raphaella Monteiro, da equipe brasileira, estudou as rivais. “Já assisti vídeos para conhecer mais os nossos adversários. O Sampaio Basquete está preparado, vamos dar o nosso melhor em quadra”, comentou.

“Trata-se de uma competição muito dura, vamos enfrentar duas equipes locais, por isso vamos esperar jogos duros, mas o nosso time está bem preparado e a expectativa é fazer bons jogos para conseguir a classificação, que é o nosso objetivo nesta etapa inicial da Liga Sul-Americana”, complementou a pivô Letícia Rodrigues.

Confira os jogos do grupo do Sampaio Basquete:


- 23 de maio (quinta-feira): Club Lums x Sampaio Basquete, às 18h (de Brasília)

- 24 de maio (sexta-feira): Sampaio Basquete x Leonas, às 18h (de Brasília)

- 25 de maio (sábado): Leonas x Club Lums, às 18h (de Brasília)


“Muito importante esse retorno da Liga Sul-Americana depois de alguns anos. As equipes equatorianas são sempre protagonistas, antigamente havia a UTE e agora figuram o Club Lums, que conta com três norte-americanas muito boas e várias atletas da sua seleção, como Doris Lasso, Dayana Salcedo e Viviana Zurita, e o Leonas, que também possui jogadoras do selecionado nacional, como Leyda Macías, Marjorie Caicedo e Alejandra Yépes, e três estrangeiras muito boas”, analisou o técnico do Sampaio Basquete, Cristian Santander.

“São dois rivais muito difíceis, além disso vamos jogar em local com altitude e isso traz um pouco mais de dificuldades. Outra diferença é que estamos jogando a Liga de Basquete Feminino (LBF), enquanto esses dois rivais estão se preparando apenas para esta competição, mas vamos com boas expectativas, sabendo que esta é uma competição sempre difícil e muito competitiva”, complementou Santander.

De acordo com o regulamento, as duas melhores equipes do Grupo B se qualificam para o Final Four, que já tem os representantes do Grupo A definidos: Quimsa (Argentina) e Club Copacabana de Antioquia (Colômbia). Pelo regulamento, nesta fase inicial as equipes jogam entre si, dentro da sua respectiva chave, em turno único.

Já o Final Four será realizado nos dias 30 de maio (quinta-feira) e 1º de junho (sábado), em local a ser definido pelo departamento técnico da Confederação Sul-Americana de Basketball (Consubasquet).

Próximo Jogo

O Sampaio só volta a entrar em quadra pela LBF CAIXA no dia 5 de junho, fora de casa, contra a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

(Da redação)
Fonte: CBB
Foto: Divulgação/ LBF