8/14/21

Os amigos de Bamba realizam a IV edição da mistura que deu certo: “Forreggae”



O evento acontece neste sábado (14), data da canonização de São Maximiliano Koube, pioneiro na comunicação e devoto de Nossa Senhora.






"Reunir em um mesmo palco apresentações de forró e reggae. Tudo juntinho e misturado para dançar bem coladinho e com isso, fortalecer o cenário cultural popular maranhense ao valorizar os artistas e apreciadores destes gêneros musicais". 

 

Essa é a essência do “Forreggae”, realizado por um grupo de amigos do músico José Raimundo, o popular Bamba, idealizador do evento, com apoio da Malharia Fios & Pontos, Centro Internacional de Idiomas – CII, Vereador Marcial Lima, Potência Solar e Norrau.com Conexão Corporativa.

O IV Forregue acontece neste sábado (14), a partir das 17h, na Vila Gorete , no bairro Camboa. De acordo com Bamba, a edição 2021 do Forreggae está mais robusta.

 

“Em função das medidas de isolamento social, decorrente da Pandemia, a no passado fizemos virtualmente, mais agora, será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança necessários”,


O diretor artístico do evento informou que a programação contará a participação de vários artistas maranhenses, entre eles, dos cantores de reggae Henrique Veras & Felipe Lisboa, . Eliésio do Acordeon, Dunna pra Cutucar, Robson Garcia, Mário Garcez, o Pianista Dom Renato, o violonista Ronico do Rancho, Cariru, Tadeu Cardoso, o cordelista  Paulinho Nó Cego e Bamba e convidados

Artes Plásticas







O artista plástico Fernando Almeida (foto) também participa do evento. Quem passar pelo Viaduto  da Camboa pode apreciar sua arte viva e vibrante , com representações de embarcações à beira-mar e os casarios ao fundo.


O IV Forreggae homenageia o santo Maximiliano Kolbe, pioneiro da comunicação e devoto de Nossa Senhora


O Produtor cultural Bamba revelou que a data escolhida para a realização do evento (14 de agosto) é uma homenagem a Raimundo Kolbe, santo canonizado nessa data, concidentemente, a mesma data de nascimento do músico maranhense.

De origem polonesa, Kolbe nasceu em 1894. É considerado empreendedor na área de comunicação. Foi ordenado padre adotou o nome de Maximiliano Kolbe, teve a sua trajetória marcada pela devoção a Nossa Senhora e a missão de evangelizar por meio da comunicação escrita e também pelo rádio.

Bamba. O operário da arte


A experiência musical de Bamba é vasta. Em sua bagagem musical inclui parcerias com Oberdan Oliveira, Eliesio do Acordeon, Augusto Bastos, Uilmar Cavalcante, os saudosos Gerson da Conceição e Godô (seu irmão), Nonato Souza, Timba entre outros.

“Eu não me considero um artista e sim um operário dessa arte e a minha modesta pretensão é levar essa arte para as periferias e fazer os jovens se interessarem para terem uma nova visão da vida”, pontuou Bamba, que atualmente integra o grupo de forró pé de serra Baião do Mara, no qual toca triangulo e vocal, com Robson Garcia (violão e voz), Gegê do Acordeon e Altemir Baia (Zabumba}


Trajetória artística


Em sua trajetória artística, constam músicas de sua autoria gravadas pelos amigos: Carlinhos Veloz, Negra Jane,Tony Soubler, Carlos Bergue e Eliesio do Acordeon. Este por exemplo, gravou um dos sucessos de Bamba, a música “Vida de aventureiro”, que apresentara em sua participação no IV Forreggae.

Um exemplo da sua diversidade musical está no CD gravado em 2016, “ Miolo de Pote”, onde exercita sua poética em hilariantes marchinhas de carnaval que caíram no gosto popular, disponível no YouTube: 

A mistura começa pra valer, quando subir ao palco o cantor e compositor de reggae Henrique Veras em parceria com Felipe Lisboa. Os regueiros vão brindar o público presente na Vila Gorete com seu leque musical de “pedras” influenciados pelos internacionais Jimmy Cliff, Jacob Miller, Bob Marley e Peter Tosh e também inspirado nos cantores e bandas da terra, como "Santa Cruz", "Tribo de Jah", o saudoso Gerson da Conceição, "Mystical Roots", entre outros.



Serviço:

Evento: IV Forreggae.

Local: Vila Gorete - Camboa

Horário: a partir das 17h

Endereço: Próximo ao Viaduto da Camboa

Entrada franca:


Por Uerbet Santos

Banner: Norrau.com

Fotos: Divulgação/ Forreggae

8/09/21

FINAIS LBF - Com 22 pontos de Vitória, catarinenses vencem Sampaio Basquete na prorrogação e garantem vaga inédita na decisão

KTO/Blumenau e Ituano Basquete disputam o título da Liga.



Decisão inédita na LBF 2021! Neste domingo (8), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão,   o KTO/Blumenau derrotou o Sampaio Basquete por 84 a 79, na prorrogação (70 a 70 no tempo regulamentar), fechou a série semifinal em 2 a 0 e garantiu a vaga inédita para a decisão – vai enfrentar o Ituano Basquete pelo título.

Ambas as equipes disputam pela primeira vez uma final de LBF. As catarinenses ,  passaran por muitas  dificuldades na sua trajetória rumo à final. Perderam  duas partidas  por WO, devido suas atletas testarem positivo para a Covid-19.

Mas as  comandadas de João Camargo deram a volta por cima e no jogo contra as maranhenses, contaram com uma atuação imponente de Vitória Marcelino, autora de 22 pontos, com 83% de aproveitamento geral nos arremessos – vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.



Estou extremamente feliz pela classificação na final. Nosso time foi muito guerreiro, somos merecedoras. O time do Sampaio está de parabéns pelo campeonato, foi uma série dura e sabíamos disso”, disse a MVP da partida, campeã da LBF, em 2019, pela Bolívia Querida.

Mariana Camargo e Leila fizeram 12 pontos cada para o KTO/Blumenau, que também teve 10 assistências de Cacá.

Para o Sampaio, a norte-americana Katrina Pardee foi a cestinha do jogo com 25 pontos.




Tati Pacheco adicionou outros 13 e Débora encerrou a temporada com um duplo-duplo de 10 pontos e 10 assistências.

Após a derrota, pelo Twitter oficial  do clube, a diretoria do Tubarão anunciou o fim de temporada para o Sampaio Basquete, agradeceu a torcida e parabenizou as catarinenses pela campanha.



"No esporte se ganha e se perde. Hoje perdemos. Faz parte. Agradecemos a todos pela torcida e parabenizamos a bela equipe do @BlumenauBFB pela ótima temporada. Boa sorte na finais da @LBF_Oficial. Nos vemos na próxima temporada!", concluiu o tweet

"Agora é continuar trabalhando e focar na próxima série, vai ser uma bela final!”,  concluiu Vitória Marcelino.

Decisão sem equipes do Nordeste

Pela primeira vez, entre 2013 e 2019, o Nordeste não terá um representante na final da LBF. A região  já têm  três  títulos conquistados: Sporte Recife-PE (2013) e Sampaio Basquete (2015/16 e 2019);; Quatro vice-campeonatos: Sporte Recife-PE (2013/14), América-PE ( 2014/15); Uninasssu (2016/17) e Sampaio Basquete (2018).

A decisão inédita começa no próximo domingo,15, às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura e Raio X da partida neste canal. 

O playoff pode ter até cinco partidaa. O Ituano Basquete , como primeiro classificado,  será  o mandante nos dois primeiros jogos  e fará um.possível 5º jogo também em casa.

A tabela completa dos jogos será divulgada nesta segunda-feira (9).

Parciais (Sampaio X Blumenau)
1ºQ: 16 X 13
2ºQ:  18 X 19
3ºQ:  21 X 14
4ºQ:  15 X 24
Placar no tempo normal: 70 X 70

P1:  9 X 14

Placar Final: 79 X 84

Por Uerbet Santos
Fonte: Assessoria LBF
Fotos: Ronald Felipe/Sampaio Basquete

8/08/21

Olimpíada: nervosismo atrapalha, Brasil perde para os EUA e fica com a prata no vôlei feminino

As norte-americanas  ganham título inédito 


A prata  teve gosto de ouro para a seleção brasileira feminina de vôlei. A equipe perdeu para as favoritas dos Estados Unidos por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/20 e 25/14) na decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, na  madrugada de sábado para domingo, na Ariake Arena, e ficou com a prata.

Nervoso, o time de José Roberto Guimarães, desfalcado de uma oposta, já que Tandara foi desligada da equipe por flagra em exame anti-doping, errou muito na partida e viu as norte-americanas em grande noite dominarem o jogo de ponta a ponta.

Mesmo com a prata, as meninas brasileiras terminam como a única equipe de vôlei do Brasil a subir no pódio no Japão. 

Na véspera, a seleção masculina perdeu a partida que valia o bronze para a Argentina. Esse é o primeiro ouro olímpico da equipe dos Estados Unidos, a atual número um do mundo.

Nas duas últimas vezes que foram a finais olímpicas, as norte-americanas foram derrotadas justamente pelas brasileiras, em Pequim-2008 e Londres-2012. 

Neste ano, a equipe vinha com o status de time a ser batido. Já haviam derrotado as brasileiras na final da Liga das Nações e eliminaram a poderosa Sérvia — que ficou com o bronze — para chegar na decisão.

Desde o início, a seleção brasileira mostrou nervosismo. Errou muitas bolas, inclusive saques não forçados e tempos de bola de levantamentos.

 Rosamaria, que havia sido destaque nos dois jogos anteriores, foi bem marcada e não obteve o mesmo desempenho. 

Gabi foi a responsáveis pelos principais ataques brasileiros na partida, mas não foi suficiente para mudar o momento do jogo.

Entre os principais problemas brasileiros estavam a defesa norte-americana — o bloqueio, em especial — e as dificuldades no passe. 

Com todo o esforço de Rosamaria, Garay e Gabi, a equipe dos Estados Unidos buscavam bolas incríveis e promoviam grandes rallys.

Nos dois últimos sets, Zé Roberto tentou lançar mão da capitã Natália, que vinha sendo inserida no time aos poucos ao longo dos Jogos, quando ainda se recuperava de lesão. 

A experiente jogadora conseguiu explorar bloqueios e virar algumas bolas, mas a superioridade norte-americana era nítida. Medalha de ouro inédita e merecida para as atuais  líderes do volei mundial.

Da redação 
Fonte: Extra 
Foto: Reprodução /SporTV