1/06/11

REFORMA ORTOGRÁFICA. AGORA É PRA VALER


Desde que foram divulgados na mídia os detalhes do Acordo Ortográfico nos países de língua portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. assinado em dezembro de 1990 e oficializado pelo Decreto Legislativo Nº 54 de 18 de abril de 1995, muito se discutiu sobre sua viabilização. O ponto principal é a unificação da língua portuguesa. 
Segundo determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Comissão de Língua Portuguesa (Colip), todos os textos produzidos a partir de 2009 serão impressos com as novas regras linguísticas (esta palavra agora não tem trema). Vestibulares, concursos e avaliações só aceitaram as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011. Com relação aos livros didáticos foi resolvido que a partir de 2010 os alunos do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental receberão os livros dentro da nova norma. O mesmo  ocorrerá com as turmas do 6º a 9º ano e de ensino médio que têm até  2012 para se adequarem às novas regras..

MAIS ESPAÇO PARA PROGRAMAS EDUCACIONAIS NAS TVs

 

Enquanto isso tramita há três anos na Câmera dos Deputados Federais o Projeto Lei 29/2007 que entre outras atribuições, determina que os Canais de TV por assinatura tenham de exibir 50% de conteúdo nacional. 10% da grade de programação dos canais estrangeiros terão que ser dedicados a programas brasileiros, ou seja, 3h30min semanais. Melhor seria se essas cotas se estendessem aos canais must cary - que inclui as TVS abertas e os canais obrigatórios como TV Senado e TV Câmera.


O fato é que a Reforma Ortográfica é uma realidade que abrange 10% da língua escrita e deve ser levada a sério. Portanto, urge dos gestores da educação nacional pública e privada, ações educativas que tornem o novo Acordo Ortográfico, público e notório e, sobretudo, que seja assimilado de forma clara por todos. Fica uma sugestão: que tal transformar o Novo Acordo Ortográfico em programa de TV educacional e inseri-lo na programação das TVs abertas e fechadas dando visibilidade para o assunto e que sirva de lição pra toda vida?