11/04/15

JORNALISTAS DEBATEM O MERCADO DE NOTÍCIAS.

Cine debate Semacom

Poster do Filme O mercado de Notícias
O Mercado de Notícias. Esse é o título documentário exibido no cine debate realizado nesta terça-feira, dia 4, no auditório do Centro Universitário Estácio, unidade Via Corpvs em Fortaleza. O evento integra a Semana de Comunicação da instituição, SEMACOM 2015, que até sexta-feira, dia 6, contará com uma vasta programação e este ano aborda o tema “Falar é fácil, comunicar é complexo”.   O roteiro do filme foi inspirado a peça do mesmo nome do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), encenada pela primeira vez em 1626, em Londres que faz uma crítica bem humorada a uma atividade à época criada e novidade em Londres: o jornalismo.

A tradução brasileira da obra foi a primeira feita para a língua portuguesa, escrita pelo cineasta  gaúcho, Jorge Furtado que também assina a direção e pela professora Liziane Kugland. Na versão brasileira, o longa, de 54m, relata depoimentos de 13 jornalistas brasileiros por diferentes temas como ética, erros de apuração, liberdade de imprensa, a publicidade governamental em contra ponto a narrativa teatral onde atores com faças de época encenam o surgimento do jornalismo.

Entre as histórias jornalísticas contadas no filme, destaque para o caso do “Picasso do INSS”, fato que teve repercussão em vários jornais, revistas e sites, no Brasil e no exterior, publicado na capa de sua edição de domingo pelo  jornal Folha de São Paulo em 7 de março de 2004, sob o título “Decoração burocrata”, uma reportagem informando que um valioso “desenho do pintor espanhol ”Pablo Picasso “passa os dias debaixo de luzes fluorescentes e em meio à papelada de uma repartição do governo federal”, dividindo sua “moldura com restos de inseto”. Na foto, além da reprodução do supostamente valioso desenho, um retrato do Presidente Lula.

Mas logo, leitores atentos, descobriram que o tal desenho de Picasso era , na verdade, de uma reprodução fotográfica, sem nenhum valor. O que na linguagem jornalística é conhecida como “barrigada”, ou seja, um erro de apuração de informação.

Josué Carlos e Alesander Lima mediadores do cine debate
O estudante do 5º semestre de jornalismo, Josué Carlos se posicionou sobre a polêmica. “Esse jornalismo declaratório é muito perigoso, nossa função é checar a fonte e sair desse chamado achismo”.
Já o publicitário e roteirista Uerbet Santos fez dele as palavras de um  dos jornalistas do filme, para definir seu ponto de vista sobre como um pôster de 20 dólares vira notícia. “Isso é fazer jornalismo como os astrônomos falam dos astros, de longe. Temos que ir aonde a notícia está".

Verbas governamentais

Outro assunto tratado no filme e debatido no evento foi sobre o investimento do verbas publicitarias do governo nos jornais “É muito difícil os jornais serem imparciais com o dinheiro injetado pelo governo, via anúncios. O donos dos jornais tem seus interesses e defendem os interesses do seu anunciante, no caso o governo”, declarou um dos mediadores do cine debate e estudante do  4ª semestre de jornalismo. Alexsander Lima.

Para entender o caso do “Picasso de 20 dólares que virou notícia”.

Depois que leitores mais atentos descobriram que o quadro era uma réplica sem valor,  os jornais são alertados de seu erro, mas nenhum desmente a informação. Em dezembro de 2005, o “Picasso do INSS” está outra vez na capa da Folha de São Paulo (29.12.2005) e também na do Estado de S. Paulo: um incêndio destruiu parte do prédio do INSS mas, para alívio de todos e apesar do descaso dos órgãos públicos, o “valioso” Picasso foi salvo das chamas. Mais uma vez os jornais são alertados por leitores de que se trata de uma reprodução sem valor, mas nada noticiam. As reportagens que tentam esclarecer os fatos só fazem aumentar a confusão. Detalhe: o supostamente valioso desenho de Picasso foi dado ao INSS como pagamento de uma dívida. Em quanto foi avaliado? E por quem?

Credenciamento

Os interessados em participar do evento poderão fazer o credenciamento até 10 minutos antes do início da programação diária, obedecendo aos seguintes horários:
Manhã: 7h30 ​à​s 8h30
Noite: 18 horas ​à​s 18h50

Serviço

XIV Semana da Comunicação
3 a 6 de novembro (turnos manhã, tarde e noite)
Centro Universitário Estácio do Ceará – Unidade Via Corpvs

Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 – Água Fria.

Uerbet Santos
Fotos: Tebreu e Divulgação 
Fonte: http://www.omercadodenoticias.com.br/casos-jornalisticos/#picasso-do-inss