1/14/21

Inaugurada a menos de um mês, a Praça das Mercês já apresenta fragilidade na estrutura dos equipamentos de basquete

 

A obra, com investimento de R$ 6,1 milhões, é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coexecutada pela Prefeitura Municipal de São Luís em parceria com a Vale


A prefeitura de São Luís, no último ano da gestão, do então prefeito Edivaldo Holanda, acelerou as ações do programa “São Luís em Obras”. 

Uma dessa frentes de trabalho revitalizou áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico da capital maranhense em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a empresa Vale através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Cidades Históricas).

Em São Luís do Maranhão, 45 bens em áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico foram contemplados com obras de restauração/adaptação, requalificação/urbanística e implantação.

A Praça das Mercês, com investimento de R$ 6,1 milhões, é uma dessas áreas recém implantadas, que já apresenta desgaste nos equipamentos de basquete da quadra poliesportiva. 

O mesmo acontece  com a estrutura do equipamento de basquete da quadra que fica  no entorno do Anel Viário (foto)



“Creio que a pessoa ou a empresa que deu assessoria para colocação das tabelas de basquete da Praça das Mercês, nunca jogou basquete ou não tem a menor ideia de como se comporta um jogador de basquete diante de um aro. Principalmente esses garotos de hoje, com quase 2 metros de altura. A primeira coisa que um menino desse vai fazer é saltar, tipo NBA, cravar e puxar o aro. Se a estrutura não for resistente, vai envergar e quebrar”, disparou o advogado e veterano jogador de basquete, Geraldo Brasil.

 

O coordenador técnico do IPHAN, Rafael Pestana, por meio da jornalista Raquel Costa, assessora de imprensa do Instituto, informou que a implantação e manutenção dos equipamentos esportivos na Praça das Mercês é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Entramos em contato com o atual titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, para se posicionar sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.

A Praça das Mercês, localizada no entorno do Centro Histórico de São Luís, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, incluiu a execução de serviços de infraestrutura, com intervenções estruturais e movimentação de terra.

Também foi construído posto policial integrado à escadaria de acesso ao mirante, além de quadra poliesportiva, pista de skate entre outros equipamentos e prevê na segunda etapa a execução de memorial de reconhecimento à contribuição dos povos africanos para a cultura maranhense.


Por Uerbet Santos

Foto: Norrau Express

1/13/21

GESTÃO - Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania abre canais de atendimento via WhatsApp

Ideia é trazer agilidade à prestação e serviços e facilitar o contato direto com a população. Funcionalidade está disponível de segunda a sexta, das 9h às 18h


Para dar ainda mais agilidade à  prestação de serviço ao público, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania  abriu nesta  segunda-feira (11), uma série de canais via WhatsApp.

A ideia é criar uma conexão direta para atendimento de demandas voltadas a programas da pasta, como a Lei de Incentivo ao Esporte, o Bolsa Atleta, certificações de entidades esportivas, parcerias do futebol e programas da Secretaria de Lazer e Inclusão Social. 

O serviço vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 18h.
"Essa é mais uma opção que estamos adotando para gerar canais diretos de atendimento ao público. A ideia da nossa gestão é sempre pensar em desburocratizar o acesso e dar ainda mais transparência aos serviços que prestamos", afirmou o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

Os números estão divididos entre cinco setores principais clique nas imagens abaixo e faça uma conexão direta com o WhatsApp desejado:

Certificação de Registro Cadastral:  para entidades tratarem de dúvidas referentes a documentos necessários à certificação, diligências e acompanhamento do status dos processos.


Bolsa-Atleta: canal do programa Bolsa-Atleta, coordenado pela Secretaria Nacional de Alto Rendimento (SNEAR), para tirar dúvidas sobre inscrições, informe de rendimentos, prestação de contas e status do processo.


Lei de Incentivo ao Esporte: canal para tratar de solicitações e documentos pertinentes à admissibilidade do projeto, emissão de recibos, termo de compromisso, prestação de contas, status dos projetos e outras dúvidas.


Parcerias do Futebol: dúvidas sobre convênios, contratos de repasse e termos de fomento, colaboração e execução descentralizada dos programas e projetos da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT);


Parcerias SNELIS: dúvidas sobre convênios, contratos de repasse e termos de fomento, colaboração e execução descentralizada dos programas e projetos da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS).


Por Uerbet Santos
Com informações da Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania
Fotomontagem: norrau.com