8/09/23

VENCER OU VENCER - Com postura defensiva de campeão, Sampaio Basquete vence Campinas e força o jogo 3

Nesta quarta (9), as equipes voltam a se enfrentar, às 19h30, no Costa Rodrigues valendo vaga na final.


Meli Gretter ( mMVP) avança com a bola para o ataque. Foto: João Marcos/Sampaio Basquete


"Se as cinco jogadoras não lutarem pelo rebote defensivo, antes de irem para o ataque,  vamos perder a partida e a série, e  adeus". 

Essa foi a orientação  do técnico do Sampaio Basquete, Cristian Santander, ao pedir tempo, no jogo 1, das quartas de final, contra o Campinas, quando as meninas do Tubarão,  pareciam peixe fora d'água, sufocadas  pela marcação implacável das campineiras, principalmente ,Tainá Paixão, que teve o pior desempenho pessoal da temporada.

O puxão de orelha, surtiu efeito no jogo 2, realizado na noite desta segunda-feira (7), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão.

As comandadas do Santander, Impulsionadas pelos torcedores, que lotaram o Costa, entraram em quadra com uma postura defensiva bem mais agressiva e  fizeram uma partida memorável, vencendo aa campineiras por 69 a 48.

"Hoje sim, três quartos fizeram a diferença! Foi importante elas entenderem que mesmo que a bola caia ou não caia, têm que defender",  declarou, satisfeito com o desempenho das atletas, o técnico do Sampaio.


Destaques 

A vitória tricolor teve 17 pontos de Gabi Guimarães e o comando da argentina Melisa Gretter, autora de 13 pontos, 10 assistências e eleita a Melhor Jogadora GOL Linhas Aéreas da Partida. Tainá Paixão (com 7 assistências) e Manu de Oliveira trouxeram outros 11 pontos, cada, enquanto Érika contribuiu com 11 rebotes.

"Nos precisávamos mudar nossa postura na defesa. Foi o que fizemos. O jogo se ganha na defesa, depois o ataque flui", comentou  a hermana Gretter.

Do lado das campineiras, a pivô Leticia fez 14 pontos e 10 rebotes pelo Unimed Campinas e foi a única a pontuar em dígitos duplos. Destaques no jogo 1, Cacá (7 pontos, 5 rebotes), Licinara (8 pontos, 6 rebotes) e Iza Sangalli (7 pontos, 4 rebotes) foram bem marcadas e tiveram produção limitada. A camisa 77, inclusive, teve sua pior pontuação em 18 jogos na temporada.

Raio-X 

O trabalho defensivo, tanto no ataque, quanto na defesa, das maranhenses, resultou em um índice altíssimo de erros das campineiras. O Tricolor tirou proveito dos erros das adversárias  e fizeram 24 pontos contra 14.

Esse alto índice de acertos, se deve, basicamente, ao elevado número de assistências da Bolívia Querida, 21 contra 11 de Campinas.

Outro fator determinante para a vitória:  as bolas de 3 pontos do Sampaio. Foram oito convertidas, em 23 tentativas. As visitantes acertaram duas, em dez tentadas.

O jogo

1° quarto 

As meninas do Sampaio iniciatam a partida com uma marcação  1/2/ 2, lutando pela segunda bola e decididas a forçar o  jogo 3. 

Mari Dias e Manu com bolas do perímetro  e depois Mali Gretter que.subatituiu Tainá Paixão,  comandaram a vitória de 22 a 17 no primeiro  quarto. 

2ª quarto

O Sampaio continuou com sua pegada  defensiva, desta vez, marcando 
individual, na saida de bola das adversárias e  fazendo trocas na marcação defensiva, forçando o erro das campineiras. Mas, ainda se precipitando muito no ataque. 

Determinadas, as tricolores continuam  eletrizantes. Cada lance é disputado como se fora a bola do jogo. A exemplo do segundo final, quando Rafa Monteiro faz uma bola improvável, o Sampaio vence o periodo (17 a 6) e  abre 16 pontos à frente das adversárias (30 a 23)


3° quarto

Sampaio mantém o ritmo e abre 20 pontos com cesta do perímetro da pivô Gabi Guimarães. As atletas  campineiras, sentem o calor do caldeirão Costa Rodrigues e após uma disputa de bola com Gabi, a pivô Cacá  desaba em quadra. 

Sampaio domina o jogo. Após uma troca de passes envolventes, Tainá livre, faz a sua 1ª bola do perímetro e abre 26 pontos (54 a 28)

Confiante, Taina comanda a equipe, com assistências ao lado de Melisa Gretter. As campineiras sentem a força do elenco do Tubarão, obrigando o técnico argentino Sidney Coppini a pedir tempo para arrumar a casa, isso  há 1,45min do final do período. Mas, de pouco adiantou,  o Tubarão fechou o período  sobrando em quadra (58 a 34).

Quarto final

Mesmo vencendo  o período final por 15 a 10,  o time campineiro não consegue parar o ataque do Sampaio.

Com maior volume de jogo ofensivo  e defensivo, as tricolores administram o resultado, gastam o tempo, botam as campineiras  na roda e vencem a partida com propriedade, por 69 a 48.

Próximos jogos

O jogo 2 será na quarta-feira, 9, às 19h30 horas de Brasília, no mesmo Costa Rodrigues, em São Luís, com entrada gratuita mediante doação de um quilo de alimento não-perecível e as transmissões ao vivo dos canais no YouTube do UOL Esporte, do imirante e Raio-X deste canal. Na outra série, o SESI Araraquara perdeu para o  Santo André, forçando o  jogo 3,  nesta quinta, 10.

Por Uerbet  Santos
Fotos: João Marcos/ Sampaio Basquete 
Videos: Norrau Conexão Corporativa

8/07/23

Árbitro internacional ministra clinica de basquete no CEUMA

O alvo são árbitro(a)s e oficiais de mesa que irão atuar no Campeonato Brasileiro de Basquete Master.


O instrutor João Jr, ente o presidente e o vice da AVAB-MA.

Com a proximidade do XXXVIII Campeonato de Basquete Master, que se realizará de 10 a 18 de novembro, em São Luís do Maranhão, acontece também a requalificação dos profissionais que irão atuar no evento.

Nesta sexta-feira (4) e sábado (5), o árbitrol da Federação Internacional de Basquete Master-FImba, João Sousa Júnior,  ministra clinica para árbitro(a)s e oficiais de mesa que irão atuar no evento.

O instrutor João Sousa é Advogado, árbitro internacional, membro da comissão técnica e Comissário da Federação Internacional de Basquete - FIMBA, instrutor de arbitragem da Confederação Brasíleira de Basquete - CBB, FIMBA e da Associação dos Árbitros de Basquete Master - AABM e diretor jurídico da Federação Brasileira de Basquete Master - FBBM.

O evento será realizado na Universidade Ceuma-Renascença. Na programação, consta prova teórica presencial, para testar o grau de conhecimento dos participantes sobre as regras do basquetebol master, às 20h30 do dia 4 (sexta-feira), no  Centro Olímpico do Ceuma, sala 101.

Já no sábado (5), às 8h30, no ginásio Márcio Ribeiro, será realizado o  teste de avaliação física,. 

A partir das 10h30, do mesmo dia,  será a vez dos participantes da Clinica testarem o aprendizado na prática, durante a realização de três jogos programados com esse fim.

Palestras virtuais 


O presidente da AVAB-MA, Hermilio  Nina, informou que essa Clinica  presencial é um complemento das palestras  on-line, via videoconferência, realizadas em julho passado, pela Associação  dos Árbitro de Basquete Master -AABM,  que tem uma parceria  com  a FBBM, na qual é responsável pela formação, qualificação e atualização  dos árbitros Master locais. 

"Filosofia da arbitragem master, situações aplicadas nos jogos master, súmula eletrônica, relacionamento árbitro, técnico e jogador, respeito, agresividade zero e tolerância, postura de um árbitro, oficiais de mesa e associações, metodoologia das provas na clinica presencial e o caminho que o árbitro deve seguir para se tornar um árbitro internacional Fimba master". Esses foram os principais temas tratados nos encontros virtuais.

Um dos palestrantes da primeira fase, o árbitro  maranhense filiado à Fimba, Fábio Urubatan, destacou a importância das palestras. "Todo esse contexto é para valorizar  e promover  a arbitragem master e proporcionar um melhor atendimento ao cliente,  que é o atleta master", pontuou Fábio.

Novidade 

Dentre os temas, o tratado pela presidente da AABM, Rosangela Esteves, é uma novidade para a arbitragem local. Trata-se da súmulas eletrônicas, que irão ser utilizadas no Campeonato Brasileiro Master.

"As três palestras on-line, mais a avaliação, física, teórica e prática ministrado por João Junior, finalizam uma etapa do processo de qualificação.  Com a proximidade  do evento, faremos mais dois ou três encontros virtuais com os árbitros locais e nacionais para alinhar toda a arbitragem que irá  trabalhar no Campeonato Brasileiro de Basquete Master", concluiu Fábio.

Por Uerbet Santos 
Fotos: Divulgação/AVAB-MA