6/03/23

MATA-MATA: A Seleção brasileira masculina de basquete 3X3 vence o Japão e avança para as quartas de final da Copa do Mundo

As 14h30 da tarde deste sábado (3), novo jogo contra a Polônia: transmissão ao vivo pelo canal da FIBA no YouTube.


O Brasil chega ao Top 8 do mundo no basquete 3X3 ao vencer a equipe  do Japão por 20 a 17.  A trica  brasileira  sempre esteve à frente no placar, só  em um momento no 2° tempo os japoneses empataram, mas não  passaram disso.

Confira os melhores momentos da vitória do Brasil sobre o Japão!

Da redação 

Fonte: CBB

Fotos: Divulgação/Fiba


HISTÓRICO - Basquete 3x3 pela 1ª vez no mata-mata do Mundial da FIBA

Faltam quatro jogos; o 1° duelo das oitavas é contra o Japão, às 9h da manhã deste sábado (3).


Neste sábado (03) o Brasil vai disputar pela primeira vez na história o mata mata decisivo da Copa do Mundo de Basquete 3x3.

O duelo de oitavas de final será contra o Japão e começará às 9h (horário de Brasília). O YouTube oficial da FIBA 3x3 irá transmitir ao vivo.


Da redação 
Fonte: CBB
Foto: Divulgação/CBB 

6/02/23

PRIMEIROS PASSES - "Respeito ao limite da criança" é a marca da 1ª Copa de Minibasquete

Evento homenageia Hermilio Nina. Um expoente do basquete maranhense.


"Usar o esporte  como ferramenta de educação para que as crianças tenham esse primeiro contato com a modalidade de forma educativa e ludica,  perceba  e tenha consciência do seu próprio limite e respeite esse limite." Essa é a tônica do 1ª Copa de Minibasquete Hermílio Nina 2023’.

O evento será realizada neste sábado  (3) e domingo (4), das 8h30 às 11h, no ginásio do Campus Renascença da Universidade Ceuma, em São Luís (MA), reunindo meninos e meninas dos oito  aos 12 anos de idade. 


O festival será realizado conforme as regras do Minibasquete. São 16 equipes inscritas, dez masculinas e seis femininas.

 O coordenador da Copa,  Prof. Eduardo Macieira, falou que "as informações serão passadas pra garotada de forma ludic e pedagógica e gradativamente, evitando com isso uma cobrança altamente competitiva onde ele  ainda não  tem capacidade de suportar essa pressão".

Destacou ainda os cuidados que o professor deve ter  com a criança  no seu primeiro contato com a modalida para não traumatizá-la. "Quando a criança é exigida de algo que não foi oferecido ocasiona o bloqueio da criança. O ato de não alcançar o que foi repassado pelo professor, pode causar um trauma na criança", alerta o professor Eduardo.


"O Festival de mini-basquete proporciona  um ambiente totalmente diferente, onde se trabalha a integração, a socialização, onde a criança começa a entender que existem limites  e que estes limites são respeitados", explicou o mestre Eduardo.

Hermilio Nina 

A Copa homenageia Hermilio Nina. Um expoente do basquete maranhense. A habilidade de Nina com a bola laranja foi reconhecida pelos dirigentes da seleção brasileira, ainda na sua adolescência, logo após um campeonato brasileiro juvenil realizado em Fortaleza-CE, em 1971, quando, aos 18 anos, foi convocado para defender a seleção brasileira juvenil no Campeonato Sul-americano em Baia Blanca, na Argentina.



“Não me apresentei para treinar com a seleção no Rio de Janeiro, porque a CBB (Confederação Brasileira de Basketboll) não disponibilizou a passagem aérea em tempo hábil e também no mesmo período, eu tinha outro campeonato que estava jogando por aqui [ São Luis]”, lamentou Hermilio.


Mas, oportunidades não faltaram para ohomenageado, mostra seu talento com a amarelinha. Participou dos Pans no Paraná-BR/2004, Montevideo-Argentina/2004 e Guarujá-SP/2006, além do mundial em Natal-BR/2011 e por último integrando  a equipe B do Brasil no Pan de Natal-RN/2018.


"Outro ponto de destaque na Copa é a homenagem a Hermílio.  Referência no basquete local e nacional. Vamos apresenta-lo às crianças para que se espelhem nele como um expoente da bola ao cesto", concluiu Eduardo.

Serviço 
O Campus Renascença da Universidade Ceuma fica na rua Anapurus, 01, no bairro Renascença II, em São Luís (MA).

Por Uerbet Santos 
Imagem: Divulgação/ AVAB-MA

Brasil avança no masculino na Copa do Mundo 3x3 e já faz melhor campanha da história

Seleção feminina perde para Áustria e Espanha e se despede da competição.



Nesta quinta-feira, 1 de junho, o time masculino venceu Madagascar, caiu diante da Sérvia, e avançou com o segundo lugar do Grupo A para as oitavas de final do torneio disputado em Viena, na Áustria. O resultado já é o melhor da história do basquete masculino 3x3, que pela primeira vez avança ao mata-mata. Do outro lado, o feminino, que vinha da melhor participação em 2022, ficando entre as oito do mundo, caiu na primeira fase ao perder da Áustria e da Espanha.

A Seleção masculina terá pela frente nas oitavas de final uma equipe do Grupo D, que sairá de Holanda, Suíça, Mongólia ou Hungria. A partida será no dia 3 de junho, sábado, em horário ainda a ser divulgado pela FIBA 3x3, ao vivo no Youtube da FIBA e com delay no SporTV.

- Tivemos esse luxo de enfrentar a Sérvia, o melhor time do mundo, em um momento como esse, em que já estávamos classificados. Serve de aprendizado. E também de preparação para o mata-mata. Nós jogamos para vencer mas sabíamos o quão difícil era vencer os atuais campeões. Então por enquanto tudo está saindo como planejado. Iremos com certeza crescer mais durante a competição. Pelas possibilidades, devemos enfrentar alguma equipe com nível semelhante ao nosso. Jogo vai ser duro mas confio demais no trabalho que estamos fazendo - disse o treinador Luca Carvalho.


Na abertura da segunda rodada, a Seleção masculina dosou o ritmo e conseguiu controlar Madagascar para vencer por 20 a 17 e assim já garantir um lugar no mata-mata da Copa do Mundo. Branquinho foi muito bem nas bolas de fora para dar essa vantagem ao Brasil.

Depois, o Brasil mostrou que vem evoluindo no 3x3 ao fazer grande partida perante ao time que é considerado há anos o melhor do mundo. Um máquina de títulos, a Sérvia foi parada dura, mas o Brasil fez grande jogo, ofereceu boa resistência e chegou a estar à frente do placar, mas foi derrotado por 21 a 17.


Seleção feminina



No primeiro jogo do dia, a Seleção feminina fez um jogo duríssimo contra a Áustria. E manteve-se praticamente o jogo inteiro à frente do placar. Na reta final, com decisões também duvidosas da arbitragem, as austríacas viraram para 19 a 18, sob os olhares da torcida local em Viena.

No segundo duelo, contra a forte seleção da Espanha, o Brasil tentou equilibrar o jogo, mas acabou superado por 21 a 14, dando adeus à Copa do Mundo no feminino. 

Em 2022, a Seleção chegou ao mata-mata, ficando entre as oito melhores do mundo. E agora, vai buscar em 2024 retornar para o mata-mata.

- Não conseguimos a classificação para o mata-mata este ano, mas cada torneio é um aprendizado. Fizemos bons jogos, tivemos a chance da vitória contra a Áustria para conseguir a classificação, mas desta vez não deu. É trabalhar mais e voltar em 2024 para buscar uma campanha melhor para voltar no mata-mata e entre as oito do mundo como fizemos em 2022 - disse Lays.


Da redação/com informações da assessoria CBB
Fotos: Divulgação CBB

6/01/23

Franca vence São Paulo por 88 a 80 e empata a série final do NBB

Uma das equipes precisa vencer três jogos para  para festejar o título 



Franca venceu o São Paulo, por 88 a 80, nesta quarta-feira, no ginásio do Morumbi, e igualou em 1 a 1 a série final do NBB. 

Sem contar com o pivô Lucas Dias, lesionado, o técnico  Hélio Rubens apostou suas fichas no armador francano Georginho. O camisa 14 foi o destaque da partida  com um duplo-duplo (17 pts e 14 rebotes), 7 assistências e 28 de eficiência.

Lucas Mariano, que dedicou a vitória ao companheiro de equipe e xará, Lucas Dias, foi o cestinha do confronto com 28 pontos. 

Do lado do São  Paulo os destaques foram: 

- Miller (21 pontos, 3 rebotes e duas assistências);
- Coelho (15 pontos, 4 rebotes e 4 assistências);
- Marquinhos (14 pontos, 6 rebotes e 1 assistência).

Raio-X 

O primeiro quarto apresentou as duas equipes muito nervosas, o que causou muitos erros no ataque. O São Paulo marcou apenas três pontos nos primeiros seis minutos. Com isso, o placar foi baixo a favor de Franca: 19 a 15.

O São Paulo veio mais equilibrado para o segundo quarto e passou a acertar bolas de três. Terminou à frente no placar: 37 a 34.

Franca teve um terceiro quarto muito bom, graças ao ótimo desempenho do Lucas Mariano, dono dos rebotes defensivos e ofensivos, além de acertar duas bolas de três. Desta forma, fechou com 61 a 56.

O último quarto foi repleto de lances ríspidos das equipes. Franca chegou a ter 15 pontos de vantagem, mas viu o São Paulo reagir e diminuir para 77 a 71 a quatro minutos do final, com boas jogadas e oito pontos de Betinho.

A dois minutos do fim, a vantagem de Franca era de apenas dois pontos: 79 a 77. A partir daí, Georginho foi o destaque tanto nos rebotes, como na cesta de três pontos, garantindo o triunfo dos visitantes.

Próximos jogos 

As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, às 15 horas, no mesmo local. Independentemente do resultado, um quarto jogo está garantido para dia 8, em Franca. Para o time festejar o título são necessárias três vitórias.


Da redação 
Fonte:NBB
Foto: Divulgação/NBB

5/31/23

Brasil vence três jogos na estreia da Copa do Mundo de Basquete 3x3 masculina e feminina

O pivô maranhense do Cerrado Basquete , Ruan Miranda foi um dos destaques da rodada inicial. 



O Brasil começou muito bem a Copa do Mundo de Basquete 3x3, disputada em Viena, na Áustria. No masculino, venceu as duas partidas, batendo a Alemanha na estreia e depois a França.

E no feminino, depois do revés para a mesma França, venceu a Holanda, fechando o dia 1 da fase de classificação com boas condições para avançar ao mata-mata. 

Agora, as Seleções descansam e voltam à quadra na quinta-feira, quando o masculino encara Madagascar e Sérvia, e o feminino pega Áustria e Espanha. Todos os jogos contam com transmissão ao vivo do Youtube da FIBA e com delay no Sportv.

- No basquete 3x3 não tem jogo fácil. Provamos mais uma vez que ninguém vai ter jogo fácil contra o Brasil. Viemos preparados. Treinamos no clube, nas duas etapas de treinamento também com a Seleção. Mas não tem nada decidido ainda. Temos dois jogos duríssimos na quinta-feira. E assim como podemos vencer, podemos perder ambos. Por isso é manter o pé no chão, descansar e entrar pronto para fazer o melhor possível - disse Léo Branquinho (foto).




Raio-X 

No masculino, o Brasil venceu a Alemanha por 17 a 14, com grande jogo de Jefferson Socas, Ruan Miranda, Léo Branquinho e Jonatas Mello. 

Depois, sem tomar conhecimento do atual bronze mundial, venceu por 19 a 16 a França, fechando o dia 1 com 100% de aproveitamento. 

Feminino 

Já as meninas, com Sassá, Thayna, Lays e Luana, tiveram parada dura pela frente na estreia. Pegaram a França, atual campeã mundial. Em jogo muito fisico e equilibrado, foram superadas por 19 a 14. Mais tarde, em jogo de recuperação, triunfaram perante a Holanda na última bola, vencendo por 20 a 19.



- O primeiro jogo contra a França foi muito físico, difícil, elas não são campeãs mundiais à toa. E no segundo, conseguimos juntar todas as nossas forças para darmos a volta por cima e vencer a Holanda. Temos mais dois jogos contra Áustria e Espanha, e vamos buscar a classificação - contou Sassá.

Na quinta-feira, o Brasil volta a jogar nos seguintes horários:

FEMININO
1 de junho
12h35 - Brasil x Áustria
14h45 - Brasil x Espanha

MASCULINO
1 de junho
13h40 - Brasil x Madagascar
15h50 - Braisl x Sérvia

Formato do Mundial

São 40 equipes - 20 por gênero - disputando a oitava edição do evento, onde há um incentivo adicional com os medalhistas garantindo um lugar no Pré-Olímpico de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

As demais terão de buscar ainda um torneio extra para jogar o Pré-Olímpico. Pelo formato de disputa, o primeiro colocado passa direto para as quartas de final. 

E segundo e terceiro vão para as oitavas. Quarto e quinto de cada chave estão eliminados.

Seleção masculina 


Jefferson Socas - Praia Clube/Gabarito-MG
Ruan Miranda - Cerrado Basquete-DF
Leo Branquinho - Praia Clube/Gabarito-MG
Jonatas Mello - Praia Clube/Gabarito-MG

Seleção feminina 

Lays da Silva - Santo André-SP
Vanessa Sassá - Santo André-SP
Thayná Silva - Sodiê Mesquita-RJ
Luana Batista - Blumenau/Unisociesc-SC

Comissoes técnicas 

Chefe de equipe: Francisco das Chagas Oliveira
Preparador físico: Thiago De Sordi
Assistente técnico masculino: Felipe Alexandre Porto
Assistente técnica feminino: Elen Rosa
Chefe Departamento Fisioterapia: Thiago Rodolpho Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos


Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Foyos: Divulgação/CBB

EXPEDIÇÃO - Surfistas embarcam em busca da onda perfeita no litoral maranhense.

Serão cinco dias mapeando locais para a prática do surf e ação de coleta simbólica de resíduos plásticos.



"identificar locais no litoral ocidental maranhense para prática do surf e demais esportes aquáticos". Esse é o principal objetivo de um grupo de surfistas e bodyboarders locais que realizam neste sábados(1° de junho), a 1ª expedição "Na busca da onda perfeita".

O desafio radical, de cinco dias,  é idealizado pela Lençois Surf board e a Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho-D’água - ASBOA.



Roteiro 

"A ideia é pegar o Ferryboat  atravessar para o Cujupe e se deslocar cerca de 235 Km até a cidade de Apicum Açú - MA. Depois, chegar até a ilha dos lençóis em Cururupu - MA"., detalhou o ativista ambiental e  vice-presidente da ASBOA, Rogério  Verde.

Para Rogério, o Maranhão tem na sua costa o segundo maior litoral Brasileiro e abriga lugares belíssimos com praias paradisíacas. Porém,  ele alerta que "a distância e o acesso são barreiras para descobrir esse potencial em nosso Estado".

Disse ainda que agora, "com a chegada da ponte sobre o Rio Pericumã em Bequimão,  o trajeto diminuiu e abriu as portas para a região da Floresta dos Guarás, com dez municípios costeiros em sua composição", comemora.

O ativista ambiental disse tambem que "a equipe de desbravadores pretende desenvolver um roteiro turístico de base sustentável que  valorize as belezas naturais do litoral maranhense no entorno da tão sonhada 'onda perfeita', caso a encontre".

Ilha dos Lençóis 

O shaper (fazedor de pranchas), Luciano Lucena e diretor da Lençóis Surf Board, informou que "a Ilha dos Lençóis será o primeiro capítulo dessa história" que. segundo ele, " promete grandes aventuras até o final do ano, quando o vento norte retorna ao nosso litoral e as ondas ficam perfeitas".

De fato. A Ilha dos Lençóis é cercada de lendas e mistérios. Lá habitam, os  “Filhos da Lua”, como são chamados os albinos, primeiros moradores do lugar. 
 
Um povo acolhedor que sobrevive da pesca artesanal e  guardam na sua história a lenda do Rei Sebastião e praias cheias de encantaria. 

Semana do Meio Ambiente 

Outra ação que será realizada durante a expedição pioneira será a coleta simbólica de resíduos plásticos no oceano.  O ato, integra as atividades que serão desenvolvidos  pela  ASBOA por ocasião  da Semana do Meio Ambiente (de 5 a 9 de junho) e busca integrar todas as entidades do esporte. costeiro

De acordo com Rogério, a intenção do ato é  alertar sobre o aumento significativo de lixo flutuante nos oceanos. 

"Esse problema causa a alta mortandade dos animais marinhos. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental", orientou o ativista ambiental 


Serviço 

Outras informações com Rogério Verde (98) 98877-8326

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ASBOA

5/28/23

MEMÓRIA ViVA: Muitas estrelas na quadra e uma lenda viva no banco

Barbosa, técnico do Ituano Basquete, o segundo técnico brasileiro com o nome eternizado no Hall da Fama da FIBA


Barbosa ladeado por craque do basquete maranhense:Albino Lindoso, Iziane Castro,  Eduardo Macieira e Hermilio Nina.


A partida entre Sampaio e Ituano realizada na noite deste sábado (27),  no ginásio Costa Rodrigues, em São Luis-MA, pela 12ª rodada da Liga de Basquete Feminino, não foi um grande espetáculo.  

Foi um  jogo entre o vice-líder e o lanterna da competição. Não deu outra; o Tubarão venceu sem dificuldades o Galo pelo placar de 65 a 38.

O destaque em quadra foi a argentina, Melissa Gretter com um duplo-duplo, sendo 13 rebotes e 10 assistências. 

Mas, quem roubou a cena mesmo, não entrou em quadra, estava no banco do Ituano.Trata-se do técnico Antônio Carlos Barbosa, de 78 anos, uma lenda viva do basquete mundial.

Para quem a atenção dos fãs se voltou,  ao final da partida. Não era para menos. Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de estar frente a frente  com uma celebridade da bola ao cesto.

O jovem João Miguel também teve seu minuto de fama ao lado de Barbosa

Hall da Fama

A trajetória de sucesso do técnico Antônio Carlos Barbosa, com mais de 50 anos dedicados ao basquete feminino, foi coroada em 2022, quando o seu nome foi incluído no Hall da Fama da FIBA, em cerimônia realizada no final de novembro, na sede da entidade internacional, em Mies, na Suíça.

Localizado em Springfield, Massachusetts, Estados Unidos, o Memorial  Naismith celebra o basquete. 

Tem o sobrenome do criador da modalidade, o professor James Naismith, nascido no Canadá. 

O espaço possui um vasto acervo de publicações sobre o esporte, preserva os seus valores, reconhece o seu desenvolvimento e projeção global.

No Memorial há um espaço dedicado à história do basquete, em que uma das iniciativas mais conhecidas é a existência de um Hall da Fama, cujos membros são grandes nomes que contribuíram com a bola laranja em mais de um século de trajetória.



Barbosa

Paulista de Bauru, Barbosa, de 78 anos, tornou-se assistente da seleção brasileira aos 26 e esteve à frente da equipe entre 1976 e 1984, de 1996 a 2007, sendo o técnico do bronze olímpico em Sydney-2000. 

Conta com  um histórico de 330 vitórias em 448 jogos.  Tem seis participações em Jogos Pan-Americanos, com um ouro, dois bronzes e uma prata, além de 10 títulos sul-americanos.

“Sem dúvida um momento indescritível. Igual a esse, talvez, somente a conquista de uma medalha de bronze olímpica. Uma grande cerimônia, com grandes personalidades presentes,  que demonstra a importância e o reconhecimento que a FIBA nos dá. Eu só tenho a agradecer por esta oportunidade e dizer que isso não é só meu. 

Eu o reparto com todas as pessoas que estiveram envolvidas, desde aquelas meninas lá em Bauru, passando pelos clubes, até as seleções. 

Todas elas tiveram grande importância. Também com os dirigentes, que sempre me apoiaram, e agora, finalizando minha carreira em Itu”, afirmou Barbosa sobre aquele momento mágico de sua vida esportiva.

Sem vaidades e com a simplicidade que lhe é peculiar, Barbosa  relembrou daquele momento e disse  que "Honestamente", nunca esperou estar no Hall da Fama da FIBA.

"Sou uma pessoa muito simples, pouco vaidoso, e isso não me levava a imaginar que poderia ter esse reconhecimento da FIBA. Isso é o gran finale da minha carreira esportiva de técnico.", pontuou.

Barbosa é o segundo técnico brasileiro a receber, essa honraria, o primeiro foi Togo Renan Soares, conhecido como "Kanela". 
Integram a lista de brasileiros: Hortência, Janeth, Paula; Amaury Passos, Ubiratan e Oscar Schmidt; além do árbitro Renato Righetto e do dirigente José Cláudio dos Reis.

O presidente do STJDU e atleta master de basquete, Haroldo Soares,  também  foi reverênciar o mestre  Barbosa. 


Próximo jogo

O Ituano Basquete entra em quadra pelo próximo jogo da LBF no dia 2 de junho, às 19h30, contra o Campinas, no ginásio Tênis Clube de Campinas.

Já o vice-lider enfrenta o líder, Sesi  Araraquara. no dia 10 de junho. às 18h. na casa do adversário.

Leia também:



Por Uerbet Santos
Foto: Reprodução/Redes Sociais