2/20/11

QUEBRANDO TABU


Os  Homens  estão se cuidando?

Pesquisas comprovam que os homens se cuidam menos do que as mulheres. E quando o assunto é prevenção menos ainda. A verdade é que a maioria só vai ao médico ou faz um check-up anual quando sente dor ou a doença já existe.
Mas parece que esse quadro esta mudando. É o que mostra a avaliação da Política Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, revela um avanço da participação masculina no planejamento familiar e no crescimento da quantidade de exames de próstata (PSAs) realizados no SUS.  De 2003 a 2009, triplicou o número de testes que detectam uma atividade anormal da próstata. O que revela que o homem está deixando o preconceito de lado para prevenir complicações como o câncer.
Sobre o PSA a pesquisa destaca que quase 80% dos homens brasileiros conhecem o exame de toque retal para detectar o câncer da próstata, mas apenas 32% já o fizeram. É bom ficar alerta, pois o câncer prostático é o mais frequente do homem, representando mais de 40% dos tumores que atingem as pessoas do sexo masculino acima de 50 anos.
Então já sabe, faça um check-up! Porque prevenção é o melhor remédio para uma vida mais longa e saudável.

Por Uerbet Santos
Fonte:  Pesquisa do Ministério da Saúde