4/19/22

ÚLTIMA CHAMADA - Projeto Oficina de Ritmos da cultura maranhense encerra inscrições nesta quarta-feira (20)

O público alvo são crianças e jovens entre 10 e 18 anos, estudantes de escolas públicas e privadas da Vila Luizão e adjacências; As inscrições são  on line e  presenciais, na Associação dos Moradores da Vila Luizão.



"Matracas, pandeiros, tambor onça, maracás, tamboritos, zabumbas, parelhas de tambor de crioula, ritintas, tarol de mão, marcações e contra-tempo". Estes são alguns dos instrumentos musicais percurssivos que  compõem o projeto  Oficina  de  Ritmos da cultura  maranhense que beneficiará 240 crianças e jovens, entre 10 e 18 anos, da comunidade Luizão e Adjacências.

O prazo final da inscrição gratuita termina nesta quarta-feira (20),  por meio de  formulário digital, disponibilizado em mídias digitais, acessando o link da Ficha de Inscrição: 
https://forms.gle/CszCuWLmbMUC3FdP8 ou de forma presencial na secretaria da União de Moradores da Vila Luizão, à Rua Luis Eduardo, n°15,  daquele bairro.

Oficina de Ritmos é um projeto patrocinado pelo grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Maranhão por meio da Secretaria De Estado da Cultura - SECMA, apoiado pelo IES -Instituto Empreendedor Sustentável e realizado pela Associação Folclórico e Cultural Unidos Venceremos.

De acordo com  a coordenadora do projetos e presidente do  Instituto Impreendedor Sustentável - IES,  Maeme Menescal (foto), as oficinas de percussão terão 4 meses de duração e  objetivam proporcionar a vivência da  cultura local, suas características, informações e aprendizado dos  principais manifestações folclores maranhenses.



"A oficina será realizada nos principais ritmos de músicas do nosso bumba meu boi e folclore, ciclo carnavalesco que compõe blocos, tribos de índios e batucada", explicou. 

Maeme disse ainda que "a ideia foi desenvolvida após várias oficinas de percussão dos ritmos maranhenses ministradas por músicos percussionistas, a jovens com idade de 10 a 18 anos, em escolas e eventos culturais em São Luís."

Para o instrutor das oficinas,  o mestre Alexsandro de Jesus, o projeto destaca a  importância e a necessidade de "ampliar o saber das crianças e jovens sobre a história percussiva dos ritmos maranhenses, a forma rústica e contemporânea de confecção dos instrumentos, sua execução e principalmente a experimentação em toca-los."

O presidente da Associação Folclórico e Cultural Unidos Venceremos,  Antônio Fausto, ressaltou  que o projeto tem a missão de "reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e 
internalização de novos valores, e com isso, descobrir na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida".

O realizador do projeto disse ainda que a iniciativa busca "unir pratica e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tomar viável e sua missão de desenvolver o exercício da cidadania e preservação da diversidade cultural da percussão e dos ritmos maranhenses".

Programação
A programação das oficinas está composta por 4 turmas mensais de 15 alunos por mês, com carga horária de 20h, e uma apresentação geral de conclusão de cada turma na União de Moradores da Vila Luizão. 

Serviço 
Oficina de Ritmos
Inscrições: de 11 a 20 de abril
Local:  União de Moradores da Vila Luizão,  localizado na Rua Luis Eduardo, 15 – Bairro Vila Luizão. 

Acesse  o link da Ficha de Inscrição Digital  
(https://forms.gle/CszCuWLmbMUC3FdP8) ou inscreva-se na secretaria da União de Moradores da Vila Luizão. 

A lista de inscritos,  com a informação  sobre a turma do aluno, será 
divulgada por meio  das redes sociais do Instituto Empreendedor Sustentável – IES (@iesbrasil_) além de comunicado impresso em mural na comunidade.

A organização do projeto informou ainda que menores de 18 anos devem ir acompanhado do responsável para efetuar a matrícula, e se apresentar na data programada, caso não seja completada a turma, a organização fará  contato para que se apresentem na segunda chamada.

Pir Uerbet Santos
Fotos: Divulgação /@iesbrasil_