7/20/23

BASQUETE - Santo André é o 1° semifinalista da LBF e entra em rota de colisão com Sampaio ou Mesquita

O time do ABC Paulista venceu o Unisociesc/Blumenau por 53 a 48 e fecha a série em 2 a 0.



A Liga de Basquete Feminino (LBF) já tem seu primeiro semifinalista. Nesta quinta-feira (19), Santo André derrotou o Unisociesc/Blumenau por 53 a 48. Dessa forma, o time do ABC Paulista vence o segundo jogo entre as equipes e fecha em 2 a 0 a série das quartas de final da LBF

É a sexta classificação da equipe paulista para as semifinais na história da LBF CAIXA - a terceira nos últimos quatro anos

O jogo foi marcado por equilíbrio, com as duas equipes se alternando na liderança do placar. Santo André venceu o primeiro quarto por 14 a 10, mas Blumenau quem foi para o intervalo na liderança: 30 a 29. 

No terceiro período, as duas equipes tiveram um aproveitamento baixo nos arremessos. Apesar disso, Santo André conseguiu voltar a liderar o placar indo para os dez minutos finais na frente. 

A equipe se manteve na frente até o final para confirmar a vitória por cinco pontos.

Raio-X 



A ala-pivô Sassá Gonçalves foi eleita a MVP da partida, com 17 de eficiência. A jogadora de Santo André foi a cestinha da partida com 15 pontos e ainda teve oito rebotes e quatro assistências. 

Outros destaques da equipe vencedora incluem a armadora Lays, com 16 rebotes e Glenda, que saiu bem do banco, marcando 14 pontos. 

Por outro lado, no time catarinense, Leila foi a maior pontuadora de Blumenau, com 14 pontos.

Agora, Santo André aguarda para saber quem será seu adversário na semifinal. A equipe paulista enfrenta, portanto, o vencedor do confronto entre Sampaio Basquete e Sodiê Mesquita. O time do Maranhão venceu o primeiro jogo por 78 a 67.

As maranhenses e mesquitenses voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira (24), no ginásio Costa Rodrigues, às 19h, em São Luís-MA.

Da redação 
Fonte:  Gabriel Gentile/ OTD
Fotos:  Jorge Bevilacqua/AD Santo André

7/19/23

Alema prepara seminário nacional sobre mulheres no poder

O evento é organizado pela Comissão de Mulher da Unale, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão


Iracema Vale, primeira mulher presidente de Assembleia Legislativa 

"Mulheres no Poder". Esse é o tema do I Seminário Nacional de Legisladoras que será realizado no dia 5 de setembro, em São Luís do Maranhão. 

Organizado pela Comissão de Mulher da Unale, em parceria com a Alema, o seminário abordará assuntos como a violência política de gênero e a necessidade de maior participação feminina na política. 

O evento reunirá deputadas estaduais de todo o Brasil, bem como vereadoras, prefeitas e secretárias maranhenses.

Nesse sentido, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, nesta terça-feira (18), com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Diogo Moraes (PSB-PE), para alinhar os preparativos do evento.

Também participaram do encontro, a procuradora da Mulher do Parlamento Estadual, deputada Daniella (PSB); o deputado Roberto Costa (MDB); o deputado Antônio Pereira; a diretora de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy; a chefe do Cerimonial da Alema, Aristeia Barros; o comandante do Gabinete Militar, coronel Emerson Bezerra; a chefe da Comunicação da Unale, Camila Ferreira, além de assessores.


“Nosso objetivo é motivar as mulheres a cada vez mais assumirem postos e espaços de poder. A participação feminina é indispensável para uma gestão com paridade e que constrói políticas públicas que atendam a população como um todo. Estamos muito felizes por São Luís sediar esse primeiro encontro e vamos fazer um lindo evento”, afirmou Iracema, a primeira mulher eleita presidente de uma casa legislativa.




Para Diogo Moraes, o seminário marcará uma rica troca de experiências entre as parlamentares de todo o país. “Além de todos os debates, serão compartilhadas as boas práticas realizadas nas Assembleias Legislativas do Brasil para que o tema se torne pertinente. No Maranhão, temos a primeira mulher a se tornar presidente, o que certamente é algo em que se inspirar”, enfatizou.

Da redação
Fonte: Agência Assembleia
Fotos: Divulgação/Alema 

7/18/23

BASQUETE: Sampaio vence Mesquita, abre 1 a 0 na série e está a uma vitória da semifinal da LBF

Próximo duelo será na próxima segunda-feira  (24), às 19h, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luis-MA.



O Sampaio Basquete confirma seu favoritismo e vence a Sodiê Mesquita, na noite desta segunda-feira (17), na Arena Sodiê, em Mesquita-RJ, por 78 a 69, em partida válida pela 1ª rodada, melhor de três, das quartas de final da Liga de Basquete Feminino 2023 - LBF.

A equipe maranhense está a uma partida de eliminar as mesquitenses, a exemplo do Sesi Araraquara que ganhou do Ituano, bem como o Santo André diante do Blumenau e o Campinas contra o Catanduva.

"Apesar da derrota, nossa equipe conseguiu jogar de igual pra igual com o Sampaio, que, nitidamente, tem um elenco mais forte. Nossas meninas precisam criar mais casca, mais rodagem, são muito jovens, eu não  posso cobrar muito mais delas", disse o  técnico Raphael Zaremba durante a coletiva de imprensa.


Destaques


A ala/pivô do Tubarão, Gabi Guimarães, foi eleita a melhor jogadora da partida. Ele registrou 15 pontos e ficou a um rebote de um duplo-duplo.

A camisa 10 do Sampaio, Manu,  foi quem mais pontuou (19),  contribuiu para seu feito, o acerto de quatro bolas do perímetro em sete tentativas. A pivô Mari Dias, por sua vez, fez 14 pontos e obteve oito rebotes.

Pelo lado da Sodiê Mesquita, a ala-pivô Brenda Barros foi a melhor em quadra e a cestinha da partida com 20 pontos.

Raio-X 

1° quarto - O Sampaio Basquete iníciou a partida com o quinteto Mali Gretter,  Paty Teixeira, Emanuely, (Manu), Mary Dias e Gabi Guimarães, mas quem fez os dois primeiros pontos do jogo foram  as donas da casa, por intermédio de Tainá, após roubar uma bola. 

Mas o Sampaio logo respondeu com  transições rápidas e bom trabalho no porte baixo, com Gaby, Mary e depois Erika, mantendo o domínio do quarto. 

Rafa Monteiro estreou ainda no 1° quarto, depois de excelente atuação na Seleção Brasileira na AmeriCupW 
Na sequência, Mesquita encaixa três bolas do perímetro e encosta, baixa a diferença para tres pontos. A primeira parcial ficou  23 a 20

2° quarto - Comandadas por Erica e Rafa Monteiro, o Sampaio abre seis pontos no início do segundo quarto, abre 11 pontos à frente, mas o Sodiê aperta na marcação sobre pressão meia quadra, realiza dobras defensivas, encosta no placar, vai para o intervalo com a parcial empatada (16 a 16) e  fica a uma bola do perímetro atrás das bolivianas (39 a 36)

3° quarto - Na volta do vestiário, às comandadas do técnico Cristian Santander, encaixaram seu jogo, sobretudo com a boa distribuição de bolas de Tainá Paixão e o execelente aproveitamento de Manu nas bolas de 3 pontos, contribuem para o Tubarão abrir até 16 pontos de vantagem,  fechar a parcial em 22 a 12 e ampliar o placar para 61 a 48

4° quarto - No quarto final, as maranhenses ampliaram sua vantagem sobre as mesquitenses. Santander aproveitou os mínutos finais para rodar o time, administrar a vantagem e mesmo perdendo a última parcial (19 a 17), vencer por 78 a 67, abrir 1 a O no playoff  e dar um importante passo rumo às semis.


Próxima partida 

As equipes voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira (24), no ginásio Costa Rodrigues, às 19h, em São Luís-MA.


Por Uerbet Santos 
Fotos: Maurício Almeida/ Sodiê Mesquita 

7/17/23

Em busca do 4° título da LBF, Sampaio Basquete estreia nos playoffs contra o Sodiê Mesquita

A partida será nesta segunda (17), às 19h30, na Arena Sodiê, em Mesquita-RJ, com transmissão ao vivo no Youtube pelo canais do UOL e Imirante.com e Raio-X deste canal, com o jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.




Após os 56 jogos da primeira fase,  iníciou nesta sexta-feira (14), às quartas de final da LBF 2023, que ocorrem após a participação da seleção brasileira na Americup, disputada no início de julho, no México.

AD Santo André, Sesi Araraquara e Unimed Campinas sairam à frente de Unisociesc/Blumenau, Ituano e Bax Catanduva, respectivamente.

Atual campeão, o Sampaio Basquete começa a defender o título na pós-temporada fora de casa, contra a Sodiê Mesquita nesta segunda-feira (17), a partir das 19h30, na Arena Sodiê, em Mesquita (RJ).

O Sampaio Basquete fez a segunda melhor campanha da 1ª fase, em 14 jogos, venceu dez deles e perdeu quatro,  com aproveitamento de 71,4%, atrás apenas do Sesi Araraquara que fez a melhor campanha geral, com expressivas 13 vitórias em 14 jogos e quase 93% de aproveitamento.

Já o adversário do Sampaio, Sodiê Mesquita, ficou na 7ª posição, com apenas três vitórias em 14 jogos e modestos 21.4% de aproveitamento.

Retrospecto das equipes

O Sampaio Basquete bateu a Sodiê Mesquita por 20 pontos na estreia, em 10 de março (81 a 61), e voltou a vencer o clube fluminense em 16 de maio, no Rio de Janeiro, por 84 a 71

Tabela de jogos

Sampaio Basquete (2º) X (7º) Sodiê Mesquita

Jogo 1: 17/7, 19h30, Arena Sodiê, Mesquita/RJ

Jogo 2: 24/7, 19h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 3 (se necessário): 25/7, 19h30, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.

Por Uerbet Santos
Foto: Divulgação/LBF

7/16/23

PARCERIA - Universidade Ceuma abre as portas da Instituição para o Sampaio Basquete

O primeiro treino foi na manhã deste sábado; em retribuição, uma camisa da equipe autografada pelas atletas foi presenteada ao presidente da Instituição, Mauro Fecury.


A Universidade Ceuma, por meio do professor da disciplina de basquete, Eduardo Macieira, colocou a infraestrutura  da instituição de ensino à disposição do Sampaio Basquete para treinamento.

Na manhã deste sábado (15), a comissão técnica e as atletas do Sampaio Basquete, visitaram  a Universidade  e realizaram seu primeiro treino.

Em retribuição, uma camisa da equipe autografada pelas atletas foi presenteada ao presidente da Instituição, Mauro Fecury.

Após o treino, a delegação do Sampaio Basquete foi convidada pelos representantes da instituição de ensino para um almoço no restaurante Cabana do Sol.



Durante o almoço, as comandadas do técnico Cristian Santander, foram agraciadas com uma bolsa personalizada do CEUMA.



De acordo com o professor Eduardo Macieira, essa Iniciativa  "é uma forma de incentivo à equipe feminina do Sampaio Basquete nessa reta final, em busca do seu 4° título na Liga de Basquete Feminino".

Playoff

Atual campeão da LBF, o Sampaio Basquete terminou a primeira fase da competição em 2° lugar e começa a defender o título na pós-temporada fora de casa, contra a Sodiê Mesquita na próxima  segunda-feira ( 17), a partir das 19h30, na Arena Sodiê, em Mesquita (RJ)

Retrospecto 

O Sampaio Basquete bateu a Sodiê Mesquita por 20 pontos na estreia, em 10 de março (81 a 61), e voltou a vencer o clube fluminense em 16 de maio, no Rio de Janeiro, por 84 a 71.

O professor Eduardo destacou que a iniciativa do CEUMA, ao oferecer suas dependências para a equipe do Tubarão treinar, sinaliza que a instituição tem infraestrutura para atender as demandas da equipe, em caso de um futuro patrocínio.

"A Universidade Ceuma tem todas as condições para  apoiar o Sampaio Basquete na área médica, caso se consolide uma futura parceria. Temos Enfermeiros, Fisioterapeutas, educadores físicos e o amor do Doutor Mauro Fecury pelo Basquete", pontuou Macieira.

Disse ainda que "o Ceuma  já contribui  para o elenco da Bolivia Querida", referindo-se aos profissionais que integram a comissão técnica do Sampaio Basquet formados na Universidade Ceuma. Entre os quais, citou os preparadores físicos Samir Seguins e Fabiano Furtado.

Mauro Fecury e o basquete



Mauro Fecury Integrou a melhor fase do basquetebol no Maranhão em meados dos anos 1960. Além dele, tornaram-se populares no Estado, pelo domínio da bola laranja, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, seu irmão Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho, Jaime Santana e Zé Reinado Tavares.

"Esse é um momento de mostrarmos para esses jovens que iniciam no basquete, que o Maranhão tem potencial para formar grandes atletas e cidadãos. Ao reconhecer o trabalho e a dedicação dessas meninas que representam o Sampaio Basquete e as cores do nosso Estado, o CEUMA dá  uma aula de gratidão, reconhecimento e valorização das atletas e do esporte da bola laranja", concluiu Eduardo Macieira.

Por Uerbet Santos 
Fotos: Divulgação/UniCeuma