5/26/21

DENÚNCIA - Direção nacional da Central dos Trabalhadores suspende o mandato do secretário geral no Maranhão, Júlio Guterres

CTB alega que o sindicalista é também assessor especial do Governo do Estado do Maranhão; Guterres disse que já pediu o seu afastamento da Central Sindical.



A Direção Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), expediu na segunda-feira (17), um documento  assinado pelo seu secretário geral, Wagner Gomes, no qual suspende o mandato do secretário geral da CTB no Maranhão, Júlio Guterres.

No documento, a direção  nacional do movimento sindical informa que o motivo da suspensão é pelo fato do 
veterano no trabalho sindical, acumular oa cargos  de secretário geral da CTB/MA e de assessor especial do Governo do Estado do Maranhão junto à Secretaria de Articulação Política.

De acordo com a cúpula do CTB,  esse acúmulo de funções em órgãos que tem conflitos de interesses é "antiético e descabido".

O documento  destaca ainda que 
"esse tipo de manobra é vedada pelo estatuto da Central dos Trabalhafores, pois há nesse caso um gritante conflito de interesses,  haja vista que a CTB representa vários sindicatos do segmento dos trabalhadores do serviço público estadual e municipal, os quais o Governo do Estado realiza  negociações coletivas de trabalho".

Outro trecho do documento deixa claro que Guterres “não pode servir a dois senhores, servindo simultaneamente o Governo do Estado e as entidades sindicais com as quais negocia".


Procurado por nossa reportagem, Júlio Guterres, que já presidio o Sindicato dos Metalúrgicos- Sindmetal, e foi tesoureiro do Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual e Municipal  - Sinproesemma,  confirmou ao Blog  que estava exercendo as duas funções, mas informou que "o problema estava sanado", pois já  havia pedido o seu afastamento  da secretaria geral da CTB-MA.

O Blog solicitou ao, agora, apenas secretário especial do Governo do Estado do Maranhão, lotado na Secretaria de Articulação Política, um documento que comprovasse o seu pedido de afastamento da Central dos Trabalhadores, mas, até o fechamento e publicação desta matéria não tivemos resposta.

O Blog apurou junto a direção da Central que não recebeu nenhum documento formal do pedido de afastamento do secretário geral do CBT, seção Maranhão.

Diante disso, a CTB ratificou o teor do documento, em atenção a Julio Guterres, no qual se vale do Artigo 29, inciso V, do seu estatuto, que veda a aceitação de cargos em governos por parte de seus dirigentes no exercício do mandato. 

O secretário geral da CBT Nacional, Wagner Gomes disse no documento que "Júlio Guterres está suspenso de suas funções como secretário geral da CTB-MA, enquanto ocupar cargo público conflitante".

"Por consequência, não poderá  praticar quaisquer atos em nome da CTB-MA, enquanto durar a suspensão do mandato, sendo-lhe vedado também, exercer quaisquer prerrogativas inerentes ao cargo de secretário geral da CTB-MA", concluiu a nota.

Por Uerbet Santos
Fotos:  Reprodução/Internet 

5/25/21

A UM PASSO DO TÍTULO - FlaBasquete abre 2 a 0 na série final melhor de cinco contra o São Paulo

Em mais um jogo com final emocionante, equipe rubro-negra vence por 82 a 81; uma vitória na quinta-feira (27) dá o título ao Mengo



Em mais um duelo de tirar o fôlego, noite desta segunda-feira (24), no Maracanãzinho, o FlaBasquete venceu o São Paulo por 82 a 81, placar definido no último segundo da partida, e abriu 2 a 0 na série final do Novo Basquete Brasil (NBB).

O ala Jorginho, do São Paulo, foi o cestinha do jogo, seguido do pivô  Lucas Mariano com 17. 

Pelo Flamengo, Marquinhos foi o maior pontuador com 16 pontos. Yago, com nove assistências e Olivinha com oito rebotes, fizeram 13 cada.


Raio X

O jogo começou equilibrado, mais com o São Paulo,  um porco melhor, vencendo o período inicial por 23 a 18.

Mas no segundo quarto, o Mais Querido foi superior ao Tricolor paulista e venceu a parcial por 15 pontos de diferença (16 a 31)

Os comandados de Cláudio  Mortari voltaram do intervalo dispostos a mudar o panorama do jogo, enquanto o Rubro Negro carioca administrava a vantagem. O terceiro período terminou tudo igual: 19 x 19.

Haja coração!

As emoções ficaram para os segundos finais do último  quarto. O São Paulo, tira uma diferença, que chegou a ser de 15 pontos e encosta no placar (80 a 82).

O Flamengo tem a chance de "matar" o jogo,  mas Marquinhos, contestado por Bennett desperdiça.

Na sequência, Jorginho, em contra ataque rápido, recebe falta anti-desportiva de Yago, mais desperdiça um dos lances livres.

Ainda assim, o São Paulo tem a posse de bola. Faltam 4 segundos. Renan  recebe a  bola  na cabeça do garrafão, dribla Jhonathan, mas era a cesta.

No rebote, Jorginho dá um tapinha, converte a bola, mas o cronômetro já havia zerado.

Fim de jogo, FlaBasquete vence por  82 a 81, abre 2 a 0 na série e a equipe de Gustavo de Conti fica uma vitória do seu sétimo título no Novo Basquete Brasil (NBB).

Próxima partida

A terceira partida da série será quinta-feira (27), às 18h30, no Maracanãzinho-RJ.

Por Uerbet Santos
Com informações estatísticas do FlaBasque e LNB
Foto: Divulgação/CRF