6/02/21

Com o tema “Compromisso e Sustentabilidade”, prefeitura de São Luis inicia a Semana do Meio Ambiente 2021

Lançamento do programa Papel Zero marcou o início das atividades em alusão a data



O prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semman), lancou nesta terça-feira (1°), a Semana do Meio Ambiente 2021, no Parque do Bom Menino.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Braide  lançou o programa Papel Zero para dar fim ao uso de papel na tramitação de processos no âmbito da administração municipal. 

Foi assinada, também, a Declaração de Comprometimento Ambiental para a adoção de diversas práticas sustentáveis nos órgãos municipais. 

“Desde o início da nossa gestão tenho dito que nosso compromisso é fazer de São Luís uma cidade inteligente, humana e sustentável. Todos os compromissos assumidos nesta manhã vão contribuir para este objetivo. Entre as diversas ações, vamos zerar o uso de papel nos processos da administração municipal até o fim deste ano. A preocupação com o meio ambiente precisa ser diária e vamos fazer nossa parte para incentivar a população”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A Semana do Meio Ambiente 2021 tem como tema “Compromisso e Sustentabilidade”. A programação conta com diversas ações que serão realizadas até o domingo (06) com o objetivo de incentivar e promover a educação ambiental e a reflexão da população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis que garantam a preservação do meio ambiente.


 
Papel Zero 
O lançamento do programa Papel Zero marcou o início das atividades em alusão a data. O objetivo é acabar com o uso de papel na tramitação dos processos nas secretarias e demais órgãos da administração municipal até o fim de 2021. 

Para isso, serão adotadas práticas processuais digitais e medidas em todos os órgãos e setores da Prefeitura de São Luís. 

Declaração de Comprometimento Ambiental 
Também foi assinada a Declaração de Comprometimento Ambiental com o objetivo de adoção de uma série de medidas sustentáveis nos órgãos da administração municipal para garantir a preservação do meio ambiente. 

Entre as medidas estão a destinação correta do resíduo sólido gerado por cada órgão, priorizando a reciclagem. 

Semana do Meio Ambiente 
Até o domingo (6), serão realizados workshops, treinamentos para os servidores da Semmam, ações nas praias da cidade por meio do programa Orla Limpa entre outras para chamar a atenção da população para a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. 

Plante Bem
Para marcar a abertura das atividades, aconteceu no Parque do Bom Menino o Plante Bem, ação de plantio de mudas para ampliar a arborização do local.

“Esta vai ser uma semana muito extensa e bem produtiva para pensar formas de preservar o meio ambiente e desenvolver ações sustentáveis na nossa cidade, envolvendo todos os órgãos da administração municipal, sobretudo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, principalmente, a nossa população”, afirmou a titular da Semmam,  Karla Lima.



Sala Verde
Para ressaltar a importância da educação ambiental voltada para o público infantil foi inaugurada, no Parque do Bom Menino, a Sala Verde, que é um espaço lúdico voltado para a realização de atividades que incentivem as crianças a terem práticas mais sustentáveis e se tornem adultos mais conscientes. 

Por Uerbet Santos (Com informações da Agência São Luís de Notícias).
Fotos: Divulgação

6/01/21

Prefeito Eduardo Braide acompanha início de atendimento do posto de vacinação contra Covid-19 na UNDB

O Centro de Vacinação tem capacidade para vacinar até mil pessoas por dia. 



O prefeito Eduardo Braide segue avançando com as ações do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. 

Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito acompanhou a abertura do Centro Municipal de Vacinação UNDB, no Renascença, sexto ponto de imunização da capital.

O posto foi montado no ginásio da instituição e vai ampliar a capacidade de atendimento da Prefeitura, garantindo mais celeridade na cobertura vacinal do mutirão contra o novo Coronavírus em São Luís, lançado pela Prefeitura.

Ainda esta semana entra em funcionamento, também, um posto de vacinação na Zona Rural.

“Agradeço à UNDB pela cessão deste espaço e de sua equipe para nos apoiar neste momento tão importante. Estamos dando início, nesta semana, a um mutirão de vacinação contra a Covid-19 e, para isto, é fundamental ampliar o número de locais disponíveis para a população. Com a abertura deste centro conseguimos atender mais de 10 mil pessoas por dia. Ainda esta semana vamos entregar mais um ponto de vacinação na Zona Rural. É desta forma que vamos vencer a pandemia”, assegurou.

O Centro de Vacinação UNDB tem capacidade para vacinar até mil pessoas por dia. 

A entrada é feita pela Avenida do Vale e o horário de funcionamento será das 8h às 20h. 

O local segue todos os padrões do demais pontos já em funcionamento com área de pré-triagem, triagem, vacinação e pós-vacina. 

Para garantir mais conforto foram dispostas cadeiras, seguindo o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde para evitar aglomeração. 

As demais medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras e a instalação de totens com álcool em gel, também estão sendo seguidas.

A diretora geral da UNDB, Rebeca Murad, afirmou que a parceria para a vacinação faz parte do compromisso social da instituição.

“O papel da academia é formar profissionais para trabalharem em prol da sua comunidade. Enquanto instituição de ensino, é uma responsabilidade muito grande trabalhar lado a lado com a Prefeitura de São Luís neste momento, prestando um serviço essencial”, disse.

Mutirão de vacinação
A abertura de um centro de vacinação na UNDB faz parte das estratégias definidas pela Prefeitura no Plano Municipal de Vacinação para garantir cobertura vacinal ampla e rápida à população, iniciando, nesta segunda-feira (31), um mutirão, agora descendo pela faixa etária.

Além da abertura de novos pontos de vacinação, nesta semana serão imunizadas duas faixas etárias por dia, o horário de atendimento nos centros foi ampliado e foi aberto o cadastro para pessoas com a partir de 40 anos.

Fonte: Agência São Luís de Notícias 
Foto: Divulgação