7/01/23

Com precisão nas bolas de 3 pontos, Brasil estreia com vitória diante de Cuba na AmeriCupW, em León, no México

Meninas voltam a jogar neste domingo (2), às 15h10 (de Brasília), contra a Venezuela com transmissão do  canal ESPN e Raio-X do Blog, com o Jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.




Começou com vitória a trajetória do Brasil na AmeriCupW, no México. No primeiro confronto do torneio que inicia a corrida para Paris 2024, a Seleção Brasileira dominou Cuba e venceu por 92 a 53, começando bem no Grupo A. 

- Mais importante que a vitória foi a atitude da equipe. Jogamos como um time, e terminamos com 29 assistências e 123 de eficiência. Jogamos coletivamente é só assim podemos pensar em algo maior. Cada jogo será como uma final - disse José Neto, técnico do Brasil. 

O torneio classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para Pré-Olímpico das Américas, que é um passo antes do Pré-Olímpico Mundial.

Raio-X do Brasil 

As comandadas do coach José  Neto  fizeram um jogo coletivo,  trabalharam bem as bolas do perímetro, o que ajudou na construção do placar com folga diante das cubanas.

 Tainá Paixão anunciou o que estava por vir, ao marcar os primeiros pontos da equipe  do perímetro. Foram 13 acertos em 25 tentativas de bolas de três. Cuba, por outro lado, só acertou uma bola de três pontos em 13 tentativas.

Mas, as brasileiras deixaram a desejar na segunda bola dobrenote de defesa, pecado este, que as norte-americanas e as hermanas argentinas não perdoam.

Lideradas por Sassa, maior pontuadora da partida, e  Damiris, precisa nas bolas de três pontos, as brasileiras,  mostraram que o conjunto e a distribuição de bolas, pode ser determinantes para elas irem longe na competição, pois quatro delas fizeram mais de 13 pontos e do banco vieram 55 dos 92 marcados. 

Confira os números das brazucas!

Sassá - 16pts e 4reb 
Damiris - 12pts, 4reb e 2ast
Kamilla - 13pts, 8reb e 2ast
Emanuely - 13pts, 3reb e 3ast



Os EUA, que integram o grupo do Brasil,  passaram pela Venezuela, com facilidade: 80 a 54. O destaque  das norte-americanas foi a ala/pivô Angel Reese com 11 pontos, 9 rebotes e 15 de eficiência.
 
O próximo adversário do Brasil será a Venezuela, neste domingo (2), às 15h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo, do Canal ESPN e Raio-X do Blog, com o jornalista Uerbet Santos,, especialista em basquete.

O Brasil esteve no pódio nas duas última AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Cuba, o time ainda encara Venezuela, Argentina e Estados Unidos na primeira fase (confira a tabela completa e horários abaixo).

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

TABELA DE JOGOS

1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
15h10 - Brasil x Venezuela

3 de julho
17h40 - Brasil x Argentina

4 de julho
17h40 - Brasil x EUA


Da redação 
Fonte: Asecom CBB 
Foto: Divulgação/CBB

Brasil começa caminho para Paris 2024 com estreia na AmeriCupW neste sábado (1°)

A estreia será  contra Cuba, a partir das 15h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo na ESPN e Raio-X  da partida no Blog  com o jornalista Uetbet Santos, especialista em basquete.



A Seleção Brasileira feminina começa neste sábado (1°), o seu caminho para a Olimpíada de Paris 2024. Em León, no México, o Brasil estreia na AmeriCupW, o primeiro passo para retornar aos Jogos Olímpicos. 

O rival da estreia no Grupo A será Cuba, a partir das 15h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo na ESPN. O torneio classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para Pré-Olímpico das Américas.

- Campeonato duro, difícil, não temos muita margem para manobra. Não tem jogo fácil. Vamos buscar fazer o nosso melhor. Temos Cuba, que vem crescendo muito no cenário novamente, a Argentina, que fizemos jogo duríssimo no Sul-Americano do ano passado. O nível mundial do basquete feminino está cada vez mais aumentando - disse o técnico Jose Neto.

O Brasil esteve no pódio nas duas última AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Cuba, o time ainda encara Venezuela, Argentina e Estados Unidos na primeira fase (confira a tabela completa e horários abaixo).

- Não tem sonho maior de um atleta do Brasil do que vestir a camisa do Brasil em uma Olimpíada, sei que temos muito trabalho, mas isso é o que nos move aqui, nos clubes e no nosso dia a dia - citou a armadora Débora.

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

TABELA DE JOGOS

1 de julho
15h10 - Brasil x Cuba

2 de julho
15h10 - Brasil x Venezuela

3 de julho
17h40 - Brasil x Argentina

4 de julho
17h40 - Brasil x EUA

CONVOCAÇÃO

ARMADORAS
Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Samara-RUS
Gabriella Soares - SESI Araraquara

ALAS
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete
Emanuely de Oliveira - Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas - Fuerza Regia-MEX
Vanessa Sassá - Santo André
Aline Moura - SESI Araraquara

PIVÔS
Erika de Souza - Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso - South Carolina-EUA

TÉCNICO
José Neto

Comissão técnica

Diretora de Basquete: Roseli Gustavo
Líder Operacional: Monica Atílio
Apoio técnico: Giovana Romano Rangel
Técnico: José Neto
Auxiliares técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparadores físicos: Diego Falcão e Rafael Bernardelli
Fisioterapeutas: Jordana Reis e Isabel Cristina
Médico: Paulo Szeles
Massoterapeuta: Juliana Bouvie
Gerente de comunicação: Thierry Gozzer

Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBb

Ruptura - NBB pretende realizar campeonato mesmo sem a "bênção" da CBB

Em nota, LBN lamenta o fato; clubes já realizaram inscrição junto à Liga e campeonato deve começar em outubro




A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirou a chancela de campeonato nacional da Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB). 

Mesmo com o rompimento, confirmado pelas duas partes, o NBB deve ser realizado de maneira normal a partir de outubro.


O NBB encerrou, no início desse mês, a sua 15ª edição com o Franca sendo campeão. A Liga foi fundada em 2008 e passou a organizar o campeonato nacional em 2009. Segundo fontes consultadas pela reportagem, a ideia é realizar a 16ª edição normalmente, mesmo sem chancela.

As inscrições das franquias já foi realizada e os clubes seguem se reforçando. Os acordos comerciais assinados pela LNB seguem vigentes. A estrutura com patrocinadores e parceiros não deve sofrer alterações por não ter a "benção" da CBB.

O Cruzeiro, atual campeão do torneio organizado pela CBB, não procurou a LNB. Caso não dispute o NBB, o Cruzeiro deve seguir no Brasileiro da Confederação.

A tendência é que, nos próximos dias, a CBB se pronuncie oficialmente sobre o tema. A Confederação também deve anunciar os planos para o próximo campeonato nacional.

Nota oficial

A LNB divulgou nota oficial sobre a retirada da chancela por parte da CBB. A Liga afirmou, em nota, lamentar o fato e ressalta que sempre esteve disposta ao diálogo com a Confederação.

A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB.

A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte.

O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol.

Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

Fonte: NBB
Foto: Divulgação/NBB

6/28/23

Duas maranhenses vão disputar a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Camila (goleira) e Ary Borges (meia) foram convocadas pela técnica Pia.



A Seleção Brasileira de Futebol Feminino já tem os nomes das atletas convocadas pela técnica sueca Pia Sundhage. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Entre as convocadas estão duas maranhenses: a goleira Camila e a meia Ariadina Alves Borges, mais conhecida por Ary Borges. Preparada pela escolinha do veterano Marcial, atleta que se destacou vestindo as cores do Sampaio Corrêa e de outros grandes clubes, Camila tem passagens, também, por Viana-MA, Chapecoense, Internacional e Iranduba-AM.

Trajetórias

Contratada pelo Santos em 2020, Camila Rodrigues é natural de São Luís (MA). Em 2022, disputou três partidas. No entanto, na sua quarta temporada pelo Peixe, a goleira assumiu a titularidade da meta e vem se destacando na equipe que hoje está classificada para as semifinais do Campeonato Brasileiro.

O Maranhão também tem outra atleta na lista de convocadas, a meia Ary Borges. Ela nasceu em São Luís, onde foi criada com a avó. Aos dez anos mudou-se para São Paulo para morar com os pais. Seu pai a levou para fazer testes no Santos junto com meninos, pouco tempo depois acabou descobrindo um time para treinar com outras meninas o Centro Olímpico, onde atuou nas categorias de base e fez sua estreia no profissional.

Em 2017 Ary Borges foi contratada pelo Sport por indicação de um ex-treinador do Centro Olímpico e foi campeã do campeonato pernambucano em 2017 e 2018. No ano seguinte, foi contratada pelo São Paulo FC depois de sua reativação onde foi campeã do Brasileiro série A2 e capitã.

Em 2020 Ary foi contratada pelo Palmeiras, e em 2021 conquistou a Copa Paulista e acabou com o vice-campeonato do Brasileiro. Em 2022 em sua primeira campanha na Libertadores acabou a conquistando, marcando gol na final inclusive.

A convocação

A seleção feminina na Copa do Mundo de 2023 será disputada a partir do dia 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia. A técnica sueca também revelou os nomes das três suplentes, que viajarão com a delegação e poderão ser utilizadas em eventuais casos de lesão.

A rainha Marta, de 37 anos, também disputará a competição pela sexta e, provavelmente, última vez. Maior artilheira da história dos Mundiais, entre mulheres e homens, com 17 gols, a meia-atacante do Orlando Pride (Estados Unidos) é a jogadora mais velha entre as convocadas, enquanto a suplente Aline Gomes, de 17 anos, é a mais nova da lista. A maior parte das jogadoras chamadas por Pia atua no exterior.

Além disso, há oito nomes ligados à equipes do país, com destaque ao Corinthians, atual tricampeão nacional, com quatro convocadas. Outros quatro clubes brasileiros também terão representantes na Copa: Flamengo, Santos, Palmeiras e Ferroviária (com a suplente Aline).

Copa à vista

As atletas convocadas se apresentam ainda esta semana à Seleção Brasileira, para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No domingo (2), às 10h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Chile no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em um último amistoso antes da viagem para o Mundial.

As convocadas

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);


Laterais: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC) e Tamires (Corinthians);
Zagueiras: Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal);


Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians), Ana Vitória (Benfica);


Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
As três suplentes são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

Por: Neres Pinto/ O Imparcial
Fotos: Goal.com e Divulgação

6/26/23

Morre o compositor Chico Pio, aos 70 anos, em FortalezaO artista estava internado com complicações de cirrose

O artista estava internado com complicações de cirrose 



O compositor Francisco Pio Napoleão, o Chico Pio, morreu aos 70 anos nesta segunda-feira (26), em um hospital de Fortaleza. O artista estava internado há mais de uma semana em decorrência de complicações da cirrose.

O falecimento foi confirmado pela irmã do liricista, Maria Beatriz Napoleão. Segundo ela, Chico morreu por volta das 10h. As informações sobre velório e enterro ainda serão divulgadas pela família. 

"Minha irmã tinha acabado de sair de lá [do hospital] e deixou uma funcionária nossa que gostava muito dele. Logo em seguida ele faleceu. É horrível esse momento... Não posso dizer outra coisa", desabafou Maria Beatriz.

CENA CULTURAL LAMENTA MORTE

O produtor e guitarrista Mimi Rocha, amigo de Chico, lamentou a partida do compositor nas redes sociais: "Siga na luz meu amigo inox Chico Pio. Um dos caras mais bacanas que conheci… Um dos maiores compositores dessa geração anos 70 da nossa cidade".

O cantor Marcus Vinnie deixou sua homenagem nos comentários. "Chico Pio, eterno inoxidável… as dimensões mais sutis estão em festa hoje, e muito mais animadas com sua alegre presença, sua incrível música e poesia, e seu brilho muito Humano. Esteja sempre com Deus e em Paz, Chico Pio. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu.

O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará (Sindimuce) emitiu nota de pesar pelo falecimento de Chico Pio. A entidade homenageou a trajetória do artista: "Compositor, cantor, violonista, arranjador, nome histórico da cena musical do Ceará para o Brasil, 


Chico Pio integrou a segunda geração do chamado "Pessoal do Ceará", em meados dos anos 70, levando a música de Fortaleza para todo o País, firmando parcerias que resultariam em clássicos da nossa canção, participando em 1979 da Massafeira Livre no Theatro José de Alencar e do disco duplo lançado nacionalmente". 


Da redação 

Ffon: Diario do Nordeste 

Foto: Arquivo pessoal

FOI POR POUCO!: Brasil tem bola do jogo, mas Sérvia vence duelo pela Copa do Mundo Sub-19 masculina

Na terça, às 15h, a Seleção Brasileira fecha a primeira fase contra o Egito, com transmissão ao vivo no YouTube da FIBA



Em partida equilibrada e de alternância na dianteira do placar, a Sérvia venceu o Brasil pela segunda rodada da Copa do Mundo Sub-19 masculina, em Debrecen, na Hungria: 74 a 72. 

O Brasil teve a última posse, com chute de Samis Calderón, mas a bola não caiu, em um duelo cercado de nuances táticas e com arbitragem que no último período pendeu para os europeus. 


- Evidente que estamos tristes com a derrota, mas é uma derrota que não tira a gente do objetivo principal, que é brigar por uma medalha. A gente tem que aprender com ela, estudar o jogo e virar a página para pensar no Egito, vencer o jogo e se classificar como segundo do grupo - disse o técnico Vitor Galvani. 

Na próxima rodada, na terça, às 15h, a Seleção Brasileira fecha a primeira fase contra o Egito, com transmissão ao vivo no YouTube da FIBA e pré e pós jogo no YouTube da CBB. 

Estatística dos brazucas 

Reynan - 18pts, 3reb e 2ast
Samis - 12pts e 4reb
Vitinho - 7pts, 9reb e 7ast
Leandro - 10reb e 6pts
Victor Hugo - 9pts e 5reb

Copa do Mundo

Pelo ranking da FIBA para a Copa do Mundo, o Brasil aparece no Top 5 na busca por medalhas, mas precisa provar dentro de quadra. O Brasil está na Chave C, ao lado de Sérvia, Japão e Egito. Ao todo, 16 países jogam o torneio.

Pelo formato de disputa, teremos quatro grupos com quatro seleções em cada. Todas avançam para a segunda fase, quando o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, de Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1. A partir daí, teremos as quartas de final e os demais mata-matas.

TABELA DO MUNDIAL (ao vivo no Youtube da FIBA)

24 de junho
Brasil 94 x 73 Japão

25 de junho
Brasil 72 x 74 Sérvia

27 de junho
15h - Brasil x Egito

Convocação - Seleção Brasileira Sub-19

ARMADORES
Gabriel Caldeira - São José dos Campos-SP
Vitor Brandão - Paulistano-SP
Gabriel Landeira - Corinthians-SP

ALAS/ARMADORES
Reynan Camilo - SESI Franca-SP
Eduardo Klafke - NBA Academy-MEX
Lucas Atauri - Paulistano-SP

ALAS
Samis Calderón - NBA Academy-MEX
Guilherme Tesch - IMG Academy-EUA

ALAS/PIVÔS
Leandro Inácio - Paulistano-SP

PIVÔS
Victor Hugo - SESI Franca-SP
Winicius Braga - Minas Tênis Clube-MG
Gustavo Guimarães - Riviera Prep-EUA

Comissão Técnica

Marcelo Sousa - Diretor Executivo
Diego Jeleilate - Diretor de Basquete Masculino
Helinho Rubens Garcia - Coordenador técnico
Supervisor - Cadum Guimarães
Técnico - Vitor Galvani
Auxiliar técnico - Gabriel Millian Barbosa
Preparador físico - Fernando Jaerger
Fisioterapeuta - Hygor José Peres Siqueira Cirilo
Médico - Victor Brito e Matheus Dalmolin Winckler

Da redação 

Fonte: Assessoria CBB

Foto: Divulgação CBB

6/25/23

DESTAQUE: Airton Valle. Fotógrafo. jogador de basquete e amigo dos amigos

AIRTON: ESSE VALLE!:


O fotógrafo Airton Valle e o jornalista Uerbet  Santos - Troféu Mirante 2019


Quanto Valle uma grande amizade? A resposta mais acertiva é que não tem preço. Esse é o valor da amizade que os amigos do basquete nutrem por Airton Valle: um valor imensurável.

Uma dizima periódica, que se repete, repete e não tem fim. 

Airton, Valle porque tem um coração amigo, bem-humorado e sensível. 

Airton,,  Valle porque é despojado, moderno e antenado.

Airton, Valle porque tem o olhar aguçado, que encherga  a  beleza, onde ninguém a vê.

Airton, Valle por ser um jogador de basquete que ousa, e quem ousa, beija  o belo, paquera com o inusitado e anda de mãos dadas com a plasticidade de uma obra de arte.

Airton, Valle, porque sua maior riqueza  está em captar instantes, fragmentos das nossas vidas que relevam nossa essência, em apenas um click.

Airton, Valle porque as vezes parece um bebê, mas quanto entra em quadra, em um estúdio fotografico ou está num set  à céu aberto, atua com gente grande, rouba a cen,  a luz dos holofotes se voltam para ele , aí o show acontece.

Ailton, Valle não o que vale a Vale do Rio Doce, mas porque tem a doçura de um rio que corre calmamente observado pelo Vale no sopé de uma montanha.

Airton Valle porque não é Senna, é Mega-Sena.

Airton Valle, porque a vida Valle à pena, quando a alma não é pequena!

Airton: esse Valle!!!

Escrito pelo jornalista Uerbet Santos em 25/06/2023
Foto: Arquivo pessoal