3/24/23

GREVE - Funcionários do INAGRO que compõem o quadro da AGERP. paralisam suas atividades por falta de pagamento salarial

Salários já estão atrasados há quase três meses.



A Comissão  dos Profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural  do Maranhão  -  CPATER-MA,  por meio de nota, informou que as atividades dos profissionais do Instituto de Agronegócio do Maranhão -INAGRO-MA, lotados na Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - AGERP-MA, estão paralizadas a partir desta sexta-feira (24). (Confira a nota na  íntegra, no final da matéria)

De acordo com a nota,  a paralisação  deve durar até a regularização do pamento salarial dos referidos funcionários, em atraso,  a praticamente, três meses.

"Informamos que, devido às solicitações  expostas nos ofícios N° 2 e N° 4 protocolados e encaminhados no dia 20/03/2023 à presidência da Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - AGERP-MA, e os ofícios N°1 e N°4, encaminhados  ao Instituto de Agronegócio do Maranhão - INAGRO-MA, que compõem o quadro  da AGERP,  não  terem sido atendidas,  e por não manifestação das partes comunicadas com resolução concreta, os funcionários  do INAGRO que compõem os quadros  da AGERP, por falta de recebimento salarial a praticamente 3 meses (três meses), paralisarão a partir de 24/03/2023, suas  atividades...", diz trecho da nota.

A editoria do Blog entrou em contato  com o INAPRO e a AGERP para se pronunciarem sobre o assunto,  mas até  o momento da publicação não  obtivemos retorno.


Confira a íntegra da  nota da  CPATER-MA,  sobre a paralisação da categoria!



Por Uerbet Santos
Foto: Divulgação/Internet

3/21/23

Dia Internacional da Síndrome de Down

Conheça  os quatro pilares fundamentais  para que instituições apoiem famílias com membros portadores de T21




O dia escolhido para falar, em todo o planeta, sobre a síndrome de Down não poderia ser outro: o dia 21 do mês de março. 

A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21.

Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica - observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down - é a mais comum entre os humanos.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos, inclusão e sobre a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.

Estatísticas 

Estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, que totaliza em torno de 300 mil pessoas com síndrome de Down.

Nos EUA a organização National Down Syndrome Society (NDSS) informa que a taxa de nascimentos é de 1 para cada 691 bebês, sendo em torno de 400 mil pessoas com síndrome de Down.

No mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos. A cada ano, cerca de 3 a 5 mil crianças nascem com síndrome de Down.

De acorfo com o  professor de farmacologia, assessor cientifico e diretor da Fundação Síndrome de Down de Cantábria, Canal Down21, Jesuz Florez, 

“É geral a convicção de que a profunda e decisiva ação na criança e na formação de um individuo com síndrome de Down depende, em primeiro lugar da família. Os demais envolvidos – especialistas, profissionais, instituições privadas ou públicas – são uma forma de apoiar, orientar e completar a família, nunca de substituí-la"

Por isso, o especialista  destaca que se ela não funciona bem, o resultado será sempre aquém do que poderia ter sido. 

Jesus acredita que são quatro, os  pilares fundamentais que consolidam a ação de apoio que uma instituição deve prestar à família. 

"O primeiro, cuidar do ambiente que a rodeia com calidez, sensibilidade, proximidade, singularidade e interesse; 

o segundo, auxiliar da melhor forma possível para que a criança cresça segura, e para isso é indispensavel contribuir com informação, conhecimento e formação propriamente dita; 

o terceiro pilar é exercitar uma ação individualizada, porque o individuo com síndrome de Down e sua família têm nome e sobrenome; 

 o quarto, considerar que a ação se dá a longo prazo, uma vez que a síndrome de Down se caracteriza por sua permanência do nascimento até a morte.”, conclui Jesús Florez, em um  trecho  do seu  livro “Síndrome de Down de A-Z”, da Editora Saberes.


Por Uerbet Santos
Fonte: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Foto: Reprodução/Internet

#LBF2023 - Tubarão canta de galo e segue invicto na Liga

Patty Teixeira foi eleita a melhor jogadora em quadra e alcança marca histórica.



Com a vitória sobre o Ituano por 95 a 73, nesta segunda-feira (20), no ginásio Prudente de Morais, em Itu (SP), o Sampaio Basquete completa três jogos sem perder e lidera a competição com seis pontos

A invencibilidade passou diretamente  pelas mãos da ala Patty Teixeira, com um duplo-duplo (17 pontos e 11 rebotes e 8 assistências), eleita  a  melhor jogadora  da partida, pela segunda vez. É dela também  a maior eficiência da temporada (32).

A noite foi especial para Patty, que também se tornou a segunda maior cestinha da história da LBF com 2.598 pontos, ultrapapeando Jaqueline (2.597), do SESI Araraquara, e atrás apenas de cubana  Ariadne que lidera o ranking  de maior pontuadora de todos os tempos da LBF.

“A gente tentou entrar mais focadas nesse jogo, a gente sabe que teve muitos erros no jogo passado e o Santander  cobrou bastante isso da gente. Então nós viemos para um jogo diferente, com uma cabeça melhor, jogando mais coletivamente. Eu estou muito feliz pelo resultado da equipe, mas também pelos números", pontuou Patty, a MVP da partida.



Além de Patty, todas as titulares do Sampaio pontuaram em dígitos duplos: Mari Dias (15), Alana (13), Gabi Guimarães (13) e Tainá Paixão (12). Brenda Bleidão adicionou 14 pontos, vinda do banco.

Nem  os 31 pontos de  Palmira, cestinha da partida – a maior marca no ano,  com seis bolas de três, foram suficientes para conter a atuação impecável do Tubarão. O Galo ainda não sabe o que é vencer  na temporada 2023 da LBF.



A ala do Galo também fez história ao ultrapassar Karla (361) e se tornar a maior cestinha nas bolas do perímetro na história da LBF, com 364 em 198 jogos. A armadora Larissa marcou outros 16 pontos.

Parciais

ITU  18 a  26 SMB
ITU  16 a  25 SMB
ITU  19 a  25 SMB
ITU  20 a  19 SMB

Próximo jogo

O Sampaio Basquete vai enfrentar o SESI Araraquara na quinta, 30, a partir das 19h30 de Brasília. A partida no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), tem entrada gratuita mediante 1 kg de alimento não-perecível e as transmissões ao vivo do UOL , do imirante.com e Raio-X do Blog  com o jornalista Uerbet  Santos,  especialista em basquete.

Por Uerbet Santos
Fotos: Juca Ferreira