11/30/19

PODCAST ELEIÇÕES 2020 – OS BASTIDORES DO PODER: Deputado Federal Eduardo Braide filia-se ao Podemos


"Juntos podemos fazer mais pelo Maranhão" 



Ato de filiação de Eduardo Braide no Podemos (foto: Roberta Continni)


#Eleicoes202OsBastidoresDoPoder



O deputado federal Eduardo filiou-se, na tarde desta sexta-feira (29), ao podemos. Na oportunidade, colocou seu nome à disposição do novo partido para concorrer a prefeitura de São luís do Maranhão nas eleições municipais de 2020


Eduardo Braide foi o deputado federal mais votado do Maranhão nas eleições 2018 com 131.153 votos. Números esses, que colocam seu nome como um candidato em potencial para concorrer a principal cadeira do Palácio La Ravardiere.

Com a filiação de Eduardo Bride, a bancada do Podemos passa a contar com 11 deputados Federais, 11 senadores e 21 deputados estaduais.

Eduardo Braide esclareceu que o principal motivo da sua saída do Partido da Mobilização Nacional (PMN), foi o fato de o partido não alcançar a Clausula de Barreira.

Também conhecida como cláusula de exclusão ou cláusula de desempenho, é uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos.

A regra determinava que os partidos com menos de 5% dos votos nacionais não teriam direito a representação partidária e não poderiam indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).

Também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora. Além dessas restrições, perderiam recursos do fundo partidário, ficariam com tempo restrito de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de TV.

Sobre quem seria candidato ou candidata a vice na sua chapa para concorrer à prefeitura de São Luís, Braide preferiu não dar spoiler.

O podcast do jornalista Uerbet Santos, “Eleições 2020. Os bastidores do poder" detalha a filiação de Eduardo Braide no Podemos para disputar a prefeitura de São Luís, contém ainda e
ntrevistas com membros da executiva estadual do partido, da sociedade civil organizada, correligionários e do próprio Eduardo Braide sobre esse novo momento, ancorado pelo slogan: “juntos podemos mudar São Luis". Confira! 






Reportagem/Podcast: Uerbet Santos

Edição de áudio: norrau.com
Foto: Roberta Continni