10/18/14

INAUGURAÇÃO DE POSTO DE SAÚDE É MARCADA POR PROTESTOS


Manifestantes  se aglomeram  em frente ao posto de saúde
Flávio Marcílio para clamar pelos seus direitos
A inauguração do posto de saúde Flávio Marcílio da PMF (que seria mais um  evento de rotina na agenda de Roberto Cláudio)  foi marcada por protestos da classe de agentes de saúde e endemias. Mais de 70 manifestantes (dos cerca de 4 mil profissionais que compõe a categoria em Fortaleza),  insatisfeitos com seu piso salarial, reivindicaram do prefeito a aprovação do piso nacional da categoria.

PARA ENTENDER O CASO.
Em 17 de julho deste ano o Congresso Nacional decretou e a presidente Dilma sancionou a Lei 12.994 que fixou o piso salarial profissional nacional dos agentes comunitários de saúde e endemias em R$ 1.014,00  reais mensais para a jornada de 40 horas semanais, desde então, a classe solicita  à PMF  a equiparação salarial que hoje é de R$ 726,16 reais.

PREFEITO É VAIADO POR MANIFESTANTES
Secretária de saúde Socorro Martins e o prefeito Roberto
 Cláudio tentam dialogar com os manifestantes
Em meio a vaias e palavras de ordem dos manifestantes, “Cumpra a lei e pague nosso piso” contra a postura  da PMF em não se posiciona sobre o assunto, o  Prefeito Roberto Cláudio  abriu espaço na cerimônia de inauguração da unidade de saúde para se dirigir aos manifestantes.
Visivelmente irritado com as palavras de baixo calão e as vaias proferidas  pelos manifestantes que a todo momento interrompiam o seu pronunciamento, Roberto Cláudio  ameaçou ir embora, pois já havia descerrado a placa de inaugurado da unidade de  saúde. 

VEREADORA MAGALY MARQUES APOIA MANIFESTANTES



“Cumpra a lei e pague nosso piso”. Essa era a palavra
de ordem dos agentes comunitários de saúde e endemias
Quando os ânimos se acalmaram, o prefeito falou e  se comprometeu em receber na próxima semana em seu gabinete uma comissão de representantes do SINASCE (Sindicato da categoria)  para buscar uma solução sobre o problema. 
Vereadora Magaly Marques mediou o empasse entre
prefeitura e Agentes comunitários

Os agentes comunitários de saúde e endemias receberam o apoio dos vereadores presentes à inauguração, principalmente da vereadora Magaly Marques que usou do seu prestígio junto a comunidade e com um tom conciliador foi solidária a reivindicação da classe e disse acreditar na sensibilidade do prefeito  frente à causa dos agentes comunitários.



Veja o vídeo exclusivo com os principais momentos do embate entre prefeitura e manifestantes no link https://www.youtube.com/watch?v=ZmdbTy9patI

VANDALISMO E INTOLERÂNCIA



Detalhe do tiro de bala de borracha  disparado pela  guarda

 da PMF em um cidadão  que passava no local do evento.
A nota triste do evento foi a infiltração de vândalos entre os manifestantes que  ao final do evento jogaram pedras em direção ao carro do  prefeito. A guarda municipal dispersou os arruaceiros usando spray de pimenta e bombas de efeito moral, mas mostrou despreparo ao atingir também moradores do do entorno da unidade de saúde, Muitos deles passaram mal ao inalarem o gás, mesmo dentro de suas casas . Foi o caso da anciã Quitéria Noêmia (83), que se sentiu mal e foi socorrida por familiares.  Outro fato registrado foi o do cidadão, (foto ao lado)  confundido com vândalo pela guarda, atingido por uma  bala de borracha como mostra o vídeo postado nas redes sociais, que denuncia os excessos cometidos pela polícia municipal,  disponível no link: https://www.facebook.com/video.php?v=10201905842968323&set=vb.1851436287&type=2&theater



Por Uerbet Santos
Fotos:Sayonara Balaio

PREFEITO INAUGURA POSTO DE SAÚDE FLÁVIO MARCÍLIO NO MUCURIPE

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregou nesta sexta (17) à população  dos bairros Mucuripe, Varjota, Vicente Pinzón e Meireles, o posto de saúde Flávio Marcílio. Com a inauguração, o prefeito cumpriu um de seus compromissos de campanha: reformar, equipar e adequar os  92 postos de saúde de Fortaleza.
Posto de saúde agora com capacidade para atender
 cerca de 60 mil usuários

O prefeito informou que com a entrega do posto de saúde Flávio Marcílio são 80 de 92 postos  já funcionando de forma adequada e garantiu que até o final de novembro vai entregar mais 12 postos. Mas segundo ele o trabalho está só começando, “Dá satisfação poder cumprir um compromisso mas o trabalho não acaba na verdade com a obra , ele começa com a obra. Agente vai ter que valorizar os profissionais , cobrar da gestão  para que de os resultados de qualidade e assistência que é o que interessa a todo mundo”,disse Roberto Cláudio.

SAÚDE  É A MARCA DA ADMINISTRAÇÃO ROBERTO CLÁUDIO.

Prefeito Roberto Cláudio e o  Secretario da SER II  Cláudio Nelson
Para o secretário da SER II Cláudio Nelson o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Roberto Cláudio na área da saúde vai ser a marca da sua administração. “ Trazer  para as unidades de saúde mais conforto para a população, esse é o legado do Roberto.  O posto está totalmente transformado e a população  ao ser atendida é quem vai poder medir  o trabalho que foi realizado”.
UNIDADE DE SAÚDE RETRATA A GESTÃO  DO PREFEITO
Diretora de Saúde  da SER II, Sheila Silveira,Vereadora
Magaly Marques e a Secretaria de Saúde da PMF Socorro Martins
A Secretária de Saúde da PMF Socorro Martins  disse que essa unidade reformada retrata a cara da gestão de Roberto Cláudio  e enalteceu o prefeito por cumprir com  os compromissos assumidos. “O homem público começa sua gestão já honrando com seus compromissos de campanha o que vai sensibilizar e mobilizar a população na escolha do seu melhor prefeito. O Roberto vem cumprindo o que prometeu ao povo e temos muito ainda a oferecer para a população de fortaleza e esse posto é uma realidade concreta. em menos de dois anos entregamos 80 postos de saúde funcionando de sete da manhã às sete da noite”.
Segundo a coordenadora do posto de saúde, Lucila Cavalcante,  a capacidade de atendimento será de cerca de  60 mil usuários que terão a sua disposição diversos profissionais de saúde  como médicos( clínicos geral, ginecologistas e dentistas) e enfermeiros, além do auxiliares de saúde bucal de enfermagem e agentes comunitários.

Por Uerbet Santos
Fotos:Sayonara Balaio