10/14/23

Começou a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís

Evento celebra o bicentenário de Gonçalves Dias e segue até o dia 22 de outubro na Praça Maria Aragão, das 9h às 21h.



Começou nesta sexta-feira (13), a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), considerado o maior evento literário do Maranhão. O evento, que neste ano homenageia o bicentenário do poeta Gonçalves Dias, segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão, no Centro da capital. 

A FeliS é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed).

A Feira do Livro de São Luís é um evento muito importante para a nossa cultura, para a nossa arte, para a nossa cidade. Neste ano teremos 54 stands, entre livreiros e sebos, quatro espaços infantis, espaços para lançamentos de mais de 100 livros. Além disso, nove autores nacionais estarão aqui, convivendo com vocês e apresentando as suas obras. Mas, acima de tudo, é muito gratificante ver a cultura de São Luís respirando através dos livros. É uma felicidade estar aqui hoje abrindo mais uma edição desse evento já consolidado aqui na nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide durante a abertura da 16ª FeliS, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide.

Para o secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, a Feira do Livro é um evento que abrange diversos segmentos da sociedade. Segundo ele, a feira visa beneficiar não apenas os livreiros e os sebos literários, mas também aqueles que estão envolvidos com a literatura maranhense, como as academias de letras.

 Ele destacou a singularidade desse momento literário, afirmando que a FeliS é uma oportunidade única para os leitores vivenciarem uma experiência literária enriquecedora.

“A Praça Maria Aragão não apenas é o berço da Feira do Livro, mas também desempenha um papel fundamental ao tornar o evento acessível a todas as pessoas. A feira é também uma grande oportunidade de geração de emprego e renda temporária para quem tem os seus próprios negócios de produtos alimentícios e que queiram vender por aqui. Com isso, a Felis se manifesta não apenas na celebração da literatura, mas também na sua capacidade de impactar positivamente a comunidade e a economia local”, ressaltou o secretário de Cultura.

A secretária Municipal de Educação, Caroline Marques, enfatizou a importância da Feira do Livro como um espaço democrático que promove o acesso à cultura e a universalização do conhecimento. 

Ela destacou o compromisso do prefeito Eduardo Braide em tornar a feira um ambiente que prioriza o atendimento aos estudantes e escolas da cidade.


“É exatamente isso que a feira do livro propõe, que tenhamos acesso à cultura, que os nossos alunos tenham espaço de oportunidade de acesso ao conhecimento para propiciar esse protagonismo pelo qual nós lutamos diariamente na construção de uma educação inclusiva e de qualidade para as nossas crianças”, destacou Caroline Marques.



Convidados

A edição deste ano da FeliS contará com a presença de renomados escritores. Entre os convidados ilustres, está o cubano Marcial Gala, autor do aclamado romance ‘A Catedral Negra’, que recebeu o prêmio Alejo Carpentier em 2012, bem como o prêmio da crítica de melhor livro publicado em Cuba no mesmo ano. 

Além de Gala, a FeliS contará com a participação de outros escritores, como Paula Pimenta, Salgado Maranhão, Rodrigo Faour, Luciano Pontes, Andrea Prestes, Sônia Rosa, Cristóvão Tezza, Daniel Munduruku e o carioca Raphael Montes, conhecido por suas envolventes histórias de suspense, crime e terror, incluindo os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’ e ‘Jantar Secreto’.

Estrutura

A 16ª FeliS conta com a seguinte estrutura: estandes para comercialização de livros; estandes para Sebo Literário; estandes de editoras das Universidades e Academias de Letras; dois auditório para realização de palestras e apresentações artísticas, com capacidade para 150 pessoas cada; espaço para lançamento e sessão de autógrafo de livros; espaço para recepção de crianças com programação infantil, com a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney; carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de educação infantil; carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de Ensino Fundamental; Bibliosesc - Biblioteca Móvel do Sesc, com programação de contação de histórias, oficinas e mediação de leitura; área para Artesanato, um espaço para exposição e venda de artesanato local; Praça de alimentação e Food truck.

Conforto e segurança

A Feira do Livro conta com a segurança feita pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Guarda Municipal de São Luís (GMSL). Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coordenam o trânsito no entorno da Praça Maria Aragão para garantir uma experiência segura para todos.

A FeliS ainda conta com seguranças privados e bombeiros civis, disponibilizados pela Secult, além de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, Limpeza e Iluminação.

Fonte: Secult
Fotos: Divulgação/Secult

10/12/23

MEMÓRIA - 12 de outubro: Dia da Criança e do Basquetebol

Conheça a origem da modalidade no Maranhão, Brasil e no Mundo.




Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith (foto), do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: dez pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços). Cerca de duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.

O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 04 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.

Brasil

A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.

No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

No dia 12 de outubro, em território nacional, é comemorado o “Dia do Basquete”.

Origem do basquete no Maranhão 

O Basquete no Maranhão surgiu em 1910 com a fundação do clube Onze Maranhense em São Luís, que, além do futebol, desenvolvia outras atividades esportivas: tênis, crockett, basquetebol, bilhar, boliche, ping-pong (tênis de mesa), xadrez, e a luta livre, esta última introduzida por Álvaro Martins.

Em 1916 o clube FAC de São Luís, ampliou a oferta de esportes, introduzindo, inclusive, o basquetebol. Simão Félix – maranhense de Grajaú, onde nasceu em 3 de maio de 1908 -, foi um dos um dos grandes atletas do passado em São Luís, que praticava o basquetebol e outras modalidades esportivas. A melhor fase do basquetebol no Maranhão ocorreu nesta década até meados dos anos 1960.

Tornaram-se populares no Estado, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, os irmãos Mauro e Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho, e Zé Reinado Tavares.
 
Por Uerbet Santos

Ilustração: Gerada por programa de  Inteligencia Artificial  ( I.A.).