9/13/15

PARA FAMILIARES TORCEDORES, “NÃO BASTA SER PAI, TEM DE PARTICIPAR”

Na arquibancada dos Jogos Escolares, presença marcante de pais na torcida pelos estudantes-atletas



12/09/2015 14:13
“Vai, filho! Força, filha!”. Esses são alguns dos incentivos que ecoam das arquibancadas durante as competições dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos, que terminam neste sábado, dia 12. Entre os pais vindos de diversos estados do Brasil, a capital cearense recebeu maranhenses, paulistas, catarinenses e tantos outros para a maior celebração do esporte escolar brasileiro.
A caravana de pais torcedores de São Luís do Maranhão, que veio torcer para o time feminino de basquete do Colégio Educallis, por exemplo, trouxe, além do apoio moral, um pouco da cultura maranhense para os ginásios de Fortaleza. Numa festa de sons e cores, pandeirões e matracas marcaram o ritmo da torcida, enfeitada com chapéus de brincantes do bumba-meu-boi.
Outra demonstração da participação dos pais, enquanto torcedores, durante os Jogos Escolares, aconteceu na disputa entre o Colégio Leonardo Da Vinci, de Mauá (SP), e a Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó (SC). Na quadra, o sexteto catarinense venceu por 3 sets a 0 e foi para final do torneio masculino de voleibol. Na arquibancada, prevaleceu a eufórica caravana catarinense frente à mãe e tia de um dos atletas paulista.
Mãe do jogador de vôlei paulista Matheus Pirilo, Eliz acompanha todos os jogos do filho desde as seletivas estaduais. Em Fortaleza, ela conta com a companhia da tia do garoto, Elisabeth Pirilo. Eliz, inclusive, vai aos treinamentos e acha muito importante essa participação dos pais para o crescimento do filho como ser humano. “Eu acompanho o Matheus em todos os jogos, mas sem tirar a privacidade dele. Nosso apoio é mais um incentivo para ele vencer as competições”, explica a mãe torcedora, que aproveita a viagem para fazer turismo. “Além disso, nos horários que não tem jogo, nós aproveitamos para conhecer os pontos turísticos da cidade. Aqui, já fui ao Mercado dos Pinhões e ao Mercado Central, ricos em artesanato local”, declara a mãe torcedora.
Já a caravana de 20 pais torcedores de Santa Catarina, que incentiva os filhos em cinco edições dos Jogos Escolares, é uma iniciativa da Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Professor Erwin Prade, que, desde 1984, estimula a participação dos pais nas atividades intra e extraclasse dos filhos.
Segundo o técnico do vôlei masculino catarinense Wagner Ricardo, existe uma cooperação mútua entre os pais e o apoio da Federação Catarinense de Esportes (Fesport) para o bem-estar dos jovens. “Temos muitas histórias de superação também nas famílias dos alunos que participam dos Jogos Escolares, como é o caso da mãe de um atleta que é diarista e não tinha dinheiro para viajar para ao evento. Mas, com o apoio e todos e umas economias, conseguiu prestigiar o filho das arquibancadas”, revela o treinador.
A embaixadora do vôlei nos Jogos Escolares da Juventude, Hélia Fofão, é a prova de que a participação da família é de fundamental importância para o atleta progredir no esporte.
“Meu pai, Sebastião de Sousa, já falecido, me acompanhava em todos os momentos da minha trajetória esportiva no vôlei. Se não fosse ele estar junto todo tempo, tudo seria muito mais difícil. Já a mamãe, Eurides de Sousa, virou torcedora, mesmo sem entender nada de vôlei”, lembra, Fofão, aos risos. 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
Uerbet Santos (COB)

COM NOVA VIRADA, EQUIPE DE SANTA CATARINA É CAMPEÃ DO TORNEIO FEMININO DE BASQUETE DOS JOGOS ESCOLARES

Na Primeira Divisão, completaram o pódio, Espírito Santo com medalha de prata e Rio de Janeiro com bronze


12/09/2015 19:12

Repetindo a atuação da semifinal, quando virou o jogo contra o Rio de Janeiro no último quarto, a equipe do Colégio La Salle (SC) venceu o Colégio Marista (ES) pelo placar de 32 a 28 e sagrou-se campeã da Primeira Divisão do torneio feminino de basquetebol dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos. Com menos pontos durante os três primeiros quartos da partida, chegando a perder por 19 a 12, a reação catarinense começou no final do jogo. A decisão aconteceu neste sábado, dia 12, no Náutico Atlético Cearense.
Lideradas pela ala/pivô catarinense Alana Barros, com infiltrações no garrafão adversário e “puxando” contra-ataques que resultaram em pontos decisivos, as meninas do La Salle (SC) conseguiram virar a disputa através da coletividade depois de ficar atrás no placar durante a maior parte do jogo. Como na semifinal, a virada ocorreu no último quarto. “O jogo foi bastante tenso. Eu estava com muito medo, já que entramos em quadra pensando que não tínhamos chance de vencer. Mas o trabalho de equipe superou a individualidade das adversárias. Estou muito feliz,” desabafou a cestinha Alana, que marcou 13 pontos.
Na disputa do terceiro lugar entre a Escola Professor Cid de Oliveira (SP) e o Colégio Militar (RJ), chamou a atenção o duelo entre as armadoras Bruna de Paula, do Rio de Janeiro – considerada a Magic Paula do time – e Vitória Almeida (SP) – a Janete da equipe paulista. Com muitos dribles e penetrações no garrafão e assistências a pivô Débora Reis, a armadora carioca foi determinante para a vitória do Colégio Militar (RJ), por dez pontos, sobre a Escola Estadual Professor Cid de Oliveira (SP) pelo placar de 38 a 28.
Pela terceira vez embaixador do basquete dos Jogos Escolares da Juventude e ex-atleta olímpico, Josuel dos Santos acompanhou a final feminina e elogiou o evento, destacando a importância desse tipo de competição para o futuro dos jovens atletas. “Os Jogos Escolares têm uma estrutura gigantesca. São muito bem organizados e proporcionam para estes estudantes o acesso a outros estilos de jogo”, pontua Josuel. Confira as medalhistas dos torneios femininos de basquete abaixo.
Primeira Divisão
Ouro – Colégio La Salle Peperi (SC)
Prata – Colégio Marista (ES)
Bronze – Colégio Militar (RJ)
Segunda Divisão
Ouro – Centro Educacional Mendes e Santos (MG)
Prata – Santa Catarina (PA)
Bronze – EEB Padre José de Anchieta (MT)
Terceira Divisão
Ouro – Colégio Motiva (PB)
Prata – Escola Municipal Anne Frank (TO)
Bronze – Gonçalves Dias (RO)
A capital cearense se despede dos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa de 12 a 14 anos, neste sábado, dia 12. Durante nove dias, mais de 3.800 estudantes-atletas de todo Brasil participaram de disputas em 13 modalidades. De 12 a 21 de novembro, Londrina e Maringá (PR) recebem a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
Uerbet Santos (COB)