8/25/23

MARANHENSES PELO MUNDO - Atletas do Maranhão integram a Seleção do Brasil no Mundial de Basquete Master, na Argentina

Na delegação, 16 atletas, uma técnica e um árbitro.



Mar Del Plata - Começa neste sábado (27) e se estende até o próximo dia 3 de setembro, o XVI Campeonato Mundial de Basquete Master, em Mar Del Plata, na Argentina.

O evento, promovido pela Federação Brastileira de Basquete Master - FBMB e chancelado pela Federação Internacional de Basquete Master – FIMBA, vai esquentar a fria cidade costeira dos Los Hermanos, que nesta sexta-feira (25) registrou 9° graus.

A delegação da Seleção brasileira conta com 18  maranhenses nos naipes masculino e feminino, em diferentes categorias, sendo 16 atletas,  uma técnica e um arbitro. 

Entre os maranhenses convocados para o Mundial, figurinhas carimbadas e marinheiro(a)s de primeira viajem.



Masculino

No masculino, figuram os experientes: Hermilio Nina (70+), presidente da Associação dos Veteranos e amigos do Basquete do maranhão – AVAB-MA, diretor técnico masculino da Federação Brasileira do Basquete Master - FBBM,  e único atleta  maranhense que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira juvenil aos 18 anos e Eduardo Macieira (60+), professor da modalidade basquete do UniCeuma.

Integram essa lista de atletas que já tiveram o privilégio de vestir a camisa da Seleção Brasileira Master, em Mundial, os veteranos  que atuam na equipe da Turma: Alan Hass (55+), Marcio Pereira e Mauro Sampaio, (50+) e Paulo Escorcio (35+), amazonense, radicado no Maranhão.

Os estreantes na competição também são atletas da Turma e irão passar pela emoção de jogar pela primeira vez um Mundial na Seleção pela categoria 35+. São eles: Maickel Neitzke, Diogo Ribeiro, Dayvison Nunes e Frederico Costa.

Feminino

Eu já participo há mais de 20 anos de mundiais e Pan-Americanos defendendo a Seleção Brasileira. Nosso objetivo é ganhar uma medalha.  No Pan do ano passado, [na cidade de Paraná, na província de Entre Rios, na Argentina], fiquei em 3º lugar. Nosso objetivo é trazer medalha em todas as categorias, disse a mais experiente do grupo, a médica Silvana Teixeira.

Em 1979, Silvana foi convocada para a Seleção brasileira de basquete, categoria adulta, depois de disputar um campeonato brasileiro pela Seleção maranhense, perdendo para São Paulo na final, no qual foi vice cestinha, perdendo apenas para a rainha do basquete brasileiro: Hortência.

Quem também já participou do Mundial e do Pan, e vai repetir a dose na categoria, é Dalinajara Borges, a atleta atuou na temporada passada pelo Sampaio Basquete e defende a equipe da APCEF Master.

Por sua vez, Rayana Vieira -  que já atuou pelo Sampaio Basquete na atual temporada da LBF,  foi ao Pan ano passado e  participou do Campeonato Mundial Militar de Clubes, no mês passado -, faz sua estreia no Mundial de Basquete Master 

Técnica 

Quem também faz sua estreia na competição é a atleta Olímpica Iziane Castro, na condição de técnica. “No meu primeiro ano de Master, quando fiz 35 anos, joguei o Mundial e fui campeã, mas como técnica é a primeira vez”, mais já sou técnica das equipes femininas do Maranhão, inclusive somos campeãs  Norte/Nordeste Master”, explicou Iziane.

A ex-atleta do Sampaio Basquete, disse que vai ser a treinadora da categoria 30+, onde atuam outras duas estreantes maranhense, Rayana e a pivô Fabiane Corrêa. As atletas, Raquel Pestana e Genilce também vestem pela primeira vez a amarelinha.

Arbitragem



O Maranhão vai ter representante também no quadro arbitral do Campeonato Mundial de Basquete Máster pelo arbitro internacional Fabio Urubatan, que integra o quadro arbitral da FIMBA.



Serviço:

Para outras informações sobre o Campeonato Mundial de Basquete Master 2023 clique aqui

Por Uerbet Santos
Fotos: Divulgação/ AVAB-MA

8/24/23

"Aqui não Tubarão!". Com show de Vitória, Aline, Sossô e companhia, o SESI Araraquara, faz 2 a 1 na série e está a um jogo do título da LBF

Ao Sampaio resta vencer o jogo 4, na sexta (25), também no ginásio Costa Rodrigues e forçar o jogo 5.



Fora de casa, o Sesi Araraquara jogou demais, deu aula nas bolas de três e derrotou o Sampaio por 70 a 56, ficando a uma vitória do título inédito na LBF (Liga de Basquete Feminino). O time paulista está com 2 a 1 na série melhor de cinco jogos.

E a conquista inédita pode vir na quarta partida da final, que está marcada para a próxima sexta-feira (25), às 21h (de Brasília), também no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no Maranhão.


A vantagem final de 14 pontos veio da grande eficiência nas bolas longas. Araraquara acertou nove arremessos em 28 tentados nas bolas de três. Já o time do Sampaio acertou apenas três arremessos em 28 tentados, um aproveitamento de apenas 10%, muito pouco para um time com a categoria da equipe maranhense.

MVP da primeira partida, Vitória Marcelino voltou a desfilar toda sua categoria em quadra. A ala do Sesi Araraquara fez 22 pontos, foi a cestinha da partida e terminou com 24 de eficiência. No apoio, Aline Moura fez um duplo-duplo, com 16 pontos e 12 rebotes, e Sossô anotou 20 pontos.

Com o gás todo

As duas equipes começaram com tudo, metendo bolas de todos os cantos. Afinal, a partida valia uma vantagem crucial na série. Só que o time de Araraquara já mostrava uma melhor qualidade no ataque, principalmente com a dupla Vitória Marcelino e Aline Moura bem afiada.

Haja apito!

O segundo quarto foi muito físico e cheio de faltas. O cansaço bateu e ambas as equipes afrouxaram na marcação. Com a partida mais truncada, o Sesi Araraquara foi abrindo vantagem, já que aproveitou melhor quando o Sampaio errou e foi para o intervalo com 11 pontos de vantagem.


Sob controle

O Sampaio voltou ainda pior do vestiário e só marcou oito pontos no terceiro período. Simplesmente, a bola cismava em não cair. 

Um reflexo disso, foi a discreta atuação  da ala Emanuely, exímia arremadora de 3 pontos, zerada neste quesito e com apenas 2 pontos na partida. 

Do outro lado, as bolas de três de Araraquara seguiam caindo, e a vantagem chegou a ser de 19 pontos.

Um pouco de emoção

A torcida do Sampaio não acreditava no que via. Um time apático em quadra. Mas a pivô Érika a armadora Tainá Paixão emendaram cestas, Araraquara errou seguidos lances e o ginásio pegou fogo. Contudo, Araraquara não se desesperou, seguiu pontuando com Sossô e Aline Moura e deu um passo enorme rumo ao título inédito.

Para o Sampaio, o caminho ficou mais longe, rumo ao título.  Para chegar lá,  resta às comandadas do técnico Cristian Santander a difícil missão, mas não impossível, de vencer o jogo 4, empatar a série e forçar o jogo 5, na casa das adversárias, no dia 31 de agosto.

Serviço

A partida 4 será nesta sexta-feira (25), às 21h, (de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão com transmissão do canal UOL no YouTube e Raio X desta plataforma de comunicação.

Da redação 
Fonte: UOL
Foto: João Marcos/Sampaio Basquete.

8/22/23

Seleção Brasileira de Basquete define os 12 para a Copa do Mundo

A estreia será na sexta (26), às 6h45 (de Brasília), contra o Irã, em Jacarta, na Indonésia. 



A Seleção Brasileira de basquete definiu nesta segunda, 21 de agosto, os 12 atletas que disputam a Copa do da Indonésia, Japão e Filipinas. A escolha acontece após cinco amistosos, o último deles diante da Sérvia, em Shenzhen, na China. O grupo já embarcou  para Jacarta, na Indonésia.

O Brasil vinha de três vitórias na preparação para a Copa do Mundo. Em Melbourne, na Austrália, venceu os donos da casa, a Venezuela e o Sudão do Sul. 


A estreia na Copa será no dia 26, às 6h45, contra o Irã, em Jacarta, na Indonésia. 

Copa do Mundo 2023

A Seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. 

Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.

A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Convocados pelo técnico  Gustavo De Conti 




ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Cleveland Cavaliers-EUA

ALAS/ARMADORES
George de Paula - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP

ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP

Da redação 
Foto: Divulgação/CBB
Fonte: Assessoria CBB

8/21/23

Brasil encerra amistosos pré-Mundial com revés para a Sérvia na Solidarity Cup

Seleção estreia no Mundial, contra o Irã, no próximo sábado (26), às 6h45 (de Brasília).



O Brasil encerrou nesta segunda-feira, 21, seus amistosos de preparação para a Copa do Mundo 2023, no Japão, Filipinas e Indonésia. Jogando em Shenzhen, China, a Seleção foi derrotada pela Sérvia na última bola, por 89 a 85. Agora, viaja para Jacarta, na Indonésia, nesta terça, 22, e estreia na Copa do Mundo no dia 26, sábado, às 6h45, contra o Irã, ao vivo na ESPN.

- Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial, sabendo o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança base grupo que já mostrou o que pode entregar - disse  técnico Gustavo De Conti. 

A definição dos 12 atletas que jogam a Copa do Mundo acontece ainda nesta segunda-feira. 

Estatísticas

Benite - 17pts e 2reb
Caboclo - 16pts e 8reb
Raul - 11pts e 7ast
Tim Soares - 10pts
Yago - 10pts e 4ast
Jaú - 8pts e 3reb

O Brasil fez cinco amistosos na preparação para a Copa do Mundo. Em Melbourne, na Austrália, venceu os donos da casa, a Venezuela e o Sudão do Sul. Já em Shenzhen, foi derrotado pela Itália antes de encarar a Sérvia, ambos pela Solidarity Cup.

Copa do Mundo 2023

A Seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.

A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Convocados

ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Fenerbahçe-TUR

ALAS/ARMADORES
George de Paula - ULM-ALE
Vitor Benite - Palencia-ESP

ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP

Nossos jogos

Boomers x World

14 de agosto
Brasil 85 x 75 Sudão do Sul

16 de agosto
Brasil 90 x 86 Austrália

17 de agosto
Brasil 83 x 71 Venezuela

Solidarity Cup 

20 de agosto 
Brasil 87 x 93 Itália 

21 de agosto 
Brasil 85 x 89 Sérvia
 
COPA DO MUNDO

26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã

28 de agosto 
10h30 - Brasil x Espanha

30 de agosto 
6h45 - Brasil x Costa do Marfim

Da redação 
Fonte: Assessoria CBB
Foto: Divulgação/CBB