11/17/17

Especialistas em transporte lançam 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas


A Lista de princípios ajuda a guiar tomadores de decisão e a população na transição para os novos serviços de mobilidade.




Enquanto a Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado lança nesta manhã de sexta-feira (17) no Palácio da Abolição, lançam o Plano de Investimento para Urbanismo, Mobilidade e Meio ambiente, especialistas em transportes apresentam os 10 Princípios de Mobilidade para Cidades Humanas, incentivando a movimentação das pessoas e não dos carros.

Segundo o estudo, o ritmo da inovação tecnológica do setor privado em serviços de transporte compartilhado, veículos e redes é acelerado e cheio de oportunidades, bem como riscos.

Os especialistas apontam que a chegada iminente dos veículos autônomos, por exemplo, terá um impacto profundo nos meios de subsistência, no congestionamento e no uso do solo urbano. Ao mesmo tempo, as ruas da cidade são um recurso finito e escasso.

Confira no infográfico anmado abaixo esses 10 Princípios para uma vida mais saudável e harmoniosa nas cidades. Cique nos pontos.




De acordo com a ONG de cidade WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis,  que participou da criação dessa iniciativa, o  lançamento dos 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas, liderada pela cofundadora da Zipcar, Robin Chase, tem o objetivo de ajudar a orientar os tomadores de decisão das cidades e a população sobre quais seriam os melhores resultados para todos.

Encabeçam essa solução, as  principais ONGs de cidades e transportes, incluindo C40, ICLEI, ITDP, Natural Resources Defense Council, Fundação SLoCaT, instituto Rocky Mountain e Shared-Use Mobility Center.

O grupo estimula cidades, empresas e ONGs a apoiar e aplicar os princípios e se envolver com o grupo sobre como melhorá-los. A execução exigirá os esforços de todas as partes interessadas, com um papel especial para governos proativos e orientados para os resultados, que possam tomar decisões localmente usando todas as ferramentas sobre as quais têm competência.

"A sustentabilidade e a equidade social devem ajudar a guiar a revolução do transporte com a mobilidade compartilhada e autônoma", 

declara Amanda Eaken, diretora de Transporte e Clima do Natural Resources Defense Council.

"Veículos compartilhados e autônomos já estão tendo um impacto sobre o que atualmente chamamos de 'transporte público'. Esses 10 princípios direcionarão os governos, as ONGs, o setor privado e os cidadãos para ações capazes de tornar o ar mais limpo, reduzir a expansão urbana e as emissões de poluentes".

Conclui  Amanda.

Serviço:
Para saber mais sobre os 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades Humanas, visite sharedmobilityprinciples.org

Uerbet Santos  (Da redação)
Infografico: WRI 
Fonte: http://wricidades.org