9/01/23

HOJE NÃO, SHAI!

Vitória GIGANTE DO BRASIL sobre o Canadá por 69 a 65 


Na manhã desta sexta-feira (1), pela primeira rodada do grupo L da segunda fase da Copa do Mundo de basquete, o Brasil, de virada, venceu o Canadá por 69 a 65. Agora, a seleção precisa apenas de uma vitória na próxima partida para garantir uma surpreendente vaga nas quartas de final.

Bruno Caboclo foi o destaque da seleção brasileira com 19 pontos, 13 rebotes e três tocos. Já Shai Gilgeous-Alexander, grande astro da NBA, foi o cestinha da partida com 23 pontos.

Agora, o Brasil volta a quadra no próximo domingo, às 6h45 (de Brasília), contra a Letônia, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ e Raio-X desta plataforma  de comunicação. 

Raio-X 

O duelo começou muito equilibrado, com ambas as defesas se sobressaindo sobre os ataques. Com Bruno Caboclo brilhando na marcação e conseguindo bons momentos no ataque, o Brasil venceu o primeiro quarto por 16 a 13.

Contudo, no segundo período, o Canadá voltou um pouco mais solto, principalmente Shai Gilgeous-Alexander. O astro do Oklahoma City Thunder passou a dar o ritmo da partida e o Canadá foi para o intervalo vencendo por 37 a 27.

No terceiro quarto, o Brasil ficou tentando diminuir essa diferença de 10 pontos. Os canadenses acabaram forçando alguns arremessos errados e os comandados do técnico Gustavinho foram para o último período perdendo por sete pontos, com o placar 52 a 45.

No período decisivo, o a seleção brasileira cresceu de produção. As bolas no ataque começaram a cair, com Yago entrando na partida. Mesmo com uma arbitragem polêmica nos minutos finais e com muita emoção, o Brasil venceu o Canadá por 69 a 65.


Estatísticas  do Brasil 

Caboclo - 19pts
Gui - 10pts 
Lucas Dias - 8pts 

Por Uerbet  Santos
Fonte: CBB/ESPN
Imagem: Divulgação Fiba 

Dia do Profissional de Educação Física: a profissão na prática

Nesta Dia do Profissional de Educação Física, confira como é a prática de trabalho em diferentes áreas. Conheça mais sobre o curso e a profissão!


O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado nesta sexta-feira, 1º de setembro. A data foi criada em 1998 devido à Lei nº 9.696 que regulamentou a profissão no Brasil. 

Os profissionais de Educação Física podem atuar em diferentes áreas. Há duas habilitações, de bacharel e licenciado. Com a licenciatura, os professores atuam no espaço escolar. Já com o bacharelado, os profissionais podem trabalhar em clubes, equipes de esportes, academias de ginástica e musculação.

Entre as atividades desempenhadas pelos professores de Educação Física estão:

Prescrição e orientação de exercício físico;

Desenvolvimento e aplicação de aulas de treinamento funcional, ritmos (dança de ginástica), entre outras modalidades;

Atuação como professor da educação básica e superior;

Atuação em gestão de projetos e políticas públicas na área do esporte;

Empreendedorimo na área de esportes e fitness.

Marketing esportivo;

Treinamento esportivo em clubes e equipes de diferentes modalidades;

Pesquisa científica.

O curso superior possui quatro anos de duração e é ofertado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD). Para atuar enquanto profissional de Educação Física é necessário estar registrado em algum Conselho Regional de Educação Física (CREF) do país. 

Profissão de Educação Física na prática

O Brasil Escola conversou com profissionais da Educação Física que contam sobre suas trajetórias no curso e como é a prática de trabalho na área.

Educação Física e Dança 0

O processo de formação em um curso superior é desafiador para muitas e muitos brasileiros. Para além das atividades e demandas acadêmicas, há os fatores sociais que atravessam a realidade de estudos para uma parcela da população. 

A mineira, natural de Belo Horizonte (MG), Glauciana Ribeiro (42), relata que a trajetória da graduação foi marcada pela dificuldade financeira. Ela conta que essa realidade é comum para muitas mulheres pretas e periféricas. 

Nesse período, Glauciana (foto) conciliou o trabalho de plantonista como técnica de enfermagem em um hospital com o curso superior. As várias noites sem dormir, para poder se dedicar aos estudos, faziam parte da rotina da jovem.



A opção pela Educação Física se deu para conciliar duas áreas em que ela ama trabalhar, a de saúde e as artes, já que na época era bailarina. 

Com uma pós-graduação em treinamento desportivo, a profissional trabalha atualmente com a preparação física de bailarinas(os). Em seu trabalho, ela desenvolve cronogramas de treino com exercícios físicos específicos para as pessoas que dançam.

"Estudo o que elas dançam, quais as musculaturas precisam ser desenvolvidas com o objetivo de melhorar a técnica, aumentar a performance e, principalmente, reduzir o risco de lesão", disse Glauviana

Glauciana comenta no vídeo abaixo a respeito da importância da Educação Física enquanto área profissional para ela:

Personal trainer

Caleb Novais (35), (foto), atua como personal trainer em academias de musculação há 16 anos. O goiano sempre foi uma criança muito ativa e o ciclismo era uma das modalidades mais presentes em suas práticas.




No ensino médio, uma professora de Educação Física mostrou a ele um novo olhar em relação à profissão. Com ela, ele conta que foi possível compreender melhor qual era a função da profissão. A partir daí, teve a certeza de qual seria a graduação a cursar.

Seu intuito inicial era se formar para lecionar a disciplina em escolas. Entretanto, com os primeiros estágios na faculdade em academias de musculação, sua prática profissional tomou novos rumos.

Caleb buscou aproveitar ao máximo o período da graduação, durante o processo de formação realizou diversos cursos e essa capacitação se estende até hoje.

Um dos receios dele era a disciplina de Anatomia e as demais que tratavam do corpo humano. Porém, com dedicação, conseguiu lidar com esse desafio. Atualmente, ele reforça que estudar sobre o corpo humano e Cinesiologia, a ciência do movimento humano, é uma de suas paixões. 

Com o curso superior, o profissional afirma que mudou o olhar para a Educação Física que tinha antes de se formar e conseguiu compreender o impacto positivo, na saúde física e emocional das pessoas. 

É importante para o profissional da Educação Física entregar bons resultados, ter zelo pelos seus alunos e atuar de forma ética com os clientes e colegas de trabalho, enfatiza Caleb. 

"Temos que, cada vez mais, conscientizar as pessoas quanto à promoção de saúde, à qualidade de vida e ao bem-estar. Para além dos exercícios, no aspecto da superação, de enfrentar barreiras e desafios.", comentou Caleb Novais

Após formado, Caleb realizou um curso de especialização em Personal Trainer e Musculação e atualmente está cursando sobre biomecânica aplicada ao exercício físico. 

Educação superior

Desde a infância, a paulista Tatiane Calve (45), praticava esportes. Com essas vivências, surgiu o interesse pela preparação física dos atletas. "Achava fantástica as alterações fisiológicas do corpo, em decorrência do treinamento", conta.

Ao longo da formação, com a pa9rticipação em um projeto de extensão universitária de Educação Física Adaptada, ela identificou sua área profissional. "Não quis mais trabalhar com fisiologia do exercício e preparação física. Meu foco, a partir da minha experiência com o projeto, passou a ser na atividade física adaptada para pessoas com deficiência e idosos.", explica.

Após formada, Tatiane (foto) iniciou a carreira acadêmica no Mestrado e começou a atuar no mercado de trabalho com o atendimento de pessoas idosas e com deficiência (Parkinson, distrofia muscular, paralisia cerebral e autismo). 



Seu doutorado abordou o treinamento da locomoção de idosos institucionalizados com o uso de um triciclo sem pedais. 

Há 19 anos, Tatiane trabalha como professora. Atualmente ela mora em Curitiba (PR) e ministra aulas no curso de Educação Física do Centro Universitário Internacional (Uninter). Além da docência, a educadora continua atendendo como personal trainer de populações especiais. "A docência é minha grande paixão. Transferir conhecimento é gratificante.", completa.

Após formada, Tatiane iniciou a carreira acadêmica no Mestrado e começou a atuar no mercado de trabalho com o atendimento de pessoas idosas e com deficiência (Parkinson, distrofia muscular, paralisia cerebral e autismo). 

Seu doutorado abordou o treinamento da locomoção de idosos institucionalizados com o uso de um triciclo sem pedais. 

Treinamento funcional e ritmos

O desejo de ajudar outras pessoas quanto aos aspectos da saúde e estética, bem como o interesse pelo movimento, fez a goiana Kerem Beatriz, 29, (foto) cursar Educação Física.



Atualmente ela possui o próprio espaço para dar aulas de treinamento funcional personalizado para mulheres com foco no emagrecimento. Ela também ministra aulas de pilates solo, zumba e ritmos.

"O movimento faz parte de cada um de nós e a Educação Física nos proporciona isso. Hoje como profissional dessa área, tenho realizado o sonho de muitas mulheres conseguirem se sentir melhor com seus corpos", afirma. O exercício físico, para Kerem, reforça o sentido de autocuidado.

Fonte: Brasil Escola
Fotos: Arquivo/Brasil Escola

8/31/23

TUBARÃO NADA, NADA E MORRE NA PRAIA - Sesi Araraquara vence quinto jogo e é campeão da LBF 2023

Em partida realizada no Ginásio do Gigantão, no interior de São Paulo, o time da casa derrotou o Sampaio Corrêa por 74 a 62 para ficar com o título

Em disputa decisiva no Ginásio do Gigantão, o Sesi Araraquara derrotou o Sampaio Corrêa no quinto jogo da série de finais da LBF por 74 a 62 e se sagrou campeão da competição. Esse foi o primeiro título do clube paulista, que havia ficado em quarto no ano passado.

Raio-X 

No primeiro quarto, o duelo iniciou equilibrado e permaneceu empatado após mais de seis minutos jogados. Porém, na sequência, com uma bola de longa distância da capitã Aline Moura, o Sesi Araraquara encaminhou sua vitória na parcial inicial por 17 a 14. Logo depois, a disputa voltou a ficar em equilíbrio e o Sampaio Corrêa fechou o segundo quarto vencendo por 15 a 14.

No entanto, na volta do intervalo, o Sesi passou a ter o domínio das ações e obteve uma grande atuação no terceiro quarto, aplicando um 27 a 14 sobre o adversário. Por fim, na etapa decisiva, a equipe maranhense até ensaiou uma reação, mas viu as paulistas sacramentarem o título em 74 a 62.

Destaque

E o grande nome da conquista foi a ala-pivô Aline Moura (foto) que anotou um duplo-duplo, com 22 pontos e 14 rebotes. Aline Moura fez um grande jogo, dominando o garrafão na defesa e no ataque, além de acertar cinco bolas de três pontos.



Atual campeão e dono de três títulos da LBF, o Sampaio começou bem a partida decisiva, mas suas principais jogadoras foram muito mal. A armadora Tainá Paixão fez apenas cinco pontos e passou longe de ser decisiva. A pivô Érika bem que tentou, também fez um duplo-duplo (14 pontos e 13 rebotes), mas não evitou a derrota.


A conquista foi um feito inédito para o Sesi Araraquara, que havia terminado no quarto lugar na edição do ano passado. O Sampaio Corrêa, por sua vez, amargou o vice-campeonato, seu segundo na história da LBF


Por  Victor Farfon/ OTD
Fotos: Divulgação_ SESI- LBF 

8/30/23

TENDÊNCIA - Especialistas falam sobre Direito Desportivo com universitários

O segmento desponta como um dos mais promissores para os advogados.



O Direito abrange muitas áreas de atuação. Com tantas possibilidades, é comum que os estudantes se questionem, primeiro: "quais são as áreas do Direito?". Sugundo: "qual delas vou escolher para advogar?".

De acordo com especialistas, por ser uma carreira tão abrangente,  a tendência natural é que os futuros advogados optem por um segmento do Direito que esteja em alta no mercado de trabalho, ou que lhes rendam mais ganhos. A exemplo do Direito do Estado, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Tributário e Defensoria pública, entre outras.

Porem, diante desse leque de possibilidades de atuação, está o Direito Desportivo, um segmento da advocacia  ainda com pouca visibilidade  aos olhos dos estudantes de Direito, mas um segmento muito  promissor.

Para um dos especialistas no assunto, o advogado Haroldo  Soares,  o Direito Desportivo  é um dos ramos que mais vem crescendo no nosso país, tornando-se uma das áreas mais promissoras para os advogados.

"Esse crescimento se deve ao fato de o Direito Desportivo tratar das questões jurídicas relativas aos esportes desde os pontos mais simples até os mais complexos, como por exemplo, auxiliar nas transferências e contratações de atletas.

Além disso, o leque de serviços que podem ser prestados por advogados nessa área é muito amplo, já que atende aos interesses dos desportistas, clubes, federações, entidades desportivas, etc., das diversas modalidades do esporte, fazendo com que esse ramo se torne ainda mais atrativo", detalhou Haroldo.

Palestras

Para que os universitários saibam mais sobre esse segmento do Direito, o Centro  Universitário Dom Bosco - UNDB, realiza nesta quarta-feira (30), às 17h, na Sala de Metodologias Ativas, a palestra "Direito Esportivo" com três especialistas no assuntos.

O advogado, auditor do Tribunal de Justiça  do Maranhão (TJD/MA), procurador do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva da  Confederação Brasíleira de Desporto Universitário (STJD da CBDU), Eduardo Dualibe,  falará  sobre os "Aspetos gerais  da Justiça Desportiva".

Enquanto o advogado e auditor presidente do Tribunal de Justiça do Desportiva  Universitária,  Haroldo Soares, levanta a  questão sobre a quem competente  julgar os "Atos de discriminação no esporte brasileiro: responsabilidade dos Tribunais Desportivos ou da Justiça Estadual?"

Outro tema, pauta recorrente nos noticiários esportivos, principalmente no futebol, é  o "Combate aos discursos de ódio no futebol brasileiro", será  abordado pelo bacharel em Direito pela UNDB e vice-presidente e diretor jurídico  do Sampaio Corrêa Futebol Clube,  Perez Paz.


Áreas do Direito

Confira a lista das áreas do Direito, também consideradas os principais campos de atuação dos profissionais na área.

* Direito Civil

* Direito Penal 

* Direito Tributário

* Direito Trabalhista

* Direito Contratual

* Direito Ambiental

* Direito Empresarial

* Direito do Consumidor

* Direito do Estado

* Direito Eleitoral

* Direito da Tecnologia da Informação

* Direito da Propriedade Intelectual


Serviço:

Palestra: Direito Desportivo 
Data: 30 de Agosto
Horário: 17h
Local: Sala de Metodologias Ativas da UNDB - Av. Colares Moreira, 443.
Renascença  II - São Luís- MA.

Por Uerbet Santos 
Banner: Divulgação/ UNDB



Brasil avança para a 2ª fase da Copa do Mundo com a vitória sobre a Costa do Marfim por 89 a 77

Os próximos jogos são contra o Canadá e a Letônia, na sexta-feira 1° e no domingo (3).



A seleção brasileira masculina de basquete está classificada para a próxima fase da Copa do Mundo 2023, depois a vitória na manhã desta quarta-feira (30 de agosto) - pelo horário de Brasília - sobre a Costa do Marfim, por 89 a 77, em Jacarta (Indonésia). 

Destaque do jogo foi o armador Yago Santos, cestinha da partida com com 24 pontos, que acertou seis de sete arremessos de três.

Raio X 

O time africano impôs um forte ritmo no início, chegando a abrir cinco pontos de vantagem e fechando o primeiro quarto na frente por 25 a 23. 

No segundo período, os brasileiros se valeram dos chutes de longa distância e passaram à frente a partir da sua metade, abrindo ligeira vantagem com o quarto arremesso certeiro de três de Yago Santos, das quatro tentativas até então. O Brasil foi ao intervalo com placar favorável 50 a 46.

No segundo tempo o jogo se manteve equilibrado, com os marfinenses conseguindo manter pequena diferença atrás no marcador (cinco pontos ao final do terceiro período), a fim de entrar no último quarto para o tudo ou nada. Com bom jogo defensivo, o Brasil trabalhou bem nos rebotes e pontuar nos contra-ataques, além dos certeiros chutes de três, que não cessaram, com Yago e Georginho. Nos minutos finais os brasileiros abriram boa vantagem e fecharam o jogo em 89 a 77.

Com lugar garantido na sequência da competição, o Brasil segue na capital indonésia, mas agora no grupo L, ao lado de Canadá, Letônia (respectivamente primeiro e segundo colocados no grupo H da primeira fase), e novamente a Espanha, contra quem já jogou nesta Copa.

Os canadenses serão os próximos adversários dos brasileiros, em 1º de setembro (sexta-feira), às 10h30 (horário de Brasília). 

Um confronto bastante importante para as pretensões do Brasil por um lugar em Paris 2024, já que as duas melhores seleções das Américas nesta Copa do Mundo obtêm vaga nos próximos Jogos Olímpicos.

Da redação 
Fonte: CBB
Foto: Divulgação/CBB

8/29/23

Espanha, atual campeã, vence o Brasil pela segunda rodada da Copa do Mundo de Basquete

Brasil joga na última rodada contra a Costa do Marfim; o duelo será na quarta, 30, às 6h45, ao vivo na ESPN e Star Plus e Raio-X desta plataforma de comunicação.



O Brasil foi derrotado pela Espanha na segunda rodada da Copa do Mundo, por 96 a 78, na Arena Indonésia, em Jacarta, pelo Grupo G do torneio.

Com o resultado, os espanhóis avançam à segunda fase e o Brasil joga na última rodada contra a Costa do Marfim, para definir o segundo classificado da chave. O duelo será na quarta, 30, às 6h45, ao vivo na ESPN e Star Plus. 

- A diferença no jogo esteve nos rebotes ofensivos e pontos em segunda chance. Eles tiverem 22 pontos em erros nossos e isso com uma equipe contra a Espanha, faz muita diferença. Nossa defesa não encaixou. Conseguimos algumas cestas fáceis, mas eles tornaram difícil o nosso jogo. Não fomos muito bem - citou Gustavo De Conti

Estatísticas

Caboclo - 15pts e 11reb
Yago - 14pts, 6reb e 3ast
Tim - 9pts
Felício - 8pts
Meindl - 7pts e 3reb

Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBB

8/28/23

Boletim Médico - Raul Neto - Copa do Mundo de Basquete 2023

O atleta se lesionou na estreia vitoriosa do Brasil diante do Irã; o próximo duelo é contra a Espanha, na segunda-feira (28), às 10h30, com transmissão ao vivo da ESPN, Star Plus e Raio-X desta plataforma de comunicação.



O atleta Raul Neto sofreu ruptura do tendão patelar do joelho direito durante o terceiro quarto da partida entre Brasil e Irã, pela abertura do Grupo G da Copa do Mundo, em Jacarta, na Indonésia.

Raul sofreu uma queda no início do terceiro quarto e foi atendido de imediato, ainda na quadra, com suspeita de ruptura do tendão patelar. A lesão foi confirmada em exame de ressonância magnética feita minutos depois no hospital oficial do evento, sob orientação e acompanhamento do Diretor de Saúde e médico da Seleção Brasileira, Carlos Vicente Andreoli.

Raul sofreu a ruptura no movimento de salto. O atleta foi imobilizado, já está no hotel com a delegação e sob os cuidados do departamento médico. Com o diagnóstico, está fora do restante da Copa do Mundo e neste momento a CBB trata das questões logísticas do atleta.

Estreia

O Brasil começou com tudo a Copa do Mundo de Basquete. Em grande jogo coletivo, o grupo derrotou o Irã por 100 a 59, na primeira rodada do Grupo G, na Arena Indonésia, em Jacarta. O próximo rival é a Espanha, na segunda-feira, 28, às 10h30, com transmissão ao vivo da ESPN e do Star Plus. 

Fonte: Assessoria CBB
Foto: Divulgação/CBB