7/14/23

Seleção Brasileira divulga convocados para os treinos visando a Copa do Mundo de Basquete

A competição inicia em 25 de agosto no Japão, Filipinas e Indonésia.



A comissão técnica da Seleção Brasileira de basquete masculina divulgou nesta quinta, 13 de julho, a lista de 16 nomes que se apresentam para os treinos visando a disputa da Copa do Mundo do Japão, Filipinas e Indonésia, com início em 25 de agosto. 

O início dos treinos serão em 27 de julho, em São Paulo, no histórico Ginásio do Sírio.

- É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. 

São nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições - disse Gustavo De Conti, técnico do Brasil.

Após o período de treinos no país, a Seleção viaja para a Austrália, onde joga entre 14 a 17 de agosto, no Boomers x World, em Melbourne, diante de Austrália, Sudão do Sul e Venezuela. Depois, nos dias 20 e 21 de agosto, pega a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China.

Após os cinco amistosos, o Brasil desembarca em Jacarta no dia 23 de agosto e faz sua estreia no Mundial no dia 26, diante do Irã, às 6h45. Completam o Grupo G, a Espanha e a Costa do Marfim. A Copa do Mundo terá transmissão da ESPN no Brasil.

- Procuramos proporcionar à nossa Seleção a melhor preparação possível, com sempre fizemos. Teremos amistosos fortes no exterior e uma preparação de qualidade no Brasil também. Estamos confiantes em fazer uma boa presença na Copa do Mundo com uma direção muito ajustada com o Diego Jeleilate, e a confiança em toda a nossa comissão técnica - citou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

CONVOCAÇÃO

ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Ulm-ALE
Raul Neto - Cleveland Cavaliers-EUA

ALAS/ARMADORES
George de Paula - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP

ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - U-Banca-ROM
Didi Louzada - Flamengo
Reynan Camilo - SESI Franca

ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Guaynabo-PUR

PIVÔS
Márcio Santos - SESI Franca
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP



Copa do Mundo 2023

No Grupo G, o Brasil joga ainda no dia 28, às 10h30, com a Espanha. E no dia 30 fecha a primeira fase às 6h45 contra a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo.

Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. 

Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.

Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano. 

Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.


Em 2019, o Brasil avançou à segunda fase com vitórias sobre Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, e depois caiu para EUA e República Tcheca. Sem conseguir a vaga olímpica via Mundial, jogou o Pré-Olímpico de Split, onde chegou até a decisão mas foi superado pela Alemanha.

AMISTOSOS 

Boomers x World

14 de agosto
3h30 - Brasil x Sudão do Sul

16 de agosto
5h45 - Brasil x Austrália

17 de agosto
3h30 - Brasil x Venezuela

Solidarity Cup 

20 de agosto 
4h - Brasil x Itália 

21 de agosto 
9h - Brasil x Sérvia
 
COPA DO MUNDO

26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã

28 de agosto 
10h30 - Brasil x Espanha

30 de agosto 
6h45 - Brasil x Costa do Marfim

Por: Da redação/Com informações da Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/CBB

7/10/23

ENTRE TAPAS E BEIJOS - Em pronunciamento, Duarte Junior elogia dretor geral da UPA Itaqui-Bacanga e denuncia corrupção na prefeitura de São Luís

Júlio Reis foi diretor administrativo do Procon Maranhão na gestão anterior, onde também promoveu melhorias.


Parlamentar visita a UPA administrada por Júlio Reis 

Em recente pronunciamento, realizado no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, Duarte Junior (PSB),  elogia  a gestão de Julio Reis à frente da Unidade de Pronto Atendimento- UPA, do Itaqui-Bacanga, em São Luis-MA. (abaixo, integra do vídeo)

"Eu quero aqui, cumprimentar, um grande amigo, um exemplo de gestor público, que é o administrador Júlio Reis. Lá [na UPA], por meio da gestão de Júlio Reis, foi possível fazer uma gestão de qualidade, atendendo as pessoas que buscam o atendimento, via o Sistema Único de Saúde (SUS), com respeito e acolhimento, fazendo bem mais, com bem menos. Meus parabéns a ele e a todo seu time!", elogiou Duarte.

Perfil de Júlio Reis

Aos 37 anos de idade, o atual gestor da UPA Itaqui-Bacanga possui larga experiência na administração pública. Administrador por formação, profissional de Educação Física e com três pós-graduações em gestão pública – uma delas pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Júlio Reis trabalhou em diversos órgãos da prefeitura de São Luís e no governo do Estado do Maranhão. Sua última experiência foi no Procon Maranhão, onde foi diretor administrativo por quatro anos (2015 a 2018) e depois retornou em 2021.


Parlamentar, Júlio Reis e equipe 

No Procon, reorganizou o órgão, ajudou na sua transformação em autarquia e contribuiu decisivamente na sua descentralização, expandindo os serviços para todas as regiões do Maranhão, ampliando de 5 para 50 unidades.

Como diretor-geral da UPA Itaqui-Bacanga, cargo que ocupa desde março, Júlio Reis pôde colocar suas experiências profissionais mais uma vez em prática.


Júlio Reis e seu pai, Júlio Simões,  em evento na UFMA

Júlio Reis informou que nos primeiros cem dias de gestão, as mudanças já eram visíveis. "Nesse curto período, o nosso atendimento recebeu melhorias, a equipe aumentou, passou por cursos de aperfeiçoamento, a identidade visual foi modernizada, a fachada foi reformada e uma ambulância nova chegou para ampliar o atendimento", pontuou o administrador.

Além disso, uma unidade do Procon Maranhão foi instalada na UPA, facilitando o acesso da população a esse importante serviço. 

Outra importante aquisição foi a de um novo aparelho de raio-x, uma necessidade antiga da unidade e que foi prioridade da nova gestão.

"A saúde pública é um serviço de extrema importância para a população e levamos isso com seriedade. Seguindo as diretrizes do governador Carlos Brandão e do presidente da Emserh, Marcello Duailibe, estabelecemos metas de curto, médio e longo prazo, com objetivo de humanizar ainda mais o atendimento, pois o nosso foco sempre foi e sempre será as pessoas”,  declarou Reis.




Denuncia


Secretário da SMTT, Diego Rafael, em saia justa

Em outro trecho do  seu pronunciamento, o deputado usou o bom exemplo de gestão aplicada na UPA do Itaqui-Bacanga para ressaltar o "mau trabalho" do prefeito Eduardo Braide (PSD-MA), na prefeitura de São Luís

"Esse exemplo de gestão que trazemos aqui [da UPA do Itaqui-Bacanga], é o que não percebemos na cidade de São Luís. O prefeito Eduardo Braide disse na campanha 'que estava pronto', mas não afirmou pronto para que. Nós percebemos que ele está pronto para maltratar as pessoas. É o verdadeiro danos da política. A educação está pior. O transporte público está mais caro e mais demorado. A saúde tá com as filas muito maiores", atacou Duarte.

No trecho final do seu discurso,  o parlamentar maranhense denunciou ato de corrupção na gestão de Braide. 

De acordo com Duarte, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Diego Rafael Rodrigues, que assumiu o cargo em março deste ano, foi até  o estacionamento da SMTT, de madrugada, para autorizar a liberação de uma SW4, Toyota SW4.

Ato este, que o parlamentar disse se tratar de "desvio de finalidade". O deputado, aproveitou para parabenizar aquels que ele chamou de "os verdadeiros heróis da moralidade e do  combate à corrupção na cidade de São Luís", referindo-se aos funcionários terceirizados de uma empresa de vigilância armada da SMTT, Gilvan, Adriano e Silvam, que registraram em video a retirada do veículo e tornaram publico o ocorrido.

Diante do caso que pode caracterizar abuso de poder e improbidade administrativa, o prefeito Eduardo Brside não se pronunciou oficialmente.

O despacho interno do Detran sobre o caso dis que "o senhor secretário Diego Rafael Rodrigues Pereira avisado sobre a pendência, autorizou a liberação do veículo alegando ser de outro Detran (Piauí) e também um pedido da SEMGOV (Secretaria Municipal de Governo)”.

É forte a pressão de parlamentares na Câmara Muncipal  para que o prefeito exonere o secretário da SMTT, a quem o site, o Antagonista e Crosoé, que repercutiram o assunto, chamam de "O intocável secretário da prefeitura de São Luis."



Por Uerbet Santos
Fotos: Reprodução/ Internet 
Vídeo: Reprodução/ Internet 












"



















"
"











"
"

Após 12 anos, o Brasil é campeão invicto da AmeriCupW ao vencer os EUA por 69 a 58

Cinco  jogadoras do Sampaio  basquete contribuiram para a seleção conquistar seu sexto titulo na história. Time também  vai para o Pré-Olímpico Mundial.



A Seleção brasileira feminina de basquete volta a ser campeã da AmeriCupW, na noite deste Domingo (9), em León, no México, ao vencer, os Estados Unidos, por 69 a 58.

A equipe brasileira não disputava uma final da competição há 12 anos. A última vez havia sido em 2011, quando venceu a Argentina. O país vinha de dois bronzes seguidos na competição.

Com o resultado, o Brasil dispara como maior vencedor da Americup Feminina, com seis títulos (1997, 2001, 2003, 2009, 2011 e 2023), deixando os EUA com quatro - incluindo as duas últimas edições, em 2019 e 2021.

A equipe brasileira terminou a competição de forma invicta, com sete vitórias - duas delas sobre as americanas, sendo a primeira ainda na fase de classificação.



Além disso, o Brasil obteve a única vaga direta disponível das Américas para o Pré-Olímpico Mundial - a outra é da equipe dos EUA, como vencedora da Copa do Mundo. E também está garantido nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, defendendo o título conquistado em Lima 2019.

Entre as atletas que contribuíram para esse feito inédito, cinco defendem o Sampaio Basquete na LBF 2023: Alana Gonçalo, Tainá Paixão, Rafa Monteiro, Emanuely de Oliveira e Erika de Sousa.

RAIO-X

Início tenso

Assim como na semifinal diante de Porto Rico, o Brasil apresentou nervosismo diante das americanas, que mandaram para a competição um time de jogadoras universitárias. O primeiro quarto terminou com os Estados Unidos na frente por apenas dois pontos: 16 a 14.

No início do período seguinte, as comandadas do técnico José Neto ainda tiveram que lidar com a exclusão da veterana pivô Érika da partida por cometer duas faltas técnicas. Ela acabou disputando apenas três minutos em toda a partida.

Foi a deixa para as americanas abrirem sete pontos de vantagem, mas as brasileiras não se intimidaram e foram para o intervalo perdendo por 37 a 35.

A reação que impediu uma vantagem maior das atuais campeãs Olímpicas veio das mãos de Tainá, que acertou uma bela cesta de três.

Terceiro quarto arrasador e título

O Brasil deslanchou de vez no terceiro quarto. O time marcou dez pontos seguidos e saiu de uma desvantagem de 39 a 35 para liderar o marcador por 45 a 39.

O destaque passou a ser a pivô Kamilla, com muitos rebotes ofensivos e defensivos, além de assistências decisivas.

Faltando quase três minutos para o fim do período, o placar era de 51 a 43, após mais uma bandeja de Kamilla. Por outro lado, as americanas começaram a errar demais - nem mesmo a ala Angel Reese, de apenas 21 anos e destaque do time, estava com a pontaria afiada.

No início do último quarto, o Brasil vencia por confortáveis 60 a 47. Segurando as ações na defesa, a equipe soube conter o ataque americano e não chegou a ser realmente ameaçada em momento algum - faltando dois minutos para o apito final, o placar era de 67 a 57 para as brasileiras. 

Com isso, bastou administrar o resultado para fechar a partida e garantir o título para o Brasil após 12 anos de espera. 

Kamilla foi a cestinha do Brasil, com um duplo-duplo: 20 pontos e 11 rebotes. A ala Emanuely fez 13, além de três rebotes e três assistências, enquanto a ala-pivô Damiris, destaque da equipe na semifinal, acabou com 11 e quatro rebotes. 

Pelo lado dos EUA, Rickea Jackson foi a maior pontuadora da partida, com 22, e Lauren Betts fez mais dez. Angel Reese marcou apenas quatro pontos.

Kamilla eleita MVP da final e do tornei


Além da conquista coletiva, o Brasil também celebrou a escolha da pivô Kamilla como Melhor Jogadora (MVP, na sigla em inglês) da final da AmeriCup Feminina e do torneio.

Na final de hoje, ela obteve um duplo-duplo, com 20 pontos e 11 rebotes, além de uma assistência.

Kamilla joga no basquete universitário. Ela foi campeã da NCAA (principal liga americana de basquete universitário) na temporada 2021/2022 pelo South Carolina.

A ala-pivô Damiris, que defende o Fuerza Regia, do México, também foi escolhida para a seleção da AmeriCup Feminina. Completam o quinteto ideal Rickea Jackson, dos EUA, Kayla Alexander, do Canadá, e Arella Guirantes, de Porto Rico.

Rumo ao Pré-Olímpico Mundial

O basquete feminino do Brasil volta agora suas atenções para o Pré-Olímpico Mundial, competição à qual a equipe pegou a única vaga das Américas disponível.

A FIBA divulgou um comunicado afirmando que, de acordo com o sistema Olímpico de classificação do basquete feminino, o campeão da Copa do Mundo de 2022 tem vaga garantida em Paris - ou seja, uma vaga é dos EUA independentemente de sua posição final.

Como as americanas foram à final da AmeriCup, nesse caso o Brasil estará no Pré-Olímpico Mundial diretamente, como melhor colocado das Américas.

Além disso, avançam ao Pré-Olímpico das Américas as equipes que terminaram entre o terceiro e sexto lugares: Canadá, Porto Rico, Colômbia e Venezuela seguem sonhando poder ainda passar aos torneios com rivais de outras partes do mundo pela presença na capital francesa.

Confira s resultados dos jogos do Brasil: 7 vitórias em 7 jogos!

PRIMEIRA FASE
1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho
Brasil 56 x 55 Argentina

4 de julho
Brasil 67 x 54 EUA

QUARTAS DE FINAL
7 de julho
Brasil 83 x 61 México

SEMIFINAL
8 de julho
Brasil 85 x 74 Porto Rico

FINAL 
9 de julho
Brasil 69 x 58 EUA

Elenco campeão

ARMADORAS
Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Samara-RUS
Gabriella Soares - SESI Araraquara

ALAS
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete
Emanuely de Oliveira - Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas - Fuerza Regia-MEX
Vanessa Sassá - Santo André
Aline Moura - SESI Araraquara

PIVÔS
Erika de Souza - Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso - South Carolina-EUA

TÉCNICO
José Neto

Comissão técnica

Diretora de Basquete: Roseli Gustavo
Líder Operacional: Monica Atílio
Apoio técnico: Giovana Romano Rangel
Técnico: José Neto
Auxiliares técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparadores físicos: Diego Falcão e Rafael Bernardelli
Fisioterapeutas: Jordana Reis e Isabel Cristina
Médico: Paulo Szeles
Massoterapeuta: Juliana Bouvie
Gerente de comunicação: Thierry Gozzer

Por Uerbet Santos
Fonte: Assessoria CBB
Fotos: Divulgação/Fiba

7/09/23

Brasil derruba Porto Rico e vai à final da AmeriCupW em León contra os EUA

O time também já garantiu um lugar direto no Pré-Olímpico Mundial, pulando o Pré-Olímpico das Américas.



O Brasil está na decisão da AmeriCupW, em León, no México. Neste sábado, 8 de julho, a Seleção Brasileira bateu Porto Rico por 85 a 74, no Domo De La Feria, e agora pega os Estados Unidos na decisão. 

As estadunidenses  vencerem  as canadenses  por 67 a 63 e vão  em busca do tricampeonato da competição. Apesar da derrota, a atleta do Canadá,  Kayla Alexander  foi a melhor em quadra  com 19 pontos, 9 rebotes e 2 assistências, computando 22 de eficiência. 

O destaque dos EUA foi  Janiah Barker com 9 pontos 6 rebotes e 2 assistências, conferindo  16 de eficiência.


Com os resultados, o Brasil  também já garantiu um lugar direto no Pré-Olímpico Mundial, pulando o Pré-Olímpico das Américas, depois de 12 anos.

O confronto acontece neste domingo, com transmissão ao vivo da ESPN e Star Plus, a partir das 21h30. 

Vale lembrar que o Brasil é  a única  Seleção com 100% de aproveitamento na competição.  Enquanto as norte-americanas tiveram apenas uma derrota, exatamente  para o Brasil,  na fase de classificação, por 56 a 67.

- Estamos muito felizes pela classificação para a final, mas viemos para sermos campeões. As jogadores não desistiram da partida em momentos algum. Não perderam a cabeça. Fomos para o intervalo atrás, mas em todos os momentos nós tivemos a mente positiva de que iríamos buscar a virada e a vitória. Elas estão de parabéns, o corpo técnico do Brasil também, que trabalhou muito para que a Tainá pudesse estar em quadra. É descansar e preparar para a decisão - disse o técnica José Neto.



- Sei que tenho um papel muito importante para o Brasil, mas temos grandes jogadoras que podem ajudar quando precisamos. Estou ciente da minha responsabilidade, mas sei que minhas companheiras também podem dar conta do recado - disse Damiris. 

Raio-X 

Damiris Dantas foi a cestinha da partida, com 24 pontos. Ela também teve cinco rebotes e quatro assistências, terminando assim com 22 de eficiência.

 Outros destaques do Brasil incluem Tainá Paixão, com 17 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, e Manu com 13 pontos. 

Do lado de Porto Rico, a maior pontuara da equipe foi Arella Guirantes, com 22 pontos anotados.


Apesar das caribenhas estarem em uma noite inspiradas nas bolas de 3 pontos - acertaram  46% das tentativas contra 31% das Brasileiras - as comandadas  do técnico José Neto foram melhores nas bolas de 2 pontos ( 60% a 51%); nos lances livres (87% a 54%); em assistências (21% a 12%); as brazucas tiveram  ainda maior volume nos rebotes (37 a 28)) e nos roubos de bola (8 a 2).

Números 

Damiris - 24pts, 5reb e 4ast
Tainá - 17pts e 3reb
Emanuely - 13pts
Kamilla - 8pts e 4reb

Parciais entre Brasil e Porto Rico 

15 a 22
23 a 21
23 a 18
23 a 14
85 a 74

FINAL 
9 de julho
21h30 - Brasil x EUA

Por Uerbet Santos
Com informações da assessoria CBB
Fotos: Divulgação/ CBB