1/17/24

MEMÓRIA VIVA - Os 83 anos de Mauro Fecury: o amigo dos amigos.

Conheça a trajetória dessa personalidade do esporte, da educação e política brasileira. 


Mauro Fecury e família - Foto: Herbert Alves


“Pessoa determinada. Referência para o desporto maranhense. Visionário da Educação. Sinônimo de competência, dedicação e empreendedorismo. Marido exemplar, pai virtuoso e avô abnegado. Um gigante com espírito de menino que gosta de balões coloridos, festa, casa cheia e se emociona ao ouvir Roberto Carlos. Um nome que todos os maranhenses devem reverenciar”. Essas são impressões de alguns familiares, amigos e colaboradores sobre a persona de Mauro de Alencar Fecury, o Dr. Mauro, como é chamado.

Mauro Fecury completou 83 anos neste sábado (13) e celebrou com aqueles que disfrutam do seu convívio, em sua residência, na Península da Ponta D’areia.

Um dia antes, recebeu o jornalista Uerbet Santos  em sua residência para uma entrevista em sua biblioteca, com um vasto acervo literário e iconográfico, onde relevou para o BUS – Blog do Uerbet Santos, sua pretensão em “fazer coisas grandes mais à frente”, principalmente na linha editorial e educacional. Tal postura, demostra que sua visão de futuro continua aguçada e que para ele, o tempo não para.

O Dr. Mauro construiu sua trajetória na vida pública alicerçada no tripé esportivo, educacional e político. O elo entre esses três elementos? A educação que recebeu dos pais!

Em busca de novas oportunidades, o casal Antônio Fecury e Araripina Alencar, pais do pequeno Mauro e dos seus irmãos Dirce e Miguel, se estabelecem na capital maranhenses oriundos de Rio Branco, no Acre. Mauro, por sua vez, nasceu na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, conterrâneo do primeiro presidente da Federação Maranhense de Basquete - FMB, Cesar Aboud. 


Dona Araripina e os filhos: Mauro, Dirce e Miguel

À época, meados de 1950, o governador do Maranhão era Eugênio Barros e o prefeito, Eduardo Viana Pereira.

Com o país redemocratizado, muitas intervenções urbanas ocorreram em São Luís e decorreram de investimentos regionais, principalmente a implantação de rodovias e ferrovias que ligavam a capital a outras cidades do interior e de outros estados.

A cidade se transformou num polo atrativo às populações do interior do estado. A partir daí se observou forte crescimento do contingente populacional de São Luís, contribuindo para elevação do número das ocupações habitacionais na capital e a expansão do comercio.

Diante desse cenário promissor, o pai do Mauro, usou o tino comercial herdado da sua origem libanesa para investir em vários negócios, um deles foi a compra da farmácia Fiquene, situada estrategicamente, na Praça do Carmo, bastante prestigiada pelos clientes.

O sucesso comercial de Antônio Fecury, possibilitou matricular os filhos em escolas com ensino de boa qualidade em São Luís. Mauro estudou no Ateneu, Marista e no Liceu maranhense.

Mauro, no Acre, aos 3 anos com o irmão Miguel


A construção do engenheiro

Outro pilar na construção da persona do Dr. Mauro é a sua formação em Engenharia Civil. Curso que concluiu em 1964, na Universidade Federal do Rio de janeiro. Mas começou seu curso na Universidade Federal de Ceará – UFC, mas optou por terminar na capital fluminense, em face de ficar formado em quatro anos aos invés dos cinco anos necessários para formatura na UFC.


Mauro Fecury aos 17 anos


 De volta ao Maranhão, para aplicar seus conhecimentos profissionais, casa com Ana Lúcia Chaves com a qual teve quatro filhos: Clóvis, Luciana, Ana Elizabeth e Marcos, que lhes deram 13 netos e uma bisneta.

 

Casal Fecury e os filhos, Clóvis e Marcos

 De acordo com uma de suas filhas, filha Ana Elisabeth, “ele é uma pessoa que gosta de agregar, de ter e ser amigo das pessoas e além disso não gosta de ver seus amigos brigando entre si.” Nessas situações, segundo ela, ele atua como diplomata para fazerem as pazes e reaproximá-los


Casal Fecury com as filhas, genros e netos


“Meu pai é uma pessoa de coração imenso, está sempre fazendo o bem para as pessoas em geral. Gosta de ajudar os mais carentes, os amigos, os inimigos e até os chatos. Ele é único e se diferencia de toda e qualquer pessoa que já conheci. Pois ele procura fazer o bem, ter gratidão, ser amigo das pessoas, ajudar ao próximo, ser honesto, corajoso e trabalhador.”, detalhou Bete.

 

A edificação do futuro

Ao perceber que as oportunidades de crescimento profissional em São Luís eram incipientes, o engenheiro muda com a família para a capital da República. Brasília, à época, em plena construção.

 Mauro Fecury credita ao senador José Sarney seu ingresso na vida pública, segundo ele, por acreditar em seu espírito empreendedor.


O casal Mauro e Ana Fecury celebra as posses de Sarney ao Senado
e do filho Clóvis reeleito deputado federal 

“Em Brasília, trabalhei na iniciativa privada e no setor da construção civil. Nos anos 1970, fiz amizade com o senador José Sarney, que me orientou a trabalhar na vida pública, depois ele me indicou para presidir a Novacap”, lembrou Fecury.

À frente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Novacap, Fecury sobressaiu-se pela competência e honestidade.  A folha de ponto da Novacap teve funcionários célebres, como Israel Pinheiro, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx.

A Novacap foi criada, em 19 de setembro de 1956, o objetivo era coordenar as obras da construção de Brasília, e, com a inauguração, a empresa seria fechada, mas continuou atuando e hoje cuida dos jardins, da manutenção de vias, das calçadas e da poda de árvores do Distrito federal.


Fecury, Sarney e o saudoso Tancredo Neves em Brasília


 “O Mauro é uma dessas pessoas exponenciais difíceis de encontrar. O conheci em Brasília, quando ele era diretor- superintende da Novacap . Ele é uma pessoa da mais alta qualificação no setor da Engenharia Civil. Enfrentou, em pouco espaço de tempo, uma cidade um pouco desordenada, e tudo que ele pode fazer, em pouco espaço de tempo, o fez. Era um gentleman. Acompanhava de perto toda aquela evolução que Brasília exigia”, disse seu contemporâneo, Pedro Rodrigues, então assessor especial da secretaria de Educação na construção e reformas das escolas do DF


Inauguração de Parque no DF com o govenador Elmo Cerejo, José Reinaldo,
Mauro e Ana Lúcia Fecury e o presidente Ernesto Geisel e Lucy Geisel

 O desempenho do Dr. Mauro à frente da Novacap e seu relacionamento com os visionários na construção de um novo Brasil, lhe possibilitou tentar modernizar a estrutura urbana de São Luís, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura da capital maranhense, em 23 de março de 1979, quando solicitou ao arquiteto Lucio Costa um projeto para o Novo Polo Urbano de São Luís. (NPU-SL).

A inciativa visionária apontava para o crescimento da cidade no sentido norte, onde haviam vazio viários, ao tempo que olhava com sensibilidade para a preservação das estruturas urbanas do centro da cidade, já incorporadas ao Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

O plano urbanístico previa a concepção de Superquadras no trecho do Calhau – avenida dos Holandeses até a Jerônimo de Albuquerque, na Cohama –, como um novo marco de mobilidade urbana para a expansão da cidade. O arquiteto Ricardo Perez, então secretário municipal de Obras e Transportes, foi o articulador da vinda do famoso urbanista para conceber audaciosa modificação na estrutura viária e urbanística da Capital.

Segundo Mauro, esse legado cultural do modernismo arquitetônico brasileiro para a capital maranhense, não foi levado avante, à época, por ser esquecido pelo seu sucessor na prefeitura, influenciado pelo descompasso do mesmo com a gestão governamental vigente.


Lúcio Costa, por solicitação de Fecury tentou modernizar São Luís


Ainda assim, o projeto de Lucio Costa, solicitado por Mauro Fecury, serviu de norte para orientar o crescimento da ilha de São Luís e influenciou uma época de grandes projetos urbanos para a capital do Estado, a exemplo do Projeto Grande Carajás, a construção do Anel Viário (1972-1985), da Barragem do Rio Bacanga (1968-1973), a implantação do sistema de abastecimento de água (Italuís) e a construção da ponte sobre o Rio Anil.

 Em reconhecimento pelo seu desempenho em cargos do setor público, Mauro é convidado pelo então presidente José Sarney para assessorá-lo no Palácio do Planalto.

“Sarney percebeu que eu desejava voltar a São Luís para e iniciar meu próprio negócio. Foi aí que ele teve a ideia de construir uma universidade particular em São Luís e me convidou para tocar o projeto, ofertando cursos que não tinham na Ufma e Uema e com isso suprir a carência de mão de obra qualificada em áreas técnicas essenciais para o desenvolvimento do nosso estado”, pontuou Fecury.


Sarney assina Portaria que criou os cursos superiores da Uniceuma - 1985.

Mauro comprou a ideia de Sarney e voltou à São Luís para pô-la em prática. Nasce o Ceuma-Centro Universitário do Maranhão.

A construção do Ceuma

Raimundo Silvestre Rodrigues foi o engenheiro contratado por Mauro para coordenar a construção da obra do primeiro prédio do Ceuma, no campus Renascença.

“A minha história com Dr. Mauro começou e abril de 1991. Fui contratado para fazer uma obra. Mas não paramos por aí, construímos todo campus Renacença e os campi da Cohama, Anil e Turu. Em Brasília, os campi das Asas Sul e Norte e de Águas Claras; campus de Palmas no Tocantins, de imperatriz e o campus Famaz em Belém do Pará. Todos construídos com orientação do Dr. Mauro e execução sobre minha responsabilidade. Estamos juntos até o momento”, disse Silvestre, que já passou por vários cargos na instituição, engenheiro de obras, prefeito do Ceuma, pró-reitor administrativo e respondeu pela reitoria, na ausência de prof. Cabral Marques.


Os engenheiros Mauro e Silvestre no canteiro de obras
do Ceuma Renascença 

 De acordo com Silvestre, o maior desafio da obra era cumprir os prazos para não atrapalhar o crescimento da instituição e destacou as qualidades do Mauro enquanto engenheiro.

“O Dr. Mauro é um exemplo a ser seguido. Ele sempre trabalhou para melhorar o nível de conhecimento de seu povo. Um grande empreendedor do estado. Sempre teve uma   convivência muito harmoniosa com toda a equipe da obra, sempre nos orientando para atingir as metas determinadas. É um dos maiores engenheiros deste estado. Aprendi muito com ele, principalmente na área de projetos e obras. Um grande mestre e um ser humano do bem."

O primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão, Ceuma, teve sua aula inaugural, em 9 de abril de 1990, presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng, no centro de São Luís.


Campus Universidade Ceuma Renascença

Em março de 2012, é credenciada como universidade pelo MEC. O projeto de expansão se reafirma com a implantação de quatro unidades de ensino na capital São Luís e de mais duas no interior – Bacabal e Imperatriz.

Em 1998, é implantado o Centro Universitário UNIEURO, em Brasília, com o imediato funcionamento de cinco cursos superiores. Hoje, a instituição é reconhecida pelo MEC entre as mais bem avaliadas da região Centro-Oeste.

Em 2007, nasce a Faculdade Metropolitana da Amazônia, que inaugura sede própria em 2009 e, em novembro de 2018, recebe o credenciamento do MEC como Centro Universitário, o que permite ampliar a oferta de cursos na graduação e na pós.

O CEUPI foi lançado em 2016, no Piauí. A instituição nasce especializada nas tradicionais Engenharias Civil e Elétrica e passa por permanentes transformações para contemplar novas alternativas profissionais.

O CESUP e o CESUT são as mais novas unidades do grupo implantadas na região Norte. Ambas usufruem da mesma estrutura física, mas diversificam a oferta de cursos da graduação presencial. Autorizado a funcionar em maio de 2018, o CESUP inaugurou sede própria em um arrojado projeto físico que alia conforto, segurança e inovação, além da localização estratégica na área urbana da capital Palmas.

Hoje, a Universidade Ceuma tem campis no bairro Renascença e Turu na capital maranhense. Além deles, possui um campus em Imperatriz e um polo EAD em Bacabal.

Segundo o prefeito do Uniceuma Renascença, Neemias Muniz de Souza, "ao longo dos 33 anos de atividades, a instituição já formou cerca de 70 mil profissionais.  Sobre o Dr. Mauro, o arquiteto e urbanista disse: “trata-se do maior visionário da Educação no Maranhão. Um ser humano de um coração sem igual e que sempre será exemplo estadual e nacional”.

Já a pró-reitora de Graduação e Extensão da Universidade Ceuma Fabiana Mendes Lobato, falou que "a Uniceuma, sob a orientação de Dr. Mauro, proporciona ensino, pesquisa e extensão com qualidade e inovação, configurando-se em uma referência educacional do norte e nordeste, formando profissionais cidadãos, que modificaram suas vidas, de seus familiares e de suas comunidades”.

O professor do Uniceuma, Eduardo Macieira, se declara um  privilegiado e de muita sorte por trabalhar com a família Fecury há 36 anos (oito anos  no ex-colégio Objetivo e 28 anos na Universidade Ceuma.


Prof. Eduardo Macieira e o Dr. Mauro

“Me sinto muito honrado. Sempre acompanhei Dr. Mauro Fecury e o admiro. Sou seu fã. Vejo ele como uma pessoa que sempre acreditou em tudo que faz e sempre procurou a excelência nas coisas. Um grandioso cidadão de uma sensibilidade humana incrível. Um homem com ideias futuristas. Com sua força de trabalho deixa para o estado do Maranhão, um dos seus maiores legados, que é o investimento na área educacional do ensino superior, beneficiando milhares de pessoas no Estado. É por essa coragem e atitude Dr. Mauro Fecury, jamais será esquecido  pela enorme obra e benefício que faz as pessoas. Sou muito grato a ele”, enfatizou, Eduardo que ministra a disciplina basquete na instituição.

 

Por sua vez, o consultor de Marketing e Comunicação do grupo Ceuma, Salomão Santos, disse que “seu Mauro é uma dessas raras pessoas que ainda existem neste mundo. Um homem de negócios visionário, inteligente e perspicaz, amante da arte e da cultura, um verdadeiro mecenas, sempre disposto a ajudar ao próximo”. Disse ainda que se sente "honrado por trabalhar a seu lado e a cada dia aprender uma nova lição, seja de vida, seja nos negócios”.

 

A construção política

Mauro Fecury tem uma extensa trajetória política. Foi prefeito de São Luís por duas vezes: de 1979 a 1980, pela Aliança Renovadora Nacional-Arena e de 1983 a 1985, pelo Partido Social Democrático-PSD, legenda pela qual também se elegeu deputado estadual de 1983 a 1987.


Prefeito Mauro Fecury em entrevista -1985


Exerceu ainda, o cargo de deputado federal por quatro mandatos: na Constituinte, de 1988 a1991, pelo Partido da Frente Liberal-PFL; de 1993 a 1995 pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, de 1995 a1999 e de 1999 a 2003, ambos pelo PFL.

 O senador Mauro Fecury (PMDB-MA) passou a exercer a partir da 12 de maio de 2009, uma terça-feira, seu mandato como representante do Maranhão, participando das deliberações nas comissões e no Plenário. Fecury era o 1º suplente da ex-senadora Roseana Sarney, que renunciou ao mandato para assumir o cargo de governadora do Maranhão em virtude da cassação de seu antecessor, Jackson Lago.

Em artigo publicado no O Estado, o jornalista Benedito Buzar revelou que Mauro Fecury o convidou para chefiar o gabinete da prefeitura e depois comandar a secretaria de Educação, Cultura e Ação Comunitária, exercícios nos quais, o jornalista comprovou a “notável capacidade de trabalho e de incontestável líder” de Mauro, enquanto gestor público.


Prefeito Mauro inaugura o Posto de Saúde Raimundo Bacelar
e o Jardim de Infância Maria Bacelar no Maracanã -1985.  


“Impossível esquecer daqueles tempos de prefeitura, quando nos finais de semana, ele convocava o secretariado e convidava os vereadores para visitas aos bairros, ver as necessidades e ouvir as reivindicações dos moradores. Essas visitas, pelas repercussões, ficaram conhecidas por ‘mauratonas’ ”, declarou Buzar.

 

O professor José de Ribamar Silva Miranda (Gafanhoto), foi um dos auxiliares do prefeito Mauro Fecury, quando foi assessor da secretaria de Urbanismo, cujo titular era João Carlos Belo e presenciou o dinamismo de Mauro na resolução dos problemas da cidade.

“Mauro após qualquer temporal, podia ser pela manhã, à tarde ou à noite. Ele pegava um veraneio azul que ele tinha e circula nos pontos críticos da cidade para saber onde estava alagado e bueiro entupido e em seguida a sua tropa de serviço, mesmo de madrugada para resolver o problema”.

 

Miranda disse ainda que o então chefe do executivo municipal, aos sábados fretava um ônibus onde reunia seu secretariado fazia um tur pela cidade e na zona rural, em busca de escolas, postos de saúde, estradas entre outros equipamentos públicos danificados para revitalizar.

 “O Dr. Mauro anotava tudo e cada secretário também anotava os problemas de suas respectivas pastas. No fim de semana seguinte, ele ia checar se os serviços foram realizados. Todas as obras tinham prazo de uma semana para começar. Esse era o Dr. Mauro. Logicamente, um administrador desses merece todos os aplausos”, relembrou Miranda, assessor parlamentar na Alema.

A construção do desportista.

Mauro Fecury Integrou a melhor fase do basquetebol no Maranhão em meados dos anos 1960. Além dele, tornaram-se populares no Estado, pelo domínio da bola laranja, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, seu irmão Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho, Jaime Santana e Zé Reinado Tavares.


Mauro Fecury e sua turma de pioneiros do basquete maranhense.


Maurão, como era conhecido no meio esportivo, do alto os seus 1,90m, disse que o jornalista Sílvio Carlos, lá de Fortaleza, que também jogou basquete, escreveu em seu livro sobre a história do basquete cearense, que ele foi o melhor pivô que Silvio viu jogar.

O professor de basquete, Paulo Tinoco, falou que Mauro Fecury tem que ser reverenciado pelos desportistas maranhense pela dedicação e carinho que sempre teve e tem com os amigos.  



“No basquetebol, esporte que tem uma maior afinidade, Mauro é referência pela qualidade técnica que desenvolvia, tendo o testemunho dos que o viram jogar, atestarem sem dúvida, ter sido o maior talento do Maranhão e todos que o conhecem e tem a satisfação e o prazer de gozar da sua amizade”.

 

 Mauro disse que deu seus primeiros passes de basquete com o amigo coronel Alves, então capitão do Exército, o qual veio do Rio de Janeiro para São Luís em 1949. “Nós aqui só sabíamos correr com a bola. Foi o capitão Alves que nos ensinou jogadas e as regras do basquete. Foi ele que montou junto com Cláudio Vaz, Professor Dinas e Rubem Goulart as equipes de vôlei e basquete do Maranhão.”


Escola Preparatória de Cadetes (1957). Em pé: Cap. Omar, Coelho,
Marcos, Fecury, Gildo e Mauro. Agachados:  Tavares, Crisanto, Arylton e Américo. 


 “Mauro Fecury não foi somente o melhor e maior jogador de basquete da sua época. Sua importância transcende, pois sempre foi um grande incentivador do esporte, seja qual for. Ele foi responsável, pela criação da Associação de Veteranos Basquete do Maranhão - AVABMA, pioneiro na educação e no Desporto. Ele fortalece esses segmentos como vetor de desenvolvimento social e econômico. Vida longa ao grande Mauro Fecury”, informou Hermílio Nina, presidente da AVAB-MA.


Maurão, Dudu, Hermílio e Leônidas

 

O secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégico - Sedepe, Zé Reinaldo Tavares, jogou com Mauro e testemunhou seu talento para o basquete. “Foi um dos maiores atletas de basquete que eu já vi jogar durante a sua juventude. Quando jogávamos juntos pelo Liceu, nunca perdemos. Fomos campeões de tudo”.

 

Mauro Fecury comentou sobre sua passagem pelo Os Milionários, equipe fundada em 1953 que formou a melhor geração do basquete maranhense.

“Joguei pelo Os Milionários. Grupo formado para as disputas esportivas, especialmente o Basquetebol. Apesar do nome, éramos todos ‘duros’ [risos], exceto Eliezer Moreira. Nosso time era, Janjão, Cláudio Alemão, Zé Costa, Alcir Zeni, meu irmão Miguel Fecury e eu”, recordou Mauro.

 

Amigos do Mauro no futebol

Edificando amizades

Um exemplo que Mauro Fecury é “amigo dos amigos” é a realização anual no campus Renascença da instituição dos “Jogos Amigos”. Evento o que mantenedor da Universidade Ceuma define como “uma reunião de boas amizades”, onde amigos e parentes revivem os melhores momentos de várias etapas da vida de Mauro Fecury com jogos de futebol, vôlei e basquete e apresentações musicais.

Segundo o presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil, Antônio Félix Sousa Pinto, Mauro Fecury é uma pessoa muito especial na vida pública de São Luís e do nosso Estado, pois exerceu com muita competência vários cargos políticos.


Amigos do Mauro no basquete


“Fico muito feliz em participar dos jogos Amigos do Mauro Fecury. Evento bem organizado e com uma participação muito efetiva dos seus amigos. Mauro Fecury colhe os frutos que plantou: simplicidade, humildade e um espírito de liderança muito grande! ”, comentou Felix.


José Sarney prestigiando  os Jogos Amigos 

 

 Mauro Fecury já recebeu inúmeras homenagens ao logo da sua vida. Virou nome de Bairro de São Luís (Vila Mauro Fecury I e II), recebeu honraria do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Maranhão - CREA-MA.  Foi homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) com a “Comenda de Honra e Reconhecimento Cleon Furtado” e a medalha do Mérito judiciário, pelos bons serviços prestados à Justica,  só para citar algumas homenagens.

 

Amigos homenageiam Mauro no Uniceuma

Phil Camarão afirmou que o importante é homenagear quem merece. “Mauro Fecury é digno de todas as honrarias. Foi um exímio atleta, que elevou o basquete maranhense, um grande político, um grande educador, cujo resultado pode ser avaliado pela grandiosidade do Uniceuma, maior conglomerado educacional de nível superior do Nordeste. Além disso, sempre deu toda atenção, incentivo e total apoio ao esporte”, salientou Phil.

Fecury exibe condecoração que recebeu do desembargador
Tyrone José Silva por bons serviços prestados à Justiça




Por ocasião do aniversário de 83 anos do Dr. Mauro, celebrado neste sábado (13), em sua residência, na Península da Ponta D’areia, familiares, amigos e colaboradores prestaram homenagem ao anfitrião. Confira algumas dessas mensagens de congratulações pela data festiva!


Cláudia Vaz e o casal Fecury


“Ele é o melhor amigo que meu pai [Cláudio Vaz dos Santos], teve em vida, eram como irmãos, papai o chamava carinhosamente de “Maurinho”. Me emociono todas as vezes que vou à sua casa e vejo a foto dos dois que ele ainda mantém sob o vidro da mesa da sala. Esses dias fui visitá-lo e agradecer um cuidado que ele teve comigo e ele respondeu: ‘Estou retribuindo o que teu pai fez por mim.

 

Dr. Mauro e o saudoso Claudio Vaz, o alemão.

Maurinho é um amigo que enxerga com os olhos do coração, é grato, presente, cuidadoso, solidário e de uma compaixão admirável. Um gigante com espírito de menino, que gosta de balões coloridos, festa e casa cheia! Se emociona ouvindo Roberto Carlos ou contando episódios de suas muitas memórias afetivas. Sou grata a Deus por herdar do meu pai essa amizade.

Feliz aniversário, Mauro querido!  Celebramos não apenas mais um ano da sua vida, mas a incrível pessoa que você é. Que sua vida seja repleta de alegria, amor e momentos especiais. Que Deus o ilumine, abençoe e proteja sempre! Obrigada por tudo! ”. Claudia Vaz, advogada e organizadora dos eventos festivos/comemorativos do Dr. Mauro e família e cozinheira por paixão.


 

Phil Camarão - Médico

“Eu sinto orgulho ao afirmar ser amigo do Dr. Mauro Fecury, porque ele é um exemplo de cidadão cristão, excelente marido, pai, amigo dos amigos, íntegro, trabalhador, empreendedor, realmente um exemplo a ser seguido. Vencedor também na política e nos diversos esportes que praticou. Mauro Fecury mora no coração de todas as pessoas de bem que o conhecem”. Phil Camarão, médico.

 

“Eu convivi com três Mauro Fecury. O Mauro jogador de basquete, o político e o empreendedor. Em todos os três âmbitos ele se destacou como um homem extremante generoso e amigos dos seus amigos. Essa é uma característica marcante em Mauro Fecury. Como todo libanês, um homem muito generoso e afetuoso, de braços sempre abertos aos seus amigos e contemporâneos.  Ele é um parâmetro de honradez e cordialidade no Maranhão. Eu fico muito feliz de conviver e desfrutar de bons momentos dessas três vertentes de Mauro: o desportista, o político e o educador”. Joaquim Aickel, escritor e cineasta.

 

José Reinaldo Tavares, contemporâneo de Mauro Fecury


“É fácil falar do meu amigo Mauro Fecury. É uma das pessoas mais agregadoras e humanas que eu consigo enxergar. Ele sempre foi assim: empresário, querendo ganhar dinheiro e ganhou, competente, mas sempre ajudando os amigos. Tem amigos nossos que devem demais a ele. Mas todos devem alguma coisa. Porque ele faz questão de ajudar o que seus amigos estão pretendendo para suas famílias. Mauro é uma figura fantástica. Eu até cheguei a dizer em uma enquete que tinha antigamente, que me perguntaram: qual o é seu melhor amigo? Eu respondi: Mauro Fecury! E não me arrependo até hoje”. 
Zé Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão.

“O amigo Mauro Fecury representa para mim um Porto Seguro, onde encontro apoio e mão amiga. Meu Mestre...O defino como uma pessoa determinada que caminha em busca da realização dos seus desejos, contribuindo para o crescimento de um mundo melhor. Parabéns pelo seu dia tão especial! ”. Solange Bacelar, fisioterapeuta, professora e coordenadora na Universidade Ceuma.

“Dr. Mauro, sinônimo de competência, dedicação e empreendedorismo. Uma pessoa impar com grande amor pelo Maranhão, pelo seu povo e sua cultura. Em sua vida nunca mediu esforços para ajudar as pessoas mais necessitadas promovendo o desenvolvimento social e econômico do estado. Um grande Empresário com uma visão estratégica e humana, bem acima de seu tempo e sua geração”. Flavio Bastos, diretor operacional do grupo Ceuma.
"De todas as facetas do meu amigo Mauro Fecury: o empreendedor, politico e o desportista, a humana é a mais marcante. ele acolhe, abriga, apoia, incentiva e se doa a todos seus verdadeiros amigos". Alim Maluf, contemporâneos de Mauro.

 

Homenagem do Ceuma a Mauro Fecury

Mas a melhor definição da filosofia de vida de Mauro Fecury, foi dita pelo próprio e virou lema para ele: “Faça o bem sem olhar a quem, que o retorno vem”, concluiu o amigo dos amigos.

 Por Uerbet Santos

Foto de capa: Herberte Alves

Fotos: acervo da família Fecury