12/09/13

A POÉTICA MUSICAL DE JOSÉ CHAGAS.



Transformar poesia em música. Essa foi a ideia do compositor Zeca Baleiro e do poeta  Celso Borges para fazer um tributo ao poeta José Chagas.  O resultado dessa alquimia musical  está no CD  "A palavra acessa de José Chagas". lançado no último dia 5de dezembro no Teatro da Cidade de São Luis ( antigo  Cine Roxy ) em grande estilo com participação dos artistas maranhenses que integram as 14 faixas do CD e de convidados especiais, como Chico Cesar, Fagner e  Ednardo, Durante o evento foi exibido um documentário em vídeo de 15 minutos sobre José Chagas com base em depoimentos do poeta  à Zeca Baleiro captado em 2006.
O Encarte que integra o CD é uma atração à parte  Segundo Zeca Baleiro mais parece uma obra de arte. As ilustrações são de Paulo Cesar com fotografia de Edgar Rocha. Quem assina o projeto gráfico é Andréa Pedro. A mesma unidade visual do CD foi  utilizada no documentário.


QUEM É JOSÉ CHAGAS?

 José Chagas, como ele mesmo se define, é paraibano de nascença (natural de Piancó) e maranhense de coração. Aos 89 anos já publicou mais de 20 livros de poesia entre eles Os Telhados, Os Canhões do Silêncio,  Maré Memória e Lavoura Azul. e publicou centenas de cronicas e poesias  nos jornais maranhenses com destaque para a Cidade, seus Telhados, suas palafitas e seus mirantes.
Radicado no Maranhão ha 50 anos, é membro da Academia Maranhense de Letras e por influencia de violeiros  da sua terra natal começou a escrever aos 5 anos.

JOSÉ CHAGAS E A SUA PAIXÃO PELA MÚSICA.   

A admiração de Zeca Baleiro por José Chagas não é de hoje. Desde a infância já conhecia o seu talento, pois ele frequentava a casa do seu vizinho, o jornalista Paulo de Nascimento Morais. Lá  presenciou uma faceta do poeta que pouca gente conhece seu dom musical. "Um também habitué nas manhãs de domingo na casa do meu  vizinho Paulo era o poeta José Chagas, já na época uma lenta viva da Literatura maranhense aos olhos da minha família... Só que para nossa surpresa, Chagas não estava ali em nome da poesia. Não. Músico amador que era, ele desembainhava seu saxofone e desfiava repertório de primeira, afinada e melodiosamente. Entre os seus clássicos dominicais, constavam sempre Rosa de Maio e Carinhoso. Meus pais, eu e meus irmãos ficávamos maravilhados com o som que vinha do lado, mágica que  se repetia quase todo domingo, pontual como uma missa", conta Baleiro.

A PALAVRA ACESA. 

O título do CD  foi inspirado em um poema de grande sucesso de José Chagas:  A palavra acesa, publicado originalmente  no livro Os Telhados (1965), fez sucesso nos anos 70, musicado pelo Quinteto Violado e ganhou notoriedade nos anos 90 ao fazer parte da trilha sonora da  novela Renascer como tema do personagem Tião Galinha, interpretado pelo ator Osmar Prado.A nova versão foi musicada por Fernando Filizola e interpretado por Zeca Baleiro. Confira aqui o poema na íntegra:

Se o que nos consome fosse apenas fome.
Cantaria o o pão.
Como o que sugere a fome.
Como o que sugere a fala.
Para quem cala.
Como o que sugere a tinta.
Cmo o que sugere a cama.
Para quem ama.

Palavra quando acesa.
Não queima em vão.
Deixa uma beleza posta em seu carvão.
E se não lhe atinge como uma espada.
Peço não me condene oh minha  amada.
Pois as palavras foram pra ti amada

Por Uerbet Santos

Fonte: Encarte do CD A Palavra Acessa de José Chagas - Saravá Discos. 
Fotos: Sayonara Balaio