8/01/17

Pesquisa aponta que brasileiros apoiam a aceitação da denúncia de corrupção contra Temer

Oito entre dez entrevistados são a favor da abertura do processo

 


"Acho que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice da corrupção". Essa foi uma das perguntas feitas pela pesquisa que o ibope divulgou nesta segunda-feira (31) encomendada pela associação civil Avaaz.org.

79% dos entrevistados afirmaram que concordam com o pensamento, enquanto 18% disseram discordar. Ou seja, em média, em cada oito, de dez entrevistados, são a favor que nesta quarta-feira (02), os deputados votem a aceitação da denúncia de corrupção passiva contra o presidente, Michel Temer, oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Outro dado revelado pela pesquisa, aponta que 89% dos que apoiam a aceitação da denúncia são jovens; 86% têm ensino médio; 85% possui curso superior completo; 87% possuem renda familiar entre dois e cinco salários mínimos e acima de cinco salários 85%.

O Ibope ouviu, por telefone, 1 mil brasileiros, entre os dias 24 e 26 do mês passado. A margem de erro estimada pelo instituto é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao contrário do que pensa a população, os aliados do Governo, fazem as contas e, nos bastidores, conversam, inclusive com partidários que irão votar a favor da aceitação da denúncia, para marcarem presença no plenário, e com isso, atingir o quórum mínimo de 342 deputados, dos 513, para que ocorra a votação, inclusive contam também com a presença da oposição.

Para entender a votação


Nesta quarta-feira (2), a votação só será iniciada quando pelo menos 342 dos 513 deputados registrarem presença em plenário.  O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, adotou esse critério para evitar questionamentos futuros na Justiça. A exemplo do que aconteceu no impeachment de Dilma Rousseff, a votação nesta quarta-feira (2) será nominal e aberta (no microfone). Para que a acusação da PGR siga adiante, são necessários pelo menos 342 votos contrários ao parecer da CCJ que livra Temer da denúncia.

Esse cenário de incertezas do jogo político, pode ser traduzido assim: O time da casa (governo) é favorito. Mas, pra ganhar o jogo. É preciso que o rival (oposição) entre em campo. Eis a questão!

Uerbet Santos (da redação)
Fonte: Ibope
Foto: Divulgação

Dois jogos contra Angola, hoje e amanhã, enceram a preparação da seleção de basquete para a Copa América

Neste domingo (6), o Brasil estreia contra a Venezuela.


Wilson Morais  ajusta os detalhes da  seleção em  Pindamonhangaba

Na reta final de preparação para a disputa da Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017), a  Seleção Brasileira Adulta Feminina enfrenta  as angolanas nesta terça-feira (1º de agosto), às 21h (de Brasília), no ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba (SP) com transmissão ao vivo pelo Esporte Interativo.

O Brasil volta a enfrentar o selecionado de Angola nesta quarta-feira (2), às 15h (de Brasília), no mesmo local, em mais um jogo preparatório.

Os treinamentos da Seleção Brasileira serão realizados em Pindamonhangaba (SP) até 03 de agosto (quinta-feira). Já a ‘Copa América – 2017 será de 06 a 13 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina. Os três primeiros colocados se classificam para o Campeonato Mundial Adulto Feminino de 2018.

O basquete Brasil feminino integra o Grupo A.  A estreia é contra a Venezuela, no dia 06 de agosto (domingo). No dia 07, o adversário será a Colômbia e folga no dia seguinte. O retorno acontece em 09 de agosto, duelando com Ilhas Virgens. O selecionado nacional conclui a sua participação na primeira fase encarando a anfitriã Argentina, no dia 10.

Uerbet Santos (da redação)
Com informação da Assecom CBB
Foto: Kiko Ross/CBB

Outras informações em :  www.cbb.com