1/28/15

QUEM É JORNALISTA VESTE A CAMISA


Nesta quarta(28/01), dia em que todas as centrais sindicais do Brasil saem às ruas para protestar contra as Medidas Provisórias 664 e 665, os jornalistas do Ceará somam-se às batalhas dos trabalhadores e realizam o Dia Estadual de Luta Unificada dos Profissionais de Mídia Impressa e Eletrônica. O objetivo é protestar contra a intransigência dos donos de jornais, rádios e TVs do Estado, que negaram todas as reivindicações da Campanha Salarial Unificada da categoria.
E para marcar o Dia de Luta, os jornalistas vestirão as camisas da Campanha Salarial da categoria, que estão sendo distribuídas nas principais redações de Fortaleza pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce). “Quem ainda não tiver a camisa, poderá vestir roupa branca para marcar a data”, orienta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Protestos iniciam pela manhã na SRTE

A agenda de protestos inicia às 9 horas, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), onde as centrais sindicais realizam um grande ato público contra as MPs que reduzem direitos e dificultam o acesso dos trabalhadores a benefícios sociais como seguro-desemprego, abono salarial (PIS-PASEP), seguro-defeso, auxílio-reclusão, pensões e auxílio-doença.

De lá, os jornalistas seguem até o Sistema Verdes Mares para mobilizar, a partir das 11 horas, as redações do jornal Diário do Nordeste, TV Diário, TV Verdes Mares e rádio Verdes Mares. A mobilização no maior grupo de comunicação do Estado, onde funciona a repetidora da Rede Globo, antecederá a segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2014/2015 dos Jornalistas Empregados em Jornais e Revistas, agendada para às 13h30, na SRTE.

“Vamos externar a nossa indignação com a vergonhosa postura das empresas, que enrolam os trabalhadores desde setembro do ano passado, deixando clara a completa falta de respeito dos donos da mídia com toda a categoria. A hora é de reagir!”, convoca Samira de Castro.

“Isso é só o começo!”

Às 16 horas, após a segunda rodada de negociação salarial, os dirigentes do Sindjorce seguem direto para o Grupo O Povo de Comunicação, onde darão os informes sobre o resultado da reunião com os patrões nas redações do jornal, revista, TV e rádio. De lá, a comissão de negociação dos jornalistas se dirigirá, às 17 horas, para o jornal O Estado, onde encerrá a agenda de mobilizações do Dia Estadual de Luta Unificada dos Jornalistas.

“Serão oito horas ininterruptas de intensa mobilização nos nove maiores veículos de comunicação da Capital e também no Interior do Estado, onde já temos assegurada a adesão dos jornalistas da Região do Cariri. E isso é só o começo”, avisa a presidente do Sindjorce.

Confira a agenda do Dia de Luta Unificada dos Jornalistas de Mídia Impressa e Eletrônica

9:00 – Manifestação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)

11:00 – Mobilização no Sistema Verdes Mares de Comunicação

13h30 – 2ª rodada de negociação da Campanha Salarial dos Jornalistas Empregados em Jornais e Revistas

16:00 – Mobilização no Grupo O Povo de Comunicação

17:00 – Mobilização no jornal O Estado  

Fonte:AFN