4/22/23

INÉDITO - São Luís é a capital brasileira dos Jogos Universitários de Praia

Jogos terão início pela manhã de segunda-feira (24), em vários espaços esportivos.


Cross traning (CBDU / Japa - Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê)

Pela primeira vez, os Jogos Universitários Brasileiros - JUBs Praia 2023  acontece em São Luís do Maranhão, de 23 a 30 de abril. O evento é uma realização entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

Ao todo, 12 modalidades compõem o cronograma esportivo da competição nas categorias feminino e masculino: basquete 3x3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia, vôlei 4x4 misto e duas novidades para a edição deste ano: skate e surf. 

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, egresso do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, disse que os atletas são futuros profissionais forjados com os valores do esporte que, em pouco tempo, estarão inseridos no mercado de trabalho com posição de destaque. “Esses universitários podem ser estrelas hoje, mas, amanhã, poderão ser grandes líderes formadores de opinião”, destacou.

Salim também citou a Universidade como fomentadora e incentivadora da prática esportiva por estudantes na instituição.


Outro  maranhense  que coordena  a comissão disciplinar  do JUBs Praia  2023 é o advogado Haroldo Soares, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária - STJDU e especislista em Direito Desportivo Empresarial. 

Para ele, a vinda  de um evento de tamanha grandeza para São  Luís, reflete  o potencial que a Ilha têm em vários aspectos. "Temos as condições ideias para  receber um evento desse porte. Afinal, somos uma Ilha  cercada de praias belíssimas. Possuimos uma boa estrutura hoteleira  e somos muito hospitaleiros.Sem falar na nossa riqueza cultural. Quem ganha  com isso é a economia da cidade por meio do turismo esportivo", pontuou.


Basquete 3X3 ( CBDU / Japa - Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê)

O público poderá acompanhar os jogos presencialmente, de maneira gratuita, ou através de transmissões ao vivo nas redes sociais da CBDU no YouTube e na Twitch.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento, as delegações estaduais desembarcam neste  domingo (23), fazem o credenciamento no hotel Blue Tree Towers São Luis e na segunda-feira (24)  pela manhã, já  começam a maratona de jogos. No mesmo dia, à noite (19h30), será realizada a cerimônia de abertura, no Multicenter SEBRAE.

Em 2022, 25 estados brasileiros disputaram o título da competição, totalizando cerca de 1,5 mil participantes - entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador. 

Já em 2023, aproximadamente 1,6 mil pessoas participarão da competição representando 25 estados brasileiros: AC / AL / AM / AP / BA / CE / DF / ES / GO / MA / MG / MS / MT / PA / PB / PE / PI / PR / RN / RR / RS / SC / SE / SP / TO – somente Rio de Janeiro e Rondônia não terão representantes.

Serviço

A cerimônia de abertura vai acontecer no dia 24 de abril, às 19h, no Multicenter
SEBRAE - Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau. Os jogos terão início
às 09h e se encerram às 19h30.

Arenas de Basquete 3x3, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei,
futmesa, vôlei de praia, vôlei 4x4 misto: Sport Village - Av. Pres. Juscelino
Kubitscheck, 13 - Quintas do Calhau.

Arenas de beach hand e beach soccer: Arena Domingos Leal - R. dos Rouxinóis,
304-370 - Jardim Renascença.

Surf: Praia do Calhau - Av. Litorânea - Cantinho do Céu (em frente ao quiosque Açaí Raízes Beach).

Skate: Street Park Praça das Mercês - Centro de São Luís.

Quem é a CBDU?

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil.

Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos
esportivos oficiais entre universitários de todo o país. 

Desde 2018, todas as competições do calendário nacional da CBDU recebem o nome de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que, juntas, formam a temporada anual. 

Assim, em um único ano há diversos JUBs. Os Jogos Universitários Brasileiros são a maior competição universitária da América Latina.

Por Uerbet Santos / Com informações da Assecom/CBDU
Fotos: Jogos terão início pela manhã em vários espaços esportivos (Crédito: CBDU / Japa - Rogério Nishizawa / Lucas Marcelo / Arthur Rodrigues / Lia Girão / Collab Clichê)

Conheça o perfil de Gustavo Sauáia

Um dos 36 candidatos da advocacia maranhense ao cargo de desembargador do Estado pelo Quinto Constitucional 

Para saber os etalhes da biografia de Gustavo Sauáia clique aqui 


OAB-MA - 36 advogados concorrem a uma vaga para o cargo de desembargador no Estado do Maranhão

Saiba  tudo sobre a votação do Quinto Constitucional da advocacia maranhense.



Será realizada na segunda-feira (24), das 8h às 17h a eleição para o Quinto Constitucional. Momento no qual a advocacia maranhense terá a oportunidade de participar da formação da lista para a escolha do próximo desembargador do Estado do Maranhão.

 O vídeo com o passo a passo sobre como votar está disponível no canal do YouTube  e nas redes sociais da OAB-MA

Por meio da consulta direta, a classe fará a seleção de doze representantes, dentre os quais serão escolhidos aqueles que formarão a lista sêxtupla para preenchimento do cargo. 

A votação acontecerá de forma on-line, por meio da plataforma ELEJA. O link da plataforma é: https://oabmacd.elejaonline.com/ . Com acesso a um computador e à internet,  o eleitor pode garantir o seu voto de onde estiver. 

"Para acessar a área de votação, é preciso conectar o seu certificado digital. Caso você não tenha certificado digital, dirija-se até um dos pontos presenciais disponibilizados pela OAB/MA em São Luís sede da Seccional, Escritórios Compartilhados (da Cohab e de São José de Ribamar) e no interior do Estado (sedes das Subseções). Lá, haverá uma equipe para prestar o devido suporte a você", detalhou o presidente da Comissão Eleitoral, Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva.

De acordo com  o presidente da Comissão Eleitoral, "o voto não é obrigatório, mas a OAB/MA incentiva a participação da advocacia nesse processo, que levará mais um representante da classe ao Tribunal de Justiça do Maranhão".

Para saber mais sobre o currículo dos candidatos  homologados clique  aqui

Para entender o Quinto Constitucional

O Quinto Constitucional completou 88 anos e a medida está no artigo 94 da Constituição Federal, que garante que 20% das vagas nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho devem ser preenchidas por membros do Ministério Público e advogados. Para tanto, os candidatos devem ter 10 anos de exercício da profissão, notório saber jurídico e reputação ilibada.

A formação das listas inicia após uma sabatina, onde os candidatos têm um total de 15 minutos de fala, sendo três destinados às apresentações e 12 às respostas de perguntas formuladas pela Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla e por conselheiros estaduais da OAB.

Ao final, são eleitos os 12 nomes que vão ser submetidos à votação direta e online dos advogados e advogadas. O ápice é uma lista tríplice na qual o governador do Estado opta por um nome final.

Por Uerbet Santos
Fonte: OAB - MA
Foto: Reprodução/Internet