11/28/17

Professor sensibiliza comunidade e gestores da PMF para retirada do ‘Lixão’ na entrada do Mucuripe


Gildo Lustosa, o cidadão que escuta o grito da comunidade por um bairro melhor pra viver.




“Grita, Mucuripe que eu te escuto”. 


Esse foi o tema da campanha de conscientização para o descarte correto de lixo no Bairro do Mucuripe, criada por Gildo Lustosa. A ação se iniciou com um vídeo ao vivo no face book (live) que viralizou na internet, com mais de 14 mil acessos entre visualizações, comentários e compartilhamentos, no qual o  educador, usa como exemplo, uma iniciativa que deu certo no Bairro Serviluz, nos mesmos moldes do “lixão” que se avoluma à décadas na entrada do Mucuripe. 

“Eu passei três meses tentando contato com os órgãos responsáveis e nada de retorno. Então eu tive que tornar isso público, para que, não só a comunidade do Mucuripe, mas a sociedade visse o descaso do poder público e a falta de respeito com o cidadão”, 

explica Gildo.

De fato, a limpeza do local é uma reivindicação antiga da comunidade do Mucuripe, que mesmo tendo representantes na Câmera Municipal de Fortaleza, nunca teve essa demanda atendida. 

Na visão do articulista,

“quem não aprende pelo amor, aprende pela dor”. 

Disse ainda que:

“o cidadão, que paga os impostos tem que gritar e lutar pelos seus direitos”.


Descarte irregular de Lixo


Sobre o problema gerado pelo descarte ilegal de lixo, o professor, que mora em frente ao “lixão”, informou que os três contêineres que a empresa responsável pela coleta (Etufor Ambiental), colocou para receber o lixo domiciliar, recebe também as vísceras de peixes, crustáceos e mariscos dos restaurantes da entorno da Beira-Mar, causando mau cheiro.

E ainda, restos de podas de arvores, além de móveis, estofados e pneus velhos não só da comunidade, mai também de Bairros do entorno, a exemplo de Meireles, Varjota, Caça e Pesca, Castelo Encantado entre outros.

“Alem disso, micro empresário e empresários do ramo de supermercado aqui do entorno, que tem empresas registradas, são obrigados, por Lei, a fazer a coleta seletiva, e não têm um planejamento nesse sentido, também despejam aqui seu lixo”, 

complementa seu alerta Gildo.

“Lei do Lixo”

O blog apurou que o Professor referiu-se a  “Lei do Lixo” (nº 12.305),  como ficou conhecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - sancionada em agosto de 2010 pelo presidente Lula e publicado em dezembro do mesmo ano.

Na prática, a lei estabelece a Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os atores envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados com base no sistema de responsabilidade compartilhada. Ou seja, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Articulação

O fato é que para reverter o quadro de inoperância do poder público frente ao problema do  “Lixão” na entrada do Mucuripe, Gildo mobilizou os moradores , formou uma comissão e articulou com o vereador que representa a comunidade na Câmara Municipal de Fortaleza, que agendasse reunião com o a coordenador do departamento de  Conservação e Serviço Público da Secretaria Regional II ( SER II) , da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Breno Rafael, ocasião na qual  expôs  o problema do “Lixão”




Com a pressão exercita nas redes sociais, o grito da comunidade foi ouvido e as benfeitorias foram realizadas. O secretario da SER II, Ferrúccio Feitosa (foto), acompanhou o andamento da obra de revitalização que a PMF em parceria coma comunidade realizou na porta de entrada do Mucuripe.



Benfeitorias

Entre as ações de revitalização observou-se a retirada os contêineres da Etufor, a limpeza do local, de onde foram retirados lixo e entulho. A área foi replainada com areia e sinalizada com pneus coloridos e mudas foram plantadas em seu entorno. Houve ainda, intervenção de grafiteiros nas paredes das casas naquela região, tornando o ambiente mais agradável visualmente.



Foram também colocadas placas de advertência da Ecofor Ambiental, sinalizando sobre a proibição de colocar lixo naquele local e indicando que entulhos, móveis e podas devem ser encaminhados ao Ecoponto,  mais próximo, localizado no Bairro Varjota.  

Gildo também falou ao Blog que apresentou à Regional II, além do problema do “lixão”, uma pauta de soluções, para que as melhorias realizadas surtissem efeito em curto, médio e a longo prazo e com isso,  conscientizasse a população sobre o descarte correto de lixo domiciliar.

Conscientização

Entre as resoluções o professor destacou que a primeiro passo foi a divulgação via carro de som, panfletos e imãs de geladeiras sobre o horário de coleta sistemática de lixo na porta das residências, as segundas, quartas e sextas, no período da manhã.

“Nas ruas que os carros não cobrem, passam motoqueiros recolhendo o lixo, e nas ruas que as motos não passam, como becos e vielas, funcionários da Etufor com carros de mão recolhem o lixo nas casas e deixam em um local estratégico para o carro fazer a coleta”,

acrescentou o articulador social

Mucuripe fonte de inspiração

O Bairro, fruto de uma colônia de pescadores alfabetizados pela Professora Aida Balaio, é tradicional por ser fonte de inspiração para artistas expressarem sua arte, como Raimundo Fagner em uma de suas musicas “As velas do Mucuripe” e José de Alencar,  escreveu seu mais ilustre livro de romances, “Iracema”, hoje estaria orgulhoso de seus herdeiros, principalmente, pelo trabalho voluntário realizado por Gildo Lustosa, que surtiu efeito positivo. O portal de entrada do Mucuripe, na via expressa, que antes da ação, era reduto de ratos, baratas, mau cheiro, poluição visual e fonte de doenças para a população, agora respira outros ares.



O educador observa que um dos impactos do seu “grito”, foi o aumento diário das demandas  solicitadas pela comunidade para resolução de problemas em outros pontos do Bairro.

“Eu vejo que a sociedade clama por uma voz forte do representante do Bairro, mais isso não tá acontecendo, por isso estão me procurando, via mensagens no privado [whatzap] para gritar por eles”, 

pontuou.

É esse mesmo lugar, no qual hoje, habitam tantos outros artistas contemporâneos notórios e anônimos, trabalhadores e famílias simples, mas de valor, que acreditaram na força da comunidade, que juntas com o voluntariado do Professor Gildo Lustosa, puderam mudar um pouco da realidade desse, que foi o primeiro Monte avistado pelo navegador espanhol Vicente Pinzón, ao chegar ao Brasil, muito antes de Pedro Álvares Cabral cá aportar: o Mucuripe.  

Para saber mais:

Confira o podcast da entrevista com Astrogildo Lustosa e saiba mais sobre o ele pensa e faz no link:
https://soundcloud.com/uerbet-santos/grita-mucuripe-que-eu-te

Serviço:
Denuncias sobre o descarte irregular de lixo  ligue: 156

Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Tebreu