7/31/14

A ESTÉTICA DA IMAGEM.


Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Essa é um tipo de dúvida que não gera dúvidas quando o assunto é a relação entre texto e  imagem. Em gênesis, na criação do mundo, o texto diz: " No principio era o  verbo" Mas o Homem, mesmo o das Cavernas, usava como forma de expressar-se, gestos, inscrições rupestres e só muito depois começou a articular palavras. Portanto, a máxima " uma imagem vale mais que mil palavras" é a  confirmação de que a imagem veio primeiro que a palavra.

 A imagem é repleta de significado, de leituras, de expressões, fala por sí. É  uma linguagem visual universal que não precisa de tradutor. Outro exemplo do poder da imagem está nos roteiros escritos para Cinema onde a plasticidade das imagens ganham força. O Cinema Mudo é exemplo desse gestual comunicativo da imagem. 

Mesmo no Cinema falado a imagem se veste de subtexto, ganhando um aspecto subliminar, sublime e substantivo para a trama ao  indicar diferentes emoções e sentimentos dos personagens. Ou seja, sem falar a imagem diz tudo. Pose ser  num simples gesto de carinho, numa lágrima que cai  ou  em um sorriso apaixonado. Se o Cinema é o olhar sobre o homem, a fotografia retrata essa alma captada pelo olhar. Eu vivo das palavras, mas a imagem me seduz! Então vamos a elas:


 Série "O céu é o limite". captada no Centro Histórico de São Luis -Ma ( Dez/2013.)








:

























Artigo escrito por Uerbet Santos. Fotos idem