6/10/23

Franca mostra porque a cidade tem o título de a Capital do Basquete, passa o rolo compressor no São Paulo e é bi-campeão do NBB 2022/23

O ala/armador George Lucas, o Georginho, foi eleito  MVP das finais.



O Sesi Franca aproveitou, enfim, a vantagem de jogar em casa e conquistou a edição 2022/23 do NBB (Novo Basquete Brasil). O título foi garantido neste sábado (10), com a vitória por 92 e 68 sobre o São Paulo, no Ginásio Pedrocão, em Franca.

A série foi definida em 3 a 2 para o Franca. Curiosamente, foi a primeira vitória de um mandante nas finais – ooutros quatro jogos foram vencidos pelos visitantes



Em uma tarde inspirada, Georginh comandou a vitória de Franca com 23 pontos e 8 assistências. Do lado São-paulino, Tulio marcou 20 pontos e foi o melhor em quadra.

Nesta temporada a equipe comandada por Hélio Rubens Junior ganhou todas as competições que participou: Campeonato Paulista,  Copa Super-8,  Champions Leage das Américas e NBB pela segunda vez.

" Tivemos um ano mágico. Graças ao trabalho em conjunto da Comissão Técnica, Conselho, jogadores, apoiadores,  torcida  e principalmente  pelo elenco que se manteve praticamente o mesmo da temporada passada. Como disse meu pai [Hélio Rubens], quando foi campeão, eu não  quero perder meu Kit", comemorou o coach do SESI Franca Basquete,  se referindo ao fato de querer manter o mesmo plantel paraca próxima temporada.


Raio-X 


O triunfo de Franca já começou a ser desenhado no início na partida. O time do interior paulista entrou com uma atenção especial na defesa e incomodou bastante o adversário. 

O resultado: ao fim do primeiro quarto o placar já era de 27 a 13 para os donos da casa.

O São Paulo teve uma leve reação no período seguinte e diminuiu em três pontos a desvantagem. Mas a força tricolor parou por aí. 

O segundo tempo foi dominado totalmente por Franca, que chegou a abrir quase 30 pontos no último período e garantiu o triunfo ao lado da torcida.

Foi o segundo título consecutivo do Sesi Franca no NBB. A equipe do interior paulista havia vencido na temporada passada diante do Flamengo por 3 a 1. 

O São Paulo acumula o seu segundo vice-campeonato – perdeu a decisão para o próprio Mengão na temporada 2020/21.

Da redação 
Fonte: NBB
Imagem: Divulgação/NBB

6/09/23

São Paulo bate Franca fora e força jogo decisivo na final do NBB

Jogo 5: neste sábado (10), às 15h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do NBB, TV Cultura e Raio-X deste Canal, com o Jornalista Uerbet Santos, especialista em Basquete.


Marwuinhos faz bandeija para o  São Paulo jFoto: Célio Messias/Saopaulofc.net


Teremos um Jogo 5 nas finais do NBB. Jogando fora de casa, no Pedrocão, em Franca, o São Paulo venceu Franca por 86 a 81 no Jogo 4, e a série será definida na quinta e decisiva partida.

Em uma partida brigada até o fim, o São Paulo venceu o Franca por 86 a 81 diante de um Pedrocão lotado e provocou o quinto jogo da final do Novo Basquete Brasil 2022/2023 nesta quinta-feira.

O time de Bruno Mortari, que havia perdido as últimas duas no Morumbi, voltou a triunfar no interior de São Paulo com um duplo-duplo de Ansaloni, cestinha da partida com 20 pontos e ainda responsável por 12 rebotes para a equipe da capital. Elinho, essencial para a vitória e autor de 18 pontos, também foi o melhor nas assistências, com sete.

Pelo Franca, o destaque ficou com David Jackson, com 19 pontos, além de Jhonatan, com 11 rebotes, e Georginho, com seis assistências.

Com o resultado, em que mais uma vez um mandante cai diante do visitante, o playoff final ficou empatado em 2 a 2.

Franca e São Paulo se enfrentam no Jogo 5 das finais do NBB no próximo sábado (10), no Pedrocão, às 15h (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA 

Sesi Franca x São Paulo

Data e hora: sábado (10), às 15h
Local: Ginásio do Pedrocão, em Franca-SP
Competição: NBB – Final – 5º jogo
Onde assistir ao vivo: SporTV e ESPN (canais por assinatura), TV Cultura (canal aberto), YouTube do NBB,  aplicativo da NBA e Raio-X no Blog do Jornalista Uerbet Santos, especialista em basquete.

Da redação 

NOSSA BASE: Brasil enfrenta Porto Rico nesta sexta (9), valendo vaga nas quartas de final da Copa América Sub-16

Transmissão às18h, ao vivo pelo Canal CBB, no YouTube.



A Seleção Brasileira Sub-16 masculina fechou a primeira fase da Copa América com revés para o Canadá por 74 a 56.

Os destaques brasileiros foram:

🏀Patrick Otey - 18pts e 9reb
🏀Pedro Pastre - 14pts e 9reb 

Nesra sexta-feira (9), as 18h, o Brasa volta à quadra pelo mata-mata, pelas quartas de final.O rival agora é a Seleção  de Porto Rico. A garotada vai em busca de uma vitória que os leva ao Mundial Sub-17 em 2024. 

O confronto será transmitido às18h, ao vivo pelo Canal CBB, no YouTube.


Da redação 
Fotos: CBB

6/08/23

Jokic faz história em Miami, Nuggets vencem Heat e desempatam a série nas Finais da NBA

Sérvio se tornou o primeiro da história a somar mais de 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências em Finais de NBA


Nikola Jokic brilhou no jogo 3 entre Miami Heat x Denver Nuggets — Foto: Kyle Terada-USA TODAY Sports


Duas vezes MVP e avassalador desde a temporada regular, Nikola Jokic teve outra atuação de gala nos playoffs e comandou a vitória do Denver Nuggets diante do Miami Heat por 109 a 94, no Jogo 3, deixando a equipe do Colorado em vantagem nas Finais.

O pivô terminou com 32 pontos, 21 rebotes e 10 assistências, sendo o primeiro jogador da história a ter ao menos 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências em um jogo de Finais.


Quem também teve um triplo-duplo foi Jamal Murray, autor de 34 pontos, 10 rebotes e 10 assistências. Outros coadjuvantes de luxo do triunfo dos Nuggets foram: Christian Braun (15 pontos) e Aaron Gordon (11 pontos e 10 rebotes).

Pelo lado do Heat, Jimmy Butler ponutou 28 vezes, enquanto Bam Adebayo marcou 22 pontos e obteve 17 rebotes.

Os jogos da série

Jogo 1: 01/06 - Miami Heat 93 x 104 Denver Nuggets, em Denver

Jogo 2: 04/06 - Miami Heat 111 x 108 Denver Nuggets, em Denver

Jogo 3: 07/06 - Denver Nuggets 109 x 94 Miami Heat, em Miami

Jogo 4: 09/06, 21h30 - Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami

Jogo 5: 12/06, 21h30 - Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver

* Jogo 6: 15/06, 21h30 - Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami

* Jogo 7: 18/06, 21h - Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver


Da redação 
Fonte ESPN


Nikola Jokic brilhou no jogo 3 entre Miami Heat x Denver Nuggets — Foto: Kyle Terada-USA TODAY Sports

6/06/23

SUB-16: Brasil vence a 2ª na Copa América por apenas 2 pontos.

A bola da vez foi a República Dominicana: 68 a 66; nesta quarta (7), às 15h30 o duelo é contra o Canadá, com transmissão ao vivo na CBB TV, no YouTube. 



Em duelo duríssimo contra a República Dominicana, o Brasil venceu a segunda na Copa América Sub-16 masculina, em Yucatán: 68 a 66.

🏀Patrick Otey - 21pts e 6reb
🏀Júnior Kemm - 13pts e 8reb
🏀Pedro Pastre - 9pts e 8reb 

Nesta quarta, o Brasil volta à quadra às 15h30, diante do Canadá, fechando a primeira fase da competição, com transmissão ao vivo na CBB TV, no YouTube. 

#CBB #NossaBase

Da redação 
Imagem: Reprodução/CBB

BASQUETE- Brasil enfrenta a República Dominicana pela Copa América Sub-16 masculina

Transmissão ao vivo na CBB TV, no YouTube;  na estreia o Brasil venceu o Uruguai por por 83 a 55.



O Brasil volta a jogar nesta terça-feira (6), às 15h30, quando encara a República Dominicana, com transmissão ao vivo pela CBB TV, no YouTube, com transmissão e comentários em português. 

A Seleção Brasileira sub-16 estreou com vitória sobre o Uruguai pela Copa América disputada em Yucatán, no México. 

O triunfo por 83 a 55 foi construído com ótima atuação coletiva e também boas aparições individuais de nomes como Pedro Pastre, Patrick Otey e Júnior Kemm. 

- Primeiro jogo muito importante, é sempre bom estrear com vitória. Dizem que o primeiro jogo sempre é o mais difícil, até pela ansiedade, mas os meninos conseguiram controlar para encontrar e atacar os pontos fracos do Uruguai para vencermos. Agora a tabela é progressiva, cada vez dificuldade maior, e vamos trabalhar para seguir bem e classificar o Brasil para o Mundial - disse Bruno Porto, técnico do Brasil. 

O Brasil volta a jogar nesta terça-feira, às 15h30, quando encara a República Dominicana, com transmissão ao vivo pela CBB TV, no YouTube, com transmissão e comentários em português. 

Na vitória desta segunda, Patrick Otey teve 19 pontos e seis rebotes. Junior Kemm fez 17 pontos, com seis rebotes e três assistências. Pedro Pastre fez 17 pontos. 

O Brasil foi campeão Sul-Americano sub-15 em 2022. A Copa América vale quatro vagas para o Mundial Sub-17 em 2024. 

O Brasil está no Grupo B com Uruguai, República Dominicana e Canadá. O Grupo A tem México, Porto Rico, Argentina e Estados Unidos.

Fórmula de disputa

A Copa América sub-16 será jogada da seguinte forma: as equipes jogam três partidas dentro do grupo, apenas para ranqueamento. Após isso, teremos as quartas de final com o cruzamento 1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B e 4A x 1B. Os quatro que vencerem vão para as semifinais e depois para a decisão.

CONVOCAÇÃO

Armadores
Pedro Rodrigues - Torrejón-ESP
Matheus Monteiro - Corinthians-SP
Junior Kemm - Stella Azzurra-ITA

Alas/Armadores
Francesco Borio - North Broward-EUA
Patrick Otey - Expressions Elite-EUA

Alas
Lucas Cassini - Flamengo-RJ
Pedro Pastre - Clube Campineiro-SP
Mathias Alessanco - Betis-ESP
Isaiah Santos - Seven Lakes-EUA

Ala/pivô
Lucas Emanuel - Paulistano-SP

Pivôs
Danilo Fortunato - SESI Franca
Fabrício César - Paulistano-SP

Comissão técnica

Diretor de Basquete - Diego Jeleilate
Líder Operacional - Guilherme Lotufo
Treinador - Bruno Porto Prado
Auxiliares - Fabrício Freire e André Germano
Preparador físico - Felipe Tinoco
Fisioterapeuta - Igor de Azevêdo Rodrigues
Médico - Pedro Victor Rodrigues

TABELA DE JOGOS

Segunda, 5/6
Brasil 83 x 55 Uruguai

Terça, 6/6
15h30 - Brasil x República Dominicana

Quarta, 7/6
15h30 - Brasil x Canadá

Sexta, 9/6
Quartas de final

Sábado, 10/6
Semifinais

Domingo, 11/6
Final e bronze  

Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Imagem: Divulgação  CBB 




6/05/23

Copa SESI movimenta o basquete master no fim de semana em São Luís

Batista e Turma estreiam com vitória nas categorias 50+ e 55+.



Começou neste sábado (3) mais uma edição da Copa Sesi de Basquete  Master. Os jogos são  realizados no clube de veraneio do SESI, no Araçagi.

O evento é  realizado pela Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete  do Maranhão - AVAB-MA; apoio oficial do SESI Esporte, cujo lema é: "No esporte, o grande campeão é aquele  que não desiste de praticar."  E apoio técnico de arbitragem da Liga de Basquete Maranhense - LBM


Na 1ª rodada deste sábado (3), as equipes da categoria 55+ da Turma e Batista  estrearam com vitória sobre a AVAB-MA e ETFM, respectivamente.


AVAB-MA 55+


A Turma aplicou uma contagem centenária na AVAB-MA (121 a 63 ) e o Batista, por sua vez, ganhou por 32 pontos de frente (76 a 44), da ETFM que jogou desfalcada de alguns valores do elenco.

No domingo (4),  a rodada proseguiu com mais uma vitória  das equipes do Batista e Turma. Desta vez, pela categoria 50+.


Turma 50+


A Turma venceu a APCEF (64 a 46) e o Batista  ganhou da ETFM por apenas sete pontos de diferença (55 a 48).


Batista 50+


Segue o jogo. 

O coordenador da Copa SESI, Eduardo Macieira, informou que o evento vai dar um .pit stop neste fim de semana e retorna  no próximo dia 17 e 18 de junho.

APCEF 50+


ETFM 50÷


Mais detalhes sobre a próxima rodada  da Copa SESI  de Basquete Master nas redes sociais da AVAB-MA. 
Instagram: @avabmaranhao
Facebook: @avabmaranhao 

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ AVAB-MA

BASQUETE - Sérvia e EUA vencem Copa do Mundo Fiba 3x3 2023

A Letônia derrotou o Brasil por 22 a 12 e conquistou a medalha de bronze.



VIENA (Áustria) - Os homens da Sérvia e as mulheres dos Estados Unidos venceram a Copa do Mundo Fiba 3x3 2023, que aconteceu em Viena, na Áustria, de 30 de maio a 4 de junho.

Na categoria masculina, a Sérvia ampliou seu histórico heroísmo na Copa do Mundo, conquistando o sexto título em apenas 8 edições após derrotar os EUA (21 a 19) na final. 

O “Maestro” Dejan Majstorovic teve a melhor marca do jogo com 7 pontos no thriller contra os EUA.

A Letônia derrotou o Brasil por 22 a 12 e conquistou a medalha de bronze. A dupla de Karlis Lasmanis e Nauris Miezis somou 13 pontos no jogo, antes de Agnis Čavars marcar os dois para dar a vitória à Letônia.

Strahinja Stojacic, cestinha  da Sérvia com 55 pontos, foi eleito 3x3 MVP da Copa do Mundo em Viena. 

Ele encabeçou a Seleção do Torneio e teve a companhia do americano Jimmer Fredette, que teve uma estreia estelar na Copa do Mundo de 3x3 com 59 pontos, incluindo 10 na final contra a Sérvia. A eles também se juntou Nauris Mieizis, da Letônia.

Feminina 

Na categoria feminina, os EUA levaram para casa o ouro pela terceira vez, com uma vitória por 16 a 12 sobre a campeã do ano passado, a França. 

As estrelas Hailey Van Lith e Cierra Burdick somaram 14 pontos para levar seu time à vitória. Cameron Brink foi a peça central do ataque, terminando o torneio com 39 pontos, o que lhe rendeu o título de MVP da Copa do Mundo.

 Laetitia Guapo (França) e Marena Whittle (Austrália) também participaram da Seleção do Torneio.

No jogo da medalha de bronze feminino, a Austrália derrotou a China por 20–21. Marena Whittle marcou 11 pontos, totalizando 70 pontos em sua campanha. 

Os vencedores receberam seus troféus das mãos de Hamane Niang, presidente da Fiba.

O dunker polonês Piotr "Grabo" Grabowski venceu o concurso de enterradas da Copa do Mundo 2023 da Fiba 3x3. 

A sensação da enterrada de 1,83 m dominou, derrotando Joel Henry (Grã-Bretanha), que levou para casa a prata, e Rafal "Lipek" Lipinski (Polônia), que ganhou o bronze. 

Da redação/Com informações da Fiba 
Foto: Divulgação/Fiba

6/04/23

Brasil termina a Copa do Mundo 3x3 masculina no Top 4, melhor campanha da história

Perdeu apenas para os  três países que subiram ao pódio: Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica). 




O Brasil encerrou neste domingo, 4 de junho, sua histórica campanha na Copa do Mundo de Basquete 3x3, em Viena, na Áustria. 

A Seleção Brasileira masculina encerrou o torneio com a sua melhor colocação na história, saindo de um top 16 para top 4 do mundo em um ano. 

Brigando de igual para igual com todos, perdeu apenas dos três países que subiram ao pódio: Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica). 

- Tínhamos todas as ações planejadas para essa competição, assim como para as próximas do ano, e conseguimos executar com sucesso, atingindo o resultado esperado. Estou muito orgulhoso da equipe e da comissão técnica por acreditar e trabalhar incansavelmente pela vaga nas Olimpíadas do ano que vem - disse o treinador Luca Carvalho.

Neste domingo, na semifinais, o Brasil chegou a liderar diante dos Estados Unidos, mas as bolas de dois pontos castigaram e os americanos ficaram com a vitória por 21 a 18. 

Depois do revés, o Brasil enfrentou a Letônia, atual campeã olímpica em Tóquio 2020, pelo bronze. Em um duelo dominado pelos rivais, até pelo cansado físico brasileiro, vitória dos letões por 22 a 12. 

O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024. Fora do pódio, o Brasil pode buscar o seu lugar no torneio através da Copa América, no fim do ano, onde foi para o pódio nas duas últimas edições. Ou também via torneio mundial classificatório para o Pré-Olímpico em 2024.

- Uma sensação boa de ter feito uma campanha que a gente nunca tinha feito, mas pelo último dia, a sensação que poderíamos ter ido mais longe. Evoluir com os erros e seguir para os próximos. Vamos aprender, feliz por mostrar  para os brasileiros que temos talento e o que podemos fazer. Trabalhar e vir cada vez mais fortes - disse Léo Branquinho. 

Na primeira fase, o Brasil venceu França, Madagascar e Alemanha. Perdendo da Sérvia e avançando com o segundo lugar do grupo. Depois, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final, em uma bola no estouro do cronômetro. Foram cinco triunfos em uma única edição de Copa do Mundo. 

- Estamos muito felizes pelo resultado. Mas é óbvio que podíamos e queríamos mais. O nível é muito alto é colocamos o Brasil entre os 4 melhores do mundo. Vamos seguir evoluindo - disse Jefferson Socas.

Da Redação/ Com informações da assessoria CBB
Foto:Divulgação/CBB