7/23/17

Mais Turismo no Maranhão


Em artigo, Flávio Dino faz uma retrospectiva das ações turismo que realizou no estado


Cais do Porto de São José de Ribamar. Obra turística do governo Dino


Julho chega ao fim marcando uma temporada ascendente do turismo maranhense. Isso porque os hotéis tiveram a maior ocupação dos últimos cinco anos, com mais movimento em nossa economia. Essa ascensão pode ser comprovada por outros dados, tais como o número de visitantes ao Palácio dos Leões e demais Casas de Cultura; o grande movimento na Feirinha da prefeitura de São Luís aos domingos; os arraiais lotados; o sucesso do Programa Mais Cultura e Turismo do governo do Estado.

O turismo não é feito somente pelas pessoas que vêm de outros Estados ou países. Temos também nos preocupado em estimular que os próprios maranhenses viajem pelo Maranhão a lazer. Foi também por isso que resolvemos levar espetáculos de teatro e música para todas as regiões do Estado, pois pessoas de cidades vizinhas também ajudam a movimentar a economia do turismo.


Fiquei muito feliz ao ver o sorriso no rosto de jovens e crianças que viram pela primeira vez uma apresentação de teatro em dezenas de cidades, assim como também com as belas festas em Barreirinhas, com shows e a inovadora Lancha Cultura. Isso tudo já vale a pena por alcançar os cidadãos dos municípios que receberam os eventos, mas tenho certeza de que – entre as milhares de pessoas diretamente participantes – havia muitos turistas de outras cidades, estados, países.


Trabalhar para aumentar o conhecimento do país e do mundo sobre o nosso estado é algo que me enche de alegria. Já cumpri essa missão quando fui presidente da Embratur, no governo federal. E agora persigo o mesmo objetivo como governador, atuando em três frentes: melhoria da infraestrutura, apoio à cultura e promoção turística.

Infraestrutura


Na infraestrutura, estamos trabalhando para melhorar o acesso a nossos principais destinos turísticos e para que estes sejam melhor estruturados. Cito alguns exemplos de ações já concluídas ou em adiantado estágio: a obra de pavimentação da estrada entre Barreirinhas e Paulino Neves, em uma parceria público-privada; o asfaltamento do acesso a Santo Amaro; a estrada para a Cardosa, em Barreirinhas; a ponte sobre o Rio Novo, em Paulino Neves; a pavimentação de vias urbanas em Carolina; a recuperação do asfalto das ruas centrais de São Luís.


Estrutura para o turismo também estamos construindo com investimentos na recuperação de áreas que estavam muito degradadas ou totalmente abandonadas. É o caso do Forte Santo Antônio, em São Luís, que estamos recuperando para tornar um dos principais pontos de visitação da capital. Ou o Cais de São José de Ribamar, que foi entregue e transformou-se em um importante cartão postal da Ilha, com shows e a inovadora Lancha Cultural. 

Também na Raposa fizemos obras de pavimentação e no cais, que facilitaram o acesso às Fronhas Maranhenses. Já na praia do Araçagi estamos construindo uma nova orla para a Ilha, que crescerá muito com os investimentos privados que certamente para lá serão atraídos com a urbanização.

RFFSA

O próximo espaço que ganhará vida é a antiga estação da RFFSA. Executaremos o projeto de revitalização aprovado pelo Iphan e iremos transformar o antigo prédio, que ficou abandonado por décadas, em um centro cultural, com restaurante panorâmico, aproveitando sua belíssima localização, no encontro do Rio Anil com o mar. E estamos recuperando o Mercado do Peixe e todo seu entorno.

Blitz do Turísmo

Igualmente faz parte do nosso cuidado com a infraestrutura a importante ação da Blitz do Turismo, que há três meses vem atuando para que nossos principais pontos turísticos fiquem em bom estado permanentemente, para o que precisamos da colaboração de todos.

Produção artística

No apoio à produção artística, o trabalho não para. Iremos manter o projeto Mais Cultura e Turismo com um circuito permanente de apresentações culturais, em vários locais da Ilha e nas demais regiões turísticas. E ainda neste ano teremos o Museu do Reggae, que já está promovendo com sucesso as Quintas do Reggae, na Praia Grande.

Divulgação turistica

Desde 2015, temos fortalecido a promoção turística, com participação em feiras de negócios, em que apresentamos nossos destinos para operadores do trade turístico. Ainda, menciono a divulgação que passamos a fazer fora do estado, com peças publicitárias para atrair mais turistas, em aeroportos, revistas e outdoors em cidades emissoras prioritárias.


Basta ver, por exemplo, a última edição da Revista Caras, com reportagem ambientada em Carolina, para constatar a eficácia desse trabalho da nossa equipe, que já conseguiu outros enormes êxitos, como uma grande TV chinesa cobrindo as nossas festas juninas.


Todo esse movimento ainda é sustentado por um fato inequívoco: passo a passo o Brasil vem ampliando seu respeito pelo Maranhão, deixando para trás a sina de Estado sempre problemático, marcado pelos escândalos do passado, que não voltarão.

Artigo do governador do Maranhão Flavio Dino
Foto: Leandro Sousa