10/03/13

DISQUE MIQUÉIAS BOM DIA!



As quadrilhas usam mulheres bonitas para aliciar  servidores
 de prefeituras e governos estaduais como a bela modelo
Luciane  Hoepers, de 33 anos. 

O Departamento de Policia Federal além de se notabilizar por exercer com abnegação a  segurança pública para a preservação da ordem pública e da segurança das pessoas  dos bens e interesses da União  enquanto polícia judiciária da União, se destaca também por  “batizar” as operações que realiza no território nacional  com nomes criativos e bem adequados  à operação.

O exemplo mais recente dessa avalanche de criatividade (digno de aplausos, dos profissionais de criação publicitária)  e a Operação Miquéias  que investiga duas organizações criminosas: uma envolvida em lavagem de dinheiro e a outra acusada de má gestão de recursos de entidades previdenciárias. Foram cumpridos 27 mandatos de prisão e 75 de busca e apreensão  no Distrito Federal (onde ficavam os líderes das quadrilhas), e em nove estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas e Rondônia.


                 QUEM FOI  MIQUÉIAS?
Ilustração do Profeta Miquéias  escrevendo seu Livro, 


A PF foi buscar  inspiração para o título da sua operação em um personagem  bíblico do Século VIII A.C o Profeta Miquéias que empunhava seu cajado e denunciava os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria que roubava o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miquéias também denunciou em seu livro escrito há quase 2700 anos a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado.
Qualquer semelhança das ações dos governantes e lobistas de outrora com os dos dias atuais não é mera coincidência.

TUDO COMEÇOU COM OS MILITARES.


Segundo informações colhidas no site da UOL, A prática de batizar as ações teve início com os militares (a Operação Condor, de perseguição e morte de políticos de esquerda nos anos 70, é a de mais triste lembrança). E desde que o DPF  foi criado, em 1944, o batismo existe na corporação para padronizar uma investigação e facilitar a organização das centenas de réus, investigados, empresas ou órgãos públicos envolvidos nos casos, e que devem prestar contas à Justiça. 


BOOM DE CRIATIVIDADE

A Jornalista  Ana Luisa Bartholomeu disse na matéria  do UOL On Line que “ a inspiração pode vir da mitologia: Zeus, Têmis, Vênus, Netuno ou Morpheu. Da Bíblia: Sodoma, Iscariotes ou Zaqueu. Da geografia: Veneza, Roterdã ou Alasca. Do zoológico mais próximo: Rapina, Hiena, Lacraia, Zebra ou Camaleão. Ou até mesmo de um dicionário de inglês: Hurricane, Game Over, Wood Stock, Pen Drive ou Firewall”. 

DISQUE MIQUÉIAS

Portanto, se para formar a maioria dos nomes das operações da Polícia Federal, o uso de metáforas é liberado, que tal  pegarmos carona na esfera criativa da PF  e criarmos o Disque Miquéias? Seria oportuno e uma boa forma de  repreensão  ao desvio de recursos público  Brasil à fora.  

Por Uerbet Santos