9/29/21

CULTURA - Confira o resultado preliminar de habilitados nos editais Conexão Fotografia e Patrimônio

Recurso ou atualizaçao de dados entre 29 de setembro e 1º de outubro.



A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou nesta terça-feira, 28, o resultado preliminar de habilitados em mais dois editais lançados na segunda fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão (Lei de Emergência Cultural 14.017/20).


No site da Secma (cultura.ma.gov.br), os interessados podem conferir a lista completa de projetos selecionados nos editais Conexão Fotografia e Patrimônio Cultural e Imaterial, Culturas Populares e Culturas Tradicionais.


CONEXÃO FOTOGRAFIA: VEJA AQUI O RESULTADO PRELIMINAR

PATRIMÔNIO: VEJA AQUI O RESULTADO PRELIMINAR

Recurso

Com a divulgação das propostas culturais preliminarmente aptas a receberem o benefício emergencial, candidatos que queiram uma nova avaliação dos seus projetos poderão submeter pedido de recurso ou atualizar dados na plataforma eletrônica leialdirblanc.secma.ma.gov.br entre 29 de setembro e 1º de outubro.


No campo RECURSO da plataforma, os candidatos não habilitados podem verificar os ‘motivos’ (uma documentação incorreta, por exemplo) que invalidaram o projeto.

Fonte: Secma
Foto: Divulgação/Secma

MMA: Lutador maranhense Caio Borralho vence o canadense Aaron Jeffery por decisão unânime no octógono do Contender Series

Outro maranhense, Edivan 'Pé de Sapo' Santos foi notalteado pelo russo Rizvan Kuniev no 3º round na categoria peso pesado 



O Brasil contou com três representantes nas quatro lutas disputadas no octógono do Contender Series na noite desta terça-feira (28). Dois deles naranhenses: 
O peso-médio Caio ' The Natural' Borralho e o peso-pesado Edivan 'Pé de Sapo' Santos

 E em um carrossel de emoções, com apenas uma vitória anotada, nenhum contrato do UFC foi entregue por Dana Whites,  presidente  da principal organização de Artes marciais mistas do mundo, para os  representantes brasileiros no quinto episódio da temporada 2021 do programa que vai ao ar todas as terças, às 21h, com transmissão exclusiva no canal Combate.

O destaque ficou com Caio Borralho, peso-médio (84 kg) que mostrou boa técnica e estratégia para garantir a vitória.

Além dele, Lucas Almeida, que foi derrotado por Daniel Zellhuber, e Edivan 'Pé de Sapo', que foi nocauteado por Rizvan Kuniev, completam a lista dos brasileiros em ação.

Dentre os contratados, apenas dois nomes: o mexicano Daniel Zellhuber e Ihor Potieria, que nocauteou Lukasz Sudolski no primeiro assalto.

Vitória maranhense 
Caio Borralho foi o único brasileiro a vencer na noite desta terça-feira (28). Diante de Aaron Jeffery, o atleta deu show de precisão e estratégia. 

Melhor no primeiro assalto, o jovem de 28 anos não se importou em ceder o domínio territorial para o oponente e trabalhar de forma veloz para encontrar os momentos certos de atacar sem se colocar em risco. Caio 10 x 9 Aaron.

Na etapa seguinte, o cenário se repetiu. Embora o americano tenha conseguido pressionar mais e clinchar, equilibrando a disputa, a queda e a maior potência dos ataques do brasileiro garantiram nova vantagem. Caio 20 x 18 Aaron.

No último assalto, Caio mostrou tranquilidade para trabalhar no erro do adversário. Com joelhadas voadoras, diretos de encontro e uma queda, o brasileiro convenceu os jurados de que havia feito o suficiente para ter seu braço erguido no octógono. Caio 30 x 27 Aaron.

"Minha hora chegou. Foram 10 anos de luta. Do Maranhão para Las Vegas", declarou o lutador, feliz  após a vitória, apesar de não ter ainda assinado contrato com o Ultimate.

Perfil de Caio 
Caio Vinicius Silva Borralho,  ou apenas “The Natural” como é apelidado, surge como uma das maiores promessas do Brasil na divisão dos médios. 

Ludovicense, Caio tem 28 anos, 84kg. Formado em Química Industrial pela UFMA,  e formando em Educação Física em São Paulo, começou a se dedicar ao MMA aos 18 anos, mas  sua primeira luta ocorreu em  2014, quando já tinha 21 e ainda era amador, na Academia Dojô James Adler, em São Luís. 

Antes, disputou outras artes marciais. Começou aos 6 anos de idade no judô. Seu primeiro treinador foi professor sansei Emílio Moreira, a quem é grato pelo incentivo e as orientações que recebeu. Também praticou jiu-jitsu e muay thai.

O atleta da equipe Combate Club, tem na bagagem um cartel de nove vitórias (três por nocautes, três por decisão dos juízes e três por finalizações) e uma derrota, (por decisão dos juízes).

Caio assinou contrato para lutar no  Contender Series, evento comandado por Dana White que busca avaliar as próximas joias que vão assinar com o Ultimate. 

Somando 9 vitórias em dez combates, o maranhense ganhou ainda maior destaque no cenário nacional após faturar o título até 84kg do Future e figurar entre os melhores do Brasil no Ranking Nacional de MMA.


Persistência russa vence maranhense 
Outro maranhense que subiu no octógono do Contender Series em Las Vegas foi Edivan 'Pé de Sapo' Santos que encarou o russo Rizvan Kuniev pelos pesos-pesados.

Rizvan Kuniev começou pior, mas nunca desistiu. Depois de levar a pior em pé no primeiro assalto, quando chegou a balançar em duas oportunidades com os golpes desferidos pelo atleta da Chute Boxe Edivan 'Pé de Sapo', o russo guardou o seu melhor para a segunda etapa. Edivan 10 x 9 Kuniev.

Depois de um início equilibrado na luta em pé no segundo round, Kuniev derrubou e manteve importante domínio por cima - não apenas por garantir a vantagem parcial, mas também por exigir do preparo físico do rival, que acabou cansando. Edivan 19 x 19 Kuniev.

Na terceira etapa, o russo percebeu o bom momento e rapidamente derrubou. Por cima, pouco mais de um minuto foi o suficiente para que ele castigasse o rival e obrigasse o árbitro a interromper o confronto

Acompanhe os resultados do Contender Series S5E05:

Rizvan Kuniev nocauteou Edivan 'Pé de Sapo' no 3º round;
Daniel Zellhuber venceu Lucas Almeida por decisão unânime;
Caio Borralho venceu Aaron Jeffery por decisão unânime;
Ihor Potieria nocauteou Lukasz Sudolski no 1º round;

Com informações da Agência Fight (Diego Ribas, em Las Vegas-'EUA)
Foto: Reprodução/ Instagram

9/28/21

Pandemia de Covid-19: método de hipnose é opção para distúrbios de ansiedade

Considerada uma “prática integrativa e complementar” pelo Ministério da Saúde, hipnoterapia é oferecida pelo SUS desde 2018 e regulamentadas pelos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia



A deterioração da saúde mental e emocional da população em decorrência da pandemia de Covid-19 tem sido diagnosticada por diversos estudos ao longo dos últimos meses, traduzindo em estatística o que muitos brasileiros relatam desde o início da atual crise sanitária. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsus, divulgada em abril, é um exemplo disso: segundo o relatório realizado sob encomenda do Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam ter sentido uma piora no bem-estar mental no último ano.

Para os diversos transtornos mentais que acometem a sociedade, dentro dos quais a ansiedade e a depressão são dois dos distúrbios mais prevalentes, algumas terapias podem ser realizadas pelo SUS (Sistema Público de Saúde), como as PICS (Práticas Integrativas e Complementares) - definidas pelo Ministério da Saúde como "recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade".

Em março de 2018, foram incluídas dez novas práticas no sistema de saúde público brasileiro, entre elas a hipnoterapia, cuja aplicação é regulamentada pelos Conselhos Federais de Odontologia, Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicologia. 

A maneira como cada Conselho descreve a prática da hipnose pelos profissionais de saúde é parecida, classificando-a como tratamento complementar.

No campo da medicina, a técnica pode ser utilizada tanto no uso terapêutico em si quanto no auxílio ao diagnóstico de enfermidades. 

Estudos como o realizado por médicos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, em 2008, que revelou que pacientes submetidos a sessões de hipnose têm mais chances de vencer a luta contra o tabagismo; ou de pesquisadores Faculdade de Medicina de Harvard, também nos EUA, que constataram que a técnica torna a realização de biópsia de nódulos de mama menos dolorosa; ou, ainda, de profissionais da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que verificaram seu efeito como terapia auxiliar contra a dor de cabeça persistente, são exemplos bem-sucedidos do uso da hipnoterapia na Medicina.

A hipnose também pode ser utilizada com sucesso em casos neurológicos, como cefaleias; em problemas digestivos, no tratamento de halitoses, gastrite, dispepsias e obstipações; em doenças respiratórias, como asma e rinites; e em problemas sexuais, no tratamento de quadros de impotência psicológica, diminuição da libido e ejaculação precoce.

Tratamento de ansiedade
A aplicação da hipnose no tratamento de transtornos mentais, sobretudo em casos de distúrbios de ansiedade, no entanto, de acordo com especialistas da área, configura-se como a prática mais recorrente por profissionais da saúde. 

E, levando-se em consideração que, de acordo com pesquisa recente realizada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa durante a pandemia, a procura pela hipnoterapia pode crescer.

Para o treinador comportamental e hipnólogo Marcos Mazullo, o fato de a hipnose "permitir baixar a frequência cerebral do paciente, proporcionando nele um relaxamento profundo e permitindo ao hipnólogo acessar a causa de sua ansiedade", faz com que a prática seja "uma das linhas terapêuticas mais indicadas para o controle dos problemas de ansiedades causadas pela pandemia". 

O profissional ressalta, ainda, que a atual crise sanitária também potencializou uma demanda por práticas meditativas, "que em sua estrutura, trata-se de uma forma de hipnose".

"Muitas pessoas, ao ouvir falar em hipnose, imaginam logo aquela imagem icônica do hipnólogo com um pêndulo na frente das pessoas levando o indivíduo a fazer coisas sem a consciência ou pela própria vontade. Isso não é hipnose, trata-se apenas de uma caricatura do imaginário popular alimentado por alguns hipnotistas que usam parte do conceito para criar show de entretenimento", pontua Mazullo.

Apesar de regulamentada por diversos conselhos federais, a hipnoterapia não é uma profissão regimentada no Brasil, ou seja, não existem cursos de Graduação Superior em Hipnoterapia autorizados ou mesmo reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). 

Há, contudo, uma associação de profissionais da área, a SBH (Sociedade Brasileira de Hipnose), que tem por objetivo principal "a garantia do padrão ético na aplicação da hipnose". 

É recomendado, ainda, que o profissional de saúde que almeje exercer a prática realize um curso de especialização na área - a própria SBH oferece tal capacitação.

"A hipnose séria e utilizada por nós hipnoterapeuta tem trazido qualidade de vida para muita gente, ajudando a mitigar essas manifestações emocionais inadequadas provenientes de eventos externos, como é o caso da pandemia", conclui Mazullo.

Para mais informações, basta acessar o site: www.conscienciaeprosperidade.com.br

Da Redação 
Com informações dlo Dino Agência de Noticias
Foto: Divulgação/Dino

9/26/21

ARTE- Espaços museológicos do estado participam da Primavera dos Museus

Evento está na décima quinta edição e acontece até o dia 26 em todo o Brasil.



Exposições, seminários, visitas guiadas, exibição de vídeos, documentários, dentre outras atividades, compõe a programação da 15ª edição da Primavera dos Museus que este ano tem como tema “Museus: Perdas e Recomeço”, uma temática que leva à reflexão sobre a função dosmuseus neste momento pandêmico.

No Maranhão, participam do evento casas de cultura, museus e espaços museológicos das cidades de São Luís, Alcântara, Caxias e São José de Ribamar, com programações online e presenciais.A realização é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Em face à pandemia, a 15ª edição do evento propõe como tema – ‘Museus: perdas e recomeços’, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado.

Esta Primavera, tal qual novo ciclo, é marcada pelo momento em que várias instituições, sob os protocolos necessários, retomam as atividades presenciais e o contato com o público, razão de ser dos museus e onde a prática museal se completa em sua essência”, disse o presidente do Ibram, Pedro Mastrobuono.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, reforça a importância que os espaços museológicos tem para a história e de como tem sido a retomada das atividades.

“Esse tema chama a atenção sobre como os museus e as casas de cultura se portaram durante esse período pandêmico e como fizeram para continuar prestando serviço à população mesmo com atividades virtuais.

No caso das casas coordenadas pela Secretaria de Cultura, fizemos o esforço de mesmo sem atender presencialmente, ofertar ao público atividades e programações virtuais no intuito de manter vivo o trabalho museológico do estado”.

Nos espaços coordenados pela Secma, há atividades em Alcântara, (no Museu de Alcântara), na Casa do Tambor (Praia Grande), no Forte Santo Antônio da Barra (Ponta da Areia), Convento das Mercês (Desterro),  Museu de Arte Sacra (Praça Pedro II), Museu de Artes Visuais (Praia Grande), Museu do Palácio dos Leões (Praça Pedro II), Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão – Reffsa (Beira-mar), Museu Histórico e Artístico (Rua do Sol) e Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, Centro).

A programação completa pode ser conferida no site: http://eventos.museus.gov.br/ .

Programação
Casa do Tambor de Crioula
Rua da Estrela, 309, Praia grande
Até  26/09/2021

Exposição – “Retrospectiva das atividades no período da Pandemia – A Casa do Tambor de Crioula e a Pandemia da COVID 19 – Adaptação, inovação e
Reconstrução” (Mostra em vídeo)
Até  26/09/2021

Visita Mediada – Exposição identitária com informações feitas por atividades formativas.

Forte Santo Antonio da Barra
Av Dr. Jackson Kepler Lago,  Ponta d’Areia
Até  24/09/2021 – 14h às 18h


Da redação

Com informações da Secma

Foto: Divulgação/Secma