5/27/23

Tubarão devora Galo e segue na cola do líder

A armadora argentina Meli Gretter foi  eleita a melhor da partida 



Não foi uma grande apresentação do Sampaio, mas a equipe, jogando em casa, também não sofreu para vencer o Ituano pelo placar de 65 a 38, em partida válida pela 12ª rodada da Liga de Basquete Feminino.

O triunfo foi o nono da equipe maranhense, que se manteve na vice-liderança da LBF, somando 21 pontos, dois atrás do líder Sesi Araraquara. 

Já o Ituano segue na lanterna da competição, com a campanha de duas vitórias e nove derrotas.

A argentina Meli Gretter foi eleita a MVP da partida, com um duplo-duplo, sendo 13 rebotes e 10 assistências. Mas a cestinha do Sampaio e do jogo foi a ala Mariana Dias, que anotou 14 pontos.

Raio-X 

Fazendo jus à segunda colocação na tabela, o Sampaio não foi intimidado e não correu riscos no jogo. No primeiro quarto, a vantagem foi pequena por 17 a 14. No segundo quarto, um pouco maior por 16 a 11, e no final do primeiro tempo, placar de 33 a 25.

O terceiro quarto foi a menor vantagem para o Sampaio: apenas um ponto de diferença, terminando por 12 a 11. Ao contrário do terceiro, o último período foi um massacre para decretar a vitória: 20 a 2, com a partida fechada em 65 a 38.


SAMPAIO BASQUETE

Tainá Paixão, Emanuely, Meli Gretter, Mariana, Gabriela, Jenyff, Raphaella Monteiro, Brenda, Érika, Alana, Eduarda e Agostina.

T.: Cristian Santander

ITUANO

Monique, Larissa, Palmira, Joice, Karina, Aninha, Isabella, Maria Carolina, Maiara e Bianca.

T.: Antonio Carlos Barbosa


Próximo Jogo

O Ituano Basquete entra em quadra pelo próximo jogo da LBF no dia 2 de junho, às 19h30, contra o Campinas, no ginásio Tênis Clube de Campinas.

Já o vice-lider enfrenta o líder, Sesi  Araraquara. no dia 10 de junho. às 18h. na casa do adversário.

Por Uerbet Santos
Montagem sobre fotos de João Marcos/Sampaio Basquete

FINAL NBB - No duelo entre os Dias, Siewert sai na frente.

São Paulo vence Franca fora de casa e abre 1 a 0 na final do NBB

Time do Morumbi se recuperou de derrota no primeiro quarto, ganhou os outros três, fez 98 a 88 e pode ser campeão nacional em casa

O São Paulo bateu o Franca fora de casa na tarde deste sábado (27), por 98 a 88 e abriu 1 a 0 na final do NBB. O Tricolor se recuperou após perder o primeiro quarto, venceu os três períodos seguintes e agora pode ser campeão no Morumbi.

O duelo entre os Lucas, Siewert. o são-paulino, foi o vencedor. O o pivô do São Paulo foi o cestinha da partida. O camisa 23 teve tarde inspirada no perímetro com 100% de aproveitamento (9 de 9) e anotou 30 pontos. 

Pelo lado do Franca, o maior pontuador foi  o outro Lucas, o Dias. O ala-pivô  convertru 23 pontos. O ala Georginho ainda anotou um duplo-duplo com 18 pontos e 12 rebotes.

Próximos jogos 

Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 20h, no Morumbi. O jogo três da série está marcado para sábado, às 15h, também na casa do Tricolor. Em caso de duas vitórias do São Paulo, o título fica na capital paulista.

Da redação 
Fonte: GE/Vinícius Alves — Franca, SP
Foto: Divulgação/NBB

POLÍTICA - 17 ministérios de Lula podem ‘desaparecer’ se MP do governo caducar; saiba quais são

Medida Provisória publicada em janeiro precisa ser votada pelo Congresso até 1º de junho; do contrário, Esplanada volta à estrutura do governo de Jair Bolsonaro



O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a primeira batalha na votação da Medida Provisória que estrutura os ministérios do seu governo. 

Saiu derrotado em votação na comissão especial do Congresso, em que até quatro parlamentares do PT votaram para tirar poderes da pasta do Meio Ambiente. Agora, a gestão do petista corre contra o tempo para não deixar a MP caducar.

A Medida Provisória (MP) 1154/23 foi publicada no primeiro dia do novo governo, definindo um total de 37 ministros em 31 ministérios e seis órgãos com status de ministério. 

No entanto, se o texto não for votado até o dia 1º de junho, a MP perde a validade e a estrutura do governo federal voltará a ser do tamanho do que era no governo de Jair Bolsonaro, com 23 ministros.


Com essa mudança, 17 ministros de Lula podem perder o emprego. São eles:

Ana Moser, ministra do Esporte

André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

Cida Gonçalves, ministra da Mulher

Esther Dweck, ministra de Gestão

Geraldo Alckmin, ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Jader Filho, ministro das Cidades

Luiz Marinho, ministro do Trabalho

Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos

Margareth Menezes, ministra da Cultura

Renan Filho, ministro dos Transportes

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário

Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social

Simone Tebet, ministra do Planejamento

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social

Entre esses, dois ainda poderiam voltar para assumir os ministérios de Infraestrutura e Cidadania que existiam durante o governo Bolsonaro, mas foram desmembrados pela MP de Lula.

Outro ministério criado pela Medida Provisório foi o de Relações Institucionais, chefiado por Alexandre Padilha, o próprio responsável pela articulação para aprovação da MP. 

No entanto, caso ela caduque, a pasta não seria extinta, apenas rebatizada com o nome antigo de Secretaria de Governo, como foi no governo do ex-presidente Bolsonaro.

Da redação 
Fonte: Rubens Anater/Estadão 
Foto:Daniel Teixeira / Estadão

DIÁRIO OFICIAL - Governo Federal nomeia dois novos juízes substitutos para o TRE-MA

Saiba o perfil de Amanda Almeida Waquim e Antônio Pontes de Aguiar Filho



O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), nomeou a advogada e professora Amanda Almeida Waquim (OAB/MA 10.686) para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão, no cargo de juíza substituta, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Gilson Ramalho de Lima.

O chefe do Executivo nomeou também o advogado Antonio Pontes de Aguiar Filho (OAB/MA 11.706) para a vaga decorrente do término do primeiro mandato de Luís Fernando Xavier Guilhon Filho.

As nomeações foram publicadas no DOU desta quinta-feira, 25.

Amanda Waquim é filha da ex-prefeita de Timon e ex-deputada estadual Socorro Waquim. Já Antonio Aguiar Filho é advogado no escritório Lara, Pontes e Nery Advocacia.

A professora Amanda recebeu  no início deste ano, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, após aprovação por unanimidade, a Medalha do Mérito Eleitoral, a mais alta honraria da Corte Eleitoral do Estado do Maranhão,  concedida apenas em anos ímpares!

"Relembrei muitos momentos da minha história com o Direito Eleitoral. Uma das minhas paixões e áreas de atuação jurídica. Meu primeiro estágio, em 2008, foi em uma campanha eleitoral. Em 2014, fiz minha primeira sustentação oral na tribuna do TRE. Como advogada, atuo desde o pleito de 2012. Como professora, já foram muitas horas-aulas ministradas nos Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral. Palestras. Debates. Cursos. Reflexões. Entrevistas. Aprendizados. Em todas essas ações, o meu propósito tem sido o de afirmar o compromisso com a democracia, direitos políticos, participação feminina na política e combate à desinformação!", afirmou a, agora, juiza substituta do TRE-MA.

Já o advogado Antônio Aguiar Filho tem na bagagem profissional os trabalhos de: Técnico Judiciário Estadual (2006-2007); Advogado de escritório com projeção nacional, coordenando a área cível e consumidor (2007-2008); Advogado Interno da Companhia Energética do Maranhão CEMAR (2008-2009); Assessor de Juiz (2009-2010); Advogado Eleitoral com efetiva atuação nas Eleições de 2010, 2012 e 2014 no Estado do Maranhão; Analista Judiciário Federal (2011-2012) e Sócio Fundador da banca Lara, Pontes & Nery – Advogados (desde 2012). O 1° escritório de advocacia do Maranhão reconhecido com certificação ISO 9001-2015.

Próximas Mudanças

As próximas mudanças no TRE-MA se darão com os encerramentos dos primeiros biênios das juízas Anna Graziella Santana Neiva Costa, no dia 17 de agosto de 2023, e Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, no dia 9 de novembro de 2023.

O Tribunal de Justiça do Maranhão informou que as eleições para preenchimento das vagas serão realizadas na sessão plenária administrativa do TJ-MA a ser realizada no dia 7 de junho do corrente.

Por Uerbet Santos
Foto: Reprodução/Internet


5/25/23

POLÊMICA - Em nota técnica, especialistas em Direito Desportivo contestam postagem da FMB com lista de eventos de Basquete não chancelados pela instituição


Juristas entendem que "com ou sem chancela, deve-se primar pelo desenvolvimento do basquetebol maranhense em todos os seus aspectos".


 
Uma postagem da Federação Maranhense de Basquete - FMB, na última sexta-feira (19), em uma das suas redes sociais oficiais, gerou polêmica no segmento da bola ao cesto.

No post, a Federação Maranhense de Basquete - FMB, divulga uma relação de eventos que aconteceram em 2023, mas não foram chancelados pela instituição: "Copas APCEF e Jorge Barbosa, e os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e Escolares Imperatrizenses (JEIs)".

"Assim que identificadas novas competições, a FMB publicará a relação  em suas redes sociais para ciência de técnicos e atletas ", diz o texto da mensagem.



As Copas, foram organizadas pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal e Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão - AVAB-MA, respectivamente.

Os jogos (JELs e JEIs) são projetos das prefeituras, de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), e de Imperatriz, via a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), daquele município.

Tais eventos contaram  e contam com o apoio técnico de arbitragem da Liga de Basquete Maranhense - LBM.

Atletas, técnicos, dirigente de clubes e instituições e árbitros de basquete, em grupos de troca de mensagens no  WhatsApp apontam caminhos diferentes para o objetivo da postagem da FMB. presidida por Rodrigo Goulart.

Uns, dizem se tratar de  "boicote a participação de atletas e técnicos registrados na FMB em eventos que oficialmente, não têm a chancela da Federação".

Outros, acreditam que "o alvo principal é a Liga de Basquete Maranhense-LBM, contratada pelos organizadores dos eventos citados na postagem para  o serviço de arbitragem, ao invés de utilizarem o corpo arbitral da FMB".


"O Basquete é muito superior a essas questões desnecessárias. Vamos seguir em frente fazendo nosso trabalho", declarou o secretário-adjunto da  Semdel e recém-empossado presidente da LBM, Arnaldo Murad.(foto).


Eduardo Macieira (foto), diretor da AVAB-MA,  é da opinião, que nunca se deve impor  o que se quer, mas sim usar a sabedoria para conquistá-la.


"Vivemos em um Estado Democratico de Direito. Eu não sabia que o basquete maranhense já tinha dono. Quer dizer que para qualquer pessoa praticar esse esporte tem que ter chancela? De quem?", questionou o professor.

Para o educador fisico, "se a própria Confederação Brasileira de Basquete - CBB, órgão máximo do basquetebol Brasileiro, não determina essa ordem. Porque vamos atender uma ordem?".

Professor da disciplina Basquete do Curso de Educação Física do Centro Universitário do Maranhão - Ceuma, e um dos expoentes do basquete maranhense, Dudu, como é conhecido,  aposta no  incentivo e fomento à prática do basquetebol. 

"Temos que promover várias competições em diferentes faixas etarias para o desenvolvimento da prática do basquetebol no Estado. Onde, com certeza, teremos no futuro uma geração de atletas talentosos", pontuou  Macieira.

O Blog consultou também uma tríade de juristas especislistas em Direito Desportivo. São eles: Haroldo Soares,  presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da  OAB-MA (o unico do sistema OAB no Brasil), Wagner Maciel, procurador desportivo da Comissão Disciplinar da OAB- MA e Erlandyson Neves, auditor da Comissão Disciplinar da OAB -MA.

O trio emitiu uma nota técnica sobre a postagem da FMB. "No que tange ao mérito de a FMB não chancelar as competições COPA APECEF, JEL’S (SÃO LUÍS - MA), JEI’S (IMPERATRIZ - MA) e COPA JORGE BARBOSA por motivos não elencados, as competições não devem deixar de acontecer, pois, no que toca a relevância da eminente instituição, a chancela meramente protocolar não se faz mais importante do que a prática da modalidade em questão", diz o trecho  inicial  da Nota.

Sobre as competições Master's citadas no post da FMB, a nota ressalta que "embora o Art. 3º, a, do estatuto da FMB que aduz sobre sua finalidade profira: “a) Administrar, dirigir, controlar e orientar a prática do basquetebol de acordo com as leis internacionais da FIBA, incentivando a sua difusão e aperfeiçoamento em todos os níveis, em todo o Estado do Maranhão, inclusive o basquetebol praticado por portadores de deficiências quando a Federação Internacional e a CBB permitirem” e ensine na alínea ‘i’ do mesmo artigo que entre suas finalidades está “i) Promover o registro obrigatório na FMB dos participantes do basquetebol no Estado”, possam parecer conflitantes, o que de fato importa, é o fomento da modalidade em todos os seus níveis, com ou sem a anuência da FMB".

Até o fechamento da matéria, os organizadores da Copa APCEF, Master,  citada no post da FMB, não se posicionaram sobre o assunto. 

Entramos em contato com o presidente  da FMB,  Rodrigo Goulart, mas não obtivemos  retorno.

Confira a  Nota Técnica na íntegra 

Em razão de consulta formulada aos signatários temos a expor o que segue.

Trazendo a conhecimento dos signatários postagem emitida pela Federação Maranhense de Basquetebol – FMB, em uma de suas redes sociais oficiais, cujo questionamento sobre a legitimidade da FMB para chancelar os campeonatos de basquete mencionados no referido post, tem-se as seguintes considerações. 

No que tange ao mérito de a FMB não chancelar as competições COPA APCEF, JEL’S (SÃO LUÍS - MA), JEI’S (IMPERATRIZ - MA) e COPA JORGE BARBOSA por motivos não elencados, as competições não devem deixar de acontecer, pois, no que toca a relevância da eminente instituição, a chancela meramente protocolar não se faz mais importante do que a prática da modalidade em questão. 

Cabe destacar que competições Master estão vinculadas a instituições como AVAB/MA (Associação de Veteranos e Amigos do Basquetebol do Maranhão) e FBBM (Federação Brasileira de Basquete Master), assim como competições municipais estão ligadas aos municípios e suas respectivas secretarias competentes. 

Conforme mencionado, e para além da enorme importância da respeitável instituição, FMB, a prática do Basquetebol está acima de qualquer aparato burocrático ou institucional, até mesmo porque, de modo irrefutável, o que atletas, técnicos, dirigentes e praticantes em geral anseiam, é que o basquetebol, notadamente o basquete maranhense cresça e ganhe ainda mais projeção. 

Essa é a importância de agregar esforços e objetivos e não de desagregar. 

Outrossim, embora o Art. 3º, a, do estatuto da FMB que aduz sobre sua finalidade profira: “a) Administrar, dirigir, controlar e orientar a prática do basquetebol de acordo com as leis internacionais da FIBA, incentivando a sua difusão e aperfeiçoamento em todos os níveis, em todo o Estado do Maranhão, inclusive o basquetebol praticado por portadores de deficiências quando a Federação Internacional e a CBB permitirem” e ensine na alínea ‘i’ do mesmo artigo que entre suas finalidades está “i) Promover o registro obrigatório na FMB dos participantes do basquetebol no Estado”, possam parecer conflitantes, o que de fato importa, é o fomento da modalidade em todos os seus níveis, com ou sem a anuência da FMB. 

Notadamente, mesmo sem a chancela da honrosa e referida instituição, os participantes das competições em comento, patrocinam suas causas em todos os aspectos para que as competições aconteçam, de modo independente e com critérios técnicos necessários. 

Ademais, cabe lembrar o disposto no art. 2° da Lei n 9.615, de 24 de março de 1998, em especial nos incisos I a IV, que trazem como princípios fundamentais do desporto o seguinte:

“Art. 2 - O desporto, como direito individual, tem como base os princípios:

I - da soberania, caracterizado pela supremacia nacional na organização da prática desportiva;
II - da autonomia, definido pela faculdade e liberdade de pessoas físicas e jurídicas organizarem-se para a prática desportiva;
III - da democratização, garantido em condições de acesso às atividades desportivas sem quaisquer distinções ou formas de discriminação;
IV - da liberdade, expresso pela livre prática do desporto, de acordo com a capacidade e interesse de cada um, associando-se ou não a entidade do setor;”

Por fim, o que se entende é que realmente, com ou sem chancela, deve se primar pelo desenvolvimento do basquetebol maranhense em todos os seus aspectos. 

Haroldo Guimarães Soares Filho - Presidente do TJD OABMA

Wagner Lima Maciel - Procurador Desportivo CD OABMA

Erlandyson Ayres Neves - Auditor da CD OABMA

Por Uerbet Santos 
Fotos: Reprodução/Internet.

_______________________________________________

Após a publicação da matéria o presidente da FMB, Rodrigo Goulart falou que o objetivo da postagem é "Dar ciência aos técnicos e atletas de quais competições estão sendo chanceladas ou não". E que "Mudanças nos regulamento das competições da FMB poderão afetar as inscrições e convocações futuras."

Goulart afirma que "toda e qualquer entidade está apta a fazer uma competição". Mas ressalta  que "a FMB, enquanto pessoa associação privada, pode e deve estabelecer seus critérios quanto aos seus regulamentos e política. Tal qual faz a CBB, LBF, LBN, etc..."

E ratifica seu posicionamento, mas admite que outras entidades que não sejam federadas atuem. "O sistema de administração do desporto brasileiro é federativo, qualquer coisa que não tenha reconhecimento das entidades federativas está fora do sistema formal, mas sim, pode existir, afinal, a lei permite", conclui.

5/24/23

URGENTE! - Tribunal de Justiça recebe pedido de impugnação de Flávio Costa.

Formação da lista tríplice pode ser suspensa.



Advogado Aldenor Rebouças Júnior argumenta que o segundo colocado na lista sêxtupla da OAB-MA não atende aos requisitos exigidos para candidatura e pede ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para suspender o encaminhamento da lista tríplice ao governador Carlos Brandão enquanto tramitar os recursos na própria OAB e no Conselho Nacional de Justiça

O advogado Aldenor Rebouças Júnior entrou nesta quarta-feira, 23, com Impugnação da candidatura do também advogado Flávio Costa a desembargador do Tribunal de Justiça; Costa, que havia ficado de fora da primeira lista da OAB-MA, conseguiu ficar em segundo lugar numa segunda votação, após a estranha anulação da primeira lista pela própria direção da Ordem.

Rebouças argumenta que o colega não tem os pré-requisitos exigidos para estar figurando entre os candidatos a magistrado do TJ-MA.

– O impugnado não tem o efetivo exercício da advocacia por mais de 10 anos – aponta o advogado como causa da impugnação.

Além disso, segundo a impugnação, Flávio Costa atuou como advogado do governador  Carlos Brandão (PSB) na campanha eleitoral de 2022 e é hoje advogado do próprio governador e do sobrinho, Daniel Brandão, em processo contra nomeação deste último a conselheiro do órgão.

– Ontem, 23/05, às 18h01, o Beneficiário assumiu a defesa de três membros da família Brandão na ação popular que visa fulminar a nomeação do sobrinho do governador posto no TCE/MA. A submissão de alguém ao inquilino do Palácio dos Leões e da “vontade” parlamentar precisam ser evitadas – afirmou o documento encaminhado à presidência do TJ.

Aldenor Rebouças Júnior requer ao TJ-MA que devolva a lista sêxtupla, a fim de que a OAB promova a substituição do Beneficiário, por não cumprir o requisito objetivo de efetivo exercício profissional por mais de 10 anos ou submeta a eventual lista tríplice contendo o nome do Beneficiário ao crivo do CNJ, antes de remetê-la ao chefe do poder executivo estadual.

A decisão caberá ao desembargador Paulo Velten, que ora ocupa a presidência do Tribunal de Justiça; mas o advogado aguarda ainda decisão do próprio CNJ sobre o assunto, antes mesmo da votação da lista tríplice pelos desembargadores.

O Blog apurou que nesta quarta-feira (24), o Tribunal de Justiça, apenas designou uma comissão de desembargadores, que irão criar um regulamento, que vai nortear a legitimidade da lista sêxtupla, para depois pautar e escolher a lista tríplice que será encaminhada ao governador Brandão para escolha de um nome.

Da redação 
Fonte: Marcos Aurélio D'Esa
Foto: Reprodução/Internet

5/23/23

URGENTE - Indicações de Flávio Costa e Hugo Passos à vaga de desembargador do TJ-MA na mira da Justiça

Ações podem invalidar a eleição do Quinto Constitucional da OAB-MA.



A consulta da OAB-MA à advocacia maranhense para escolha dos representantes à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão - TJ-MA, o chamado Quinto Constitucional, tem revelado vários momentos de não atenção ao edital do pleito.

O primeiro deles: a participação da Jovem Advocacia, cujas inscrições foram deferidas pela OAB/MA, após o dia 7 de fevereiro, o que gerou a suspensão da sabatina dos 12 candidatos. 

A ação foi de autoria do advogado e candidato ao Quinto Constitucional, Márcio Almeida, que ficou em 23º lugar no pleito. 


Agora, com a formação da lista Sêxtupla - após sabatina dos 12 canditados -  entregue por uma Comitiva  da Ordem conduzida pelo seu presidente kaio Saraiva, na manhã da última sexta-feira (19), ao presidente do TJMA, desembargador Paulo Valten, para formação da lista tríplice e depois  enviada ao governador Brandão para a  escolha de um nome, surgem questionamentos sobre dois candidatos: Flávio Costa e Hugo Passos.

Flávio Costa, após ficar de fora da lista na 1ª eleição anulada, foi o mais votado na nova apuração entre os homens (3.165 vitis) e o 2° mais votado no cômputo geral.

Sobre os ombros do canditado pesa a pouca experiência na advogacia, apenas sete anos e quatro meses de atividade comprovada por Certidão emitida pela própria OAB MA, quando, por força de Lei e do próprio edital, o mínimo exigido são dez anos.

Fato este, também questionado na fase de pré-qualificação do certame pelo advogado Gustavo Carvalho que protocolou um pedido de impugnação  do candidato à vaga de desembargador do Estado do Maranhão escolhido pelo Quinto Constitucional. 

Na  petição, direcionado oo Conselho Estadual  da OAB  seccional  Maranhão, Carvalho detalhou diversas fatores para a impugnação de Costa, entre eles, o fato de ele ser "advogado do governador", "abuso de poder político", por gozar de privilégios perante os concorrentes, pela sua proximidade com o governador.

Além do fato de "não possuir o mínimo de dez anos de exercício profissional na advogacia",  para candidatar-se.

A OAB MA negou os argumentos da referida impugnação e autorizou o candidato a prosseguir no pleito eleitoral.

Outro recurso foi impetrado, por Gustavo Carvalho contra a decisão em favor da legitimidade do candidatura de Flávio Costa, ora pendente de julgamento no Conselho Federal da OAB Nacional

Vale ressaltar que às vésperas da realização do certame, em sede de plantão judiciário, a Justiça Federal negou liminar que visava  a impugnação do candidato Flávio Costa, demanda essa, também promovida pelo advogado Gustavo Carvalho.

Hugo Passos 

Outra candidatura que pode ser impugnada é a de Hugo Passos. O candidato se autodeclarou pardo para concorrer à vaga  da advocacia a desembargador do Estado pela cota racial do Quinto Constitucional.

Mas, após realizar o exame visual da Comissão de Heteroidentificação, sua  Autodeclaração foi indeferida.

Hugo recorreu, mas a Comissão Eleitoral  manteve o indeferimento. O que o levou a se valer de liminar da Justiça Federal para concorrer no pleito.

Mais votado na lista sêxtupla de cotas,  com 40 votos, Passos agora é alvo do olhar apurado dos desembargadores do TJMA 

Neste processo, a Associação Nacional da Advocacia Negra - ANAN já pediu habilitação como amicus curiae, uma expressão latina utilizada para designar o terceiro que ingressa no processo com a função de fornecer subsídios ao órgão julgador.

Caso fira o edital do certame, a candidatura de Hugo Passos, pode gerar, inclusive a nulidade do processo eleitoral, voltando tudo à estaca zero.

Dia D

Na reunião ordinária que ocorre na próxima quarta-feira (24), o Tribunal de Justiça, entre outras pautas, deve definir o rito, a data para analise de documentação, requisitos dos candidatos, sabatina e a votação da lista tríplice encaminhada ao governador para escolha do novo(a) desembargador(a) do TJMA 

Por Uerbet Santos
Foto: Reprodução/Internet